Reajustando o segmento de entrada no Brasil
26/07/2013
Por: Eber |
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Por que tão caro? Todos nós sabemos que o preço do automóvel no Brasil está cada vez mais alto. Esse valor alto se dá por diversos fatores que sempre são citados quando se inicia a clássica discussão do porquê do preço alto. É o tal do Custo-Brasil, Lucro-Brasil e uma enxurrada de impostos que incidem uns sobre os outros.
Porém, há uma coisa que quase ninguém comenta: há vários modelos da mesma categoria. Como assim? Para se ter ideia, na VW, Fiat e GM existem 4 hatches compactos diferentes. Gol G4, Novo Gol, Fox e Polo; Uno Mille, Novo Uno, Palio Fire e Novo Palio; Celta, Onix, Agile e Sonic.
Vale lembrar que, no Brasil, o Agile é vendido como sendo superior ao Onix ao passo que na Argentina, onde ele também é vendido, ele é colocado como sendo inferior àquele! Novos carros chegam e modelos ultrapassados que eram para sair de linha, permanecem firmes e fortes no mercado.
Desta forma, começa um efeito dominó: o modelo de entrada vai empurrando os preços de cada categoria até que o último da fila, chamado pela mídia de “compacto Premium” custe o preço de um hatch médio. Em outras palavras: ao invés de substituir, cria-se uma nova categoria e cada vez mais os preços vão aumentando.
Neste post, resolvi dar uma organizada nessas categorias, eliminando alguns modelos mais veteranos como fiesta rocam e gol g4. Esses carros sairiam de linha, dando lugar aos modelos mais modernos e seguros, ficando, assim, menos categorias “iguais” e preços mais acessíveis. A categoria dos ditos compactos premiums seria, assim, extinta.
Fiz uma tabela para ilustrar a situação:
ChevroletO Celta sairia de linha, dando lugar ao Onix, mais moderno e aceito que o Agile (que também deixaria o mercado) e, em seguida, teríamos o Sonic, que teria preços a partir de 30 mil reais ou menos, dependendo da motorização.
VolkswagenO longevo Gol G4, juntamente com o Novo Gol, daria lugar ao Fox e, em seguida, teríamos o Polo, que poderia ser atualizado pela VW.
FiatUno Mille (que já tem data marcada para ir embora) e Novo Uno seria extintos, ficando o Novo Pálio no segmento de entrada. Logo após, teríamos o Punto com preços em torno dos 30 mil reais, dependendo da motorização, versão, etc.
FordFiesta Rocam seria extinto e o New Fiesta ocuparia sua posição. No segmento de entrada, ficaríamos com o novo kA, que tem previsão para o início do ano que vem.
PeugeotNosso 207 (conhecido como 206+ na Europa) daria lugar ao 208, concorrente direito do novo fiesta, punto e cia, ficando no segmento de entrada da marca.
CitroenO C3 poderia ser atualizado e ter o visual interior do C3 europeu, tendo uma queda nos preços, também em torno dos 30 mil reais.
RenaultO idoso Clio II daria lugar ao Sandero, que ficaria no segmento de entrada. A Renault poderia oferecer o Clio IV para concorrer com C3 e cia.
HyundaiHB20 continuaria como modelo de entrada da marca, porém com preços condizentes à categoria.
HondaApesar das dimensões avantajadas, o “hatchvan” da japonesa concorreria com Fiesta, 208 e cia, também com preços menores.
ToyotaEtios continuaria como modelo de entrada da marca, porém com preços condizentes à categoria.
Como ficaria:
Por Eduardo Pruvinelli
COMENTÁRIOS: Isso é algo que eu falo faz tempo.