A Fiat já recebe os primeiros motores FTP MultiAir. Essa primeira leva provalvemente deverá ser usada para testes nos modelos produzidos em Betim. O projeto 327 deve ser um dos primeiros modelos a ser testado com o novo propulsor. O flagra foi feito por um amigo e leitor do Autos Segredos, entretanto ele não quer ser identificado.
O MultiAir é uma combinação de sistemas hidráulico e eletrônico. O uso inteligente da eletrônica, cada vez mais em alta nos tempos atuais, permite controlar o ar cilindro a cilindro, ciclo a ciclo. Ou seja, além de regular o combustível eletronicamente, a quantidade de ar será dosada de acordo com a necessidade exata do motor. O sistema é tão sofisticado que pode variar essa dosagem durante uma combustão. Pode até injetar múltiplas vezes durante um ciclo. Entre as vantagens, o controle da autoignição, a chamada batida de pino. Importante num país em que nunca se sabe a quantas anda a qualidade do combustível. Tecnicamente, ele funciona substituindo o acionamento mecânico das válvulas de admissão (o cames do eixo de comando) por um sistema hidráulico com controle eletrônico. O resultado está nos números. A potência é aumentada em 10%. O torque, em 15%. O consumo tem redução de 10% e pode chegar aos 25% se o motor utilizar o conceito downsizing.
Fotos Anônimo/Especial para o Autos Segredos
FONTE: http://autossegredos.blogspot.com/2009/10/fiat-ja-recebe-os-primeiros-motores-ftp.html
Que a Fiat já vinha recebendo os motores Tritec já havia sido noticiado uns dois meses atrás pela Auto Esporte. Aqui, a grande notícia é que estes já seriam motores MultiAir, ou seja, equipados com o sistema da Fiat que faz aquilo que a injeção direta faz mas sem as limitações desta. Sempre imagineir que teríamos por aqui primeiro os Tritec "normais" e apenas uns dois anos depois apareceriam motores com o MultiAir. SE os Tritec, de cara, já tiverem este sistema, serão sem dúvida as unidades motrizes mais modernas do Brasil, parelhas com o que de melhor se faz lá fora. Competidores de mesmo nível, só mesmo os japoneses e os Sigma da Ford; 'tadinhos da GM e da VW ('tadinhos em termos, bem entendido).