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Audi Q3 / Q3 RS

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1Audi Q3 / Q3 RS Empty Audi Q3 / Q3 RS Qui 2 Jul - 18:11

KÜLL



TESTE: AUDI Q3 1.4 TFSI

Testamos o crossover renovado na nova versão com motor menor, mas o custo-benefício da versão Ambition não agrada tanto em relação ao 2.0 TFSI

por JULIO CABRAL



02/07/2015 14h17

Audi Q3 / Q3 RS A02
Audi Q3 1.4 TFSI (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)
O Audi Q3 é um dos queridinhos do segmento dos crossovers médios. Lançado originalmente em 2012, o modelo é o vice-líder, pouco atrás do quase viral Range Rover Evoque. O inglês marcou 1.993 unidades vendidas até maio, enquanto o alemão feito na Espanha ficou com 1.819 no mesmo período. Agora com o facelift e uma nova versão 1.4 TFSI de acesso vendida pelo preço de R$ 127.190, o Q3 começou a ficar mais parecido com o carro que será produzido no Brasil a partir do ano que vem. Pode ser o suficiente para tomar a primeira posição e, de quebra, se afastar mais do futuro nacional Mercedes-Benz GLA (1.368 carros em 2015) e do já nacionalizado BMW X1 (1.168).

Só que o custo-benefício começa a parecer menos forte no Q3 1.4 TFSI Ambiente de R$ 144.190, justamente a versão testada. Equipada com o mesmo motor do Golf Variant, calibrado para entregar 150 cv e 25,5 kgfm de torque a 1.500 rpm, a nova configuração custa apenas R$ 800 a menos do que o preço de tabela do antigo Q3 Attraction Quattro, que vinha com motor 2.0 TFSI de 170 cv e 28,5 kgfm a 1.700 rpm. O câmbio é o conhecido DSG de dupla embreagem e seis marchas, uma a menos que as caixas mais novas. Por mais que o Attraction trouxesse menos itens, a versão era negociada com um belo desconto nas concessionárias e saia em torno de R$ 130 mil. Será que a troca não foi para pior?

Audi Q3 / Q3 RS A01
Audi Q3 1.4 TFSI (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)
Impressões ao volante

Vamos primeiro à pista para responder. O Q3 Ambiente arrancou de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, o mesmo tempo divulgado oficialmente pela Audi, 1,1 s a mais que o antigo Q3 de entrada. O torque até entra cedo, mas a sensação que todos tiveram ao dirigir a nova versão é de que a resposta é atrasada por uma certa hesitação.

Na versão Ambiente, há de série o Audi Drive Select, que muda parâmetros de resposta da direção, câmbio, acelerador e, até mesmo, do ar-condicionado, no caso para economizar combustível. Ao selecionar o modo Eco no Audi Drive Select, a letargia ecológica sentida é explicável. Mas no Comfort ainda permanece e somente no hiperativo Dynamic que o Q3 responde mais rispidamente. Contudo, ficará difícil repetir os números de consumo de 10,2 km/l de gasolina na cidade e 13,4 km/l na estrada nesse modo. A impressão é de que algumas marchas a mais para aproximar as relações e deixar o motor no pique sem consumir mais na estrada seria uma solução bem vinda.

Contudo, a diferença mais perceptível no dia a dia na comparação direta com o antecessor não é medida pelo cronômetro. É no comportamento dinâmico que as personalidades são entregues. A tração é apenas dianteira, nada de tração integral como era no Attraction antigo. Para ficarem mais em conta, os concorrentes também abrem mão do 4X4, no GLA a tração é apenas dianteira, enquanto o X1 de primeira geração ainda se vale da tração traseira.

O resultado? Basta acelerar um pouco mais ou tentar arrancar sobre pisos de baixa aderência para ver a luzinha do controle de tração acender mais do que nunca. A suspensão McPherson e multilink esnoba com um ajuste fino de primeira, porém a sensação ao abordar as curvas é que ficou mais difícil trazer os 1.405 kg do Q3 para dentro da trajetória. O crossover só parece pequeno nas frenagens. De 80 km/h até a imobilidade gastou apenas 25 metros.

De qualquer forma, a condução do Q3 é marcada pela suavidade. Até no funcionamento do novo start-stop, que só é notado ao ficar de olho no conta-giros. A calibração da suspensão amortece bem as irregularidades e poucos grilos de rodagem invadem o interior, mesmo que a Ambition tenha rodas aro 18 e pneus Bridgestone Dueler HP/Sport nas medidas 235/50. A direção parece ter passado algumas horas em banho-maria, é macia como poucas na cidade, perfeita para virar esquinas sem sentir. Mas o peso que ganha em altas velocidades ou no modo Dynamic não passa nenhuma naturalidade.

Audi Q3 / Q3 RS A05
Audi Q3 1.4 TFSI (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)
Custo-benefício

Por mais que fique para trás em desempenho e afinação dinâmica, o Q3 1.4 TFSI tem o estilo ao seu favor. Contudo, devo avisar que a beleza do facelift é melhor admirada à noite. Não que os designers tenham errado a mão e que ele seja mais feio durante o dia, quando a grade cuja moldura se espalha para as laterais e o para-choque dianteiro com entradas de ar estilo S-Line enchem os olhos. É que o mais belo é o novo esquema de iluminação. Os faróis de xenônio têm iluminação diurna melhor trabalhada, e as lanternas ganharam forma de leque. Sequenciais, as luzes sinalizam melhor e garantem uma assinatura visual chamativa.

Em relação aos seus rivais diretos, o Q3 básico fica para trás em desempenho apenas do BMW X1 2.0 turbo de 184 cv. O problema nem é tanto a concorrência, e sim a comparação direta com o antecessor, que andava mais forte e se prendia ao asfalto como chiclete. Sem falar no Volkswagen Golf Variant que, além de poder ser comprado completo por quase R$ 30 mil a menos, é capaz de baixar a aceleração de zero a 100 km/h a 8,5 s e emocionar mais nas curvas.

Audi Q3 / Q3 RS A04
Audi Q3 1.4 TFSI (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)
Sem falar que o espaço interno do Q3 poderia ser melhor. Com 2,60 metros de distância entre-eixos e 1,84 m de largura, há um vão decente para pernas e ombros de dois adultos atrás, embora as cabeças daquelas com mais de 1,82 m talvez fiquem muito rentes ao teto. Contudo, um quinto elemento sentará como em um saloon por conta do túnel central elevado. O porta-malas é o ponto negativo. Raso, o compartimento leva apenas 343 litros de bagagem, volume de Ford EcoSport. Olha que o estepe é do tipo temporário, na medida 145/80 R18.

Para justificar a diferença de preço em relação ao Attraction , o Q3 Ambiente traz a mais ar-condicionado com duas zonas de ajuste, banco do motorista com ajuste elétrico (incluindo lombar), teto solar panorâmico, controle de cruzeiro, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas, iluminação em leds do interior e espelho interno antiofuscante e externos rebatíveis eletricamente.

Audi Q3 / Q3 RS A03
Audi Q3 1.4 TFSI (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)
De série, todo Q3 traz ainda bancos revestidos de couro sintético, volante e manopla do câmbio de couro, faróis de xenônio, freio de estacionamento eletrônico (com função Auto Hold), assistente de partida em aclives, sensor de estacionamento traseiro, vidros laterais e traseiros com isolamento térmico e sensores de luz e de chuva. A segurança é fortalecida por airbags frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina, sistema Isofix e controles eletrônicos de tração e de estabilidade. O que pega é a cobrança como opcional do sistema MMI Plus com navegador, um mimo de R$ 10 mil.

Vale a compra?

Não. Completo, o preço fica quase R$ 10 mil acima dos R$ 145.190 pedidos pelo renovado Q3 Attraction 2.0 com o novo motor de 180 cv e tração integral, que traz banco do motorista elétrico de série, algo indisponível no 1.4 básico. Além de ficar próximo demais do mesmo modelo na versão Ambiente, cotado a R$ 165.190 já com o MMI Plus. Lembrando que o 2.0 é capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 7,6 s, sem beber muito mais por isso. Se você quiser um Q3 mais em conta, se prenda ao Attraction 1.4. Ou passe para um modelo 2.0 logo de cara.

2Audi Q3 / Q3 RS Empty Re: Audi Q3 / Q3 RS Sex 3 Jul - 15:00

Grilo

Grilo
Administrador

A ideia dessa versão é justamente ser a porta de entrada. Não vale a pena investir nela com opcionais.

http://www.autouniverso.com.br

3Audi Q3 / Q3 RS Empty Re: Audi Q3 / Q3 RS Sex 3 Jul - 16:45

Fabiano

Fabiano

Grilo escreveu:A ideia dessa versão é justamente ser a porta de entrada. Não vale a pena investir nela com opcionais.

Até porque, o que hoje no mercado de nacionais, tem os opcionais deste modelo, nas suas versões top de linha?

http://www.oticainova.com.br

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