A Fiat informou em Turim nesta quarta-feira (17) que exibirá no
Salão de Genebra um novo motor para equipar o modelo 500 vendido na
Europa. O propulsor em questão, um 2 cilindros 0.9 turbo com TwinAir –
variante do sistema MultiAir fornecido pela FPT – foi desenvolvido para ser econômico e emitir baixos níveis de poluentes.
Inicialmente, segundo a empresa italiana, apenas uma versão do
motor estará disponível, sendo capaz de gerar 85 cavalos de potência e
emitir menos de 100 g CO2/km. Outras duas variantes serão
disponibilizadas futuramente, afirmou a Fiat. Uma delas será aspirada e
produzirá 65 cv, enquanto a outra, mais potente e também turbo,
entregará 105 cv.
O único motor com dois pistões movido a gasolina utilizado em
automóveis atualmente é o propulsor do Tata Nano, um 0.6 que
desenvolve 33 cv.
A técnica do downsizing – em que as empresas visam produzir motores menores e mais eficientes – utilizada pela Fiat visa enquadrar a emissão de CO2 da marca nas normas previstas para 2012. Atualmente, a versão menos poluente do Fiat 500, chamada de PUR-02, lança 113 g/CO2 por km. A empresa ainda não revelou quantos propulsores pretende produzir por ano.
Motor 2 cilindros da FPT
Fonte: CarroOnline
Salão de Genebra um novo motor para equipar o modelo 500 vendido na
Europa. O propulsor em questão, um 2 cilindros 0.9 turbo com TwinAir –
variante do sistema MultiAir fornecido pela FPT – foi desenvolvido para ser econômico e emitir baixos níveis de poluentes.
Inicialmente, segundo a empresa italiana, apenas uma versão do
motor estará disponível, sendo capaz de gerar 85 cavalos de potência e
emitir menos de 100 g CO2/km. Outras duas variantes serão
disponibilizadas futuramente, afirmou a Fiat. Uma delas será aspirada e
produzirá 65 cv, enquanto a outra, mais potente e também turbo,
entregará 105 cv.
O único motor com dois pistões movido a gasolina utilizado em
automóveis atualmente é o propulsor do Tata Nano, um 0.6 que
desenvolve 33 cv.
A técnica do downsizing – em que as empresas visam produzir motores menores e mais eficientes – utilizada pela Fiat visa enquadrar a emissão de CO2 da marca nas normas previstas para 2012. Atualmente, a versão menos poluente do Fiat 500, chamada de PUR-02, lança 113 g/CO2 por km. A empresa ainda não revelou quantos propulsores pretende produzir por ano.
Motor 2 cilindros da FPT
Fonte: CarroOnline