FLAGRAS MOSTRAM PRIMEIRAS UNIDADES DA FIAT TORO SENDO DISTRIBUÍDAS
Fotos foram feitas no interior de Pernambuco e mostram a picape dividindo espaço com o Jeep Renegade
por REDAÇÃO AUTOESPORTE
03/02/2016 18h22- atualizado às 19h01 em 03/02/2016
Flagras mostram primeiras unidades da Fiat Toro sendo distribuídas (Foto: Damásio Junior / Autoesporte)
As primeiras unidades da Fiat Toro já estão sendo distribuidas para as revendas da montadora. É o que indicam os flagras feitos pelo leitor Damásio Filho, na cidade de Ouricuri, em Pernambuco.
As imagens mostram ao menos quatro picapes dividindo uma cegonheira com outros cinco Jeep Renegade.
A mistura de carros e o lugar das fotos não são a toa:
os modelos compartilham plataforma e são fabricados na linha de produção do grupo FCA, do qual fazem parte, em Goiana (PE), a cerca de 700 km de Ouricuri. A picape deve ser lançada nos próximos dias, ainda em fevereiro, e suas vendas devem começar entre o final do mês e os primeiros dias de março. Os preços serão oficializados em data mais próxima do lançamento, mas
estimamos que variem de R$ 70 mil a R$ 115 mil, considerando ambas as motorizações, sendo que as versões a diesel partirão de R$ 90 mil.
As imagens mostram, mais uma vez, a picape em duas configurações diferentes: uma mais simples, batizada de Freedom e equipada com câmbio automático de seis velocidades, e outra chamada de Volcano e com transmissão automática de nove marchas. O flagra também revela um detalhe ainda não oficializado pela Fiat até então:
mesmo a versão básica conta com sensores de estacionamento. Ainda não está claro, porém, se o item será de série ou será oferecido como opcional. Ainda, há diferença nos desenhos das rodas de algumas unidades, indicando que a Freedom terá peças com desenho mais simples do que as da Volcano.
Flagras mostram primeiras unidades da Fiat Toro sendo distribuídas (Foto: Damásio Junior / Autoesporte)
O que foi revelado até agoraEsta vai ser a segunda picape produzida em tamanho intermediário entre as pequenas Fiat Strada e VW Saveiro e as maiores Chevrolet S10 e Toyota Hilux, por exemplo. O modelo pioneiro foi o Renault Duster Oroch, lançado no segundo semestre do ano passado.
A Toro, porém, vai ser um pouco maior do que o rival: serão 4,91 metros de comprimento ante 4,69 m do Renault. Para ter uma ideia, a Strada mede 4,47 metros e a S10 tem longos 5,34 m.
Assim como a Oroch, a Toro compartilha plataforma com um SUV, o Jeep Renegade.
A estratégia é oferecer espaço e robustez de picape com conforto de carro de passeio. Ainda, os motores devem ser compartilhados: um 1.8 E.torQ flex de cerca de 140 cv e 19,1 kgfm e um 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm. Além das duas transmissões automáticas confirmadas pelo flagra, é esperada uma caixa manual para a Volcano turbodiesel, ocupando a faixa intermediária da gama: entre a Freedom flex e a Volcano diesel automática.
Flagras mostram primeiras unidades da Fiat Toro sendo distribuídas (Foto: Damásio Junior / Autoesporte)
A traseira reserva uma das grandes novidades da picape: a tampa da caçamba será aberta para os lados, como as portas de um armário. O objetivo é facilitar o acesso ao compartimento de carga e, de quebra, diminuir o peso da tampa. A Fiat garante que a Toro terá capacidade de carga acima de 1.000 kg, o que a credencia a ser equipada com motor turbodiesel.
No mês passado, outros flagras mostraram o interior da picape, ao que tudo indica na versão Volcano, a topo de linha. Isso porque a cabine é bem equipada, com volante multifuncional, tela multimídia sensível ao toque com entrada USB e itens que só devem estar disponíveis nas versões superiores, como o ar-condicionado digital de duas zonas, o sistema de partida por botão e o seletor da função 4x4. O acabamento aparenta ser bastante semelhante ao do Renegade, com couro e plástico rígido e bons encaixes. Pelo menos nesta versão, há contornos pintados de cobre em algumas peças do painel.
Interior da Fiat Toro Freedom (Foto: Reprodução)
A lista oficial de equipamentos de série e opcionais da picape deve ser divulgada só em fevereiro, junto com o lançamento oficial. Mas, já sabemos alguns dos equipamentos da versão topo de linha. A versão Volcano terá câmera de ré, frisos cromados, sensores de estacionamento e sistema de abertura das portas e partida sem chave. De série em todas as versões, a tampa da caçamba terá acionamento eletrônico direto no grande logo da Fiat posicionado ao centro.
Em um vídeo promocional da Toro com a franquia Star Wars, a Fiat revelou que o modelo terá alças de apoio na coluna dianteira. A peça costuma ser usada em picapes maiores, para facilitar o acesso à cabine. Mas, a campanha também revela que a picape talvez não conte com retrovisores fotocromáticos.
Flagras mostram primeiras unidades da Fiat Toro sendo distribuídas (Foto: Damásio Junior / Autoesporte)