Quanto custa um carro compacto 4 portas equipado de série com recursos
como airbags, freios ABS, ar-condicionado, sensor de estacionamento,
rodas de liga leve, rádio integrado, entre outros? Um Renault Sandero
1.6 em configuração semelhante, por exemplo, sai por R$ 44.140. Já o
Volkswagen Fox 1.0, com os mesmo itens, custa R$ 44.020. O Chery Face,
lançamento da marca chinesa no Brasil, vai para sua garagem com isso
tudo e muito mais por R$ 31.900. Qual é o milagre?
Os baixos
custos com matéria prima e mão-de-obra na China são os principais
segredos para alcançar tal valor. Fabricado em Wuhu, em uma das maiores
linhas de montagem de carros do país, o Chery Face, nas palavras de Luis
Curi, presidente da marca no Brasil, é a “grande aposta” da marca para
se consolidar no mercado nacional. Até o final deste ano, a empresa
espera vender mais de 10.000 carros, entre os modelos das gamas Cielo,
Tiggo e o modelo estreante.
Os carros chineses estão seguindo a
mesma história da indústria automotiva japonesa e sul-coreana, que
nasceram desacreditadas e se tornaram gigantes com produtos de qualidade
atualmente inquestionável. Porém, a China precisa correr. E isso já
está acontecendo. O Chery Face, segundo Curi, foi desenvolvido
respeitando o gosto do público ocidental, e mostra uma relativa evolução
em relação aos veículos oriundos da região já à venda por aqui. Mas é
evidente que ainda é preciso melhorar mais.
O Face vem equipado
somente na opção com motor 1.3 16V a gasolina de 84 cv a 5.750 rpm e
11,4 kgfm de torque a 4.500 rpm. Durante nosso test-drive com o modelo,
realizado a convite da marca em estradas pelos arredores da cidade de
Itú (SP), o propulsor se mostrou suficiente para o carro. Não empolga,
mas também não lhe deixará na mão durante uma ultrapassagem. “A versão
com motor flex chegará na segunda metade de 2011”, garantiu Curi. Ponto
também para o câmbio manual de 5 marchas, que tem bons engates.
De
um modo geral, o Face é um carro agradável de conduzir. Mas uma freada
mais forte faz a traseira balançar demais, apesar da ação dos freios
ABS. Isso é uma das mazelas da busca por mais conforto, conseguida a
partir do amaciamento da suspensão traseira, no caso composta por um
eixo rígido com braços arrastados e amortecedores pressurizados. A
Chery, no entanto, ainda não divulga dados de desempenho e consumo do
lançamento.
O modelo também conta com um visual interessante.
Suas linhas foram traçadas no estúdio italiano Bertone, que já desenhou
modelos consagrados como o Fiat Panda e o Lamborghini Miura. Toda essa
experiência em criação automotiva fez do Face um carro bem resolvido.
Uma única exceção a sua cara é o detalhe da fina grade frontal, que
deixa a mostra o chassi. Fora isso, nenhum problema de encaixe de peças
ou falhas graves de acabamento, erros muitas vezes associados aos carros
chineses.
O visual externo agradável e a motorização
satisfatória, porém, se opõem ao interior. Aqui o Face mostra que é
barato. Os plásticos do painel e volante dão impressão de qualidade
inferior, mas por outro lado o console central vem com porta-copos
retrátil e rádio MP3 player com entrada USB integrado. Os bancos também
possuem revestimento de boa qualidade e o assoalho conta com tapetes de
série. Alavanca de freio de mão, no entanto, nem aqui, nem da China. O
lançamento possui um sistema diferenciado, cujo acionamento é feito com
as pontas dos dedos. É um arrojo descabido ao carro. Para puxar o manete
é preciso enfiar a mão inteira entre os bancos e o espaço é apertado.
Já
o interior conta com bom espaço para quatro ocupantes, mas o
porta-malas tem diminutos 190 litros de capacidade volumétrica. Para
compensar, o Face pode ter a fileira de assentos traseira repartida ou
inteiramente rebatida, aumentando o compartimento para 460 l. Esses
recursos, que aparentemente parecem simples, em muitos rivais do modelo
chinês são itens opcionais e custam caro.
O valor do Face,
claro, é irresistível. O modelo possui todos os recursos de um compacto
nacional top de linha e seu visual tem forte apelo. A Chery garante
assistência total, tanto que dá 3 anos de garantia ao veículo e possui
um programa de revisões periódicas com preço fixo. Além disso, a empresa
garante que abrirá mais 30 concessionárias por todo o Brasil, dobrando o
número para 60 pontos oficiais. Comprá-lo ou não, depende apenas de uma
questão de confiança do consumidor. Algo que o dinheiro não compra tão
fácil.
Fonte: CarroOnline
como airbags, freios ABS, ar-condicionado, sensor de estacionamento,
rodas de liga leve, rádio integrado, entre outros? Um Renault Sandero
1.6 em configuração semelhante, por exemplo, sai por R$ 44.140. Já o
Volkswagen Fox 1.0, com os mesmo itens, custa R$ 44.020. O Chery Face,
lançamento da marca chinesa no Brasil, vai para sua garagem com isso
tudo e muito mais por R$ 31.900. Qual é o milagre?
Os baixos
custos com matéria prima e mão-de-obra na China são os principais
segredos para alcançar tal valor. Fabricado em Wuhu, em uma das maiores
linhas de montagem de carros do país, o Chery Face, nas palavras de Luis
Curi, presidente da marca no Brasil, é a “grande aposta” da marca para
se consolidar no mercado nacional. Até o final deste ano, a empresa
espera vender mais de 10.000 carros, entre os modelos das gamas Cielo,
Tiggo e o modelo estreante.
Os carros chineses estão seguindo a
mesma história da indústria automotiva japonesa e sul-coreana, que
nasceram desacreditadas e se tornaram gigantes com produtos de qualidade
atualmente inquestionável. Porém, a China precisa correr. E isso já
está acontecendo. O Chery Face, segundo Curi, foi desenvolvido
respeitando o gosto do público ocidental, e mostra uma relativa evolução
em relação aos veículos oriundos da região já à venda por aqui. Mas é
evidente que ainda é preciso melhorar mais.
O Face vem equipado
somente na opção com motor 1.3 16V a gasolina de 84 cv a 5.750 rpm e
11,4 kgfm de torque a 4.500 rpm. Durante nosso test-drive com o modelo,
realizado a convite da marca em estradas pelos arredores da cidade de
Itú (SP), o propulsor se mostrou suficiente para o carro. Não empolga,
mas também não lhe deixará na mão durante uma ultrapassagem. “A versão
com motor flex chegará na segunda metade de 2011”, garantiu Curi. Ponto
também para o câmbio manual de 5 marchas, que tem bons engates.
De
um modo geral, o Face é um carro agradável de conduzir. Mas uma freada
mais forte faz a traseira balançar demais, apesar da ação dos freios
ABS. Isso é uma das mazelas da busca por mais conforto, conseguida a
partir do amaciamento da suspensão traseira, no caso composta por um
eixo rígido com braços arrastados e amortecedores pressurizados. A
Chery, no entanto, ainda não divulga dados de desempenho e consumo do
lançamento.
O modelo também conta com um visual interessante.
Suas linhas foram traçadas no estúdio italiano Bertone, que já desenhou
modelos consagrados como o Fiat Panda e o Lamborghini Miura. Toda essa
experiência em criação automotiva fez do Face um carro bem resolvido.
Uma única exceção a sua cara é o detalhe da fina grade frontal, que
deixa a mostra o chassi. Fora isso, nenhum problema de encaixe de peças
ou falhas graves de acabamento, erros muitas vezes associados aos carros
chineses.
O visual externo agradável e a motorização
satisfatória, porém, se opõem ao interior. Aqui o Face mostra que é
barato. Os plásticos do painel e volante dão impressão de qualidade
inferior, mas por outro lado o console central vem com porta-copos
retrátil e rádio MP3 player com entrada USB integrado. Os bancos também
possuem revestimento de boa qualidade e o assoalho conta com tapetes de
série. Alavanca de freio de mão, no entanto, nem aqui, nem da China. O
lançamento possui um sistema diferenciado, cujo acionamento é feito com
as pontas dos dedos. É um arrojo descabido ao carro. Para puxar o manete
é preciso enfiar a mão inteira entre os bancos e o espaço é apertado.
Já
o interior conta com bom espaço para quatro ocupantes, mas o
porta-malas tem diminutos 190 litros de capacidade volumétrica. Para
compensar, o Face pode ter a fileira de assentos traseira repartida ou
inteiramente rebatida, aumentando o compartimento para 460 l. Esses
recursos, que aparentemente parecem simples, em muitos rivais do modelo
chinês são itens opcionais e custam caro.
O valor do Face,
claro, é irresistível. O modelo possui todos os recursos de um compacto
nacional top de linha e seu visual tem forte apelo. A Chery garante
assistência total, tanto que dá 3 anos de garantia ao veículo e possui
um programa de revisões periódicas com preço fixo. Além disso, a empresa
garante que abrirá mais 30 concessionárias por todo o Brasil, dobrando o
número para 60 pontos oficiais. Comprá-lo ou não, depende apenas de uma
questão de confiança do consumidor. Algo que o dinheiro não compra tão
fácil.
Motor | 4 cilindros em linha, 16 válvulas, transversal, dianteiro, gasolina |
Cilindrada | 1 297 cm³ |
Potência | 84 cv a 5 750 rpm |
Potência específica | 64,6 cv/l |
Torque | 11,4 Kgf.m 3 500 - 4 500 rpm |
Taxa de compressão | 10,8:1 |
Transmissão | Manual, 5 marchas |
Tração | Dianteira |
Direção | Hidráulica |
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora |
Suspensão traseira | Eixo rígido |
Freios dianteiros | Discos |
Freios traseiros | Tambores |
Rodas | Liga leve, 14 polegadas |
Pneus | 175/60 R14 |
Comprimento | 3,70 m |
Altura | 1,56 m |
Largura | 1,57 m |
Entreeixos | 2,39 m |
Porta-malas | 190 Litros |
Tanque | 46 Litros |
Peso | 1 040 Kg |
Peso/potência | 12,3 Kg/cv |
Fonte: CarroOnline