Hyundai HB20: detalhes e impressões ao dirigir (156 fotos)
13/09/2012
Por: Redação | 15359317 Comentárioshttp%3A%2F%2Fwww.noticiasautomotivas.com.br%2Fhyundai-hb20-detalhes-e-impressoes-ao-dirigir-156-fotos%2FHyundai+HB20%3A+detalhes+e+impress%C3%B5es+ao+dirigir+%28156+fotos%292012-09-14+02%3A18%3A40Moriahhttp%3A%2F%2Fwww.noticiasautomotivas.com.br%2F%3Fp%3D153593
Você já conhece um pouco mais do
Hyundai HB20, mas ainda temos mais para falar dele, antes mesmo das nossas impressões ao dirigir.
O
Hyundai HB20 estará disponível ao consumidor somente a partir do dia 10 de Outubro em pelo menos 150 concessionários, com previsão de 200 até o final de
2014.
Com cinco anos de garantia sem limite de km (100.000 km para empresas), o
Hyundai HB20 terá preço fixo nas revisões com mão de obra de R$ 150/hora. A revisão deverá ser feita a cada 10.000 km, as duas primeiras são gratuitas. O cliente ainda terá serviços rápidos com revisão em uma hora e agendamento.
A
Hyundai vai fornecer assistência 24 horas no primeiro ano e garante 99% das peças da carroceria, já que são feitas no Brasil. A empresa contará ainda com um centro de treinamento em São Paulo.
O
Hyundai HB20 chega com nove opções de escolha, sendo que três delas possuem motor 1.0 e as demais 1.6. Opção automática somente em duas versões com motor 1.6.
De série, o
Hyundai HB20 vem com instrumentação Supervision Cluster, direção hidráulica, airbag duplo, ar condicionado com filtro e esterilizador (Premium), computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, Isofix, limpador traseiro, abertura interna do tanque, gaveta sob o banco do motorista, espelhos nos para-sóis, entre outros.
Abaixo, temos os itens oferecidos por cada versão e seu respectivo preço sugerido:
Hyundai HB20 1.0 Comfort – R$ 31.995 – Itens acima.
Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus – R$ 33.995 – Mais chave canivete com controle remoto para abertura e fechamento de portas com botão de pânico, travas e vidros elétricos nas quatro portas (one touch motorista e travamento automático em 15 km/h), alarme perimétrico, desembaçador traseiro, acabamento em tecido nas portas.
Hyundai HB20 1.0 Comfort Style – R$ 37.995 – Itens anteriores mais roda de liga leve Octus aro 14, coluna B na cor preta (exceto nas pinturas pretas), porta-óculos, maçanetas na cor do
carro, maçanetas internas e botão do freio de mão cromados, retrovisores elétricos com repetidores de direção, faróis de neblina, “Áudio
Hyundai” (CD/MP3/USB/iPod/Aux/volante multifunção/compartimento de conexões com tampa retrátil), ABS/EDB e alças no teto.
Hyundai HB20 1.6 Comfort – R$ 36.995 – Itens do 1.0 Comfort mais ABS/EDB, painel preto e bancos em tecido azul, retrovisores e maçanetas na cor do
carro e maçanetas internas e botão do freio de mão cromados.
Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus – R$ 38.995 – Itens anteriores mais os itens do 1.0 Comfort Plus.
Hyundai HB20 1.6 Comfort Style – R$ 42.995 (MT) e R$ 45.995 (AT) – Mais os itens do 1.0 Comfort Style, acrescentando-se coluna de direção regulável em altura e profundidade. A versão automática ainda conta com apoio de braço para motorista.
Hyundai HB20 1.6 Premium – R$ 44.995 (MT) e R$ 47.995 (AT) – Todos os itens anteriores mais rodas de liga leve S-Wing aro 15 com pneus 185/60 R15, sensor de estacionamento, alarme sensorial, sensor crepuscular, painel em dois tons com bancos em tom cinza, moldura prateada nos faróis, volante e alavanca em couro, 2 tweeters e banco traseiro bipartido.
O pacote “Áudio
Hyundai” custa R$ 995, enquanto as pinturas metálicas e perolizadas saem respectivamente por R$ 1.045 e R$ 1.245. As opções de cores sólidas são: Preto Onix, Vermelho Tropic e Branco Polar. Já as metálicas são: Prata Metal e Cinza Titanium. Por fim, as perolizadas Preto
Phantom, Azul Ocean e Marrom Clay.
Acabamento geral e conveniência No geral, a posição de dirigir no
Hyundai HB20 é confortável, sendo que o banco do motorista com regulagem de altura ajuda, mas a coluna de direção ajustável melhora ainda mais o posicionamento do condutor, assim como os cintos com regulagem.
O espaço é bom para quem conduz e para o passageiro da frente, mas atrás é reduzido. Totalmente recuados, esses assentos não permitem que uma pessoa de 1,80 m sente atrás sem desviar as pernas para os lados. Lembramos que a plataforma do
Hyundai HB20 tem 2,50 m de entre eixos.
O volante do
Hyundai HB20 tem boa empunhadura e nas versões com couro, melhor sensibilidade. Os comandos de áudio são muito úteis. Os comandos dos vidros elétricos ficam bem posicionados na porta, mas o controle dos espelhos fica no painel, distante da mão do condutor, assim como o botão do computador de bordo, que poderia ser na alavanca do limpador.
Os comandos desta alavanca e dos faróis são bons, assim como o acionamento da buzina, embora a sonoridade seja diferente da maioria dos rivais.
O sistema de áudio do
Hyundai HB20 tem comandos bem definidos e os de climatização, logo abaixo, são de fácil operação. O compartimento que possui conexões do sistema de áudio possui cobertura retrátil, assim como em
carros mais caros.
Há também dois porta-copos no console central – junto do freio de estacionamento – e dois espaço para pequenos objetos. Nas portas do
Hyundai HB20, existem porta-garrafas e objetos, assim como acabamento em tecido de boa textura e plásticos duros, item também presente na concorrência e em larga escala.
Os alto-falantes possuem acabamento moderno, assim como os difusores de ar nas laterais e no painel central. A instrumentação Supervision Cluster do
Hyundai HB20 garante ótima visualização das informações. O sistema de áudio também possui boa visualização das informações.
O porta-luvas do
Hyundai HB20 tem bom espaço (9,3 litros, segundo a
Hyundai), mas o condutor ainda conta com uma prática gaveta abaixo do banco e com forração de tecido. O item é importante, pois o condutor pode ocultar documentos ou itens de interesse nesse espaço, que não pode ser visualizado por fora e nem com a porta aberta.
No teto, a
Hyundai instalou um útil porta-óculos junto das luzes de leitura, mas somente nas versões mais equipadas. A iluminação geral fica em posição central. Há importantes alças de segurança e uma alça para cabide.
Atrás, como já foi dito, o espaço é muito menor que o esperado no
Hyundai HB20, mas o túnel central teve a altura reduzida, tornando menos complicada a vida de quem vai ao meio.
Há apenas dois apoios de cabeça e o banco bipartido somente na versão Premium. O porta-malas tem 300 litros, mas aparenta ter menos. O estepe pode ser de aço ou liga leve, dependendo da versão.
O acabamento geral é bom, embora haja naturalmente muitos plásticos. Em termos de equipamentos, ficamos com o desejo de alguns itens úteis no
Hyundai HB20, tais como piloto automático (especialmente na versão automática), Bluetooth e terceiro apoio de cabeça, por exemplo.
De qualquer forma, o pacote de equipamentos do
Hyundai HB20 oferece praticamente os mesmos itens dos concorrentes, embora alguns deles tenham opcionais bastante sofisticados para o segmento, como por exemplo, mudança de marchas no volante (em versões automatizadas).
Impressões ao dirigirDia quente Una/BA, onde fica localizada a Ilha de Comandatuba. No test drive promovido pela
Hyundai, foram disponibilizadas as versões com motor 1.0 12 V, 1.6 16V e 1.6 16V automática. Todas as opções estavam completas. O motor 1.0 entrega 80/75 cv (etanol/gasolina) e 10,2/9,4 kgfm, na mesma ordem. Já o 1.6 tem 128/122 cv e 16,5/16,0 kgfm, respectivamente.
Andamos primeiro no
Hyundai HB20 1.6 manual. Os (reais) 128 cv parecem bem dispostos no hatch sul-coreano, que rodou muito bem na estrada. Em velocidades de 100 km/h e 120 km/h, o ponteiro marcou 2.800/3.300 rpm, respectivamente.
Pouco ruído do motor pode ser ouvido, já que o bom escalonamento das marchas garante um bom desempenho. As retomadas também foram muito boas. A alavanca tem curso curto e preciso, garantindo maior segurança nas mudanças e suavidade nas trocas. A ré possui trava e é engatada para frente.
O ruído maior durante o trajeto do test drive – estrada com asfalto regular – veio dos pneus, seguido de turbulência e pelo motor, quando muito exigido, geralmente a partir dos 4.000 rpm. A direção é bastante leve em manobras, mas também em velocidade.
Os freios atuaram muito bem – equipados com ABS/EDB – garantindo frenagens seguras e sem maiores preocupações. A estabilidade é boa, assim como o ajuste da suspensão, embora com curso mediano.
Para o dia a dia, o sistema absorve bem as irregularidades. O ajuste feito no
Hyundai HB20 foi bom para poder enfrentar a dureza de nossas vias. A montadora fala em 1,356 milhão de km rodados, sendo 560 mil km só no Brasil.
A visibilidade frontal e lateral é boa, assim como dos retrovisores. É apenas razoável para trás. Em manobras, o sensor de estacionamento ajuda bastante. O ambiente interno se mostrou agradável em viagem, sem cansaço do condutor por causa de dirigibilidade.
Já na versão automática do
Hyundai HB20 1.6, notamos um bom ajuste da transmissão, que possui apenas quatro velocidades. Embora nitidamente mais lentas que o manual, as respostas ficaram dentro do esperado e em velocidades de 100/120 km/h, o ponteiro cravou em 2.600/3.200 rpm, portanto, até deixando o motor trabalhar melhor em cruzeiro.
No entanto, a caixa automática exige muito do 1.6 16V da
Hyundai, elevando bastante o ruído por causa das altas rotações exigidas em reduções ou retomadas. Faltou um controle de cruzeiro para deixar o condutor ainda mais relaxado, apesar do apoio de braço.
Por fim, o
Hyundai HB20 1.0 surpreendeu – mas não pelo desempenho – em termos de ruído do motor. Apenas do ligeiro trepidar em marcha lenta, pouco perceptível dentro do
carro, o 3 cilindros 12V e seus 80 cv (com gasolina cai para 75 cv) trabalham bem e de forma suave.
Com comando VVT (variação de abertura de válvulas), ele garante certa esperteza do
Hyundai HB20 1.0, especialmente acima dos 3.000 rpm. Abaixo disso, ele é preguiçoso.
Nas retomadas, fica ainda mais nítida a enorme distância de 48 cv entre as duas versões do hatch. Em velocidades de 100/120 km/h, o
Hyundai HB20 1.0 registrou 3.400/4.100 rpm, respectivamente, mostrando que seu dia a dia é voltado para o uso urbano.
Na estrada, é preciso reduzir mais marchas e atingir facilmente picos de mais de 5.000 rpm para uma resposta mais segura em ultrapassagens.
Infelizmente, a média de consumo geral não pôde ser obtida com precisão, então somente quando avaliarmos o
Hyundai HB20 por um período mais longo.
A
Hyundai informa ainda que a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,3/9,7 segundos (1.6 manual), 11,0/11,4 (1.6 automático) e 14,9/15,9 no 1.0, sendo todos respectivamente com etanol e gasolina.
A velocidade máxima é de 188/184 km/h no 1.6, 176/174 km/h no 1.6 automático e 160/157 km/h no 1.0 manual. Enfim, esses são os números oficias da
Hyundai para o
HB20.
Para nós, a impressão geral ao volante foi positiva. Daqui para frente, o
HB20 ainda deve sofrer mais alguns ajustes por avaliação dos clientes, o que é natural na indústria automotiva.
Tivemos uma boa impressão do
Hyundai HB20, mas agora será o consumidor que dirá se ele deve ou não estar em sua garagem, e se é de fato aquela opção desejada em relação às marcas tradicionais.
Na semana que vem, outro asiático chega e com promessa de boa relação custo-benefício, aliada à imagem de qualidade da marca. Mais adiante, teremos a reação de uma das quatro grandes, que já está mostrando em partes sua arma “automática”, que tem mira “conectada” em velhos e novos rivais.
Galeria de fotos do Hyundai HB20:
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Viagem a convite da
Hyundai