NOVO CHEVROLET CRUZE: 7 ERROS E 7 ACERTOS DO SEDÃ
Sedã médio ganhou diversos recursos tecnológicos, mas ficou devendo em itens tidos como básicos para a sua faixa de preço – de R$ 89.990 a R$ 107.450
por MICHELLE FERREIRA
27/06/2016 08h59 - atualizado às 09h14 em 27/06/2016
Chevrolet Cruze 2017 (Foto: Leo Esposito/Autoesporte)
O Chevrolet Cruze mudou mesmo. E uma situação simples que passei com o carro de testes provou bem isso. Quando cheguei ao estacionamento para buscar o sedã depois de um dia de trabalho, André, nosso manobrista, falou que buscaria o carro para mim. Ele demorou mais de 15 minutos e quando voltou, ainda a pé, disse que não tinha encontrado nenhum Cruze. Precisei explicar que era a geração nova e que tinha mudado um bocado. “Ahhh, é que ele mudou tanto, nem reconheci”.
André tem razão: do antigo, ficou apenas o nome. O sedã está maior, mais potente, mais leve, mais equipado e mais caro. Agora,
a versão de entrada do Cruze, a LT, custa R$ 89.990. A versão topo de linha, a LTZ, custa R$ 96.990 – e pode ser equipada com um pacote de R$ 10.460 que acrescenta itens como alerta de colisão frontal e alerta de ponto cego.
Apesar da grande mudança, o sedã da Chevrolet ficou devendo em itens para a faixa acima dos R$ 100 mil. Veja a lista que preparamos com os sete erros do modelo.
1 - Não tem teto solarPela faixa de preço do sedã médio, era esperado que ele tivesse teto solar. O item não é vendido nem como opcional pela montadora.
Vale lembrar que modelos muito mais simples, como o Volkswagen Fox, podem ter o equipamento. O Ford Focus Fastback Titanium Plus de R$ 104.590, um de seus rivais, tem o item.
Chevrolet Cruze 2017 (Foto: Leo Sposito)
2 - Não tem freio de estacionamento eletrônicoAlém de ser mais bonito e deixar o interior mais moderno,
freio de estacionamento eletrônico deixa o dia a dia mais prático – já que é acionado automaticamente quando o motorista coloca o câmbio na função Park (P). O item não é vendido nem como opcional no Cruze e deve ser oferecido pelo novo
Honda Civic desde a versão de entrada. O novo sedã médio da Honda deve chegar ás lojas em agosto.
3 - Não tem faróis xenônioFaróis de xenônio emitem três vezes mais luz do que um farol comum. O objetivo? Maior visibilidade. O item também não é oferecido no novo Cruze – ponto negativo para a Chevrolet, já que o item vem de série no Focus Titanium Plus.
4 - Não tem ar-condicionado duas zonasO Cruze também não tem ar duas zonas, que permite que o motorista e o passageiro do banco da frente escolham temperaturas diferentes. O novo Honda Civic deve ter o item de série desde a versão intermediária EX.
Chevrolet Cruze 2017 (Foto: Leo Esposito/Autoesporte)
5 - Faltam aletas atrás do volanteCom tantas mudanças, o Cruze passou a ser vendido apenas com câmbio automático de seis velocidades, mas não espere por borboletas para a troca de marchas. Há apenas opção de trocas sequenciais por toques na alavanca.
6 - Faltam repetidores de seta nos retrovisores e saída de ventilação para o banco de trásRepetidores de seta nos retrovisores e saída de ventilação para o banco de trás são itens que não fazem tanta falta no dia a dia, mas poderiam estar no Cruze. Os componentes já estão presentes em modelos mais baratos.
7 - Forro do teto tem acabamento muito simplesO forro do teto do Cruze é igual ao de modelos de R$ 30 mil. Pelo preço do carro, o material merecia ser melhor.
Os sete acertos do novo Chevrolet Cruze:1 - Novo conjunto mecânico, mais ajustadoO novo conjunto mecânico é acertado. O sedã da Chevrolet tem motor 1.4 turbo capaz de render 150/153 cv de potência e 24/24,5 kgfm a 2.000 rpm, face os 140/144 cv e 17,8/18,9 kgfm a 3.800 rpm do anterior. O motor sempre é associado ao câmbio automático de seis marchas de nova geração. Destaque para os números de aceleração e retomada.
2 - Novo visual, mais modernoGosto não se discute, mas o novo visual do Cruze tem agradado.
O design ficou mais esportivo e até com certo jeito de cupê em relação à geração anterior. A mudança vai ser importante para fazer o sedã conquistar espaço entre a disputada categoria, que tem buscado cada vez mais renovação para atrair jovens.
3 - O Cruze está maiorO novo sedã tem 4,66 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,48 m de altura. Vão adultos de até 1,85 m atrás, graças aos 2,70 metros de entre-eixos, a mesma distância do Toyota Corolla, um incremento de 1,5 centímetros em relação ao antecessor. O único ponto negativo fica para o porta-malas, que além de não ter sistema de abertura pantográfico, tem capacidade declarada de 440 litros - bem para trás do Corolla, com 507 litros aferidos.
Chevrolet Cruze 2017 (Foto: Leo Esposito/Autoesporte)
4 - O Cruze está mais leveNão foi só o motor turbo que ajudou o sedã médio em nossos testes de aceleração e retomada. O novo Cruze emagreceu cerca de 100 quilos, o que deixou o desempenho melhor.
5 - Bom índice de consumoO novo Cruze registrou bons indicies de consumo em nossos testes.
Com etanol, o modelo faz 8,2 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada. A geração anterior fazia 6,7 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.
6 - Versão de entrada bem equipadaApesar de termos sentido falta de alguns itens, a versão de entrada do Cruze está bem equipada. Destaque para ar-condicionado digital, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, airbags laterais, controle de tração e estabilidade, OnStar (serviços de concierge, segurança, navegação e auxílio em casos de emergência), comando de voz e My Link.
7 - Versão topo bem equipadaA versão topo de linha com pacote também merece atenção. Por R$ 107.450, o proprietário do sedã médio terá itens como alerta de colisão dianteiro, assistente de permanência em faixa, indicador de distância do veículo da frente, carregador de celular por indução, sensores de ponto cego, botão de partida, luzes diurnas de LEDS, chave presencial, Park Assist e banco do motorista com regulagem elétrica.
- Cruze
PONTOS FORTES
- Novo motor 1.4 turbo tem melhor desempenho e é mais econômico.
- Nova geração é mais tecnológica, com itens como partida sem chave, assistente de baliza automático e carregador de celular por indução na versão mais cara.
- Espaço para quatro adultos é confortável, mesmo com a queda acentuada do vidro traseiro.
PONTOS FRACOS
- Faltam itens para a faixa acima de R$ 100 mil, como faróis de xenônio, ar-condicionado bizona e teto solar elétrico.
- Porta malas de 440 litros fica atrás de concorrentes como o Toyota Corolla, que tem 507 litros.
- Bem equipado, o novo Cruze fica bem caro e chega ao patamar de concorrentes de categoria superior.