RECEBI A AUTO ESPORTE ONTEM, DA 26/09, À TARDE. Infelizmente, me parece outra “para encher linguiça”, descontando-se os testes do HB20 e do Etios. O segundo, eu ainda não lí, o primeiro, feito com a versão 1.6 top, é o que a gente saber: o carro é lindo, com desenho inspirado, muito bem acabado, com bom pacote de equipamentos, sendo apontado como “defeito”, a falta de iluminação dos comandos dos vidros e que apenas o do motorista é “um toque”. O câmbio foi altamente elogiado, comparado ao do Gol. Como reparo, apenas o espaço traseiro limitado, o que ocorre nos concorrentes. No comparativo da versão 1.0, com March, Gol e Palio, ganhou o HB, com March em 2º, seguidos de Gol e Palio. O Palio ficou em último por conta do seu maior tamanho/peso, demais para o 1.0. O motor mais potente é o coreano, sendo dito que é muito bem isolado, garantindo silêncio à bordo. Foi o segundo mais econômico, seja em cidade, seja em estrada, com o March em primeiro no quesito. OS OUTROS VÃO TER QUE REBOLAR. A questão fica por conta da capacidade produtiva da Hyundai.
Tem um teste com o Peugeot 308 THP automático, feito aqui (placa brazuca) e o carro, por conta do conjunto, altamente elogiado, inclusive pelo consumo contido. De diferente do modelo argentino, parece que não teremos faróis de xenônio, nem como opcionais, sem estar escrito se sim ou não. Especula a reportagem que, eventualmente, o motor 2.0 saia de linha, ficando apenas o 1.6 aspirado e o THP. VEREMOS COMO FICA ESTA HISTÓRIA, POR CONTA DO FIM DA ASSOCIAÇÃO DA PSA COM A BMW E AGORA, ASSOCIADA À OPEL.
Sobre o Corolla, chamado de projeto E-160, acho que não merecia a capa, pois a reportagem ainda é muito especulativa. Afirma que o modelo chega aos EUA, de onde vieram as fotos (que eu já havia colocado por aqui), no fim do ano de 2.013 e no Brasil, apenas no longínquo 2.014, provavelmente entre março e abril. Nada sobre a suspensão, lembrando que o Auris, anterior e o novo, como o Jetta e o Golf VII, tem eixo de torção nas versões mais simples e multilink nas superiores/mais potentes. Afirma que os motores serão os mesmos 1.8 e 2.0, muito mais do que provavelmente, sem modificações, mas que provavelmente receberá câmbios de 6 marchas, mecânico e automático, este provavelmente mantendo as borboletas no volante nos modelos mais caros. Por dentro, por conta de uma foto espia, mostra uma velocímetro central, grande, com borda cromada e com uma tela digital central. Especula que o painel, no geral, segue o desenho do Auris. Especula que terá central multimídia e ar digital dual zone. Para este, veremos, pois o Auris que saiu de linha, com painel praticamente igual ao do Corolla, tinha ar dual zone e o nosso, nada. Lembro ainda que o mesmo Corolla que o nosso é comercializado na China, com os mesmos motores que aqui e lá, usa câmbio CVT.
Tem uma reportagem sobre o Salão de Paris, afirmando que hoje, estamos novamente muito mais ligados, como já estivemos anteriormente, porque por conta da crise na Europa, muitos modelos mostrados lá, quase que obrigatoriamente, vão chegar aqui, como o Peugeot 2008, que vai ser feito aqui no fim do ano que vem. Cita também o Sandero, que segundo a reportagem, deve chegar aqui até o meio de 2.013. Por fim, coloca na lista também o “encruado” Golf, agora na geração VII. O texto traz uma interessante inversão do que eu tinha lido até agora, citando que hoje, a VW estuda se o carro pode/consegue ser encaixado no regime automotivo para vir do México, se não, a empresa “tentará” fazê-lo aqui.
Depois eu comento o teste do Etios.