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Ford investirá em motores de 2 e 3 cilindros

4 participantes

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Fabiano

Fabiano

A Ford, uma das empresas automobilísticas norte-americanas que
melhor conseguiu lidar com a crise do mercado financeiro, anunciou em
maio que irá a investir em uma nova linha de motores mais eficientes e
econômica chamada EcoBoost.
Mantendo o foco no menor consumo de combustível, Barb Samardzich,
vice-presidente da engenharia de motores da Ford dos Estados Unidos,
anunciou que a empresa começará a investir também em motores turbo de 2
ou 3 cilindros com deslocamento de 1 000 cm3 ou até menor.

Tais propulsores de pequeno porte deverão ser produzidos para
equipar modelos compactos, bem aceitos no mercado europeu e em países
emergentes, como o Brasil. Samardzich não divulgou a data de lançamento
dos novos propulsores.

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Eles não devem passar nem perto dos EUA heheh.

Mas acho uma boa idéia para a Europa, já que lá modelos de até 1.2 litros são bem aceitos e quanto mais desempenho extraírem com menos consumo é melhor. Um 3 ou 2 cilindros tem menos atrito, menos partes móveis, é mais compacto, mais leve e em termos de suavidade um 1.0 2 cilindros é tecnicamente muito parecido com um 2.0 4 cilindros.

Aqui no Brasil não aposto muito na idéia, visto que qualquer coisa que fuja dos 4 cilindros com 8 válvulas e bloco de ferro começa a ser mal vista...

Fabiano

Fabiano

É verdade, meu tio que é mecanico e GM na veia, sempre fala que se ele pudesse colocaria um motor Zetec 2.0 16v num vectra que segundo ele é o melhor motor que temos no Brasil na opinião dele, e que todo motor GM 16V é uma bucha.

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



02/06/2011 - 17h08

Ford vai lançar motor 1.0 EcoBoost no fim do ano

da Redação

A Ford é continua a investir no "downsizing", movimento que boa parte das montadoras está seguindo e que consiste em lançar motores de menor capacidade cúbica, mais econômicos, pouco poluentes, porém potentes. A empresa anuncia que vai lançar um bloco 1.0 EcoBoost ainda este ano.

O bloco terá três cilindros, injeção direta de gasolina e turbocompressor. Sua potência deve ficar próxima a do atual 1.6 aspirado, que tem 120 cv (cavalos). Já o consumo médio vai chegar perto dos 20 km/l. O primeiro modelo a receber o 1.0 EcoBoost será o Fiesta.

Além do motor, a Ford também está desenvolvendo uma transmissão automática de oito velocidades. De acordo com a empresa, o câmbio será primeiro da classe em termos de suavidade e velocidade das trocas de marchas. A caixa possivelmente fará sua estreia no Mondeo reestilizado, esperado para outubro no Salão de Frankfurt (Alemanha).

FONTE: http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item38536.shl

COMENTÁRIOS: Ou seja, o "nosso" motor Sigma, que já é inferior, em termos de tecnologia embarcada, ao motor vendido nos EUA (feito aqui), Europa e China já vai ficar para trás. I NÓIS?

R8V

R8V
Administrador

É, ficamos para trás outra vez....

Domingos V


Administrador

Bom, mas acho que aqui a aceitação desse motor seria muito baixa. Vão lembrar dos 1.0 turbo da VW, embora esse seja uma história completamente diferente. A Ford ou teria que se esforçar em fazer o motor fazer sucesso ou poderia terminar com uma grande rejeição desses modelos.

Por enquanto acho que vão apostar em motores mais tradicionais mesmo. No futuro, quem sabe o mercado aceita mais essa inovação.

Na Europa, por exemplo, Fiat 500 com o motor 2 cilindros é algo tão desejado que até anda em falta algumas vezes...

Fabiano

Fabiano

No meu ver essa onda de Downsizing, o que precisa mudar é parar de vender carro com motor 1.0 de 120cv, e sim começar a vender carro pequeno com 120cv, aposto que muito de rejeição se da por olharem para o carro como carro com motorzinho, sendo mais claro, os carro deveriam parar de enfatizar a cilindrada e mais a potencia, rendimento, poluição e torque.......

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Sim. Apesar que no Brasil essa da cilindrada é um preconceito que já está desaparecendo. Em partes do mundo, cilindrada virou que nem frequência de processador: nem se fala mais, o que importa é a prestação.

As BMWs no exterior, por exemplo, quase sempre não batem mais o número com a cilindrada (como 330 com 3.0) e sim com a potência e muitas vezes uma mesma cilindrada dá origem a uma enormidade de versões para economia, performance ou mesmo as duas coisas.

Mas ajudaria mesmo no começo a ter alguns modelos quebrando o paradigma de motorzinho. E no futuro virariam versões divertidas a um baixo custo e com baixas emissões e consumo, da mesma forma que o 500 com motor 2 cilindros turbo está virando. Ele tomou completamente a cena do modelo 1.4 de 100cv, sendo considerado o motor perfeito para o carro para quem busca um pequeno divertido. Inclusive deixou os concorrentes sem capacidade de concorrer, pois não oferecem nada similar no momento.

Fabiano

Fabiano

E este tipo de coisa a Fiat vai fazer a concorrencia sentir aqui também, deixa eles lançarem o MultiAir......

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Domingos V


Administrador

Sim, se souberem trabalhar nisso e lançar num bom momento, vão ter uma grande vantagem que será exclusiva da sua marca. Já vejo alguns modelos sendo chamados pelo nome do motor, como aconteceu com o Escort Zetec. Imagina o sucesso que uma versão barata do novo Uno com um motor potente e super econômico não faria...

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