Reportagem do site webmotors mostra quanto custa os mesmos carros que temos aki no brasil, mas por um preço justo!
" http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=42231 "
segue reportagem:
(26-05-09) - Que o Brasil tem carros caros demais é algo todo mundo sabe. Que boa parte da culpa é dos impostos, foi algo que o Dia da Liberdade de Impostos
tentou mostrar. Fez isso ao oferecer alguns produtos, como a gasolina,
a um preço equivalente ao que seria cobrado se não houvesse nenhum tipo
de cobrança extra. E é aí que aparece um outro vilão da história: taxas
de lucro altas. Afinal, gasolina a R$ 1,25 pode parecer pouco, mas é
mais do que alguns países cobram. Para mostrar que realmente tem algo
de errado nessa história, o WebMotors dará início à série de
reportagens “Lá fora”, que pretende mostrar, toda terça-feira, quanto
custam em outros países carros nacionais. O primeiro país que
visitaremos será o México. Além dos preços mais baixos, surpreende a
oferta de itens que poderiam ser facilmente vendidos no Brasil, mas que
só estão disponíveis no exterior.
O caso do Renault Logan é
emblemático. Se você acha baixo seu preço básico, de R$ 27,89 mil,
deveria ver por quanto é vendido o Nissan Aprio, o nome que o Logan
recebe lá no México, sob o emblema da marca japonesa. Lá, o carro
começa nos 101,7 mil pesos, ou R$ 15.634, ao câmbio de hoje. A questão
é que esse preço não é para o carro com motor 1-litro, peladinho, mas
sim pelo carro com motor 1,6-litro 16V, que nem aparece mais entre as
opções do modelo nacional. Por aqui, o máximo é o 1,6-litro 8V. A
partir de R$ 32,12 mil. Mais do que o dobro. Mas fica pior...
Lá
no México o Logan/Aprio, ou vice-versa, também é vendido com a opção de
um câmbio automático de quatro marchas. O modelo mais completo, com ar,
direção, rádio com MP3 e câmbio automático custa 150,8 mil pesos, ou R$
23.181. Nem vale a pena falar quanto mesmo carro custa por aqui.
Outro
modelo baratinho no Brasil é o Chevrolet Classic, o antigo Corsa Sedan.
Baratinho? O modelo 2010 VHCE sai a partir de R$ 25.379. No México, um
parente do Classic, chamado de Chevy Sedan, sai por 108.576 pesos, ou
R$ 16.691. Mas não pense você que ele vem com o mesmo motor 1-litro do
Classic, não. Lá ele usa o velho 1,6-litro da Chevrolet e vem com
toca-CD pronto para MP3. E também tem opção com câmbio automático.
Custa 135,95 mil pesos, ou R$ 20.899.
Poderíamos dar um desconto
ao caso porque o Classic é atualmente feito na Argentina. Apesar de
vendido aqui como nacional, ele é estrangeiro... Então fiquemos com a
Chevrolet Montana, vendida no México como Tornado. Lá, ela começa em
130,83 mil pesos e vai a 163,83 mil pesos. Se fosse no Brasil, a picape
custaria de R$ 20.111 a R$ 25.184. Mas eis que ela, fabricada aqui, e
com o mesmo motor 1,8-litro oferecido no México, começa nos R$
45.086... Quase daria para comprar duas Tornado das mais equipadas no
país “hermano".
E se a escolha recaísse sobre um modelo mais
sofisticado? O antigo Renault Clio Sedan, vendido no México como Nissan
Platina, custa de 104,7 mil pesos, ou R$ 16.095, a 158 mil pesos, ou R$
24.288. Por aqui, o Symbol, equivalente ao Clio Sedan em preço, sai a
partir de R$ 41,19 mil.
Nomes diferentes
Outra
empresa que muda os nomes de seus produtos para vendê-los no México é a
Volkswagen. Por lá, o VW Fox se chama Lupo, nome do modelo que o
sucederá na Europa. Custa de 120,16 mil pesos a 168.926 pesos, ou R$
18.471 a R$ 25.968. Isso só com motor 1,6-litro. O mais caro vem com
rádio com MP3 e Bluetooth, ar, direção, travas... O Fox mais barato, no
Brasil, custa a partir de R$ 29.075.
Até o velho Gol G4 está no
México. Lá, ele se chama Pointer. Só é vendido com motor 1,8-litro.
Custa de 106,05 mil pesos a 136.019 pesos, ou o “absurdo” de R$ 16.302
a R$ 20.909. Menos mal que a Volkswagen pelo menos não oferece no
México uma transmissão automática. Lá, fora o motor 1,8-litro, o que é
vendido também pode ser comprado por aqui. Para comprar o G4 1-litro
sem nada, o brasileiro para R$ 24,63 mil.
O campeão do preço
alto, no país do norte, é o Ford Fiesta, chamado aqui de Fiesta Sedan.
A versão de entrada, chamada First, só vem com motor 1,6-litro. Custa
123,2 mil pesos, ou R$ 18.939. A mais cara, a Trend, sai por 171,4 mil
pesos, ou R$ 26.348. O 1-litro, aqui, começa em R$ 32.055. Detalhe: no
México, o Fiesta é oferecido com a opção de câmbio automático. Por
aqui, PPDs e taxistas adorariam a opção. Mas não têm. Por quê? Pergunta
para a Ford...
Por fim, a VW vende o Voyage no México como Gol
Sedan. Seu valor mais alto no México, com motor 1,6-litro e todos os
equipamentos, é de 154.951 pesos, ou R$23.819. Aqui, o 1-litro, sem
nada, parte de R$ 29,29 mil.
A pergunta que fica, e que vamos
tentar responder no final desta série, é a seguinte: faz sentido um
carro fabricado no Brasil custar mais barato fora do país do que aqui?
Se faz ou não, é a mais pura verdade.
" http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=42231 "
segue reportagem:
(26-05-09) - Que o Brasil tem carros caros demais é algo todo mundo sabe. Que boa parte da culpa é dos impostos, foi algo que o Dia da Liberdade de Impostos
tentou mostrar. Fez isso ao oferecer alguns produtos, como a gasolina,
a um preço equivalente ao que seria cobrado se não houvesse nenhum tipo
de cobrança extra. E é aí que aparece um outro vilão da história: taxas
de lucro altas. Afinal, gasolina a R$ 1,25 pode parecer pouco, mas é
mais do que alguns países cobram. Para mostrar que realmente tem algo
de errado nessa história, o WebMotors dará início à série de
reportagens “Lá fora”, que pretende mostrar, toda terça-feira, quanto
custam em outros países carros nacionais. O primeiro país que
visitaremos será o México. Além dos preços mais baixos, surpreende a
oferta de itens que poderiam ser facilmente vendidos no Brasil, mas que
só estão disponíveis no exterior.
O caso do Renault Logan é
emblemático. Se você acha baixo seu preço básico, de R$ 27,89 mil,
deveria ver por quanto é vendido o Nissan Aprio, o nome que o Logan
recebe lá no México, sob o emblema da marca japonesa. Lá, o carro
começa nos 101,7 mil pesos, ou R$ 15.634, ao câmbio de hoje. A questão
é que esse preço não é para o carro com motor 1-litro, peladinho, mas
sim pelo carro com motor 1,6-litro 16V, que nem aparece mais entre as
opções do modelo nacional. Por aqui, o máximo é o 1,6-litro 8V. A
partir de R$ 32,12 mil. Mais do que o dobro. Mas fica pior...
Lá
no México o Logan/Aprio, ou vice-versa, também é vendido com a opção de
um câmbio automático de quatro marchas. O modelo mais completo, com ar,
direção, rádio com MP3 e câmbio automático custa 150,8 mil pesos, ou R$
23.181. Nem vale a pena falar quanto mesmo carro custa por aqui.
Outro
modelo baratinho no Brasil é o Chevrolet Classic, o antigo Corsa Sedan.
Baratinho? O modelo 2010 VHCE sai a partir de R$ 25.379. No México, um
parente do Classic, chamado de Chevy Sedan, sai por 108.576 pesos, ou
R$ 16.691. Mas não pense você que ele vem com o mesmo motor 1-litro do
Classic, não. Lá ele usa o velho 1,6-litro da Chevrolet e vem com
toca-CD pronto para MP3. E também tem opção com câmbio automático.
Custa 135,95 mil pesos, ou R$ 20.899.
Poderíamos dar um desconto
ao caso porque o Classic é atualmente feito na Argentina. Apesar de
vendido aqui como nacional, ele é estrangeiro... Então fiquemos com a
Chevrolet Montana, vendida no México como Tornado. Lá, ela começa em
130,83 mil pesos e vai a 163,83 mil pesos. Se fosse no Brasil, a picape
custaria de R$ 20.111 a R$ 25.184. Mas eis que ela, fabricada aqui, e
com o mesmo motor 1,8-litro oferecido no México, começa nos R$
45.086... Quase daria para comprar duas Tornado das mais equipadas no
país “hermano".
E se a escolha recaísse sobre um modelo mais
sofisticado? O antigo Renault Clio Sedan, vendido no México como Nissan
Platina, custa de 104,7 mil pesos, ou R$ 16.095, a 158 mil pesos, ou R$
24.288. Por aqui, o Symbol, equivalente ao Clio Sedan em preço, sai a
partir de R$ 41,19 mil.
Nomes diferentes
Outra
empresa que muda os nomes de seus produtos para vendê-los no México é a
Volkswagen. Por lá, o VW Fox se chama Lupo, nome do modelo que o
sucederá na Europa. Custa de 120,16 mil pesos a 168.926 pesos, ou R$
18.471 a R$ 25.968. Isso só com motor 1,6-litro. O mais caro vem com
rádio com MP3 e Bluetooth, ar, direção, travas... O Fox mais barato, no
Brasil, custa a partir de R$ 29.075.
Até o velho Gol G4 está no
México. Lá, ele se chama Pointer. Só é vendido com motor 1,8-litro.
Custa de 106,05 mil pesos a 136.019 pesos, ou o “absurdo” de R$ 16.302
a R$ 20.909. Menos mal que a Volkswagen pelo menos não oferece no
México uma transmissão automática. Lá, fora o motor 1,8-litro, o que é
vendido também pode ser comprado por aqui. Para comprar o G4 1-litro
sem nada, o brasileiro para R$ 24,63 mil.
O campeão do preço
alto, no país do norte, é o Ford Fiesta, chamado aqui de Fiesta Sedan.
A versão de entrada, chamada First, só vem com motor 1,6-litro. Custa
123,2 mil pesos, ou R$ 18.939. A mais cara, a Trend, sai por 171,4 mil
pesos, ou R$ 26.348. O 1-litro, aqui, começa em R$ 32.055. Detalhe: no
México, o Fiesta é oferecido com a opção de câmbio automático. Por
aqui, PPDs e taxistas adorariam a opção. Mas não têm. Por quê? Pergunta
para a Ford...
Por fim, a VW vende o Voyage no México como Gol
Sedan. Seu valor mais alto no México, com motor 1,6-litro e todos os
equipamentos, é de 154.951 pesos, ou R$23.819. Aqui, o 1-litro, sem
nada, parte de R$ 29,29 mil.
A pergunta que fica, e que vamos
tentar responder no final desta série, é a seguinte: faz sentido um
carro fabricado no Brasil custar mais barato fora do país do que aqui?
Se faz ou não, é a mais pura verdade.