Tenho quase certeza que chegaram a oferecer o Garance para o Campus sim, pois há uns 6 meses lembro de ter visto um. O tom estava muito mais para o do Cereja e do Garance do que para o Fogo ou o Vivo. Como o Cereja não tem mais faz tempo, acho que salvo algum engano meu só podia ser ele. Aliás, o Cereja lembra o metálico/perolizado da PSA.
Do motivo, acho que pode ser tanto pelo que o Grilo disse como por uma vantagem competitiva. Você oferece mais cores por um mesmo preço, o que pode agradar a clientela em busca de outras cores ou tonalidades. O ideal seria usar os termos corretamente mesmo, mas acho que no fim acaba misturado. Alguns catálogos da Toyota e da Honda eu lembro que vinham com listas das cores e dividiam elas em sólidas numa categoria e métálicas ou perolisadas em outra, sem necessariamente dizer se uma delas era uma coisa ou outra.
No caso da Renault, fora do Brasil essa confusão também existe. Mas eles dividem em mais categorias; com sólida, sólida especial, metálica, metálica especial e especial - essa última pode ser qualquer coisa, mas geralmente é limitada ou exclusiva. Porém o Preto Nacre e o Preto Etoile ficam na mesma categoria de metálicas, só que o Nacre é perolizado - até porque Nacre em francês é algo como pérola ou perolado. Também não fazem diferença de preço entre metálicas ou perolizadas da mesma categoria - especial ou normal - e com isso acho que acaba não sendo tão importante assim para ser diferenciado ou mencionado.
Se tomar como verdade o que o vendedor da Hyundai me disse, para eles em geral isso é uma diferença apenas técnica e um tanto irrelevante. Pela surpresa dele na minha pergunta poucos sequer mencionam isso.
Acho que para certos fabricantes e certas regiões, até pela maior paleta de cores disponíveis, esses tipos de pintura são algo tão natural que passam batido. Aliás, não é incomum ter pinturas sólidas especiais que custem mais que uma metálica ou perolizada em muitos lugares. Acho que vale mais a cor em si mesmo e só é feita diferença de preço e classificação caso seja algo muito notável - justamente como da sólida para a metálica.
De curiosidade, no Campus europeu as cores são bem parecidas com as oferecidas no Brasil. As sólidas são iguais e as metalizadas mudam um pouco de tom mas oferecem opções semelhantes. Onde muda mesmo é que nós temos alguns tons a mais de cinza e preto que eles trocam por dois tons de azul que não temos.
Outra coisa que reparei é que tanto o Garance que o Plínio está interessado como o que o Grilo postou tem os borrachões pintados normalmente, e não com aquele tom fosco dos Privileges pós 2006. Acho que o truque poderia ser do plástico em si e só fizeram para o preto, o prata e o cinza. Aliás, lembro que ao comprar o meu o Privilege tinha só dessas opções mesmo sendo época de lançamento - onde outras cores costumam estarem facilmente disponíveis. Provável que com o tempo foram adicionando opções de cores para a gama e para os Privilege sem terem revisado essa parte.
PS: O Aden é bacana mesmo, embora parece uma cor meio fora do padrão da PSA. Em alguns casos até pode parecer que foram pintados fora da fábrica. Mas não acho que ele lembre o Vermelho Fogo da Renault não.