VOLKSWAGEN REVELA T-ROC, MODELO QUE VEM PARA O BRASIL
23/08/2017 15h47- atualizado às 17h27 em 23/08/2017
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
O mistério acabou e a Volkswagen finalmente revelou o visual e detalhes técnicos do SUV T-Roc, modelo que fica posicionado acima do futuro T-Cross (confirmado para o Brasil) e abaixo do Tiguan. Além disso, a empresa confirmou que o SUV tem como um dos focos o mercado brasileiro, mas ainda não confirma uma possível data de lançamento ou de fabricação local. Ele começa a ser vendido na Europa em novembro e terá preço inicial de 20 mil Euros, o que corresponde a cerca de R$ 74.400, conforme a cotação atual e sem impostos.
O T-Roc contará com três versões de acabamento (a básica, a Style e a Sport) e seis opções de motores, sendo três a gasolina e três a diesel. Com injeção direta de combustível, os motores geram até 190 cv. Todos são turbinados e podem ser acoplados a uma transmissão manual ou a uma automática DSG de sete velocidades e dupla embreagem. Apesar do visual moderno e urbano, a montadora afirma que o modelo terá capacidades offroad, tanto é que contará com opção de tração integral.
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
O T-Roc tem 4,23 m, o que representa 25,2 cm a menos que a nova geração do Tiguan. Porém, vale lembrar que o mercado brasileiro vai receber somente a versão de sete lugares do Tiguan, batizada de Allspace. Isso garante um vácuo ainda maior que poderia ser ocupado pelo T-Roc. São 2,60 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,57 m de altura.
De série, o carro oferece um amplo pacote de tecnologias. Haverá ar-condicionado, luzes diurnas e lanternas traseiras de LED, além de um bom pacote de itens de assistência ao motorista. Farão parte de todas as configurações do T-Roc funções como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, sistema que mantém o carro na faixa de rodagem e frenagem automática pós-colisão.
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
A lista de itens de série e opcionais ainda inclui sistema start/stop, controle eletrônico de estabilidade, sistema de estacionamento automático e aquecimento dos bancos. Já a tecnologia de carregamento de celulares sem fio, por indução, será sempre um item vendido separadamente.
O interior do T-Roc lembra em alguns detalhes o do Polo, hatch que será lançado no Brasil ainda este ano. Ambos os modelos contam com revestimento colorido no painel. No caso do T-Roc, a cor dessa peça combina com a do exterior do carro. Além disso, chama atenção o quadro de instrumentos digital de 11,7 polegadas, batizado de Active Info Display, mas que será comercializado como opcional nos dois carros.
A tela multimídia é sempre sensível ao toque, mas varia entre 6,5 polegadas e 8 polegadas, sendo que apenas a maior conta com GPS como opcional. O sistema conta com os sistemas de conectividade Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink.
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
Quando o assunto é espaço de carga, a montadora afirma que o porta-malas é capaz de levar 445 litros, volume que salta para 1.290 litros quando os bancos traseiros bipartidos são rebatidos. Diferentemente do grandalhão Atlas, o T-Roc não conta com espaço para sete pessoas, apenas para cinco passageiros. O modelo é fabricado a partir da plataforma MQB, que também sustenta outros modelos, como o Golf, Polo e Tiguan. A produção inicial será concentrada em Setúbal (Portugal).
Como sabe que terá um longo caminho pela frente para recuperar terreno no segmento de SUVs, que foi deixado de lado pela VW por muito tempo, a montadora oferece no T-Roc alguns detalhes inexistentes nos outros utilitários da marca. O que mais chama atenção é a possibilidade de que o T-Roc seja pintado em dois tons. As fotos que ilustram esta página mostram uma unidade amarela e com teto, colunas e retrovisores pintados de preto. Além disso, há um friso cromado que parte da base dos retrovisores e segue até a traseira do carro. Esse detalhe lembra o friso cromado que contorna o Jeep Compass, por exemplo.
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
Além da versão básica, chamada apenas de T-Roc, o SUV contará com duas configurações superiores. Elas são equivalentes em itens de série, mas contam com itens diferentes para transmitir apelo esportivo ou aventureiro.
O T-Roc Style se diferencia por oferecer quatro opções de cores de painel, enquanto o T-Roc Sport conta com bancos esportivos. O pacote Style também tem pacote de luzes internas brancas, pacote e conectividade, teto e revestimento interno com quatro opções de cores, rodas de liga-leve de 17 polegadas em quatro cores diferentes e detalhes cromados.
Já o T-Roc Sport ganha pacote de luzes internas vermelhas, faróis e lanternas escurecidos, pedaleiras de alumínio, discos de freio pintados de vermelho, rodas de 17 polegadas com duas opções de cores, faróis de neblina, teto pintado de preto e bancos esportivos. A série R-Line pode equipar as duas
versões e inclui saias laterais, para-choques mais esportivos e emblemas especiais.
Vendas no Brasil
Apesar de as vendas do T-Roc no Brasil não estarem confirmadas, nosso mercado foi citado durante a apresentação do carro, aumentando as apostas de que ele chegará, sim, por aqui. “Quase 80% dos SUVs compactos atuais são vendidos na Europa e na China. É uma categoria que vem ganhando importância também no Brasil, Índia, Rússia e Estados Unidos. Projetamos que, nos próximos dez anos, o volume anual de vendas global destes modelos irá saltar de cerca de 6,4 milhões para 10,6 milhões de unidades", disse Jürgen Stackmann, membro do conselho administrativo da Volkswagen responsável pelas áreas de Vendas, Marketing e Pós-vendas.
Em entrevista exclusiva à Autoesporte, David Powels, CEO da Volkswagen do Brasil, confirmou que analisa todas as possibilidades de SUVs para que a empresa tenha no nosso mercado um "portfólio completo" nesse segmento. "Com certeza, daqui três ou quatro anos nós vamos ter um portfólio de SUVs completo, com vários SUVs novos. O segmento de SUVs é importante para a nossa estratégia", afirma.
Apesar de ainda não confirmar se o T-Roc desembarcará, efetivamente por aqui, o executivo adiantou que estuda a importação do grandalhão Atlas. "Nós estamos investigando várias possibilidades, incluindo o Atlas. Ele é produzido nos Estados Unidos, com foco principalmente para os EUA e Canadá, mas eu acho que esse produto tem potencial na América do Sul também", afirma Powels.
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
COMENTÁRIOS: grifos por minha conta.
SUV fica posicionado abaixo do Tiguan e tem preço inicial de cerca de R$ 74.400
por REDAÇÃO AUTOESPORTE23/08/2017 15h47- atualizado às 17h27 em 23/08/2017
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
O mistério acabou e a Volkswagen finalmente revelou o visual e detalhes técnicos do SUV T-Roc, modelo que fica posicionado acima do futuro T-Cross (confirmado para o Brasil) e abaixo do Tiguan. Além disso, a empresa confirmou que o SUV tem como um dos focos o mercado brasileiro, mas ainda não confirma uma possível data de lançamento ou de fabricação local. Ele começa a ser vendido na Europa em novembro e terá preço inicial de 20 mil Euros, o que corresponde a cerca de R$ 74.400, conforme a cotação atual e sem impostos.
O T-Roc contará com três versões de acabamento (a básica, a Style e a Sport) e seis opções de motores, sendo três a gasolina e três a diesel. Com injeção direta de combustível, os motores geram até 190 cv. Todos são turbinados e podem ser acoplados a uma transmissão manual ou a uma automática DSG de sete velocidades e dupla embreagem. Apesar do visual moderno e urbano, a montadora afirma que o modelo terá capacidades offroad, tanto é que contará com opção de tração integral.
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
O T-Roc tem 4,23 m, o que representa 25,2 cm a menos que a nova geração do Tiguan. Porém, vale lembrar que o mercado brasileiro vai receber somente a versão de sete lugares do Tiguan, batizada de Allspace. Isso garante um vácuo ainda maior que poderia ser ocupado pelo T-Roc. São 2,60 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,57 m de altura.
De série, o carro oferece um amplo pacote de tecnologias. Haverá ar-condicionado, luzes diurnas e lanternas traseiras de LED, além de um bom pacote de itens de assistência ao motorista. Farão parte de todas as configurações do T-Roc funções como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, sistema que mantém o carro na faixa de rodagem e frenagem automática pós-colisão.
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
A lista de itens de série e opcionais ainda inclui sistema start/stop, controle eletrônico de estabilidade, sistema de estacionamento automático e aquecimento dos bancos. Já a tecnologia de carregamento de celulares sem fio, por indução, será sempre um item vendido separadamente.
O interior do T-Roc lembra em alguns detalhes o do Polo, hatch que será lançado no Brasil ainda este ano. Ambos os modelos contam com revestimento colorido no painel. No caso do T-Roc, a cor dessa peça combina com a do exterior do carro. Além disso, chama atenção o quadro de instrumentos digital de 11,7 polegadas, batizado de Active Info Display, mas que será comercializado como opcional nos dois carros.
A tela multimídia é sempre sensível ao toque, mas varia entre 6,5 polegadas e 8 polegadas, sendo que apenas a maior conta com GPS como opcional. O sistema conta com os sistemas de conectividade Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink.
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
Quando o assunto é espaço de carga, a montadora afirma que o porta-malas é capaz de levar 445 litros, volume que salta para 1.290 litros quando os bancos traseiros bipartidos são rebatidos. Diferentemente do grandalhão Atlas, o T-Roc não conta com espaço para sete pessoas, apenas para cinco passageiros. O modelo é fabricado a partir da plataforma MQB, que também sustenta outros modelos, como o Golf, Polo e Tiguan. A produção inicial será concentrada em Setúbal (Portugal).
Como sabe que terá um longo caminho pela frente para recuperar terreno no segmento de SUVs, que foi deixado de lado pela VW por muito tempo, a montadora oferece no T-Roc alguns detalhes inexistentes nos outros utilitários da marca. O que mais chama atenção é a possibilidade de que o T-Roc seja pintado em dois tons. As fotos que ilustram esta página mostram uma unidade amarela e com teto, colunas e retrovisores pintados de preto. Além disso, há um friso cromado que parte da base dos retrovisores e segue até a traseira do carro. Esse detalhe lembra o friso cromado que contorna o Jeep Compass, por exemplo.
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
Além da versão básica, chamada apenas de T-Roc, o SUV contará com duas configurações superiores. Elas são equivalentes em itens de série, mas contam com itens diferentes para transmitir apelo esportivo ou aventureiro.
O T-Roc Style se diferencia por oferecer quatro opções de cores de painel, enquanto o T-Roc Sport conta com bancos esportivos. O pacote Style também tem pacote de luzes internas brancas, pacote e conectividade, teto e revestimento interno com quatro opções de cores, rodas de liga-leve de 17 polegadas em quatro cores diferentes e detalhes cromados.
Já o T-Roc Sport ganha pacote de luzes internas vermelhas, faróis e lanternas escurecidos, pedaleiras de alumínio, discos de freio pintados de vermelho, rodas de 17 polegadas com duas opções de cores, faróis de neblina, teto pintado de preto e bancos esportivos. A série R-Line pode equipar as duas
versões e inclui saias laterais, para-choques mais esportivos e emblemas especiais.
Vendas no Brasil
Apesar de as vendas do T-Roc no Brasil não estarem confirmadas, nosso mercado foi citado durante a apresentação do carro, aumentando as apostas de que ele chegará, sim, por aqui. “Quase 80% dos SUVs compactos atuais são vendidos na Europa e na China. É uma categoria que vem ganhando importância também no Brasil, Índia, Rússia e Estados Unidos. Projetamos que, nos próximos dez anos, o volume anual de vendas global destes modelos irá saltar de cerca de 6,4 milhões para 10,6 milhões de unidades", disse Jürgen Stackmann, membro do conselho administrativo da Volkswagen responsável pelas áreas de Vendas, Marketing e Pós-vendas.
Em entrevista exclusiva à Autoesporte, David Powels, CEO da Volkswagen do Brasil, confirmou que analisa todas as possibilidades de SUVs para que a empresa tenha no nosso mercado um "portfólio completo" nesse segmento. "Com certeza, daqui três ou quatro anos nós vamos ter um portfólio de SUVs completo, com vários SUVs novos. O segmento de SUVs é importante para a nossa estratégia", afirma.
Apesar de ainda não confirmar se o T-Roc desembarcará, efetivamente por aqui, o executivo adiantou que estuda a importação do grandalhão Atlas. "Nós estamos investigando várias possibilidades, incluindo o Atlas. Ele é produzido nos Estados Unidos, com foco principalmente para os EUA e Canadá, mas eu acho que esse produto tem potencial na América do Sul também", afirma Powels.
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
Volkswagen T-Roc (Foto: Divulgação)
COMENTÁRIOS: grifos por minha conta.