O IIHS acaba de revelar um novo estudo de como se comportam dois carros de portes diferentes em uma colisão frontal;
Segue trecho traduzido:
O IIHS apresenta três novos crash-tests, cada um envolvendo um compacto e um sedan médio do mesmo fabricante. O teste mostra como o tamanho e o peso extra do veículo pode influenciar a proteção dos ocupantes nas colisões.
O IIHS escolheu modelos semelhantes de Daimler, Honda, e Toyota pois os carros compactos dessas marcas atingiram a pontuação ‘Good’ no crash-test padrão.
O nível de ferimentos depende das forças que atuam nos ocupantes, e estas forças são afetadas por dois fatores físicos: Um está a um peso de um veículo, que acaba determinando o quanto sua velocidade mudará durante o impacto. Quanto maior a mudança, maior as forças exercitas sobre os ocupantes (desaceleração) e mais elevado é o risco de ferimento.
O segundo fator é o tamanho do veículo, especificamente a distância da parte dianteira de um veículo à sua cabine. Quanto mais longa a frente, mais energia pode ser absorvida e com isso, mais baixas serão as forças exercidas nos ocupantes.
Honda Accord contra Honda Fit
A estrutura do Accord se sustentou bem no crash-test. Tirando uma força a cabeça e pescoço do motorista, os outros resultados foram bons.
No Fit, as forças aplicadas ao pé esquerdo, e joelho direito, são consideradas ‘marginal’.
A cabeça do dummie golpeou o volante através do airbag. A intrusão na cabine foi extensiva.
Accord: Good
Fit: Poor
Mercedes Clase C contra Fortwo
Após a colisão, o Smart emourrado para trás, girando em torno de 450 graus. Isto contribuiu ao movimento excessivo do dummie durante a desaceleração, sendo uma indicação do mau desempenho do Smart.
Houve uma intrusão considerável na cabine. O painel de instrumentos foi empurrado contra o dummie, enquanto que a coluna de direção se deslocou para cima. Com isso, existe o risco de ferimentos tanto na cabeça, como nos pés.
O Classe C por sua vez, não registrou nenhuma intrusão no compartimento dos ocupantes.
Classe C: Good
Fortwo: Poor
Toyota Camry contra Yaris
Houve uma intrusão muito maior no Yaris do que no Camry. A porta do compacto foi rasgada pela frente do Camry.
O banco do motorista se inclinou para a frente e a roda dianteira teve um movimento muito grande em direção a cabine.
A cabeça do dummie dos dois carros golpearam o volante (apesar do Airbag), mas com risco de ferimentos somente no caso do Yaris.
Houve também uma força considerável sobre o pescoço e sobre a perna direita no caso do Yaris.
Camry: Acceptable
Yaris: Poor
Segue trecho traduzido:
O IIHS apresenta três novos crash-tests, cada um envolvendo um compacto e um sedan médio do mesmo fabricante. O teste mostra como o tamanho e o peso extra do veículo pode influenciar a proteção dos ocupantes nas colisões.
O IIHS escolheu modelos semelhantes de Daimler, Honda, e Toyota pois os carros compactos dessas marcas atingiram a pontuação ‘Good’ no crash-test padrão.
O nível de ferimentos depende das forças que atuam nos ocupantes, e estas forças são afetadas por dois fatores físicos: Um está a um peso de um veículo, que acaba determinando o quanto sua velocidade mudará durante o impacto. Quanto maior a mudança, maior as forças exercitas sobre os ocupantes (desaceleração) e mais elevado é o risco de ferimento.
O segundo fator é o tamanho do veículo, especificamente a distância da parte dianteira de um veículo à sua cabine. Quanto mais longa a frente, mais energia pode ser absorvida e com isso, mais baixas serão as forças exercidas nos ocupantes.
Honda Accord contra Honda Fit
A estrutura do Accord se sustentou bem no crash-test. Tirando uma força a cabeça e pescoço do motorista, os outros resultados foram bons.
No Fit, as forças aplicadas ao pé esquerdo, e joelho direito, são consideradas ‘marginal’.
A cabeça do dummie golpeou o volante através do airbag. A intrusão na cabine foi extensiva.
Accord: Good
Fit: Poor
Mercedes Clase C contra Fortwo
Após a colisão, o Smart emourrado para trás, girando em torno de 450 graus. Isto contribuiu ao movimento excessivo do dummie durante a desaceleração, sendo uma indicação do mau desempenho do Smart.
Houve uma intrusão considerável na cabine. O painel de instrumentos foi empurrado contra o dummie, enquanto que a coluna de direção se deslocou para cima. Com isso, existe o risco de ferimentos tanto na cabeça, como nos pés.
O Classe C por sua vez, não registrou nenhuma intrusão no compartimento dos ocupantes.
Classe C: Good
Fortwo: Poor
Toyota Camry contra Yaris
Houve uma intrusão muito maior no Yaris do que no Camry. A porta do compacto foi rasgada pela frente do Camry.
O banco do motorista se inclinou para a frente e a roda dianteira teve um movimento muito grande em direção a cabine.
A cabeça do dummie dos dois carros golpearam o volante (apesar do Airbag), mas com risco de ferimentos somente no caso do Yaris.
Houve também uma força considerável sobre o pescoço e sobre a perna direita no caso do Yaris.
Camry: Acceptable
Yaris: Poor