Duster ganhou tela no painel. E agora, Eco?Sistema multimídia do EcoSport, Sync, tem comandos por vozNa nova geração do
EcoSport, a central multimídia
Sync é quase uma “celebridade” a bordo. Além de inédita, ela agrega
sofisticação até no visual. No topo do painel, ao centro, há uma pequena
tela de 3,5 polegadas onde são exibidas as muitas informações do
sistema. Dezenas de botões compõem o visual logo abaixo – tem até
teclado numérico para realizar chamadas pelo celular. São tantos os
recursos do sistema, que não há como negar: o
Sync é um diferencial.
Só que a Renault percebeu a importância do sistema no novo
Eco, e foi ligeira. A partir da primeira semana de outubro, chega às lojas da marca o
Duster Tech Road, versão limitada que promove a estreia do
Media NAV, sistema multimídia ainda mais moderninho que o
Sync.
O recurso traz uma tela de LCD de nove polegadas colorida e sensível ao
toque, com várias funcionalidades, entre elas navegação por GPS –
função indisponível na central da Ford. E agora,
Eco?
Duster Tech Road é série limitada com MAP NAVBriga eletrônicaA
Ford demorou tanto para lançar a nova geração do
EcoSport, que o crossover produzido em Camaçari (Bahia) chegará às concessionárias brasileiras praticamente junto com o
Duster “hi-tech”. Com isso, a briga entre os utilitários compactos terá, entre outras questões, o “fator tecnologia”. E o
Blog Quarentena sai na frente: apresentamos o primeiro e inusitado embate entre as centrais multimídia de
Eco e
Duster. Afinal, qual dos sistemas é o mais legal de usar?
Como todo eletrônico, tanto o sistema
Sync quanto o
Media NAV requerem um treinamento inicial, de reconhecimento. Ambos são intuitivos e possuem comandos no volante, mas o
Sync tem dezenas de botões no painel e requer um pouco mais de uso até sua total compreensão. Já o
Media NAV é mais fácil de operar. O sistema tem três botões (um para ligar e
outros dois para aumentar e baixar o volume) e o resto é acionado pela
tela de nove polegadas “touch screen”.
No geral, a central multimídia da
Renault é mais
amigável. A interface exibida na tela de LCD do painel é muito simples
de entender, com projeção de botões grandes e acesso rápido às funções. A
maior vantagem em relação ao
Sync é a opção de navegador GPS, indisponível no sistema da
Ford. Em compensação, a central do novo Eco – também oferecida no
New Fiesta mexicano – tem comando de voz e projeta gráficos que sinalizam obstáculos nas manobras de ré.
O maior problema do
Sync é mesmo o excesso de
comandos. Embora exista um botão direcional para navegar pelas funções, é
preciso mais de intimidade para operá-lo, sobretudo ao volante. No
Media NAV,
a navegação é consideravelmente mais simples. Já a falta de leitor de
CD é algo ousado, pois nem todos clientes são “adeptos” de pendrives e
gadgets. Contudo, por oferecer navegador GPS e a generosa tela de LCD no
painel, o sistema da
Renault mostrou-se mais moderno.
FICHAS TÉCNICASFord SyncCriado pela
Ford em parceria com a Microsoft, o sistema
multimídia (disponível em vários modelos da montadora) traz rádio/CD,
entradas auxiliar e USB, comando de voz, volante multifuncional e
conexão Bluetooth para gadgets, como smartphones. A telinha de 3,5
polegadas no alto do painel também reproduz um gráfico que auxilia o
motorista nas manobras de ré – barrinhas mostram a distância do veículo
em relação ao obstáculo atrás.
Idioma: Português brasileiro
Preço: Não divulgado.
Disponibilidade: Item de série em todos as versões do novo
EcoSport.
Renault Media NAVFruto da parceria entre
Renault e a gigante de
eletrônicos LG, a central multimídia traz uma generosa tela de LCD
colorida de nove polegadas sensível ao toque. Por meio dela se opera o
sistema, que dispõe de rádio, entradas auxiliar e USB, conexão
Bluetooth, comando satélite na coluna de direção e navegador GPS.
Curiosamente, não há leitor de CD – os usuários podem apenas conectar
pendrives e players musicais, como um Apple iPod.
Idioma: Português brasileiro
Preço: R$ 500
Disponibilidade: Item de série nas versões
Tech Road 1.6 16V manual (R$ 54.800), 2.0 16V manual (R$ 58.400) e 2.0 16V
automática (R$ 62.150). Opcional nas versões com tração 4X4 do
Duster.
Fonte: http://colunas.revistaautoesporte.globo.com/quarentena/