Desculpem-me, pois acho que a grande maioria por aqui gostaria que o assunto fosse relacionado ao Plymouth Duster. Mas não é!
É que hoje foram divulgadas fotos do novo Dacia Duster a ser produzido na Romênia e vendido em vários países do Leste Europeu, Oriente Médio e África em 2010. O "jipinho" é muito simpático e será lançado por aqui com a marca Renault em 2011.
Trata-se do sexto modelo da plataforma de baixo custo da Renault, a X90, que tem o Logan como principal modelo. Além do Logan sedã existem o
Logan MCV, o Logan van, o Logan picape, e o Sandero que juntos venderam pouco mais que 500.000 unidades em vários países em 2008 e devem fechar 2009 com um volume bem próximo disso.
Mas por que eu estou aqui falando desse carrinho? Porque eu gostei dele, por várias razões.
Primeiro, gosto da estratégia da Renault com essa plataforma. São carros de baixo custo (não confundam com baixo preço), de construção moderna e mais simples facilitando a manutenção e os gastos com reparações. Vários modelos derivados (embora não tenhamos todos aqui no Brasil) com uso comum de grande parte dos componentes. Enfim, carros duráveis para atender as necessidades mais básicas de transporte e segurança de alguns grupos de clientes.
Também gostei do Duster por ser o primeiro concorrente direto do EcoSport. Como pode demorarem tanto para seguir a trilha de sucesso de um carrinho bem "mais ou menos" como o Eco!? E o bom é que aparentemente a Renault fez um carro melhor, ao menos em espaço, pois o carro é maior que o Ecosport e tem um porta-malas também maior.
Outra razão é que acho esse formato de "jipinho" e carroceria exclusiva muito mais honesto que esses aventureiros adaptados como CrossFox, Linha Adventure, o próprio Sandero Stepway etc, que cobram muito por apliques e penduricalhos.
E por fim, gostei muito do desenho do Duster. À exceção da grade dianteira, a qual acredito que a Renault mudará para a versão brasileira, o desenho é bem equilibrado e lembar um pouco a Pathfinder, da Nissan, do mesmo grupo, especialmente a traseira e as barras no teto. Apesar da altura mais elevada, o desenho da carroceria dá a impressão de um carro mais baixo e com o centro de gravidade melhor localizado, mais baixo que o do EcoSport. As rodas e pneus de grande diâmetro também melhoram muito o visual.
Bem, em termos de mercado acho que será um sucesso. Dizem que o mercado é soberano e ele que dita as ações dos fabricantes. Mentira! Caso contrário outros fabricantes já teriam feito seus EcoSport
fighters há muito tempo considerando a adoração que mulheres e jovens tem por jipinhos. Isso ocorre desde a época do Daihatsu Terios. Por isso acredito que o Duster seja um grande sucesso de vendas e fará a Ford melhorar muito o EcoSport.
O Duster romeno tem uma versão 4x4. No entanto, aqui nas nossas bandas não precisamos dessa versão. O "mercado" gosta de altura elevada dos bancos (o famoso
commanding view), altura elevada do solo (para superar enchentes, como diz a dondoca na propaganda do Tucson), e o formato mais descolado da carroceria tipo "jipinho". Basta ver o total fracasso do EcoSport 4WD. Os jipinhos são interessantes para os fabricantes, que conseguem cobrar bem (o tal do
premium) pela visão de comando, altura extra do solo e design descolado. O povo paga bem mais por isso, e fica feliz! Apesar de eu gostar do Duster, não estou disposto a pagar mais do que ele custa.
Como o povo é "Maria vai com as outras", se esse Duster fosse da Hyundai, venderia umas 5.000 unidades por mês a um preço similar ao da EcoSport. Como é Renault, talvez consiga atingir a marca de 3.000 unidades por mês dependendo do posicionamento de preços. Isso se tiver a garantia de 3 anos.
De qualquer jeito a família de entrada da Renault me parece um grande acerto.