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Corolla: Vendas suspensas em MG - Toyota convoca Recall

5 participantes

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Grilo

Grilo
Administrador

Corolla - Só o Procon segura a Toyota


Corolla: Vendas suspensas em MG - Toyota convoca Recall 12718483603877770901

A partir de amanhã, nenhuma concessionária Toyota de Minas Gerais pode vender o Corolla, que também não poderá ser emplacado pelo Detran. A proibição foi determinada ontem pelo promotor de justiça de defesa do consumidor do Procon Estadual, Amauri Artimos da Matta. Depois de duas audiências realizadas pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o promotor considerou que a Toyota criou um risco desnecessário para o consumidor, já que, segundo a própria marca, o tapete pode prender e disparar o pedal do acelerador. Além disso, o fabricante não informa de maneira adequada o consumidor sobre o risco. A decisão administrativa cautelar do Ministério Público também cita os diversos relatos de aceleração espontânea do carro já publicados no Estado de Minas.

O problema ocorre paralelo a uma crise imensa na história da marca, que é pivô do maior recall da história da indústria automotiva, com cerca de nove milhões de unidades convocadas, principalmente, nos Estados Unidos (veja quadro). No resto do mundo, a Toyota também foi obrigada a fazer um recall para uma substituição do tapete no ano passado, mas como o problema não foi resolvido outro recall foi feito — em janeiro deste ano — para substituição do pedal do acelerador, porém, continuam a surgir relatos de casos de aceleração involuntária mesmo após a substituição dos componentes.

"Ainda vem sendo investigado se não existe um outro fator, mas tudo indica que há outro problema. A ação feita pelo Procon é urgente e trabalhei com os dados que tinha no momento", afirma o promotor, que notificou as 12 concessionárias do estado, além do fabricante. Se alguma delas vender algum Corolla, será aberto um processo administrativo, que pode acarretar em multa que vai de R$ 300 a R$ 3 milhões.

O promotor Amauri Artimos da Matta explica que o artigo oitavo do Código de Defesa do Consumidor deixa claro que, em casos de produtos que oferecem risco, é necessário prestar informações ostensivas. Porém, a Toyota informa no manual sobre os riscos do tapete e os problemas de fixação, mas somente em outubro do ano passado passou a costurar uma etiqueta no tapete com a orientação. "Todos os Corollas vendidos próximo do fim do ano passado estão sem alerta ou informação sobre riscos que podem causar", alerta o promotor.

Além de ouvir os representantes da Toyota na audiência na ALMG, no início de deste mês, o promotor determinou que equipes do Procon fossem até as concessionárias, passando-se por consumidores, na busca de informações sobre um Corolla e também das questões de segurança. As equipes foram frustradas, segundo o promotor, pois os concessionários estavam totalmente despreparados e sem nenhuma informação, apesar da marca enfrentar uma imensa crise mundial.

A ação pode ser retirada quando a Toyota adotar as medidas determinadas pelo Procon, que são: informar com clareza os riscos do produto e substituir os tapetes que já estão no mercado por produtos seguros além de melhorar o processo de fixação. A Toyota foi procurada, mas não informou — até o fechamento da edição — qual atitude tomará.

ENTENDA O CASO

No resto do mundo


Nos EUA aconteceram acidentes, inclusive vários
com mortes, devido a aceleração involuntária.

Primeiramente, a Toyota afirmou que o
problema era o tapete, que prendia o pedal do acelerador e fez o recall do tapete.

Depois, fez um recall alegando que o problema
também poderia ser motivado por falha no acelerador.

As vendas de oito modelos chegaram a ser
suspensas até ser encontrada uma solução.

O recall se estendeu para a Europa e China.

Outro problema, dessa vez no freio, atingiu os
modelos híbridos da marca, também gerando um recall.

James Lentz, diretor de operações da Toyota nos
EUA, admite que os recalls do pedal do acelerador não foram suficientes e que o problema pode ter origem eletrônica.

NHTSA informa que dezenas de carros que
passaram pelo recall voltaram a apresentar problemas.

NHTSA solicita ajuda da Nasa para tentar resolver o problema

NHTSA aplica multa de US$ 16,4 milhões pela
demora em assumir o defeito

No Brasil
A Toyota do Brasil nega a possibilidade de
aceleração involuntária.

A empresa argumenta que o pedal utilizado aqui
(Denso) é diferente dos problemáticos (CTS).

Atribui o problema em cinco dos 10 casos
noticiados pelo Estado Minas a falhas de fixação no tapete.

Nos outros cinco casos, não explicou a origem do
problema, sendo que um desses o carro teve perda total.

A Toyota também não convocou um recall para o tapete que apresenta falhas de fixação, apesar de reconhecer o problema com os consumidores.

Fonte: Vrum



Última edição por Grilo em Seg 26 Abr - 15:36, editado 1 vez(es)

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Fabiano

Fabiano

Correto, achar que aqui não precisa porque o Brasileiro engole qualquer coisa ja basta, é merecido este puchão de orelha.

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Lamentável a situação chegar nesse ponto, não esperava isso da Toyota- até pq a o Procon e o MP estão solicitando providências simples (aviso e fixação do tapete).

leocouto

leocouto

Eu acho questionável essa decisão do MP. Não seria uma multa aplicada diariamente mais adequada?

leocouto

leocouto

resposta da toyota sobre o meu questionamento, via e-mail

Prezado Senhor,



Agradecemos a oportunidade de contato com o Serviço de Assistência ao Cliente Toyota.



Reproduzimos abaixo nota a imprensa sobre a decisão Administrativa publicada no site da Toyota www.toyota.com.br para visualizar clique em:

http://www.toyotaimprensa.com.br/releases/release.php?id=1739&/nota_a_imprensa_sobre_a_decisao_administrativa_cautelar_do_ministerio_publico_do_estado_de_minas_gerais_proconmg



Nota à Imprensa sobre a Decisão Administrativa Cautelar do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – PROCON/MG



Com relação à decisão do Ministério Público de Minas Gerais de suspender as vendas do modelo Toyota Corolla naquele Estado, a Toyota esclarece:



1)A campanha de recall do pedal do acelerador anunciada pelas afiliadas da Toyota Motor Corporation não afeta os modelos vendidos no mercado brasileiro. Os componentes dos modelos usados nas regiões atingidas pelo recall são diferentes dos componentes usados nos veículos Toyota vendidos no Brasil.



2)A decisão do Ministério Público de Minas Gerais é baseada em alguns casos de aceleração involuntária reportados por clientes. Após análise desses casos, a Toyota identificou que o retorno do pedal do acelerador foi afetado pelo mau posicionamento ou instalação incorreta do tapete do motorista, assim como pelo uso de tapetes não genuínos, incompatíveis com o projeto do veículo.



3)A Toyota do Brasil reconhece e lamenta o registro destes casos com o modelo Corolla 2009, lançado em abril de 2008, e fundamentada em intensas avaliações assegura que:



A)Os veículos Corolla não apresentam qualquer defeito que possa vir a causar aceleração involuntária;



B)Os tapetes genuínos Toyota foram projetados para assegurar perfeita montagem no veículo e desde que instalados corretamente não apresentam possibilidade de interferir no movimento do pedal.



1)Neste sentido, a Toyota do Brasil respeita, mas não concorda com a decisão de suspender as vendas do Corolla no Estado de Minas Gerais.



A Toyota mantém-se empenhada juntamente com as autoridades competentes no completo esclarecimento e orientação ao público consumidor.



Toyota do Brasil

Assessoria de Imprensa



O Serviço de Assistência ao Cliente Toyota continua à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários pelo telefone: 0800 703 02 06 ou pelo e-mail: clientes@sac.toyota.com.br



Atenciosamente,



Toyota do Brasil

Serviço de Assistência ao Cliente

0800 703 02 06

clientes@sac.toyota.com.br

R8V

R8V
Administrador

Dificilmente uma marca reconhece a culpa.

Quanto à suspensão da venda: talvez seja pelo fato de os modelos permanecerem em situação de risco-se bem q isso tb podia ter ocorrido com Fox e Stilo.

De qualquer forma, louvável a atitude do Procon, até pq está na hora de mostrarem q não podem deixar as montadoras fazerem o querem por aqui.

Enfim, o q interessa é q a Toyota vai fazer o recall aqui tb.

Grilo

Grilo
Administrador

Toyota convoca donos do novo Corolla


Depois de muito barulho na imprensa em geral, a Toyota acaba concordando em fazer uma "campanha de chamamento preventiva", como consta na nota oficial que soltou ontem, domingo (25). Segundo o comunicado, a marca salienta que o novo Corolla fabricado a partir de abril de 2008, não oferece risco ou defeito que possa vir a causar aceleração involutária, mas que tomou a iniciativa de, junto ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), convocar os donos do sedã para prestar informações sobre a importância da fixação correta do tapete do motorista, bem como a importância do uso de preças genuínas para não afetar o retorno do pedal do acelerador.
Além disso, também será feita a verificação completa so sistema de fixação do tapete e a "eliminação de eventuais não conformidades", ainda segundo o comunicado.Nos próximos dias, a Toyota do Brasil informará diretamente cada um dos proprietários dos veículos Corolla, fabricados a partir de abril de 2008, sobre os procedimentos a serem adotados, assim como fará ampla divulgação das ações que envolvem essa campanha.

Está na cara que é um Recall de 'marketing' - não vai resolver nada (e provavelmente vai criar mais desgaste para a montadora a médio prazo);

Inicialmente vão alertar o cliente em como realizar a fixação do tapete - e quando o proprietário vender o carro? E se a pessoa trocar o modelo de tapete?

Depois, a 'eliminação de eventuais não conformidades' está subentendido que é apenas re-fixar o tapete no local destinado.

Os problemas vão voltar a ocorrer, infelizmente.

http://www.autouniverso.com.br

leocouto

leocouto

Justiça mineira mantém venda do Corolla suspensa

Portal Vrum -

O pedido de liminar para a liberação das vendas foi negado, mantendo a decisão do Procon e do Ministério Público
Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Press

A juíza Mariangela Meyer Pires Faleiro, titular da 7ª Vara de Fazenda Pública Estadual e Autarquias, negou pedido de liminar da Toyota do Brasil Ltda e de mais nove revendedoras da marca, considerando legal a decisão do Ministério Público e do Procon Estadual, que proíbe, em Minas Gerais, a venda do automóvel Corolla, fabricado pela montadora japonesa. Segundo o Ministério Público e o Procon, o modelo Toyota Corolla apresenta um defeito de fabricação que causa "aceleração indevida" do automóvel.

No mandado de segurança com pedido liminar impetrado contra o ato que proibiu a venda do carro, montadora e revendedores alegam que, antes do término do prazo para a apresentação de defesa administrativa, ocorreu a aplicação da penalidade, a suspensão da venda.

Os autores da ação alegam que, até o presente momento, não tiveram acesso aos documentos contidos no processo administrativo. Afirmam ainda que a medida seria ilegal, pois fere princípios constitucionais, inclusive o da livre iniciativa e da ampla defesa.

Na decisão, a magistrada afirmou que o Decreto Federal nº 2.181, de 20 de março de 1997, que dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, garante a aplicação de medidas cautelares, no caso, a suspensão da venda do modelo Corolla, quando as regras do Código de Defesa do Consumidor não forem observadas. Afirmou também que o Procon tem "competência para a instauração de processo administrativo, bem como para a aplicação de penalidades", inclusive medidas cautelares, uma vez que integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

A magistrada lembrou que a decisão do Ministério Público só foi tomada a partir do depoimento de três proprietários do veículo Corolla, que relataram acidentes causados pela aceleração indevida do carro, quando ocorre o travamento do pedal do acelerador. Citou ainda o fato de a fabricante estar apresentando comportamento "omissivo" em relação ao problema.

Outro ponto destacado pela juíza é o fato de o fabricante do veículo, Toyota do Brasil Ltda, não negar a ocorrência do defeito e não ter tomado nenhuma "medida efetiva e segura".

"Diante da demora por parte da montadora Toyota do Brasil em dar uma solução para o caso, presente ainda o risco à vida e segurança dos consumidores que possuem e que venham a adquirir veículos modelo Corolla, outro caminho não resta senão o de assegurar eficácia à decisão proferida pelo promotor de Justiça de Defesa do Consumidor do Procon Estadual", concluiu a juíza Mariangela Faleiro.

leocouto

leocouto

Toyota Corolla: Sem vendas em Minas e multa de R$3 milhões

Os mineiros ainda continuam sem poder comprar o sedã japonês Corolla. A Justiça ainda não permitiu a venda do modelo, mesmo com o recall declarado pela Toyota.
Além disso, a marca japonesa pode levar uma multa de R$3 milhões. Esse valor será pago se a montadora não conseguir explicar o porquê não realizou o recall quando foi detectado o problema.
A Toyota tem 10 dias para explicar-se, caso contrário a multa será aplicada, sendo do mesmo valor que a Fiat recebeu por esconder o defeito no cubo de roda de ferro fundido aplicada no modelo Stilo.
Mesmo declarando que vai fazer o recall, a Toyota ainda não revela qual o real defeito do carro, alegando apenas que o travamento do pedal é em decorrência da má fixação do tapete e ao uso de tapetes não originais.

Grilo

Grilo
Administrador

O caso da Fiat foi muito pior que o da Toyota. Com o Stilo, a Fiat resistiu vários anos e inclusive teve mortes ocasionadas pelo capotamento.
Não concordo com as duas receberem penalidades iguais.

http://www.autouniverso.com.br

R8V

R8V
Administrador

Sem dúvida o caso do Stilo foi pior; faltou coerência nesse caso- ainda q concorde c a penalidade à Toyota , em razão da resitência em convocar o recall.

Fabiano

Fabiano

Toyota retoma vendas do Corolla em MG



O Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedeu na última sexta-feira
(7) uma liminar à Toyota do Brasil determinando o reinício das vendas do
Corolla nos 12 distribuidores da fabricante do Estado. O comércio do
sedã havia sido proibido
em abril pelo Ministério Público de MG e o Procon (serviço de proteção
ao consumidor) por conta de ocorrências de aceleração repentina, que
causaram acidentes com proprietários do veículo na região.
Por conta dessa proibição em Minas Gerais, a filial da marca no país
também foi intimada
pelo Procon a fazer recall do tapete do Corolla. De acordo com a
montadora, o componente, se mal fixado ou substituído por um genérico,
pode ocasionar o travamento do pedal do acelerador no fundo do assoalho,
impedindo a desaceleração e apresentando riscos de acidentes.
O problema do Corolla nacional, no entanto, difere dos defeitos
apresentados pelo mesmo modelo vendido no exterior, que também
apresentou casos de aceleração involuntária. Nos Estados Unidos e
Europa, a Toyota, além de também fazer o recall do tapete, foi obrigada a
realizar a revisão
do pedal do acelerador
do carro. Esse segundo caso, porém,
não foi abordado pela marca no Brasil, que afirma utilizar o componente
de outro fornecedor.

Corolla: Vendas suspensas em MG - Toyota convoca Recall Novo%20Corolla_640x408

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

leocouto

leocouto

finalmente

espero que não tenha manchado a imagem dele de vez

R8V

R8V
Administrador

Dano à imagem acho que não ocorreu, pois a situação foi resolvida relativamente rápido -embora tivesse sido muito melhor para a marca não opor resistência ao recall.

Domingos V


Administrador

É o certo pelo errado. A decisão é certa, mas nada coerente. O caso do Stilo, dos cintos de segurança dos Palios e por aí vai passaram incólumes e só no fim se fez algo...

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