AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ford EcoSport x Renault Duster

5 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

Grilo

Grilo
Administrador

Novo EcoSport x Renault Duster: jipinho renovado já encara rival


Ford EcoSport x Renault Duster 0,,69771325,00
O novo EcoSport chega com a missão de recuperar o terreno perdido para o Duster A Ford não fez questão nenhuma de esconder que a nova geração do EcoSport
estava chegando. Desde o dia 4 de janeiro, quando o modelo foi
apresentado em forma de protótipo, a marca não parou de fazer ações de
marketing para promover o carro. Até uma pré-venda foi realizada em
julho, com a oferta de 2.500 unidades. Quem comprasse uma delas
garantiria o preço de R$ 53.490 para a versão 1.6 S e de R$ 59.990 para a
1.6 FreeStyle, independentemente da volta do IPI (a SE de R$ 56.490 não
foi oferecida). As entregas ocorrerão em setembro, quando o novo Eco enfim chega às lojas.
Com
tanta prévia feita pela Ford, inclusive com a divulgação dos preços e
conteúdos das versões (haverá ainda as 2.0 FreeStyle de R$ 62.490 e a
Titanium de R$ 71.490), restava saber como o EcoSport se comportaria. A segunda geração do jipinho passa a ser global, desenvolvida sobre a plataforma do New Fiesta
e com a missão de ser vendida em mais de 100 países. Era de se esperar
que a qualidade de construção, a dirigibilidade e os itens de segurança e
comodidade atingissem um novo padrão. Para tirar a prova, escalamos a
versão 1.6 FreeStyle (que segundo a marca será a mais vendida) para uma
viagem-teste ao lado do Renault Duster Dynamique 1.6, que custa R$ 54.030.

Ford EcoSport x Renault Duster 0,,69771326,00
Segundo
a Ford, o estepe na tampa foi mantido por fazer parte da identidade do
Eco. Já o Duster tem abertura da tampa para cima, mais convencional
A diferença de preços se explica pelo conteúdo. O Eco FreeStyle traz de série itens impensáveis para o Duster e
seu projeto de baixo custo, como controles de tração e estabilidade,
assistente de partida em rampas e sistema de entretenimento Sync
(recurso desenvolvido em parceria com a Microsoft que engloba Bluetooth,
entrada USB/auxiliar e comandos por voz). Como opcional, o Ford ainda
pode receber mais quatro airbags (os laterais e de cortina) e o
revestimento de couro nos bancos – esse também oferecido ao Renault.
Ambos vêm de série com ar-condicionado, direção assistida, trio
elétrico, rodas de liga aro 16, CD player, duplo airbag e freios ABS.
Uma
boa notícia para quem se interessou pelo Eco é que a Ford promoveu uma
redução de 7,5% no preço das revisões até 60 mil km. E ainda garante que
possui a cesta de peças mais barata da categoria. Por fim, a marca fez
um plano de seguro em parceria com a Mapfre, que cobra em média 3,6% do
valor do carro. Com isso, a apólice da versão FreeStyle sai por R$
2.141, enquanto a do Duster Dynamique fica em R$ 2.214. A Ford não fala
em previsão de vendas, mas é claro que a meta é voltar à liderança do
segmento, perdida em alguns meses para o Renault.

Ford EcoSport x Renault Duster 0,,69771327,00
Linhas
de New Fiesta e ótima posição de dirigir no Ford. Acabamento está mais
apurado, mas o painel perdeu a cobertura emborrachada do hatch do qual o
Eco deriva

Ford EcoSport x Renault Duster 0,,69771328,00
O
interior do Duster remete ao Sandero, com plásticos de aparência mais
simples e falhas de ergonomia. Bancos são rasos e volante só ajusta em
altura
Tamanho é documento?
Segundo
pesquisas da Ford, o cliente do Eco estava satisfeito com o porte do
carro. Por isso, o comprimento foi mantido em 4,24 m. O que mudou foram
as proporções. A frente ficou menor, enquanto a coluna dianteira avançou
e está mais inclinada. Ao mesmo tempo, o entreeixos foi ampliado em 3
cm e a largura em 3,1 cm. Quem compra carro por metro quadrado,
entretanto, ainda vai ficar com o Duster. O SUV da
Renault é claramente mais comprido (7 cm) e largo (6 cm), não negando
seu parentesco com a dupla Logan/Sandero – modelos considerados grandes
para suas respectivas categorias.
O efeito é que o espaço
do Eco está maior, notadamente para os joelhos e cabeça de quem viaja
atrás, além do banco ser mais aconchegante que antes. Mas o Duster
tem a cabine mais larga, o que facilita o transporte do quinto
passageiro (no Ford a coisa aperta). É no porta-malas, porém, que reside
a maior diferença: enquanto o Renault tem 475 litros de capacidade
(suficiente para as viagens em família), o Eco fica nos 362 litros. O
compartimento do Ford cresceu, mas perdeu os práticos porta-objetos que
havia nas laterais e na tampa traseira. Pelo menos a tampa ficou mais
leve de abrir, ainda que tenha mantido o estepe externo e a abertura
lateral – a maçaneta agora é embutida na lanterna esquerda.

Ford EcoSport x Renault Duster 0,,69771329,00
Cabine
do Eco ganhou espaço no banco traseiro com o aumento no entreeixos, mas
o Duster tem maior largura interna. Falta, porém, o cinto de três
pontos central no Renault
Mais refinado
Maior, porém, nem sempre significa melhor. E basta entrar no EcoSport para notar que visual e acabamento estão um nível acima do Duster.
O painel repete praticamente as linhas do New Fiesta, com a novidade de
que agora a iluminação é azulada. O sistema de som tem disposição de
botões que lembra um teclado de celular, e há comandos do radio no
volante. Pena que o painel tenha trocado a parte superior emborrachada
do New Fiesta por um plástico rígido no Eco. O
porta-objetos sob o assento do passageiro deu lugar a uma gaveta debaixo
do banco (com capacidade menor) e o porta-luvas ganhou refrigeração,
mas fica devendo uma simples luzinha.
A posição de
dirigir continua elevada, ganhando pontos com o ajuste de altura e
profundidade do volante (antes só altura) e o banco mais envolvente. Em
termos de ergonomia, a única crítica vai para a posição avançada dos
comandos dos vidros elétricos. No começo, é fácil abrir o vidro de trás
quando se quer abrir o da frente. Já o Duster deixa a
desejar por dentro. Do painel monótono aos plásticos de aparência
simples, o Renault não esconde a economia de custos. Ao liberar a trava
para ajustar a altura da direção, o volante simplesmente despenca. Os
bancos rasos deixam o corpo escorregar. Para piorar, os comandos da
ventilação ficam voltados para baixo, e exigem que o motorista desvie a
atenção do trânsito.

Ford EcoSport x Renault Duster 0,,69771330,00
Quadro de instrumentos do Eco é mais esportivo que o do rival. Iluminação azul será padrão nos próximos Fords Na cidade
Antes de cair na estrada, um giro urbano revela as características de cada um. O Eco
continua um bom “papa-buracos”, mas está claramente mais “carro”. A
suspensão ganhou firmeza e a direção elétrica oferece leveza e rapidez
na medida para desviar do trânsito. Em resumo, dirigir o Eco
novo é quase como dirigir um New Fiesta, só que mais alto. Até o
desempenho ficou bem próximo ao do hatch. O motor 1.6 16V Sigma (115 cv e
15,9 kgfm com etanol) continua a responder bem mesmo levando um carro
mais pesado – o Eco acusa 1.243 kg na balança contra
1.145 kg do New Fiesta. Um sinal claro do que estou falando é que a
aceleração de 0 a 100 km/h consumiu apenas 0,2 s a mais que o hatch, com
bons 11,5 s em nossos testes. E o consumo urbano também se manteve
próximo ao do hatch, com 8,2 km/l.
No Duster,
a direção hidráulica tem movimentos mais lentos e pesados, enquanto a
suspensão privilegia o conforto. Mas o desempenho fica bem atrás do
rival. A aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, consome 13,3 s e a
velocidade máxima não passa dos 163 km/h – a do Eco é limitada em 180 km/h eletronicamente. Fora isso, o Duster é beberrão: 6,4 km/l de etanol em ambiente urbano.
Na estrada

Ford EcoSport x Renault Duster 0,,69771332,00
Porta-malas
está mais raso, mas a altura ampliada garantiu maior volume. O
compartimento perdeu os porta-objetos nas laterais e na tampa
E enfim adentramos a rodovia. No limite de 120 km/h, o Duster vai fazendo mais barulho que o Eco.
O motor 1.6 16V trabalha estrangulado pelo câmbio curto, o que resulta
em quase 4.000 giros para manter essa velocidade – sem falar no consumo
novamente exagerado, que não passou de 8,1 km/l na estrada, contra 10,6
km/l do Eco. O Renault também apresenta menos material
fonoabsorvente, permitindo a entrada de ruídos de vento e dos pneus. Já
na estrada de mão dupla, foi a vez de o Ford abrir vantagem nas
ultrapassagens, que requeriam mais atenção com o Duster.
É que, além de mais pesado (1.258 kg), o Renault tem arrasto
aerodinâmico maior e um pouco menos de torque – 15,5 kgfm – embora a
potência fique nos mesmos 115 cv do concorrente.

Ford EcoSport x Renault Duster 0,,69771333,00
Grande vantagem do Duster: amplo porta-malas tem capacidade para 475 litros, contra 362 litros do rival Chega a subida da serra para Campos do Jordão (SP) e novamente as diferenças de projeto vêm à tona. O Duster
segue a velha escola de utilitários, com acerto mais macio e curso mais
longo de suspensão. A contra-partida é que a carroceria rola mais nas
curvas e desvios de direção, embora as bitolas largas garantam
estabilidade satisfatória ao SUV derivado do Sandero. Já o EcoSport entra mais firme nos cotovelos, freia com maior precisão e tem câmbio com engates mais justinho.
O
maior ânimo do Ford no asfalto se manteve quando pegamos a saída de
terra rumo ao Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal, local de decolagem
de asa delta e para-gliders. A subida exigente foi superada pelo Eco o tempo todo em segunda marcha, enquanto o Duster
pediu primeira em algumas situações. Aqui, porém, a suspensão mais
complacente do Renault absorveu melhor as pedras e erosões do caminho,
ao passo que o Ford transmitia os impactos com maior intensidade para a
cabine.
Já era quase noite quando finalmente chegamos a
Campos do Jordão. Antes do retorno a São Paulo, aquele bate-papo entre
os envolvidos na viagem não deixa dúvidas quanto ao vencedor do
comparativo: o novo EcoSport não só representa um enorme salto evolutivo em relação ao anterior como também redefine os padrões da categoria.
Ford EcoSport x Renault Duster 0,,69771337,00
Faróis estreitos e grade destacada reforçam a semelhança do EcoSport com o ex-primo rico Range Rover Evoque


Fonte: AutoEsporte

http://www.autouniverso.com.br

R8V

R8V
Administrador

Resultado não é surpresa, entretanto o melhor também vai depender do que cada um quer.

Se a Eco seguir o Fiesta, o espaço é digno de ovo kinder e quem tem mais de 1.80 não pode sequer cogitar ter um; o Duster também aparenta ter mais aptidão para o off road.

Considere ainda o alto nº de reclamações da Ford e a baixa satisfação( reclame aqui e JD Power).

Agora, é nítido que a Renault precisa melhorar o acabamento , alterar o motor e baixar o preço da Duster.

Entre Duster e Eco, fico com o SX4.

pliniodemarco

pliniodemarco

R8V escreveu:...

Entre Duster e Eco, fico com o SX4.

2x

http://www.tigrao.info

Grilo

Grilo
Administrador

pliniodemarco escreveu:
R8V escreveu:...

Entre Duster e Eco, fico com o SX4.

2x

3x

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

De traseira da pra notar a discrepancia da largura artificial do Duster, jogaram as bitolas la fora e fizeram um carro apertado que só tem tamanho, não é pra menos que que a Ford esta rindo a toa do seu novo lançamento.....

Sobre espaço interno, tenho 1,90 de altura e me acomodo muito bem na Eco 2008 de meu pai, se ela seguir essa receita da 1ª eco, ninguem vai reclamar.

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Dá para reclamar de tudo no Duster, menos espaço. No Eco fico apertado pois a coluna central esbarra no meu ombro; no caso do Fiesta atual(não o Roccan, que é mais espaçoso) quem tem mais de 1.80 sofre sim.

Fabiano

Fabiano

No Fiesta Atual não tive oportunidade de testar ainda, mas no Fiesta Rocam tenho a mesma sensação de espaço que na Eco do meu pai.

http://www.oticainova.com.br

matheus



Pra mim, comparar a Eco com a Duster é o mesmo que comparar um carro novo com um carro de dez anos atrás.

Fabiano

Fabiano

Penso o mesmo.....

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Ué, tem tantos que preferem comprar um carro usado heheheheh

Falando sério, sim, a Eco estabeleceu novo patamar e a Renault tem que se mexer; e para falar a verdade até fiquei surpreso que o Duster atingiu essa momentânea liderança do segmento, mas dá-lhe SX4 !

Grilo

Grilo
Administrador

O New Fiesta é um dos carros mais apertados que já vi. Deve ser algo semelhante ao Daihatsu Cuore Ford EcoSport x Renault Duster 439272

Bem que a Suzuki podia tomar vergonha e fazer publicidade direito; SX4, Jimny e Vitara tem preço muito abaixo ao da concorrência, são mais equipados e ainda pagam imposto cheio por virem do Japão.

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

Jimny??? Tais de brincadeira, que botem fogo naquilo, vai virar um Lada niva da vida, agora o SX4 não tem capacidade de transpor obstaculos como os dois do teste, ainda que seja dotado de 4x4, na lama ele vai passar vergonha como os dois, eu sinceramente gostaria que o ASX liderasse o segmento pra dar um susto nas nacionais.

Maldito IPI...

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Fabiano escreveu:Jimny??? Tais de brincadeira, que botem fogo naquilo, vai virar um Lada niva da vida, agora o SX4 não tem capacidade de transpor obstaculos como os dois do teste, ainda que seja dotado de 4x4, na lama ele vai passar vergonha como os dois, eu sinceramente gostaria que o ASX liderasse o segmento pra dar um susto nas nacionais.

Maldito IPI...

Onde o ASX passa o SX4 também passa. A altura dos dois é bastante semelhante.

No Youtube não faltam videos com a capacidade surpreendente do Suzuki/Fiat no off-road.

Já o Jimny, é um off-road de verdade, e o lançamento dessa versão de 45mil sem nada, confirma a intenção de ser um novo Niva, o que é excelente. A propósito, em Ilha Bela/SP, os únicos carros que aguentam a trilha pesada são o Jimny e o Bandeirante. Em uma ocasião, meu irmão já presenciou um Jimny rebocando um Troller.

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

O Unico SX4 que vi não era mais alto que meu Clio, por isso fica na mente que ele vai ficar preso em qualquer lugar, ja os ASX que tem por aqui que são em quantidade maior se nota uma diferença que eu considero bem importante, mas claro, tem todo o conjunto inferior que dita o que realmente é a altura real do carro, de qualquer forma, a Eco não pode ficar sem a opção de 4x4, ainda mais quando vier e se vier na versão de 7 lugares.

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Fabiano escreveu:O Unico SX4 que vi não era mais alto que meu Clio, por isso fica na mente que ele vai ficar preso em qualquer lugar, ja os ASX que tem por aqui que são em quantidade maior se nota uma diferença que eu considero bem importante, mas claro, tem todo o conjunto inferior que dita o que realmente é a altura real do carro, de qualquer forma, a Eco não pode ficar sem a opção de 4x4, ainda mais quando vier e se vier na versão de 7 lugares.

Pode ser mais baixo de carroceria, mas não na capacidade off-road.

http://www.autouniverso.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos