SOBRE A HYUNDAI NÃO REAGIR: Acho que a questão é que, queira-se ou não, a CAOA fez e faz um excelente trabalho com a marca; a empresa "criou" a Hyundai do nada, portanto, com todas as ressalvas sabidas, faz um bom trabalho. O cara da CAOA também não é trouxa e fez com a Hyundai mais ou menos o que ele queria fazer com a Renault: conseguiu um contrato favorável para sí e enquanto o mesmo vige, aumenta sua influência, seja com a construção da fábrica goiana, seja comprando mais concessionárias, ainda que usando expedientes para lá de duvidosos (lembram quando eu contei o que foi feito aqui em Rib. Preto? Ele está repetindo a jogada por aí a fora). Como a operação deve dar lucro à empresa lá fora, não denigre de forma contundente a imagem da marca, deve ser difícil fazer alegações para quebrar o contrato. Por fim, será que a Hyundai HOJE tem cacife ($$$) para quebrar este contrato? A indenização à CAOA provavelmente seria absurda. Fora que, dependendo de como for este contrato, pode se arrastar por DÉCADAS e aí, com tantas concessionárias na mão da importadora, iria ser outra briga judicial.
Vamos combinar que honestidade não é uma certeza do relacionamento da CAOA com seus parceiros, o passado já demonstrou isso.
Uma questão que até hoje eu não ví ser resolvida é a questão dos faróis do Sonata, que em todos os anúncios da empresa são citados como sendo de xenônio e não tem lavador, COMO A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA EXIGE, portanto, como fica o consumidor se for multado por conta de utilizar um bem que é vendido aqui em desacordo com a legislação nacional? A GM não vende o Camaro com xenônio porque nos EUA o mesmo também não tem lavadores, apesar de lá haver neve. Fora os absurdos de prêmios auto atribuídos, de qualidades levianamente citadas, há também este tipo de questiúncula, que eventualmente vai dar encrenca. Pode ser que a empresa lá fora esteja dando corda para o senhor CAOA se enforcar, mas com certeza, eles sabem de tudo isso e muito mais.