Toyota Etios: vendas já superam a previsão no lançamento Categorias:
Etios ,
Mercado ,
Toyota Etios ,
Toyota-Etios ,
Vendas 11 Comentários .post-header-line-1 {
padding: 0 0 15px 0;
}
<p>
O
Toyota Etios foi lançado no Brasil em setembro de 2012, e, na época do lançamento, a
gigante japonesa informou que a fábrica de Sorocaba, construída para fabricar o Etios, tinha capacidade de produção anual de 70.000 unidades, o que representa 5.833
carros mensais.
A capacidade de a Toyota realizar essa previsão de vendas foi colocada em dúvida por vários analistas do mercado automotivo brasileiro, visto que o Etios é, desde a sua apresentação, objeto de críticas com relação ao seu estilo - excessivamente conservador - e acabamento - considerado simples demais.
Entretanto, ainda em janeiro de 2013, a
Toyota informou que estava duplicando a produção do carro - o que causou perplexidade, visto que, à época, as vendas do carro patinavam muito atrás de seus concorrentes diretos, especialmente
Hyundai HB20 e
Chevrolet Onix.
Ocorre que, como o gráfico abaixo mostra, as vendas do compacto japonês vêm crescendo consistentemente desde o seu lançamento, e, agora, em abril, dispararam, o que projeta venda mensal do Etios Hatch de mais de 4.000 unidades, e de mais de 3.300 unidades do modelo sedã. Somados os dois valores, teremos mais de 7.400 unidades vendidas do Etios em abril, um número que é 27% superior à previsão inicial da Toyota.
Importante observar que o gráfico acima tem uma
projeção de vendas em abril para o Etios, já que estamos ainda na primeira quinzena, onde Etios hatch obteve 2.052 unidades vendidas, e o Sedan, 1656. Assim, para traçar o gráfico, multiplicamos por dois os valores de venda quinzenal para
estimar as vendas mensais em abril do Etios - algo que só poderá ser confirmado no final do mês.
Outro fator que não pode ser desconsiderado é o fato de que a Toyota ter
reduzido o preço do carro, sobretudo das versões mais completas, e estar em meio a uma
campanha de vendas que dá IPVA e licenciamento grátis, financiamento com taxas subsidiadas e até televisões de 42 polegadas como brinde.
Ajuda, ainda, o fato de concorrentes como
Chevrolet Onix e
Hyundai HB20 estarem com filas de espera nas concessionárias de mais de dois meses - trazendo para o modelo da Toyota os consumidores que não podem esperar.