PSA lançou o 206,5 ( e ainda lançou o Passion especiamente p os emregentes) e vendeu por um bom tempo o C4 VTR de 2006.
O 206,5 é a pior ofensa que uma montadora poderia fazer , pois ilude o consumidor incauto, dando a impressão q está comprando algo q está em sintonia c a Europa; anteriormente (em 2004) fez pequenas alterações no 206 e nomeram de "nova geração".
O q ocorreu com a Renault, é q a marca vinha amargando prejuízos seguidos , e na sua subsidiária , possuía uma linha q poderia dar certo no país, e a baixo custo , logo, aumentando o lucro.Ou por acaso alguém acha q as fabricantes de automóveis são filantrópicas ?
A linha da Renault propriamente dita, possui um desing meio particular , o q acarreta em difícil aceitação aqui no país; dessa forma, tiveram q alterar a estratégia, q aliás, de tantos erros não sei como a marca ainda consegue vender no país.
Via de regra, carro francês (Citroen, Peugeot,Renault) são vistos com desconfiança,citarei alguns motivos. A VW foi a primeira fábrica a montar automóveis aqui no Brasil ( a Chevrolet veio primeiro em 1918, mas fabricava geladeiras, li numa QR), inicialmente com a Kombi, depois com o Fusca.
Posteriormente, veio o Gordini para concorrer com o Fusca. A VW , a fim de manter sua liderança no mercado ( nessa época 50-70, chegou a ter 60% de participação nas vendas) , deu um apelido ao Gordini : leite glória, desmancha sem bater.
Digamos q o "apelido" pegou. A fim de desmanchar essa situação, colocaram o Gordini numa prova de duração, o veículo capotou e quase acabou de vez com a tentativa.Por fim, deu tudo ok, e então ( isso q poucos sabem/lembram) afirmavam : Gordini, o carro não desmancha nem batendo.
Fonte do q afirmo: Salles( teve uma época q ele tinha uma coluna na QR, se não me engano, início dos anos 2000).
Posteriormente, a Renault veio ao Brasil no início das importações , com a CAOA. Em meados da década de 90, a Renault resolveu assumir as importações aqui no Brasil para depois construir a fábrica, onde começou a produzir Scénic e Clio.
A transição entre CAOA e Renault não foi exatamente amigável, e a história do leite glória, maldosamente, foi lembrada.
Também temos q lembrar q a Renault foi a primeira a popularizar o air bag no país.Infelizmente, talvez por falta de cultura do povo ou por falta de esclarecimento, começou àquela : O air bag da Renault não funciona.
Ao menos nos casos q soube, nem era p ter sido acionados.Ex: um dos primeiros dessa onda "air bag Renault não funciona" foi o proprietário de um Kangoo, q diz ter batido seu carro a 70 km/h na traseira de outro veículo e q o air bag não abriu.
Danos no Kangoo: o símbolo da marca Renault ficou amassado.
Sendo q air bag depende de desaceleração do veículo e ângulo do impacto : nem tinha por quê abrir mesmo.
As concessionárias da marca,também não auxiliam , pois atendem mal e poderiam estar melhor preparados.Concessionárias boas:existem , ao menos aqui no RS ,consegui encontrar 1.
Exemplo: algumas chegam a utilizar o óleo errado..
Ainda assim, as autorizadas são melhores q as vw,gm, Fiat, Ford; e sei do q falo.
Outra coisa q não ajuda: a Renault não libera muitas informações acerca da engenharia de seus motores, o q causa antipatia dos mecânicos particulares, q encontram facilmente informações de VW,Fiat , etc.
Também não é qualquer um q sabe mexer nos carros da Renault , por exemplo:tenho uma amiga q possui um Clio 2001, q tem um conhecido defeito no sensor de rotação, peça q cista de 40-70 reais.O q o infeliz do meXânico fez:mexeu no sistema de injeção....
Voltando à questão do mercado : cada um se porta de maneira bastante particular ; independente de gostar do Corolla , é um carro de boa qualidade; porém a Toyota não o vende em certos mercados da Europa, por ser um carro "barato".
Concordo q o Mégane é o único representante da Renault, e bem possível q continue assim, pois a marca irá atualizá-lo e talvez venha o hatch - o q fiquei surpreso, pois os hatchs médios não estão vendendo tão bem assim, embora tenham dado sinais de recuperação.
Carro é bom ou ruim conforme a necessidade do mercado e do consumidor.
O q eu, particularmente ,considero ruim, são marcas cujos produtos apresentam menor durabilidade e plataformas duvidosas, o q é o caso de Fiat/VW/GM.