Posted on 18. ago, 2010 by Marlos in Betim, Fiat, Fiat 500, Fiat Stilo, camuflado, segredo Fiat
A reportagem do Autos Segredos revela toda a programação de mudanças que a Fiat fará em todos os seus modelos até 2014. O cronograma envolve o lançamento de novos modelos, que inclui a chegada de um inédito cyti car para 2013. Confira abaixo com exclusividade o dossié Fiat.
NOVO UNO O hatch compacto da Fiat lançado em maio deste ano passará por seu primeiro face lift em junho de 2013 e continuará usando somente os motores Fire 1.0 e 1.4. Porém, em junho de 2012 a a Fiat promoverá a estreia do revolucionário motor SGE 0.9 NA Multiair. Já o Mille Fire e a Fiorino saem de cena em dezembro de 2013.
PALIO/326 HATCH Tanto a carroceria Fire como as superiores terão seu fim em dezembro de 2011. Já o novo Palio derivado da nova plataforma do Projeto 326 chegará ao mercado em agosto de 2011 e contará com os motores 1.4 8V EVO e o 1.6 16V E.torQ. (veja aqui e aqui flagras e projeções exclusivos)
SIENA/326 SEDAN A versão Fire do sedã fica em produção até 2013. Já as demais versões Attractive e Essence terão uma pequena mudança visual em junho de 2011 sai de linha em maio de 2012, quando a versão Fire herdará seu visual. Já o novíssimo Siena derivado do Projeto 326 chega ao mercado em novembro de 2011 e o fabricante já programa o primeiro face lift para setembro de 2014. Na motorização o Siena 326 contará com o propulsor 1.4 EVO, 1.4 EVO Tetrafuel, além do 1.6 16V E.torQ. Em junho de 2012 a FPT fará a estreia do E.torQ 1.6 16V Tetrafuel.
WEEKEND Com a chegada dos novos Palio e Siena derivados dos projetos 326, a perua seguirá com a plataforma atual até 2014, e depois desta data o destino da perua é desconhecido. Enquanto isto a perua terá um pequeno face lift em junho de 2011 e juntamente com a pequena mudança visual a perua terá o motor 1.4 8V EVO.
STRADA Assim como a perua a picape da gama Palio também seguirá por outros caminhos. A versão Fire passará por um face lift em maio de 2012, já as versões superiores Trekking e Adventure também terão um pequeno face lift em junho de 2011 e seguem assim até janeiro de 2014. A partir desta data a Strada será substituída por um modelo derivado da plataforma do 327, por enquanto, o projeto é chamado internamente de 327 Light Commercial Vehicle. Pelo cronograma da marca a versão maior da Strada foi deixada de lado.
IDEA O monovolume que acabou de passar por uma reestilização continua como está até 2014. Já que juntamente com as mudança visuais o Idea recebeu os motores E.torQ. Não há programação para que o modelo receba os motores E.torQ Multiair.
PUNTO O compacto premium passará por seu primeiro face lift em junho de 2011 quando passará a contar com o motor 1.4 8V EVO. O modelo reestilizado não terá o sobrenome EVO como o irmão europeu, mas, terá o visual do europeu inclusive no inteiror. De acordo com o apurado pela reportagem o Punto camuflado flagrado em testes em São Paulo não erá o modelo reestilizado. No momento a fábrica não tem peças para montar mais que duas unidades para testes. Como se trata apenas de pequenas alterações serão necessários apenas 32 protótipos para testes dos quais cinco irão serão para crash tests. Em junho de 2012 o Punto passará a contar com os motores 1.6 e 1.8 E.torQ Multiair. O motor 1.4 16v Turbo continuará até junho de 2014 e será substituído por um motor 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.
LINEA O sedã lançado em 2008 terá sua primeira grande mudança nos próximos dias quando deixará de usar o motor 1.9 16V e passará a usar o 1.8 16V E.torQ nas próximas semanas. Já para outubro de 2011 está programado o primeiro face lift do modelo. Já em junho de 2012 o sedã passa a contar com o propulsor 1.8 E.torQ Multiair. O motor T-Jet continuará a equipar o Linea até junho de 2014 e será substituído por um motor 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.
STILO/BRAVO Como escrevi no mês passado a Fiat realmente não sabe o que fazer com o Stilo, na programação da marca o modelo segue em produção até dezembro com os motores 1.8 Powertrain, depois, o futuro é incerto. A boa notícia fica por conta hatch médio Bravo que entra em fabricação no mês que vem, salvo se a programação interna não mudar. O Bravo será comercializado nas versões Dynamic e Sporting equipadas com a motorização E.torQ 1.8 16V que poderá ser equipada com câmbio manual e o Dualogic e a outra versão será T-Jet com o motor 1.4 16V Turbo com câmbio de seis marchas. O motor Fire turbo fica no mercado até junho de 2014 quando também será substituído por um motor 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.
DOBLÒ O multiuso que foi reestilizado no final de 2009 e em julho ganhou o motor 1.8 16V E.torQ continuará do jeito que está até 2014 e por enquanto não há nenhuma mudança prevista. Isso se justifica porque seus concorrentes diretos também estão defasados em relação os modelos europeus. Portanto, o Doblò só terá novidades se a concorrência mudar.
500 O charmoso modelo lançado no mercado nacional em 2009 também terá novidades para 2011. A partir de março do ano que vem a Fiat passará a comercializar o 500 com fabricação mexicana. O modelo mexicano terá as versões Pop, Lounge e Sporting equipadas com os motores 1.4 8V EVO Flex e 1.4 Multiair (gasolina) e em janeiro de 2012 o propulsor 1.4 Multiair será flex. O 500 europeu com motor 1.4 16V continuará até junho de 2011 nas versões Lounge e Sporting, depois desta data o mercado nacional será abastecido somente com o modelo mexicano.
CITY CAR Conforme já antecipado com exclusividade pela site, em 2013 o fabricante lançará um carro urbano, por enquanto, o projeto tem o nome de City Car. De acordo com um cronograma interno da marca o pequeno carro entra em produção em abril de 2013. Sendo que o modelo usará os motores Fire 1.0 8V e o SGE 0.9 NA Multiair. E, em 2015 ambos passarão por melhorias para atender o Proconve L6. Por enquanto, não tive a informação de qual será a plataforma do modelo, mas, tudo leva a crer que é a que estreou no novo Uno.
Fotos Fiat/Divulgação (Punto EVO e Novo Idea)
Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
FONTE: http://autossegredos.com.br/?p=2613
COMENTÁRIOS MAIS TARDE.
A reportagem do Autos Segredos revela toda a programação de mudanças que a Fiat fará em todos os seus modelos até 2014. O cronograma envolve o lançamento de novos modelos, que inclui a chegada de um inédito cyti car para 2013. Confira abaixo com exclusividade o dossié Fiat.
NOVO UNO O hatch compacto da Fiat lançado em maio deste ano passará por seu primeiro face lift em junho de 2013 e continuará usando somente os motores Fire 1.0 e 1.4. Porém, em junho de 2012 a a Fiat promoverá a estreia do revolucionário motor SGE 0.9 NA Multiair. Já o Mille Fire e a Fiorino saem de cena em dezembro de 2013.
PALIO/326 HATCH Tanto a carroceria Fire como as superiores terão seu fim em dezembro de 2011. Já o novo Palio derivado da nova plataforma do Projeto 326 chegará ao mercado em agosto de 2011 e contará com os motores 1.4 8V EVO e o 1.6 16V E.torQ. (veja aqui e aqui flagras e projeções exclusivos)
SIENA/326 SEDAN A versão Fire do sedã fica em produção até 2013. Já as demais versões Attractive e Essence terão uma pequena mudança visual em junho de 2011 sai de linha em maio de 2012, quando a versão Fire herdará seu visual. Já o novíssimo Siena derivado do Projeto 326 chega ao mercado em novembro de 2011 e o fabricante já programa o primeiro face lift para setembro de 2014. Na motorização o Siena 326 contará com o propulsor 1.4 EVO, 1.4 EVO Tetrafuel, além do 1.6 16V E.torQ. Em junho de 2012 a FPT fará a estreia do E.torQ 1.6 16V Tetrafuel.
WEEKEND Com a chegada dos novos Palio e Siena derivados dos projetos 326, a perua seguirá com a plataforma atual até 2014, e depois desta data o destino da perua é desconhecido. Enquanto isto a perua terá um pequeno face lift em junho de 2011 e juntamente com a pequena mudança visual a perua terá o motor 1.4 8V EVO.
STRADA Assim como a perua a picape da gama Palio também seguirá por outros caminhos. A versão Fire passará por um face lift em maio de 2012, já as versões superiores Trekking e Adventure também terão um pequeno face lift em junho de 2011 e seguem assim até janeiro de 2014. A partir desta data a Strada será substituída por um modelo derivado da plataforma do 327, por enquanto, o projeto é chamado internamente de 327 Light Commercial Vehicle. Pelo cronograma da marca a versão maior da Strada foi deixada de lado.
IDEA O monovolume que acabou de passar por uma reestilização continua como está até 2014. Já que juntamente com as mudança visuais o Idea recebeu os motores E.torQ. Não há programação para que o modelo receba os motores E.torQ Multiair.
PUNTO O compacto premium passará por seu primeiro face lift em junho de 2011 quando passará a contar com o motor 1.4 8V EVO. O modelo reestilizado não terá o sobrenome EVO como o irmão europeu, mas, terá o visual do europeu inclusive no inteiror. De acordo com o apurado pela reportagem o Punto camuflado flagrado em testes em São Paulo não erá o modelo reestilizado. No momento a fábrica não tem peças para montar mais que duas unidades para testes. Como se trata apenas de pequenas alterações serão necessários apenas 32 protótipos para testes dos quais cinco irão serão para crash tests. Em junho de 2012 o Punto passará a contar com os motores 1.6 e 1.8 E.torQ Multiair. O motor 1.4 16v Turbo continuará até junho de 2014 e será substituído por um motor 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.
LINEA O sedã lançado em 2008 terá sua primeira grande mudança nos próximos dias quando deixará de usar o motor 1.9 16V e passará a usar o 1.8 16V E.torQ nas próximas semanas. Já para outubro de 2011 está programado o primeiro face lift do modelo. Já em junho de 2012 o sedã passa a contar com o propulsor 1.8 E.torQ Multiair. O motor T-Jet continuará a equipar o Linea até junho de 2014 e será substituído por um motor 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.
STILO/BRAVO Como escrevi no mês passado a Fiat realmente não sabe o que fazer com o Stilo, na programação da marca o modelo segue em produção até dezembro com os motores 1.8 Powertrain, depois, o futuro é incerto. A boa notícia fica por conta hatch médio Bravo que entra em fabricação no mês que vem, salvo se a programação interna não mudar. O Bravo será comercializado nas versões Dynamic e Sporting equipadas com a motorização E.torQ 1.8 16V que poderá ser equipada com câmbio manual e o Dualogic e a outra versão será T-Jet com o motor 1.4 16V Turbo com câmbio de seis marchas. O motor Fire turbo fica no mercado até junho de 2014 quando também será substituído por um motor 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.
DOBLÒ O multiuso que foi reestilizado no final de 2009 e em julho ganhou o motor 1.8 16V E.torQ continuará do jeito que está até 2014 e por enquanto não há nenhuma mudança prevista. Isso se justifica porque seus concorrentes diretos também estão defasados em relação os modelos europeus. Portanto, o Doblò só terá novidades se a concorrência mudar.
500 O charmoso modelo lançado no mercado nacional em 2009 também terá novidades para 2011. A partir de março do ano que vem a Fiat passará a comercializar o 500 com fabricação mexicana. O modelo mexicano terá as versões Pop, Lounge e Sporting equipadas com os motores 1.4 8V EVO Flex e 1.4 Multiair (gasolina) e em janeiro de 2012 o propulsor 1.4 Multiair será flex. O 500 europeu com motor 1.4 16V continuará até junho de 2011 nas versões Lounge e Sporting, depois desta data o mercado nacional será abastecido somente com o modelo mexicano.
CITY CAR Conforme já antecipado com exclusividade pela site, em 2013 o fabricante lançará um carro urbano, por enquanto, o projeto tem o nome de City Car. De acordo com um cronograma interno da marca o pequeno carro entra em produção em abril de 2013. Sendo que o modelo usará os motores Fire 1.0 8V e o SGE 0.9 NA Multiair. E, em 2015 ambos passarão por melhorias para atender o Proconve L6. Por enquanto, não tive a informação de qual será a plataforma do modelo, mas, tudo leva a crer que é a que estreou no novo Uno.
Fotos Fiat/Divulgação (Punto EVO e Novo Idea)
Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
FONTE: http://autossegredos.com.br/?p=2613
COMENTÁRIOS MAIS TARDE.