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Versatilidade é a aposta do novo BMW X1

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Fabiano

Fabiano

Após conquistar o direito de apresentar o BMW X1
antes mesmo de sua estreia mundial durante o Salão de Frankfurt, em
setembro de 2009, a subsidiária brasileira da companhia promoveu na
manhã desta sexta-feira (26) o lançamento propriamente dito do modelo
em nosso mercado, o qual começará a ser vendido nas concessionárias da
marca já na próxima semana.

Para mostrar do que seu SAV, ou Sport Activity Vehicle, como é
classificado pela marca, é capaz, a BMW importará inicialmente a opção
top de linha xDrive28i, com motor 3.0 de 6 cilindros em linha com 258
cv de potência a 6.600 rpm e 31,6 kgfm de torque a 2.600 rpm. Ele é
acoplado a uma transmissão automática sequencial de 6 marchas com opção
de trocas no volante por meio de borboletas, a qual atua em conjunto
com o moderno sistema de tração integral da marca que, apesar de não
possuir reduzida, conta com bloqueio de diferencial e o HDC, que
interrompe a força do propulsor para a roda sem tração, dentre outros
refinamentos tecnológicos.

Além do que já é “obrigatório” na categoria premium, como
ar-condicional digital, direção hidráulica e trio elétrico, o X1 conta
com oito airbags (frontais, laterais e de cabeça), sistema de som HiFi
com entradas auxiliar e USB, controles de estabilidade e tração,
sistema iDrive para controle das funções de mídia e entretenimento e
faróis de xenônio adaptáveis. Outro item de destaque será o sistema de
navegação embutido no painel totalmente adaptado para funcionar no
Brasil.

Segundo nos explicou Celso Fogaça, gerente nacional de vendas da
BMW, as primeiras unidades do X1 xDrive28i custarão R$ 174.900 ainda
como linha 2010 e sem o dispositivo GPS. Entretanto, é bom destacar que
a partir de junho chegarão as primeiras unidades 2011, já com o
navegador de série, o que elevará o preço do xDrive28i para R$ 198.000.
No mês em questão as lojas da BMW começarão a receber o X1 sDrive18i,
que é movido pelo mesmo bloco 2.0 de 150 cv a 6.400 rpm presente no
Série 1, porém terá tração somente nas rodas traseiras. O preço ainda
não foi definido, mas conforme antecipamos ele deverá ficar na faixa dos R$ 120.000 a R$ 130.000.

Pelo menos para a BMW, um de seus concorrentes em termos de porte
e proposta será o Volkswagen Tiguan, que ficou mais barato e agora tem
preço tabelado em R$ 99.900 com motor 2.0 TSI de 200 cv e tração
integral 4Motion. Para valer a diferença de R$ 75 000, o X1
contra-ataca com acabamento sensivelmente mais refinado e com soluções
de praticidade louváveis, como um compartimento para abrigar livros no
porta-malas e um local para colocar garrafas de até um litro nas
laterais das portas.

O porta-malas, aliás, transporta 420 litros de bagagem, mas pode
ter a capacidade ampliada para 480 litros com uma regulagem no ângulo
de inclinação do encosto do banco traseiro. Um dos únicos
problemas em termos de versatilidade é o elevado túnel central traseiro
por onde passa o eixo cardã, que praticamente anula o espaço para as
pernas de um terceiro passageiro adulto no local. A BMW aposta que suas
principais rivais não deixarão o X1 sozinho e aponta o surgimento de
concorrentes como o Audi Q3 e o Mercedes-Benz BLK, suposições da BMW
para um futuro próximo.

Em Interlagos de X1

O Carro Online teve a oportunidade de avaliar o
X1 no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e o resultado a primeira
vista agradou. Com as quatro rodas sempre tracionadas e a boa ajuda da
eletrônica, fica difícil perder o controle do veículo pelas retas e
curvas da pista. Sua direção não é tão direta, mas para fazer a
carroceria do utilitário inclinar é preciso muita vontade – e
velocidade também. Isso é mérito da suspensão multilink na traseira,
cujo 5º braço tem a função justamente de segurar o conjunto nas
situações mais agressivas.

Apesar do bom torque de 31,6 kgfm oferecido pelos 6 cilindros, nas
saídas de curva, principalmente na subida dos boxes, ele levou um tempo
além do esperado para movimentar os 1.685 kg do carro, número que, por
si só, já sacrifica parte do desempenho. De acordo com medições da BMW,
o X1 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6s8, enquanto a velocidade máxima
pode ser limitada em 205 km/h ou 230 km/h em uma configuração opcional.


O X1 conta com aprimoramentos mecânicos da família
EfficientDynamics, que pretende aumentar a eficiência dos modelos da
BMW com a introdução de diversos elementos do carro, que incluem desde
componentes aerodinâmicos até o sistema de regeneração da energia gasta
nas frenagens. Com isso, ainda segundo a BMW, o X1 xDrive28i realiza um
consumo médio de 10,6 km/l com gasolina.


Com uma proposta na medida, nem tão grande como o X5 e com apelo
semelhante ao do X3 em um “corpo” mais enxuto, o BMW X1 sabe conciliar
de forma adequada o que se espera de um carro: conforto, desempenho,
praticidade e versatilidade. Mas bem que podia ser mais barato, não?

Motor 6 cilindros em linha, 24 válvulas, dianteiro, gasolina
Cilindrada 2 996 cm³
Potência 258 cv a 6 600 rpm
Potência específica 86,1 cv/l
Torque 31,6 kgfm a 2 600 rpm
Taxa de compressão 10,7:1
Transmissão Automática sequencial, 6 marchas
Tração Integral
Direção Elétrica
Suspensão dianteira Eixo de dupla articulação
Suspensão traseira Multibraços
Freios dianteiros Discos ventilados com ABS e DSC
Freios traseiros Discos ventilados com ABS e DSC
Rodas Liga leve, 17
Pneus 225/50 R17
Comprimento 4,45 m
Altura 1,54 m
Largura 1,79 m
Entreeixos 2,76 m
Porta-malas 420 Litros
Tanque 63 Litros
Peso 1 685 Kg
Peso/potência 6,5 kg/cv

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Fonte: CarroOnline



Última edição por Fabiano em Dom 28 Fev - 9:23, editado 1 vez(es)

http://www.oticainova.com.br

Fabiano

Fabiano

É quanse um Série 1 Off Road, e pasmem, 20 mil lascas por um GPS é dose, dai eu mando vir da China perto de 200 deles.....

Fora que o carro é sim bonito, porem não consigo ver ele se encaixando em lugar algum, daqui a pouco vão fazer um SUV com 2,5 metros de comprimento, totalmente sem nexo....

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Gostei bastante!
Fora que tem um preço interessante para o segmento - melhor quando vier a versão de 119mil!

O marrom com interior bege fica muito bonito! Só acho que a nossa versão poderia ter vindo com rack.

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

Olha, todos aqui deve saber do meu gosto em especial pela marca BMW, mas ultimamente eles vem fazendo alguns lançamentos fora da casinha, e nesta categoria um XC60 custa menos oferece mais e é mais espaçoso.....

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Olha, gostei mais que as X3 e X5. Verdade a comparação com a XC60 - que eu também prefiro - mas a marca conta muito dependendo da pessoa e suas preferências e ficou um carro bem equilibrado no desing, interior e equipamentos. O preço da versão 4 cilindros é bom para uma BMW que é , entre aspas, SUV.

O GPS de painel que funciona aqui é um ótimo recurso, até agora nem o Fusion V6 foi capaz de vir com o GPS original habilitado. Do preço que ele cobra, a maior parte pode colocar pela mudança de ano-modelo de 2010 para 2011. Deve sair uns 5 mil o GPS. Para a categoria de carro que é e o preço perto dos 200mil reais, isso é - entre aspas - apenas metade de 1 ano de seguro para um carro desses. Deveria ser mais barato mesmo assim, mas com certeza não se compara com qualquer GPS avulso - quanto mais um genérico da China.

KÜLL



BMW vai lançar motor 2.0 twin-turbo com 245 cv no X1

Autor: Moriah - BMW, Europa, Tecnologia

18/01/2011


Era para ser segredo. Era. Agora todo mundo já está sabendo. A BMW vai levar para os motores quatro cilindros a filosofia downsizing já presentes nos motores de seis e oito cilindros da marca. Este novo motor será um 2.0 twin-turbo – mesmo tipo de compressor e turbo que a Volks vai abandonar – que entregará 245 cv ao seu primeiro modelo, o utilitário esportivo X1. A versão será a mesma xDrive28i.

Mesmo assim, segundo fontes da BMW, o motor terá mais torque que os 310 nm dos motores 3.0. Toda essa energia vai surgir a partir dos 1.000 rpm, fazendo com que o X1 xDrive28i tenha média de consumo melhor que 10,6 km/litro na cidade e 12,6 km/litro na estrada, segundo fontes oficiais da BMW. O nível de emissão também será inferior no novo motor. A expectativa é que os motores 3.0 aspirados saiam de linha para dar lugar aos 2.0 twin-turbo. Com certeza esse X1 turbinado será mais divertido de andar.

[Fonte: Autoweek.nl]

FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/bmw-vai-lancar-motor-2-0-twin-turbo-com-245-cv-no-x1/
http://www2.uol.com.br/bestcars/un13/344-bmw-x1-28i.htm

COMENTÁRIOS: Este novo motor tem amplas implicações que a imprensa especializada parece não perceber, ou não comenta agora para falar depois. Primeiro, o fato do mesmo ser uma unidade de primeira linha no conceito downsizing, com 245 cv e um torque enorme a baixos giros, se colocando em pé de igualdade com a VW/Audi e seu premiadíssimo 2.0, agora com novo bloco e partindo de 211 cv e chegando a 264, assim como os supreendentes coreanos com seu 2.0 turbo de 254 hp. Segundo, com esta potência e torque, ele praticamente ACABA com o seis cilindros em linha de 2,5 litros, em tese o substituindo com vantagens. Terceiro, o mesmo, pelo que se comenta, é fruto de uma nova família, cujo primeiro membro seria o novo motor 1.6 do Mini SUV, havendo para o futuro um 1.8 turbo. Quarto, dependendo de a quantas anda o acordo com a PSA, não duvidem que tal motor, seja o 2.0, seja o 1.8 apareçam logo, logo no Peugeot 508 e no Citroën C5 em versões top. Por fim, mas não menos importante, confirmando-se a fábrica da marca por aqui, caso se opte pela fabricação do Série 3 novo, a ser lançado no fim do ano, como os carros da marca, como de todos os importados de luxo, não passam por longos e às vezes duvidosos longuíssimos períodos de tropicalização, em um ano tal fábrica poderia ser erguida e dela poderiam sair o 328 com o novo motor e um "320" com o 1.8, carros de luxo, sem os 35% do I.I. e ainda pagando menos IPI por conta da cilindrada.

Fabiano

Fabiano

E a quanto voce acha que poderia ser oferecido uma Serie 3 com motor 2.0 fabricado no brasil emcomparação aos 120 mil de uma importada?

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Primeiro, eu fiquei em dúvida de colocar o post aqui ou no outro, "BMW made in Brasil", pois a questão, caso eu esteja certo, E EU CREIO QUE SIM, não é o quanto um eventual BMW feito no Brasil (eu aposto no Série 3, o que mais vende aqui), mas o quanto que a fábrica poderia jogar com a redução de preço conseguida num modelo brazuca, para também reduzir o preço de outros modelos, pois se o ganho for todo colocado no Série 3 (partindo do princípio que seja ele o modelo a ser feito aqui), poderia inviabilizar em termos de preço o Série 1. Mas estando eu correto, eu creio que a marca iria reduzir um tanto o preço do Série 3, digamos uns 95 o modelo "basico" (1.8 turbo?), ficando o 328 de 100 a 110 em uma versão completa e daí para cima, com personalizações mais detalhadas e distribuir o ganho entre o Série 1, o X1 e até mesmo uma eventual versão do X3, pois com alguma redução de preço dos mesmos, que seria amplamente anunciada na mídia, poderia-se alavancar as vendas destes modelos, que por sinal compartilham muito com o Série 3 e criar uma massa crítica de clientes que, no futuro, iriam para modelos "seis canecos" do próprio Série 3, X3, Série 5, etc. ISSO É O QUE EU FARIA.

R8V

R8V
Administrador

É bem possível.

KÜLL



Estão estreando no X1 na Europa novos motores. Fora o 2.0 turbo com 241 cv, agora um 2.0 Diesel e este mesmo 2.0 a gasolina com 180 cv. No lançamento do X3 deram até o preço do motor "menor", que nunca apareceu. Creio que logo, logo, tanto o X1, quanto o X3 já estarão por aqui com estes novos 4 cilindros, inclusive desfrutando de impostos menores.

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