Até agora, fora a confirmação de apenas um motor, o 1.6 16v (acho insuficiente normalmente, mas quando comparado ao Idea Adv, com o E.Torq 1.8...) e das versões, GL. GLX e Exclusive, NADA MAIS se revelou até o presente momento.
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Aircross já é fabricado em Porto Real/RJ20/07/2010 17:14 -
Fotos Divulgação
SUV compacto é aposta da Citroën para ampliar sua participação no mercado nacional
da Redação
O aguardado Citroën Aircross teve sua produção iniciada no Centro de Produção de Porto Real, na região sul do Estado do Rio de Janeiro. Desta unidade, o SUV compacto será exportado para países como Argentina, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Costa Rica e outros que ainda serão definidos.
A planta de Porto Real recebeu investimentos totais que chegam a 180 milhões de euros, cerca de R$ 416 milhões.
As expectativas da fabricante francesa são que de o modelo alcance um número de 2.500 unidades comercializadas por mês. Assim, ele incrementaria em 1% a participação de mercado da marca, que hoje estabiliza em torno de 2,5%. Com o Aircross, a PSA Peugeot Citroën espera superar a barreira de 85 mil unidades o Brasil.
"Estamos muito felizes e orgulhosos com a produção local do Citroën Aircross. Ela demonstra nosso compromisso com o país e nossa vontade de continuar a crescer de forma consolidada", revelou Ivan Ségal, diretor geral da Ciroën Brasil.
Todas as unidades do modelo, inclusive as para exportação, serão equipadas com o motor 1.6 16V Flex também produzido no complexo industrial de Porto Real. O propulsor de 1.597 cm3 pode desenvolver 110 cv com gasolina e 113 cv abastecido com etanol, sempre a 5.800 rpm. Seu torque máximo é de 14,4 kgfm a 4 mil rpm com gasolina e 15,8 kgfm a 4.500 rpm com etanol. A Citroën estuda aplicar futuramente um motor 2.0 16V Flex com potência de 151 cv.
O Aircross chega às concessionárias da marca no início de setembro, quando mostra ao público seu visual "off-road de vitrine". No exterior, o modelo revela faróis inspirados no C3 Picasso francês, além de grade dianteira inspirada no DS3 e faróis de neblina destacados, garantindo uma identidade visual exclusiva para o modelo que será comercializado apenas na América Latina.
O "espírito fora-de-estrada" se mostra presente no Air Cross graças a suspensão elevada em razão do pneu de uso misto Pirelli 205/60 R16 – também utilizado em pick-ups médias –, e ainda pelo interessante rack de teto, que começa no capô e termina na parte traseira.
No interior, assim como os membros da família Adventure, da Fiat, o Air Cross conta com um inclinômetro frontal e lateral, e ainda uma bússola digital. Ambos quase que decorativos, já que dificilmente o proprietário do veículo vai colocá-lo em um lamaçal. O painel de instrumentos aparece com três mostradores circulares independentes, e o volante de couro, com detalhes em cromado, também são destaques de seu interior.
Entre os concorrentes, o Aircross chega ao mercado nacional para enfrentar Fiat Idea Adventure, Volkswagen CrossFox e Ford EcoSport.
FONTE: http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2010/07/20/aircross-ja-e-fabricado-em-porto-realrj
COMENTÁRIOS: Primeira nota que leio até agora com mais algum conteúdo sobre o carro. O que eu quero destacar é o INVESTIMENTO: 180 milhões de euros, para um carro TOTALMENTE NOVO, à exceção de motor e provavemente câmbio, lembrando que desta plataforma ainda teremos o C3 Picasso "civil", o C3 novo e ao menos o 208 da Peugeot. Pergunto então COMO montadoras como a GM e VW divulgam valores que beiram a conversa de um louco quando o assunto é um carro totalmente novo para o nosso mercado?