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Série limitada Logan Up chega por R$ 34 800

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R8V
Fabiano
6 participantes

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Fabiano



Isso é realmente assustador de ouvir, o fato de umamarca como uma Renault não entender a logica do mercado do Brasil, mas convenhamos é tudo uma questão de Cultura, pensa só, até 1992-94 carro bom era carro duas portas, na epoca que meu pai pegou um Escort zero era duas portas e não entendia porque não podia ser um com portas traseiras para eu poder abrir sozinho, era tosco, mas o mercado que impunha isso.

Eu só acho que, mesmo sem saber como agir no mercado, ele vinha fazendo um trabalho louvavel, era o diferencial deles, é muito triste terem sido contaminados, acho que, assim como as 4 portas, daquis a outros 70 anos, o povo pensará que andar em carro sem o duo Air-ABS era suicidio, o pensamento do povo daqui evolui muito lentamente, com essas novas gerações tendo cada vez mais acesso a infos, eles mesmo vão ver o que estamos vendo hoje, mas muito tarde....

http://www.oticainova.com.br

R8V


Administrador

O q me apavora mesmo, é o fato de termos carros c plataformas "simplificadas".

Air bag + abs, mais tarde, air bags laterais, maior segurança p pedestre, e assim vai.....

Pensa que, a exigência do uso do cinto de segurança na cidade, é de 95 ( não é tanto tempo assim), para mim, é um absurdo sair sem usá-lo( parece q falta algo), virou algo automático; no entanto, em maio, 2 conhecidos meus morreram num acidente e estavam sem cinto- aí q lembrei q eles não usavam, e aí?

Domingos V


Administrador

R8V, não disse que a Renault tem produtos ruins. Só acho que eles eram absurdamente mais interessantes antigamente e hoje, apesar de bons, não oferecem a menor atratividade perante a concorrência. É como um Vectra novo que, apesar de ser uma adaptação, é sim um bom carro - mas diante do que se compra com o mesmo preço, se torna fraco.

Antes a Renault tinha produtos atualizados, bem equipados e seguros por preços competitivos. Hoje ela pratica preços quase iguais aos da concorrência oferecendo carros do mesmo nível de equipamentos/acabamento/segurança ou até menos, com a grande desvantagem de ser uma marca com revenda e manutenção bastante relativas - enquanto outras são mais consolidadas. Tirando certos casos, como o seu onde foi o mais fácil de comprar com airbags, para que você deixaria de ter um carro do mesmo ou melhor nível mecânico e de equipamentos pelo mesmo preço com melhor revenda?
Sabe o que sobrou? O desing, que apela para alguns, o espaço e o preço baixo nas versões mais baratas - que são peladas ao extremo.

Os únicos a se manterem na tradição da marca são o Mégane e a Scénic, mas ambos estão mortos mercadológicamente por falha da Renault.

Sobre a estratégia de mercado brasileiro da Renault, acho que talvez a matriz da França não entenda, mas a filial com certeza pegou o espírito e tem capitalizado sobre isso. A PSA foi mais firme na sua linha, amargou um pouco às vezes mas não se "prostituiu" a tal nível e ainda assim vende bem também. 206 e C3 ainda são carros com boas vendagens.

Sobre o caso da Toyota, se é isso que você se refere, acredito que nunca escondi que me decepciono com a lerdeza dela aqui no Brasil e com a falta de atualização do VVTi - que lá fora usa uma versão bem melhor que a nossa para a 10ª geração do Corolla. Do resto, a marca mantém sim a qualidade e os produtos bons, assim como a Honda. Embora "caros", é claro.

No dia que não mantiver essas características, não compro mais e falarei mal, assim como fiz com a Renault. Sem drama smilbg.

KÜLL



Nao estou achando ruim ou bom, mas o caso e que a Renault cada vez mais e cada vez menos RENAULT no Brasil. A exceçao do Megane, um excelente produto e que na minha opiniao tem um interior meio triste, mas com plasticos de primeirissima qualidade, por exemplo. Este inclusive, quando passar a ser feito na Argentina vai completar a transformaçao da Renault em DACIA DO BRASIL: Logan, Sandero, o jipinho Dacia e uma provavel pick up.
Acho o fim da picada que sendo aqui o mercado, o file dos produtos sejam feitos em outro pais, mesmo que algumas revistas, sites, reporteres afirmem (em tom de premio de consolaçao, na minha opiniao), que boa parte dos insumos para esta produçao e feita aqui.

R8V

R8V
Administrador

PSA lançou o 206,5 ( e ainda lançou o Passion especiamente p os emregentes) e vendeu por um bom tempo o C4 VTR de 2006.

O 206,5 é a pior ofensa que uma montadora poderia fazer , pois ilude o consumidor incauto, dando a impressão q está comprando algo q está em sintonia c a Europa; anteriormente (em 2004) fez pequenas alterações no 206 e nomeram de "nova geração".

O q ocorreu com a Renault, é q a marca vinha amargando prejuízos seguidos , e na sua subsidiária , possuía uma linha q poderia dar certo no país, e a baixo custo , logo, aumentando o lucro.Ou por acaso alguém acha q as fabricantes de automóveis são filantrópicas ?
A linha da Renault propriamente dita, possui um desing meio particular , o q acarreta em difícil aceitação aqui no país; dessa forma, tiveram q alterar a estratégia, q aliás, de tantos erros não sei como a marca ainda consegue vender no país.

Via de regra, carro francês (Citroen, Peugeot,Renault) são vistos com desconfiança,citarei alguns motivos. A VW foi a primeira fábrica a montar automóveis aqui no Brasil ( a Chevrolet veio primeiro em 1918, mas fabricava geladeiras, li numa QR), inicialmente com a Kombi, depois com o Fusca.

Posteriormente, veio o Gordini para concorrer com o Fusca. A VW , a fim de manter sua liderança no mercado ( nessa época 50-70, chegou a ter 60% de participação nas vendas) , deu um apelido ao Gordini : leite glória, desmancha sem bater.

Digamos q o "apelido" pegou. A fim de desmanchar essa situação, colocaram o Gordini numa prova de duração, o veículo capotou e quase acabou de vez com a tentativa.Por fim, deu tudo ok, e então ( isso q poucos sabem/lembram) afirmavam : Gordini, o carro não desmancha nem batendo.

Fonte do q afirmo: Salles( teve uma época q ele tinha uma coluna na QR, se não me engano, início dos anos 2000).

Posteriormente, a Renault veio ao Brasil no início das importações , com a CAOA. Em meados da década de 90, a Renault resolveu assumir as importações aqui no Brasil para depois construir a fábrica, onde começou a produzir Scénic e Clio.
A transição entre CAOA e Renault não foi exatamente amigável, e a história do leite glória, maldosamente, foi lembrada.

Também temos q lembrar q a Renault foi a primeira a popularizar o air bag no país.Infelizmente, talvez por falta de cultura do povo ou por falta de esclarecimento, começou àquela : O air bag da Renault não funciona.

Ao menos nos casos q soube, nem era p ter sido acionados.Ex: um dos primeiros dessa onda "air bag Renault não funciona" foi o proprietário de um Kangoo, q diz ter batido seu carro a 70 km/h na traseira de outro veículo e q o air bag não abriu.
Danos no Kangoo: o símbolo da marca Renault ficou amassado.

Sendo q air bag depende de desaceleração do veículo e ângulo do impacto : nem tinha por quê abrir mesmo.

As concessionárias da marca,também não auxiliam , pois atendem mal e poderiam estar melhor preparados.Concessionárias boas:existem , ao menos aqui no RS ,consegui encontrar 1.

Exemplo: algumas chegam a utilizar o óleo errado..
Ainda assim, as autorizadas são melhores q as vw,gm, Fiat, Ford; e sei do q falo.

Outra coisa q não ajuda: a Renault não libera muitas informações acerca da engenharia de seus motores, o q causa antipatia dos mecânicos particulares, q encontram facilmente informações de VW,Fiat , etc.

Também não é qualquer um q sabe mexer nos carros da Renault , por exemplo:tenho uma amiga q possui um Clio 2001, q tem um conhecido defeito no sensor de rotação, peça q cista de 40-70 reais.O q o infeliz do meXânico fez:mexeu no sistema de injeção....


Voltando à questão do mercado : cada um se porta de maneira bastante particular ; independente de gostar do Corolla , é um carro de boa qualidade; porém a Toyota não o vende em certos mercados da Europa, por ser um carro "barato".

Concordo q o Mégane é o único representante da Renault, e bem possível q continue assim, pois a marca irá atualizá-lo e talvez venha o hatch - o q fiquei surpreso, pois os hatchs médios não estão vendendo tão bem assim, embora tenham dado sinais de recuperação.

Carro é bom ou ruim conforme a necessidade do mercado e do consumidor.
O q eu, particularmente ,considero ruim, são marcas cujos produtos apresentam menor durabilidade e plataformas duvidosas, o q é o caso de Fiat/VW/GM.

leocouto

leocouto

acho injusto falar do 206,5 assim. Pois ele também é vendido na Europa, como 206+
Porém concordo em relação ao nome, 207 não é (aliás como faz a Gm e seus Vectras)

Eu não acho que a VW tenha plataformas duvidosas..
O Gol g5/Fox/Polo utilisam uma moderna, o Golf/Bora/New Beetle uma confiável de 1997. Só concordo com a kombi e o gol g4 (q na minha opiniao morrerá em breve)

R8V

R8V
Administrador

O problema da VW está na solda, o q não é o caso da linha importada.

Qto ao 206+: se fosse esse o nome, não teria problema, eis q é uma evolução( o q é sempre bem vinda) do mesmo, qdo mencionei ofensa , foi no sentido de a Pug tb se "prostituiu", p usar a mesma palavra,incitando à erro ( 206 não é 207, e fazer acreditar é chamar o consumidor de burro)e tb q não há marcas q não "se aproveitem" do fato q o brasileiro é mal informado.

Da GM: exatamente.

Domingos V


Administrador

R8V, sim, o nome 207 é uma grande palhaçada. Mas ainda assim ele mantém os requintes e bons equipamentos característicos de um carro francês. E é, junto com o 206, o único compacto com suspensão independente do nosso país. Embora o nome seja enganação e seja mesmo uma estratégia visando mais o lucro, eles ainda assim mantiveram o espírito da marca.

Sobre a questão da CAOA/Airbags/Autorizadas eu concordo. Mas isso não livra a Renault de ter feito um Sandero ou um Logan mais "francêses". Só a plataforma simples e barata de produzir e manter, com desenho mais aceito pelos brasileiros, já seriam suficientes para lucrar e vender mais. Não precisavam ter tirado todos os detalhes, equipamentos de segurança e mimos para tal.

Do Mégane, a Renault pisou na bola com o marketing, os preços iniciais e por ter ficado testando o carro por anos aqui no Brasil e ainda assim lançá-lo com problemas. O hatch eu ouço já fazem quase dois anos que se estuda trazer ele, não tenho muitas esperanças.

Das plataformas de outras fabricantes, aí que fica minha maior decepção. Em 2005, quando comprei meu primeiro Clio, os concorrentes de mesmo preço eram quase todos de plataformas muito mais antigas e desatualizadas, fora o nível de equipamentos muito menor. Hoje o Gol que costumava tanto desgostar tem uma plataforma melhor que qualquer coisa que a Renault venda até 50mil reais. Se outros fabricantes conseguem ter carros de boa vendagem equipados e com plataforma boa, porque justo a Renault não se era isso que ela fazia no passado?

PS: Do caso do Corolla na europa, por causa da nova geração do Yaris ele ficaria redundante em certos locais e por isso não é vendido. O Yaris compartilha muito da mecânica e da plataforma do Corolla e tem espaço interno similar, então em países onde a preferência é por hatches pequenos e simples e sem demanda por um médio de mesmo espaço um pouco mais luxuoso só se vende o Yaris.

Fabiano

Fabiano

Só lembrando que, na verdade o 206/206,5 e o Uno são os unicos que tem suspensão independente na traseira.

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Da Caoa: eu não arriscaria comprar um Subaru ( q eu adoro a marca )pq eles q trazem e não confio no grupo.
É consenso de q Logan /Sandero necessitam de mais equipamentos, a versão Authentique consterna o mais desprovido de vaidade, eu tenho o Expression e digo q o meu Clio q era o Authentique , tinha melhor acabamento; eu nunca disse o contrário.

Do Mégane: cogitam fabricar o hatch aqui, não faço a menor idéia porquê, se não é um segmento q tenha muita representatividade , como a princípio seria um erro de estratégia, bem possível q marca o faça.
Quanto ao 206/207 : temos opiniões conflitantes, não pegaria um carro apenas por ser mais equipado se o resto só dá problema, como já falei, não conheço ninguém q tenha e não reclame da baixa durabilidade e da baixa qualidade geral.

A plataforma de Logan/Sandero é a mesma do Clio III, se c = ou menos reforçada, não sei; ela é a base de Tiida e Livina tb, os resultados do crash test ( Logan 3 estrelas, Sandero 3 - 4 se possuir air bag lateral -Tiida 4, Clio III 5 estrelas) podem muito bem ser atribuídos aos equipamentos de segurança, e qto ao Logan/Sandero eles são iguais aos da Europa, o q nunca foi o caso do Clio- pelo q minha fonte deu a entender, era simplificado.
Logan e Sandero : não possuem cinto c pré-tensor nem air bags laterais - esse qdo presente no Sandero ( é opcional na Europa) o deixa com pontuação superior ao C3( q lá tb possui air bag lateral) , do qual não se discute a segurança.

Tiida: 4 estrelas, possivelmente devido à ausência do air bag lateral

Clio III: 5 estrelas em decorrência de boa plataforma e equipamentos de segurança.


Agora, a plataforma de Gol e cia: lembra do vídeo do youtube, Fox nacional X Fox exportação? Tal diferença não pode ser creditada somente à presença de equipamentos de segurança, tanto q o Fox de exportado é produzido em outra fábrica; ainda q no teste de 60 mkm o Fox não tenha apresentado rachaduras, ele é tido como "um passo acima" do Gol, e vc sabe q a VW possui um histórico de problemas nas plataformas

O Suzuki Baleno, q foi testado sem air bag, e é um projeto antigo se saiu melhor q o Fox nacional.

Os crash do euroncap , aqui, servem como informação e não como algo absoluto, tem muita diferença de mercado o q faz com plataformas sejam diferentes ( GM e Fiat são as campeãs nisso).

Domingos V


Administrador

Da Caoa concordo também, não tanto por não confiar no grupo, mas porque um monopólio tão grande e fixo em qualquer coisa muito raramente tem resultados bons.

Sobre a plataforma, sim, a do Sandero/Logan é a do Clio III simplificada. Em comparação a do Gol novo, a princípio fica devendo, já que a do Gol novo é a do Polo atual com partes da plataforma do novo Polo europeu mais a simplificação nas soldas. Acredito que a falta das soldas por laser seja compensada pelas partes mais rígidas da plataforma do Polo novo. Só mesmo esperando os crash-tests dos Skodas que prometem usar essa plataforma para saber, mas acredito que seja uma 4 estrelas - contra 3 do Sandero.

Do caso do Fox, a princípio ele é um Polo sem as soldas a laser. Mas sem airbags e pré-tensionadores a pontuação fica muito prejudicada mesmo, não dá para comparar. No vídeo que saiu na época ficava claro que estruturalmente a versão importada se saía um pouco melhor sim, mas era pouca coisa e o que fez a diferença mesmo foi o dummie escorregando para frente - pela falta dos pré-tensionadores - e batendo a cabeça no volante - pela falta do airbag.

PS: O Baleno foi testado com o airbag apenas do motorista, não era? Isso faz um mundo de diferença.

Fabiano escreveu:Só lembrando que, na verdade o 206/206,5 e o Uno são os unicos que tem suspensão independente na traseira.

Bem lembrado. Colocando assim fica melhor então: 206 e seus derivados são os únicos compactos com suspensão independente na traseira - e que são estáveis smilbg.

R8V

R8V
Administrador

Isso se a solda for bem feita Domingos, e teste de impacto, acabei de explicar q são informativos e não absolutos, não dá p "achar" ou presumir; qto à plataforma do Gol : na melhor das hipóteses, ela é igual à do Fox, se a VW não fará o Polo europeu aqui, dificilmente vai utilizar partes da pltaforma dele num Gol.

Quanto ao 206, e a fazer curva: nesse aspecto, Ka e Polo são melhores.

E o Baleno foi testado sem NENHUM air bag.

Domingos V


Administrador

É confirmado que eles usam partes da plataforma do novo Polo, R8V. Nesse caso, na melhor das hipóteses ele seria um 5 estrelas e na pior ficaria entre um Fox e um Polo da geração atual aqui do Brasil. Como não se compartilha muitas das estampas, formas, etc. de um carro para outro mesmo que feitos sobre a mesma plataforma - a não ser quando são da mesma família de modelos, é claro - não significa gastos extras consideráveis. No caso deles utilizarem a plataforma para Skodas, aí o único custo extra - o do projeto - já se dilui também.

Sobre o 206, diria que entre ele e o Polo é mesmo briga dura em curvas. O Ka novo fica atrás dele, o antigo com pneus apropriados esse sim era melhor. Mas o que quis dizer é nem tanto sobre a capacidade de curvas, e sim pela "persistência" da PSA em oferecer mesmo nas categorias mais baixas algo que tenha diferenciais.

Do Baleno, foi no EuroNcap? Pensava que nenhum modelo já tinha sido testado sem airbag nenhum por lá.

R8V

R8V
Administrador

Não me convenci, e não confio em "elogio de mãe", se fizeram isso mesmo, pq "remendaram" o porta malas no Voyage?Não faz sentido.
Quanto à segurança:só testando p saber, mas vc parte da situação ideal : plataforma construida e montada corretamente e sem problemas de soldas, e c equipamentos de segurança, assim, a plataforma da Renault tb leva 5 estrelas, na melhor das hipóteses, as plataformas se equivalem nessa questão.

Baleno: foi testado pelo euroncap , 1º c air bag e depois c o air bag.



Última edição por R8V em Sex 28 Ago - 22:18, editado 1 vez(es)

Grilo

Grilo
Administrador

Pessoal, o tópico está fugindo do seu propósito.
Vamos voltar ao assunto inicial - o lançamento da série 'Up' do Logan, ok?

http://www.autouniverso.com.br

R8V

R8V
Administrador

Concordo Grilo, em resumo, é uma opção a ser considerada e analisada nessa faixa de preço e segmento.

Domingos V


Administrador

Grilo escreveu:
Pessoal, o tópico está fugindo do seu propósito.
Vamos voltar ao assunto inicial - o lançamento da série 'Up' do Logan, ok?


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