NOTÍCIA QUENTINHA:
<table border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0 width=583><tr><td vAlign=top><table border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0 width=572><tr><td vAlign=center><table border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0 width="100%"><tr><td>Dacia apresenta Duster em versão de produção em série</TD></TR> <tr><td height=6></TD></TR> <tr><td>Utilitário pequeno terá motores 1,6-litro 16V a gasolina e 1,5-litro a diesel; produção no Brasil está confirmada</TD></TR></TABLE></TD></TR> <tr><td class=textopreto10 height=33 vAlign=bottom>Texto: Gustavo Henrique Ruffo Fotos: Divulgação </TD></TR></TABLE></TD></TR> <tr><td height=15></TD></TR></TABLE> |
<table border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0 width=583><tr><td vAlign=top width=466><table border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0 width="100%"><tr><td class=textocinza12>(08-12-09) - Até que não demorou muito... Depois que a Renault mostrou uma versão de competição do Dacia Duster, que está sendo pilotado por Alain Prost, mas que tinha pouco da versão de produção em série, a marca francesa resolveu acabar com o mistério e revelar as linhas finais de seu anti-Ford EcoSport. No fim, o carro ficou mais interessante do que poderia parecer, com um quê de Nissan e de robustez que só vai favorecê-lo nos mercados do mundo. Inclusive aqui.
Além de mostrar as fotos do utilitário, que terá versões 4x2 (com tração dianteira) e 4x4, ela também confirmou sua produção em São José dos Pinhais, no Paraná. Além de concorrer com o EcoSport, a Renault começa a ameaçar seriamente o quarto lugar em vendas da marca norte-americana. Se tivesse um modelo médio, o Mégane, para concorrer com o Focus, a briga ficaria ainda mais interessante.
Ao contrário do esperado, o Duster tem muito pouco a ver com o conceito 4x4 mostrado pela Dacia no Salão de Genebra deste ano, fora o nome. O comprimento, de 4,31 m, e a largura, de 1,82 m, são as únicas medidas divulgadas até agora, ainda que as fotos revelem um veículo que deve ter um generoso entre-eixos (note as rodas, colocadas bem nos extremos da carroceria). O porta-malas terá 475 l, bem mais do que o concorrente da Ford.
O H79 (nome de desenvolvimento do veículo) será fabricado sobre a mesma base do Logan e do Sandero. Aliás, quando o Renault Logan foi lançado no Brasil, já se esperava uma série de outras carrocerias, como perua, picape, hatchback e utilitário. Destas, só o hatch veio ao país, mas com vantagens. O lançamento mundial do Sandero aconteceu por aqui.
Entre os motores, o Duster terá o 1,6-litro 16V a gasolina, velho conhecido do brasileiro (em versão flex, evidentemente) e, na Europa, contará com dois motores a diesel, um 1.5 dCi de 85 cv e 105 cv, com 240 Nm de torque a 2.000 rpm. Se a Renault tiver sistemas eletrônicos que simulem a marcha reduzida, como o Classe M, da Mercedes-Benz, talvez tenhamos por aqui um Duster a diesel, também. Certo é o motor 2-litros, para versões mais sofisticadas do utilitário.
A chegada do Duster ao Brasil será em 2010. E ele deve vir acompanhado, uma vez que o Nissan Qashqai usa uma arquitetura parecida. E a Nissan, que não é boba nem nada, também deve querer participação no segmento de utilitários pequenos.
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<table border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0 width="100%"><tr><td>Dacia apresenta Duster em versão de produção em série</TD></TR> <tr><td height=6></TD></TR> <tr><td>Utilitário pequeno terá motores 1,6-litro 16V a gasolina e 1,5-litro a diesel; produção no Brasil está confirmada</TD></TR></TABLE> |
Texto: Gustavo Henrique Ruffo Fotos: Divulgação
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<table border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0 width="100%"><tr><td>Dacia apresenta Duster em versão de produção em série</TD></TR> <tr><td height=6></TD></TR> <tr><td>Utilitário pequeno terá motores 1,6-litro 16V a gasolina e 1,5-litro a diesel; produção no Brasil está confirmada</TD></TR></TABLE> |
Texto: Gustavo Henrique Ruffo Fotos: Divulgação
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<table border=0 cellSpacing=0 cellPadding=0 width="100%"><tr><td>Dacia apresenta Duster em versão de produção em série</TD></TR> <tr><td height=6></TD></TR> <tr><td>Utilitário pequeno terá motores 1,6-litro 16V a gasolina e 1,5-litro a diesel; produção no Brasil está confirmada</TD></TR></TABLE> |
Texto: Gustavo Henrique Ruffo Fotos: Divulgação
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(08-12-09) - Até que não demorou muito... Depois que a Renault mostrou uma versão de competição do Dacia Duster, que está sendo pilotado por Alain Prost, mas que tinha pouco da versão de produção em série, a marca francesa resolveu acabar com o mistério e revelar as linhas finais de seu anti-Ford EcoSport. No fim, o carro ficou mais interessante do que poderia parecer, com um quê de Nissan e de robustez que só vai favorecê-lo nos mercados do mundo. Inclusive aqui.
Além de mostrar as fotos do utilitário, que terá versões 4x2 (com tração dianteira) e 4x4, ela também confirmou sua produção em São José dos Pinhais, no Paraná. Além de concorrer com o EcoSport, a Renault começa a ameaçar seriamente o quarto lugar em vendas da marca norte-americana. Se tivesse um modelo médio, o Mégane, para concorrer com o Focus, a briga ficaria ainda mais interessante.
Ao contrário do esperado, o Duster tem muito pouco a ver com o conceito 4x4 mostrado pela Dacia no Salão de Genebra deste ano, fora o nome.
O comprimento, de 4,31 m, e a largura, de 1,82 m, são as únicas medidas divulgadas até agora, ainda que as fotos revelem um veículo que deve ter um generoso entre-eixos (note as rodas, colocadas bem nos extremos da carroceria). O porta-malas terá 475 l, bem mais do que o concorrente da Ford.
O H79 (nome de desenvolvimento do veículo) será fabricado sobre a mesma base do Logan e do Sandero. Aliás, quando o Renault Logan foi lançado no Brasil, já se esperava uma série de outras carrocerias, como perua, picape, hatchback e utilitário. Destas, só o hatch veio ao país, mas com vantagens. O lançamento mundial do Sandero aconteceu por aqui.
Entre os motores, o Duster terá o 1,6-litro 16V a gasolina, velho conhecido do brasileiro (em versão flex, evidentemente) e, na Europa, contará com dois motores a diesel, um 1.5 dCi de 85 cv e 105 cv, com 240 Nm de torque a 2.000 rpm.
Se a Renault tiver sistemas eletrônicos que simulem a marcha reduzida, como o Classe M, da Mercedes-Benz, talvez tenhamos por aqui um Duster a diesel, também. Certo é o motor 2-litros, para versões mais sofisticadas do utilitário.
A chegada do Duster ao Brasil será em 2010. E ele deve vir acompanhado, uma vez que o Nissan Qashqai
usa uma arquitetura parecida. E a Nissan, que não é boba nem nada, também deve querer participação no segmento de utilitários pequenos.
COMENTÁRIOS (
grifos por minha conta): Primeiro, sinceramente, ficou menos feio do que eu esperava. Só quero ver COMO vai ser a frente Renault, uma vez que acho difícil adaptar esta frente para a marca francesa apenas com a troca de grade.
Boa também é a possibilidade de termos o carrinho A DIESEL, uma vez que sendo um utilitário de tamanho reduzido, com motor econômico, vai fazer bonito. Gostei MUITO deste marrom espero que venha para cá. Notem que as rodas da versão base até parecem com as rodas do Eco. Agora, faltam as fotos do interior. Bom notar que o carro é mesmo para 2.010 e não para 2.011, como já chegou a ser falado. Por fim, é triste ver a RENAULT DO BRASIL se tornar mesmo é a DACIA DO BRASIL, principalmente com a produção mais do que provável do Fluence na Argentina (bairrista? nacionalista? Não era, mas estou ficando; depois eu conto o por quê).
Enfim, para mim o que interessa/interessaria mesmo seria o Qashqai ou o Kuga.