PREÇOS, VERSÕES E MOTORES: O QUE JÁ SABEMOS SOBRE A MERCEDES-BENZ CLASSE X
Primeira picape média da marca alemã estreia no início de 2019 em três versões, com preço inicial entre R$ 170 mil e R$ 180 mil
por DIOGO DE OLIVEIRA
[size=13]02/05/2018 12h34 - atualizado às 14h51 em 02/05/2018
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CLASSE X SERÁ A ESTRELA DA MERCEDES NO SALÃO DE SÃO PAULO (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Em setembro de 2017, Autoesporte antecipou a faixa de preços em que a inédita Mercedes-Benz Classe X deverá atuar. Agora, sete meses depois, surgem mais detalhes da picape média que será lançada no primeiro trimestre de 2019. O utilitário derivado da Nissan Frontier — e capaz de carregar mais de uma tonelada — virá importado da Argentina. A produção na fábrica da Renault-Nissan em Córdoba começa no fim deste ano.
VersõesAs configurações da Classe X já estão confirmadas pela Mercedes-Benz do Brasil, e aparecem no hotsite oficial da picape: Pure, Progressive e Power. A opção mais simples, tal como na imagem, será voltada ao trabalho, com visual e pacote bem despojado de equipamentos. Grade, para-choques, espelhos retrovisores e maçanetas são pretos, e as rodas são de aço (sem calotas). Faróis e lanternas descartam leds.
MERCEDES-BENZ CLASSE X PURE, A BASICONA (FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)
Já a intermediária Progressive terá visual mais condizente com a expectativa que a estrela de três pontas suscita. Para-choques e retrovisores são pintados na cor da carroceria, com molduras pretas que realçam a estética fora de estrada. Maçanetas são cromadas, e a grade tem acabamento metalizado. Do modelo de entrada, a versão mantém os faróis e lanternas sem leds, mas a lista de equipamentos tem mais recheio.
Finalmente, a Classe X mais cara terá todos os predicados que se esperam de um Mercedes-Benz. Os conjuntos óticos ganham leds, o para-choques traz uma moldura cromada na parte inferior (que se faz de quebra-mato) e aparecem as rodas de liga leve com seis raios duplos. Esta certamente será a versão dos comerciais. O pacote de equipamentos fará jus, assim como a mecânica mais forte.
MERCEDES-BENZ CLASSE X PROGRESSIVE, A INTERMEDIÁRIA (FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)
Motores
Apesar dos questionamentos que surgem em torno do uso do diesel, a Classe X não fará experiências mecânicas. A picape deverá oferecer três opções de motores, sempre movidos pelo combustível fóssil. A opção de entrada Pure X220d usará o mesmo 2.3 da Frontier, porém ajustado pela engenharia da alemã e com apenas um turbo. Nesta configuração gera 163 cv de potência e 40 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de sete marchas.
Na opção Progressive X250d, o motor 2.3 passa a contar com os dois turbos presentes na picape Nissan. A potência e o torque sobem a 190 cv e 45 kgfm, com a mesma transmissão de sete velocidades, que deverá ser padrão no modelo. Quem quiser um motor maior terá de pedir pela topo de linha Power X350d, que terá o 3.0 V6 turbo de 258 cv e 56 kgfm. Ao que parece, todas as combinações terão tração integral 4x4 e cabine dupla.
MERCEDES-BENZ CLASSE X POWER, A TOPO DE LINHA (FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)
Preços
É o que todos estão curiosos para saber. Uma fonte da área comercial da montadora havia nos revelado, em primeira mão, que a Classe X terá preços bastante competitivos: partirá de valores entre R$ 180 mil e R$ 190 mil, chegando a R$ 240 mil na opção de topo. A novidade agora é que a versão Pure será vendida por aqui, e deve ter preço inferior, na casa dos R$ 170 mil. A dúvida é se, por esta cifra, terá apelo de vendas.
A projeção inicial é de que a Classe X Pure responda por apenas 15% do mix. O grosso das vendas deve ficar com a intermediária Progressive e, sobretudo, com a topo de linha Power — afinal, quem comprar a picape média da Mercedes-Benz certamente buscará pela opção mais forte. Esta também terá os equipamentos mais bacanas, como ar-condicionado de duas zonas, câmera de ré 360º e chave presencial com partida do motor por botão.
Embora a estreia da Classe X esteja confirmada para o início de 2019, é quase certo que a montadora fará uma grande apresentação da picape no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Muitos detalhes deverão ser revelados na ocasião, que pode até marcar o início da pré-venda do modelo por aqui. Ainda sem concorrentes entre marcas de luxo, a Classe X enfrentará versões de topo de Toyota Hilux, Volkswagen Amarok e cia.
Segunda picape MercedesPICAPE 220D ERA USADA EM SERVIÇOS DIVERSOS, COMO NA AEROLÍNEAS ARGENTINAS (DIVULGAÇÃO)
A Classe X não é a primeira picape da história da Mercedes-Benz — a marca comercializou na Argentina, em 1972, um utilitário com caçamba chamado 220D Pickup e chegou a montar a 170D ainda em 1952. Contudo, o novo modelo pretende ser a primeira picape de luxo do segmento. Seu desenvolvimento foi feito em conjunto com a Renault-Nissan, e seu chassi já estreou com a nova geração da Nissan Frontier e estará, em breve, na inédita Renault Alaskan.
COMENTÁRIOS: O site de que falaram, mas que não deram:
https://www.mercedes-benz.com/x-class/pt_br/hub.html?gclid=EAIaIQobChMIkeKTptvn2gIVB1mGCh2IyQi6EAAYASAAEgLKLvD_BwE