AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Preço dos "nossos" carros lá fora... revoltante...

+5
Grilo
Domingos V
Fabiano
Lino
rafiuskis DF
9 participantes

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 3]

rafiuskis DF

rafiuskis DF

Reportagem do site webmotors mostra quanto custa os mesmos carros que temos aki no brasil, mas por um preço justo!

" http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=42231 "

segue reportagem:

(26-05-09) - Que o Brasil tem carros caros demais é algo todo mundo sabe. Que boa parte da culpa é dos impostos, foi algo que o Dia da Liberdade de Impostos
tentou mostrar. Fez isso ao oferecer alguns produtos, como a gasolina,
a um preço equivalente ao que seria cobrado se não houvesse nenhum tipo
de cobrança extra. E é aí que aparece um outro vilão da história: taxas
de lucro altas. Afinal, gasolina a R$ 1,25 pode parecer pouco, mas é
mais do que alguns países cobram. Para mostrar que realmente tem algo
de errado nessa história, o WebMotors dará início à série de
reportagens “Lá fora”, que pretende mostrar, toda terça-feira, quanto
custam em outros países carros nacionais. O primeiro país que
visitaremos será o México. Além dos preços mais baixos, surpreende a
oferta de itens que poderiam ser facilmente vendidos no Brasil, mas que
só estão disponíveis no exterior.

O caso do Renault Logan é
emblemático. Se você acha baixo seu preço básico, de R$ 27,89 mil,
deveria ver por quanto é vendido o Nissan Aprio, o nome que o Logan
recebe lá no México, sob o emblema da marca japonesa. Lá, o carro
começa nos 101,7 mil pesos, ou R$ 15.634, ao câmbio de hoje. A questão
é que esse preço não é para o carro com motor 1-litro, peladinho, mas
sim pelo carro com motor 1,6-litro 16V, que nem aparece mais entre as
opções do modelo nacional. Por aqui, o máximo é o 1,6-litro 8V. A
partir de R$ 32,12 mil. Mais do que o dobro. Mas fica pior...


no México o Logan/Aprio, ou vice-versa, também é vendido com a opção de
um câmbio automático de quatro marchas. O modelo mais completo, com ar,
direção, rádio com MP3 e câmbio automático custa 150,8 mil pesos, ou R$
23.181. Nem vale a pena falar quanto mesmo carro custa por aqui.

Outro
modelo baratinho no Brasil é o Chevrolet Classic, o antigo Corsa Sedan.
Baratinho? O modelo 2010 VHCE sai a partir de R$ 25.379. No México, um
parente do Classic, chamado de Chevy Sedan, sai por 108.576 pesos, ou
R$ 16.691. Mas não pense você que ele vem com o mesmo motor 1-litro do
Classic, não. Lá ele usa o velho 1,6-litro da Chevrolet e vem com
toca-CD pronto para MP3. E também tem opção com câmbio automático.
Custa 135,95 mil pesos, ou R$ 20.899.

Poderíamos dar um desconto
ao caso porque o Classic é atualmente feito na Argentina. Apesar de
vendido aqui como nacional, ele é estrangeiro... Então fiquemos com a
Chevrolet Montana, vendida no México como Tornado. Lá, ela começa em
130,83 mil pesos e vai a 163,83 mil pesos. Se fosse no Brasil, a picape
custaria de R$ 20.111 a R$ 25.184. Mas eis que ela, fabricada aqui, e
com o mesmo motor 1,8-litro oferecido no México, começa nos R$
45.086... Quase daria para comprar duas Tornado das mais equipadas no
país “hermano".

E se a escolha recaísse sobre um modelo mais
sofisticado? O antigo Renault Clio Sedan, vendido no México como Nissan
Platina, custa de 104,7 mil pesos, ou R$ 16.095, a 158 mil pesos, ou R$
24.288. Por aqui, o Symbol, equivalente ao Clio Sedan em preço, sai a
partir de R$ 41,19 mil.

Nomes diferentes

Outra
empresa que muda os nomes de seus produtos para vendê-los no México é a
Volkswagen. Por lá, o VW Fox se chama Lupo, nome do modelo que o
sucederá na Europa. Custa de 120,16 mil pesos a 168.926 pesos, ou R$
18.471 a R$ 25.968. Isso só com motor 1,6-litro. O mais caro vem com
rádio com MP3 e Bluetooth, ar, direção, travas... O Fox mais barato, no
Brasil, custa a partir de R$ 29.075.

Até o velho Gol G4 está no
México. Lá, ele se chama Pointer. Só é vendido com motor 1,8-litro.
Custa de 106,05 mil pesos a 136.019 pesos, ou o “absurdo” de R$ 16.302
a R$ 20.909. Menos mal que a Volkswagen pelo menos não oferece no
México uma transmissão automática. Lá, fora o motor 1,8-litro, o que é
vendido também pode ser comprado por aqui. Para comprar o G4 1-litro
sem nada, o brasileiro para R$ 24,63 mil.

O campeão do preço
alto, no país do norte, é o Ford Fiesta, chamado aqui de Fiesta Sedan.
A versão de entrada, chamada First, só vem com motor 1,6-litro. Custa
123,2 mil pesos, ou R$ 18.939. A mais cara, a Trend, sai por 171,4 mil
pesos, ou R$ 26.348. O 1-litro, aqui, começa em R$ 32.055. Detalhe: no
México, o Fiesta é oferecido com a opção de câmbio automático. Por
aqui, PPDs e taxistas adorariam a opção. Mas não têm. Por quê? Pergunta
para a Ford...

Por fim, a VW vende o Voyage no México como Gol
Sedan. Seu valor mais alto no México, com motor 1,6-litro e todos os
equipamentos, é de 154.951 pesos, ou R$23.819. Aqui, o 1-litro, sem
nada, parte de R$ 29,29 mil.

A pergunta que fica, e que vamos
tentar responder no final desta série, é a seguinte: faz sentido um
carro fabricado no Brasil custar mais barato fora do país do que aqui?
Se faz ou não, é a mais pura verdade.

Lino

Lino

Faz sentido ainda o sentimento de exaltação à pátria?

Não gosto do Brasil e por infelicidade do destino nasci aqui e estou (ainda) obrigado a conviver com a mentalidade do povo brasileiro e de seus políticos. Sim, o povo tem culpa e não vou nem entrar no mérito da questão, mas educação e respeito é uma coisa que falta pra muitos (mesmo pros "estudados").

Brasil, um país de tolos, feito para tolos.

Sorry.......não suporto mais!!!!!

Fabiano

Fabiano

Ridiculo, Revoltante, Sarcastico, essa é a forma encontrada de conseguir sacanear o povo brasileiro, e ainda mais, enquanto uma familia se "Estrepa", "Rala" e chega a vender o figado para comprar um carrinho mequetrefe de 25-30 mil reais, o resto do País como o comercio fica sem parte deste dinheiro, pois é sabido que é muito melhor ter um carro, de preferencia Zero do que vestir, comer, enxergar, viver descentemente entre outras coisas.

Enquanto isso não mudar vai ser essa historia ai, enquanto isso, eu vou comprando carro usado e velho, e mandando arrumar mesmo, porque ja que eu não consigo vender bem o meu produto em detrimento a essas coisas, tenho de me contentar com o que aparece.

http://www.oticainova.com.br

rafiuskis DF

rafiuskis DF

pois é Fabiano,
"enquanto isso, eu vou comprando carro usado e velho"
é oque nos resta...

Fabiano

Fabiano

rafiuskis DF escreveu:pois é Fabiano,
"enquanto isso, eu vou comprando carro usado e velho"
é oque nos resta...

É serio isso, eu acho absurdo torrar 70 paus num carro, ainda mais se falarmos de 100 mil num Corolla, isso não tem nexo, é um absurdo sem presedentes.
Sei que, como o Domingos defende outra politica, eu não consigo entender como ainda tem gente que aceita com tanta facilidade isso, e como ja dito, um carro como um A4 como o meu, deveria custar 5 mil reais, desta forma eu posso usar ele por 3 anos e jogar fora, um carro novo como um Civic deveria custar 30 mil reais, para usar uns 5-6 anos e jogar fora, assim que deveria funcionar as coisas aqui como em boa parte dos paises que tem produção e consumo de carro equivalente aos nossos.

Pelo menos estariamos longe destas pragas e parasitas que se chamam Garagistas.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Fabiano, eu não defendo o preço dos carros zero KM - e nem dos usados, pra falar verdade - aqui no Brasil. Só não acho tão absurdo assim a pessoa que se dispõe a pagar o "extra" por um carro novo visto justamente a mentalidade da nossa população que compra um carro, usa sem fazer manutenção ou fazendo de qualquer jeito e depois vende (conseqüentemente é osso achar um usado bom e ainda quando acha existem os riscos inerentes). Isso quando não pegam um carro muito acima da capacidade financeira e assassinam o carro usando qualquer gasolina e deixando tudo que for quebrando como está. Se depois ainda vendessem o carro como "no estado" sem problema nenhum, cada um cada um, mas ainda depois colocam o carro como preciosidade e pedindo tabela...

Por isso que acho que quando o cara não quer arriscar ou não tem a paciência/conhecimento pra procurar um usado realmente bom ele deve mesmo pegar um zero KM. Do jeito que é a maioria dos usados aqui no Brasil - tem carro com 1 ano de uso e 10mil KM já cheio de galho e parecendo que tem uns 10 anos - a chance é grande do cara financeiramente acabar empatado, pois o que se gasta mais no novo se gasta arrumando os pepinos do usado (com a diferença que se tem menos dor de cabeça no novo no fim das contas).

Mas concordo que o preço dos carros deveria sim ser bem mais barato. Apesar de toda a graça e tudo que representa um carro, é um bem assim como uma geladeira ou um chuveiro. É até ridículo pensar que tem carros com 10, 15 anos que ainda custam tanto quanto um carro novo praticamente equivalente nos EUA justamente porque os novos são tão caros aqui que os usados se tornam um mercado paralelo. Por um lado os nossos usados desvalorizam menos, mas no fim das contas não compensa pois o gap pra um novo é maior que a relativa falta de desvalorização e se fosse tudo mais barato com o mesmo que vale seu carro na situação atual você teria um muito melhor com a situação como nos EUA.

Tem a questão ambiental, mas carros são altamente recicláveis. É melhor o pessoal comprando carros novos que poluem menos e os antigos irem sendo reciclados do que o pessoal comprando os novos de qualquer forma mas tendo uma grande parcela de carros mais antigos e mais poluentes ou em mal estado poluindo pra caramba.

Só que fica difícil cobrar isso se a carga tributária nossa é grande pra tudo. Pagamos caro em roupas, serviços, equipamentos domésticos, móveis, tudo. Acho que só comida tem preço justo por aqui. Lembra que há 2 ou 3 anos atrás comprar um computador bom significava gastar 3 ou 4mil reais? Hoje em dia com 2mil ou até menos você compra uma máquina muito boa e de marca, com o preço quase se equiparando ao dos EUA se convertermos pra dólares. Isso justamente porque o governo reduziu os impostos pra esse setor.

Como os carros são mais custosos e envolvem maior uso de materiais, etc., fica mais na cara isso. Mas a coisa pega bem mais no fundo. A reforma tributária não sai do papel, enquanto não sair vai ser isso aí...



Última edição por Domingos V em Qui 28 maio - 22:28, editado 1 vez(es)

Fabiano

Fabiano

Opa Domingos, na verdade não quis dizer que voce de alguma forma aprova os preços, apenas que sua politica é exatamente essa que voce falou, de pegar um Zero pela distancia de economodos que se tem na maior parte das vezes, é o seu ponto de vista mesmo, e eu respeito.
Agora, eu sou meio que obrigado a usar carros usados por muitos anos, pois o que eu pago numa parcela de 1.000-1.500 reais, eu posso todo mes investi em minha empresa o que me da mais retorno, sempre quando esto nesta situação tenho de botar isso na balança.

http://www.oticainova.com.br

rafiuskis DF

rafiuskis DF

Saiu mais uma da série, agora comparando o preço dos nossos carros vendidos na argentina.
Pra não deixar o tópic muito extenso coloquei só o link da reportagem aki:

http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Mercado_Conteudo.vxlpub?hnid=42291

Estou começando a ver que o problema somos nós, que estamos acostumados com os carros "pelados" vendidos no brasil!
E que pagamos o preço que eles cobram sem nem perguntar oque estamos pagando!
Mad jocolor Mad jocolor Mad jocolor Mad jocolor

rafiuskis DF

rafiuskis DF

deve ser por isso que a industria brasileira esta tão bem . . .

Fabiano

Fabiano

rafiuskis DF escreveu:deve ser por isso que a industria brasileira esta tão bem . . .

Não tem outra explicação para isso.

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

rafiuskis DF escreveu:deve ser por isso que a industria brasileira esta tão bem . . .

Onde mais ganham e onde mais oferecem produtos defasados, inseguros e sem equipados 'básicos'...

Se o brasileiro compra, para que evoluir?

Suspect

http://www.autouniverso.com.br

Convidad


Convidado

Aqui é o paraíso dessas montadoras. Não é a toa que em todos os lugares as vendas estão caindo e aqui os números estão similares aos do ano passado, que foi recorde. Qualquer tranqueira é vendida aqui como a "novíssima geração" de um carro que já está (ou já saiu) no mercado europeu há um bom tempo, e o pior é que as pessoas (a maioria, pelo menos) acreditam realmente que se trata de um novo modelo. Isso sem falar nos preços, que são absurdos se comparados a modelos similares (ou iguais) nos países vizinhos.
Lembro que em 2005 um primo meu, que mora em El Salvador (América Central), comprou lá um Celta 4p 1.0 que tinha ar condicionado e mp3 (o mp3 saiu como equipamento de série) e custou o equivalente a 16.000 reais, enquanto aqui um modelo básico 2p custava 22.000 reais. Como é que pode um carro que sai daqui do Brasil pra ser vendido lá onde o vento faz a curva custar bem menos e ainda ser mais completo que o mesmo carro quando vendido aqui? Claro que tem muito imposto nos carros daqui, mas acho que tembém tem uma margem muito gorda que as montadoras colocam... Prova disso são os descontões que de vez em quando dão nos feirões para eliminar estoques. Será que estão perdendo dinheiro quando colocam Fusion 09/09 (antes da reestilização) pra vender a 64 mil (quando antes estavam vendendo por 83 mil)? Eu acho que não...

Lamentável...

Domingos V


Administrador

O Fusion é um absurdo pois ele vem pra cá custando muito, mas muito menos do que eles cobram. Vejam o preço dele nos EUA e se lembrem que ele não paga imposto de importação...

Mas tem um motivo: os nacionais da categoria são tão caros que não faria sentido deixar de lucrar tanto colocando o preço "certo" dele. Pode ter certeza que se de repente baixasse o preço dos concorrentes dele e baixava ainda mais também.

Sobre carros feitos aqui custando menos lá fora, só prova que os impostos aqui são absurdos mesmo. Ao exportar você ganha desconto ou isenção numa série de impostos. Também acho que a margem de lucro praticada aqui é maior do que a média e isso também atrapalha os preços, mas os impostos são o vilão sem dúvidas.

Fabiano

Fabiano

Pior é que, se eu quiser importar um carro do Mexico eu vou pagar a taxa de importação, as montadoras não, isso acho sacanagem também.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Fabiano escreveu:Pior é que, se eu quiser importar um carro do Mexico eu vou pagar a taxa de importação, as montadoras não, isso acho sacanagem também.

Porque você acha que eles fazem dessa forma? hehehe

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos