Andamos no Hyundai brasileiro -- Com desenho esportivo e linhas ousadas, o HB deve agradar o público ao qual se destina: jovens de 25 a 35 anos.
-- Aceleramos as versões do HB que serão fabricadas em Piracicaba a partir de novembro: 1.0 e 1.6 flex.O
carro que a Hyundai vai fabricar em Piracicaba já está pronto. Pequeno,
para disputar com os campões de venda, o HB, como está sendo chamado,
não deve nada aos demais modelos da marca em termos de dinamismo e
beleza. Com um desenho esportivo, para cativar consumidores entre 25 a
35 anos, ele deve causar impacto quando for apresentado ao público, o
que vai acontecer somente no final do ano que vem, quando a fábrica de
Piracicaba iniciar a produção em série.
A
grande diferença em relação aos demais modelos da marca é que o HB é um
carro feito especialmente para o Brasil. Não foi baseado em nenhum
modelo atual. Foi projetado e desenhado na Coréia com a contribuição de
engenheiros brasileiros, onde uma pequena linha e montagem foi
construída especialmente para a produção os protótipos.O
carro está pronto, faltando apenas detalhes de finalização, como as
texturas do painel, do volante, o acabamento, mas as linhas externas e a
mecânica já é definitiva. Acelerei as duas versões do modelo hatch, o
primeiro a ser fabricado no Brasil. Andei primeiro no modelo 1.6 flex,
com álcool no tanque. O combustível foi importado do Brasil para fazer
todos os testes na pista de Namyang, que a Hyundai mantém nesta cidade
que fica a 65 quilômetros da capital Seul.Foi
uma breve avaliação, suficiente para notar o ótimo desempenho do motor
1.6 feito com base no propulsor usado pela Kia no Soul vendido no
Brasil. A potência máxima, no entanto, não foi informada, devendo ser um
pouco superior à do motor do carro da Kia, que tem 130 cavalos, quando
abastecido com etanol. O HB pareceu muito bom de curva e dono de uma
suspensão bem ajustada. Mas o teste foi feito em asfalto liso, sem
saliências na pista, um traçado bem diferente daquele que ele vai
enfrentar no Brasil.Segundo
os engenheiros da montadora ele foi projetado para se dar bem nas
estradas brasileiras, foi levada em consideração não apenas as más
condições das vias, mas as características das ruas do País, que são
cheias de defeitos e lombadas.
O
teste foi feito com o carro camuflado, para que as fotos não revelassem
as linhas externas, mas eu vi o carro por inteiro, que é muito parecido
com as imagens reveladas por alguns sites e revistas brasileiros.A frente é bem agressiva, tem uma grade marcante, com filetes espaçados, faróis com desenho forte, cortados pela tampa do capô.A lateral tem dois vincos longitudinais, formando um desenho que remete à velocidade, dando um aspecto dinâmico ao carro.As
medidas não foram fornecidas, mas a impressão é de um carro muito
espaçoso por dentro, oferecendo bom conforto, especialmente ao motorista
e passageiro da frente. Tem amplo espaço interno dianteiro,
especialmente nas laterais. O carro deverá ter o maior entre eixos da
categoria.
O
1.6 terá como opção o câmbio automático e muito provavelmente terá de
série ABS e airbags dianteiros. Esses dois equipamentos de segurança
serão itens obrigatórios em todos os carros vendidos no Brasil a partir
de 2014.O
HB 1.0 também deve surpreender o consumidor pelo seu bom desempenho e
torque. Também como o 1.6, o motor 1.0 do HB é derivado do motor
utilizado no Picando vendidos no Brasil. Ocorre que a política
industrial da Hyundai é posicionar os modelos da Hyundai um pouco acima
dos da Kia, de forma que o mesmo motor foi redimensionado para equipar o
HB. A potência e o torque, portanto, devem ser superior ao do motor do
Picando. As informações técnicas e as dimensões do carro só serão
divulgadas na época do lançamento.A
Hyundai trouxe para o Brasil nove fornecedores da Coreia, que estão se
instalando junto à fábrica de Piracicaba e já homologou 20 fornecedores
brasileiros. Com isso, garante que vai iniciar a produção do HB, em
novembro no ano que vem, com o índice mínimo de nacionalização exigido
pelo governo, de 65%. Uma fonte da empresa disse que isso só é possível
porque o carro é inteiramente novo e por isso todos os componentes foram
desenvolvidos especialmente para ele. No caso de produção de um carro
já existente, dificilmente poderia iniciar a produção com esse nível de nacionalização.
Os
últimos dos 250 funcionários brasileiros que foram apreender a produzir
o HB na linha montada na Coreia estão retornando ao Brasil por esses
dias e com eles virão as prensas, os robôs, enfim, todos os equipamentos
de produção testados na Coréia, que, a partir de abril, serão usados na
fábrica de Piracicaba.
Até
o final de novembro serão dois mil funcionários na fábrica, para
produzir 150 mil unidades nos primeiros 12 meses, em dois turnos. Quer
dizer: até novembro de 2014 a Hyundai deve produzir e vender, somente no
Brasil, uma média de 12,5 mil unidades mensais.Nesse
número poderá estar incluída a produção da versão sedã do HD, que deve
começar a ser fabricada dentro de um ano, mas dependendo da aceitação da
marca no mercado isso poderá ser antecipado. O terceiro modelo da
marca, um utilitário esportivo feito sobre a mesma plataforma do HB,
deverá chegar somente em 2014.Todos
os carros serão testados na pista que a empresa está construindo junto à
fábrica de Piracicaba, num circuito de três mil quilômetros com cinco
tipos de piso.[size=9][size=7][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=7][size=9][size=7][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=7][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=7][size=7][size=9][size=7][size=7][size=9][size=7][size=7][size=9][b][b][b]Joel Leite
[/b][/b][/b][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size]
[size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][b][size=7][size=9][size=7][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][size=9][b]Siga o joelleite no Twitter[/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/b][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/size][/b]