AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil

5 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... , 11, 12, 13  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 12 de 13]

Fabiano



Mas nas fotos tem faróis de LED....

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



[size=60]Honda WR-V é visto antes da estreia na Índia
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 A175b7eee59c01c6f91d9853fdc5fdc3?s=38&d=mm&r=g POR REDAÇÃO

[/size]
[size=40]27[/size]

JAN
2017

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-wr-v-production-begins-2


0
COMPARTILHAR

Além do Brasil e do Uruguai, onde o interior do modelo foi flagrado, o Honda WR-V será vendido na Índia. É o que comprova um flagra feito pelo site Gaadi Waadi.



  • Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-wr-v-india-720x400

PrevNext
1
2
3



O modelo foi confirmado recentemente para o público indiano. De acordo com a imprensa local, a estreia deve acontecer em março. Agora, com as fotos, é possível ver o crossover com cores diferentes, o tradicional prata e um tom de laranja metálico. Assim como no Brasil, o interior do WR-V será idêntico ao do Fit, exceção ao revestimento dos bancos.
O WR-V será fabricado na Índia, no entanto a motorização ainda não está confirmada. A imprensa local especula que o modelo deverá contar com duas opções por lá: um motor 1.2 i-VTEC a gasolina com um câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT, além de um motor 1.5 i-DTEC turbodiesel com câmbio manual de seis velocidades.
Fotos: Gaadi Waadi

Fabiano



Um Fit elevado....

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Pena que é bem mais do que provável que não tenhamos este laranja por aqui. Assim como tal tom não apareceu no novo Civic, nem o azul similar ao do Fit, as duas cores oferecidas lá fora para o modelo.

Grilo

Grilo
Administrador

Linda a cor! Parece que a Honda voltou a regredir - enxugaram o catálogo de cores de todos os modelos novamente.

http://www.autouniverso.com.br

R8V

R8V
Administrador

Ele está para o Fit assim como o Stepway está para o Sandero.

Besteira darem outro nome.

KÜLL



R8V escreveu:Ele está para o Fit assim como o Stepway está para o Sandero.

Besteira darem outro nome.

Dias a Auto Fácil que apesar da grande semelhança com o Fit, TODOS os painéis externos tem alguma diferença de estamparia em relação ao Fit. Destacando, como vários sites fizeram também que tanto entre eixos, quanto bitolas são maiores do que no Fit.

KÜLL



Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 ZDvcAAAAAElFTkSuQmCC
Flagra - Honda WR-V indiano será mais equipado que o modelo nacional
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 WAAACH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==


Flagra - Honda WR-V indiano será mais equipado que o modelo nacionalproduct2017-03-02 14:46:13
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Flagra-honda-wr-v-india
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Logo

http://br.motor1.com/news/137676/flagra-honda-wr-v-indiano-sera-mais-equipado-que-o-modelo-nacional/ Honda WR-V  Flagras, flagra
Mar 02, 2017 em 14:46


Por: Julio Cesar, Editor

"Mini-SUV" indiano terá ar-condicionado digital, botão de partida e duas opções de mecânica

Com lançamento marcado para a primeira quinzena de março no Brasil, o novo Honda WR-V foi flagrado novamente na Índia. De acordo com o site local Rushlane, o modelo será lançado por lá no dia 16 de março e terá alguns diferenciais em relação ao modelo vendido no Brasil.



Revelado ao público no Salão do Automóvel, em novembro passado, o WR-V também foi apresentado à imprensa brasileira em janeiro, onde a Honda explicou todos os detalhes e diferenciais da novidade em relação ao modelo do qual deriva, o Fit.

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Flagra-honda-wr-v-india


Embora o visual externo seja praticamente igual ao do WR-V brasileiro, o modelo indiano terá como vantagem a partida por botão e o ar-condicionado digital, disponível nas versões superiores. Por lá, ele será oferecido nas versões E, S, V e VX e a estimativa de preços fica entre US$ 9,7 mil e US$ 15 mil.

Seja parte de algo grande

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Motor1_insider
Outro diferencial do modelo indiano é a gama de motores, composta pelos propulsores 1.2 a gasolina de 88 cv e 11,2 kgfm, associado ao câmbio manual de 5 marchas ou a um CVT, e 1.5 diesel de 100 cv e 20,4 kgfm de torque, acoplado a uma caixa manual de 6 marchas. Por aqui, o WR-V será sempre equipado com o motor 1.5 i-VTEC de até 116 cv (etanol) e 15,2 kgfm, equipado apenas com CVT.

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Flagra-honda-wr-v-india

Por aqui, o WR-V vai enfrentar as versões mais baratas dos SUVs compactos, além de novos "mini-SUVs", como Chery Tiggo e JAC T40. Na Índia, os rivais incluem VW Cross Polo, Fiat Avventura, Hyundai i20 Active e Toyota Etios Cross.
Fotos: Rushlane

COMENTÁRIOS: NOVIDADE.....

Fabiano

Fabiano

Se no Brasil um carro assim ja é visto pelas pessoas como grandioso e luxuoso, imagina na Índia....

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 ZDvcAAAAAElFTkSuQmCC
Honda em Itirapina (SP) - Afinal, quando a nova fábrica será inaugurada?
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 WAAACH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

Honda em Itirapina (SP) - Afinal, quando a nova fábrica será inaugurada?product2017-03-20 20:25:11
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-em-itirapina-sp
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Logo

http://br.motor1.com/news/139507/honda-em-itirapina-sp-quando-a-nova-fabrica-sera-inaugurada/ Honda  Mercado
Mar 20, 2017 em 20:25


Por: Leo Fortunatti, Editor

Em um cenário econômico ainda fraco, planta de R$ 1 bilhão permanecerá fechada em 2017

No fim de 2013, uma orgulhosa Honda Automóveis anunciou sua segunda fábrica no Brasil na pequena Itirapina (SP), cidade localizada a cerca de 200 km de São Paulo (SP) e a 100 km da, até então, "casa" da empresa em Sumaré (SP). Estamos em 2017 e a nova planta está 100% pronta, inclusive com maquinários completos para a produção. Mas não é isso o que está acontecendo. Qual a explicação? Levantamos alguns importantes números de mercado e conversamos com fontes ligadas à Honda para responder a esta questão.

Tudo mudou

Quando feito o anúncio e iniciadas as obras, o cenário do mercado brasileiro era bem diferente do atual. O ano de 2013 fechou com 3.041.863 automóveis emplacados, sendo 139.261 da Honda. A fábrica de Sumaré, com capacidade anual de 120 mil carros (chegando a cerca de 140 mil quando trabalhando com terceiro turno e horas extras), corria risco de não suprir o abastecimento das concessionárias após a chegada do tão esperado HR-V, uma grande aposta da Honda no segmento de SUVs compactos, na época ainda em aquecimento.

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-em-itirapina-sp


Nesta linha do tempo, avançamos para 2016. Muita coisa aconteceu, inclusive uma crise econômica que atingiu o Brasil e pegou em cheio o setor de automóveis. O resultado foram apenas 1.688.149 unidades emplacadas no fechamento do ano, sendo a Honda responsável por 122.541 delas - já com o HR-V como um importante reforço da linha e líder de seu segmento. Neste momento, Itirapina já seria se tornado "desnecessária", com Sumaré suprindo a necessidade da rede.
Emplacamentos
20132016
Mercado (automóveis)3.041.8631.688.149
Honda139.261 (Civic/Fit/City)122.541 (HR-V/Fit/Civic/City)
Participação4,58%7,26%
Fonte: Fenabrave

Seja parte de algo grande

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Motor1_insider

O prédio de R$ 1 bilhão

A planta de Itirapina é fruto de um investimento de R$ 1 bilhão da Honda. Parece estranho falar que essa dinheirama resultou em algo "desnecessário", mas é uma boa definição para resumir a atual situação do lugar, principalmente se pensarmos que Sumaré atende a atual demanda de mercado da marca. Daí você deve estar se perguntando: "Mas então por que a Honda não divide a produção entre as duas fábricas?". Durante o lançamento do WR-V, conversamos com Sergio Bessa, diretor de relações públicas da Honda, e ele nos explicou que é muito mais "rentável" para a empresa ativar um terceiro turno ou fazer horas extras quando necessário do que, por enquanto, dar o start em Itirapina.

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-hr-v-lx

Vamos voltar aos números para entender o raciocínio: Sumaré tem capacidade de 120 mil carros por ano, o mesmo número de Itirapina. Se em 2016 foram 122.541 unidades produzidas, "sobrariam" apenas 2.541 carros para a segunda fábrica, algo que não pagaria os custos e daria prejuízo para a Honda. Isso porque seria necessário contratar e treinar novos funcionários, além de acionar os fornecedores, algo que custa um (bom) dinheiro. Sumaré já passou por esta "fase".
Segundo Bessa, o mercado está sendo frequentemente monitorado pela Honda. Mesmo com a chegada do WR-V, ele diz que ainda é cedo para falar sobre a abertura de Itirapina. Tudo dependerá da resposta das vendas em 2017, sendo que alguma decisão poderá ser tomada apenas no segundo semestre, se tudo caminhar positivamente.

Quando e como

Se essa tão esperada (e complicada) melhora significativa realmente acontecer, ainda serão necessários cerca de seis meses para a ativação de Itirapina. Estamos falando de contratação de funcionários, vindos de diversas localidades do país, e trabalho com fornecedores de componentes. A Honda não fala em datas, mas pensamos que, no melhor cenário, esta inauguração será no segundo semestre de 2018. Repito, no melhor cenário.
Mas, e como a fábrica fica até lá? Bem, antes que pensem que a planta virou um "elefante branco bilionário", a Honda explica que há de 60 a 100 pessoas trabalhando na conservação e manutenção do prédio e maquinários de Itirapina. Assim, a fábrica ficar em perfeitas condições para operar, apenas esperando o OK do mercado. E que isso aconteça logo, para o bem da pequena cidade e da economia nacional.


Honda em Itirapina (SP)


  • Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-em-itirapina-sp
  • Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-em-itirapina-sp
  • Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-em-itirapina-sp
  • Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-em-itirapina-sp

2222

  • Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-em-itirapina-sp
  • Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-em-itirapina-sp

Fabiano

Fabiano

Manter ela fechada da pra economizar um bocado, quero ver se assinam algum acordo internacional para por essa unidade pra rodar....

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Honda computa 403 mil carros produzidos com energia limpa

Parque eólico em Xangri-Lá também evitou a emissão de 19 mil ton de CO2

REDAÇÃO AB

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 G_noticia_26892
Já são mais de 403 mil carros produzidos pela Honda com energia limpa fornecida pelo parque eólico da companhia em Xangri-Lá (RS): desde o início de seu funcionamento, no fim de 2014, até dezembro de 2017, a usina entregou mais de 221 mil MWh ao sistema Interligado Nacional, responsável por coordenar e controlar todo o sistema de produção e transmissão de energia elétrica no Brasil.

As atividades do parque evitaram a emissão de 19 mil ton de CO2 ao meio ambiente, minimizando o impacto ambiental dos processos produtivos da marca.

Além de suprir toda a demanda de energia elétrica do complexo industrial da Honda em Sumaré (SP), onde estão localizados fábrica, centro de pesquisa & desenvolvimento e a sede administrativo da empresa, a usina atende ainda o escritório da companhia na capital paulista e centro logístico da LSL Transportes, empresa coligada, localizada em Paulínia (SP), responsável pelas operações de movimentação de materiais e abastecimento das linhas de montagem.

Em 2017, o parque eólico aumentou em 5% o volume de geração de energia elétrica na comparação com o ano anterior, chegando a 79.194 MWh. O indicador de capacidade, que corresponde à proporção entre a geração efetiva do parque e seu potencial máximo de geração no ano, também subiu no ano passado: altamente dependente do comportamento do vento, a usina alcançou 33%, dois pontos porcentuais acima do número de 2016, indicando melhor aproveitamento dos ventos no período. O parque eólico Honda Energy conta com nove aerogeradores, resultando em uma capacidade total de 27,7MW. Em uso pleno, o empreendimento alcança a geração de 85.000 MW/ano.



FONTE SITE AUTOMOTIVE BUSINESS

KÜLL



[size=52]Em compasso de espera, Honda manterá fábrica em Itirapina fechada[/size]

46 comentários
Ricardo de Oliveira
3 Minutos de Leitura


Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-itirapina
A Honda continua esperando. Após ter inaugurado uma moderna planta de produção na cidade de Itirapina, interior de São Paulo, a montadora japonesa segue em compasso de espera, aguardando melhora do cenário automotivo nacional. Projetada quando o Brasil estava com vendas em alta, a fábrica acabou nem iniciando sua produção quando ficou pronta.
Com a crise no mercado nacional, a Honda decidiu manter a fábrica fechada, porém, não abandonada, tendo um pequeno time de técnicos que a mantém a manutenção dos equipamentos em seu interior. A montadora oficialmente disse que a fábrica só seria utilizada caso o mercado voltasse a vender 3 milhões de carros por ano.
Em 2017, foram somente 2,2 milhões e este ano a previsão é de algo perto de 2,5 milhões. Ou seja, a planta paulista só deve começar a funcionar por volta de 2020 se o ritmo de crescimento das vendas continuar nesse nível. De acordo com Issao Mizoguchi, presidente da Honda, em entrevista ao site G1, a empresa teria enfrentado uma situação difícil se tivesse insistido em operar essa segunda fábrica no país em plena crise.

[size=18]VEJA TAMBÉM:


[/size]

  • Concessionária Volkswagen está fechada há 11 anos e ainda tem veículos 0 km
  • Concessionária Chevrolet fechada há 17 anos tem 500 raridades dos anos…
  • Na espera, Chery Tiggo 2 continua seus testes camuflado



Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-Fabrica-Visita-61
Atualmente, a montadora opera a planta de Sumaré, também em São Paulo, com capacidade máxima, onde são fabricados Fit, City, WR-V, HR-V e Civic. A estrutura contempla a produção de 120 mil carros por ano, a mesma de Itirapina, mas com turnos reforçados e horas extras, alcança 140 mil. Atualmente a empresa emplaca bem alguns de seus modelos, em especial o HR-V, que continua na briga pela liderança de mercado, onde já dominou as vendas.
No entanto, a baixa capacidade limita muito os volumes se mais modelos começarem a crescer em vendas, o que no momento não está ocorrendo. O Civic, por exemplo, tem média de emplacamento de 2 mil unidades, embora pudesse vender bem mais. Mas, o motivo nesse caso nem seria a capacidade de produção, mas o preço.
Mizoguchi reconhece que o preço do carro está muito alto e mais, a Honda vive um dilema com seu best seller global. Aqui no Brasil, seu design agressivo atrai os consumidores jovens, porém, estes não podem pagar pelo modelo. O executivo aponta os impostos como motivo para os preços serem tão altos. Atraente para esse perfil de consumidor, o Civic não consegue assim se aproximar do rival Corolla, que emplacou em média 5,5 mil unidades/mês em 2017, mantendo um estilo mais conservador, apesar de também ostentar preços bem elevados.
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Novo-honda-civic-sport-2017-impress%C3%B5es-NA-8
Para esse caso específico do Civic, no momento, não parece haver uma saída para a Honda. O governo não concederá mais incentivos fiscais para o setor automotivo e mesmo a reforma trabalhista não trará grande redução nos custos de produção. Mizoguchi explica que não haverá uma redução de 30%, por exemplo, visto que a carga tributária fica entre 40% e 45%.
Além disso, para quem espera um Civic Hybrid ou mesmo o Novo Insight, o executivo diz que sem incentivos não há como adicionar tecnologias caras no país, pois caso contrário, os fabricantes terão de repassar o custo extra ao consumidor. Ele diz que o Brasil tem o etanol como uma alternativa mais viável de redução das emissões de CO2 do que carros elétrico e híbridos, enfatizando que o País não precisa seguir os passos de EUA e Europa.
[Fonte: G1]

R8V

R8V
Administrador

Mas a marca poderia produzir o HRV lá - deu a entender que teria demanda.

KÜLL



Fechada, fábrica da Honda gera prejuízo de R$ 400 milhões
216 comentários
Ricardo de Oliveira
3 Minutos de Leitura

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-itirapina
A planta da Honda em Itirapina-SP está fechada há dois anos e meio. A segunda unidade de produção de veículos da marca japonesa foi idealizada quando o mercado brasileiro estava em alta, justificando a construção de uma fábrica adicional para dobrar o volume anual feito pela empresa.




No entanto, quando ficou pronta, a instalação chegou no momento errado, pois a crise já havia se instalado no mercado automotivo e alegando que haveria prejuízo com a operação de duas fábricas, que teriam muito mais capacidade instalada que a demanda esperada com o cenário de retração nas vendas. Assim, a Honda surpreendeu ao manter a planta fechada após a conclusão.
Agora, depois de muito tempo, a fábrica de Itirapina continua fechada e, de acordo com o site Exame, gera um prejuízo de R$ 400 milhões para a montadora. Esse montante é apenas referente ao período de portas fechadas desde a inauguração. O cálculo feito por especialistas é referente ao custo de manutenção (a empresa mantém uma equipe para cuidar do maquinário parado) e oportunidade, que é o capital aplicado e parado. Segundo a publicação, um turno da planta representaria 40.000 carros por ano e R$ 60 milhões em mão de obra.


Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-Fabrica-Visita-461



Com capacidade de 120.000 carros por ano, a mesma da planta principal em Sumaré-SP, a segunda fábrica da Honda demandou investimento de quase R$ 1 bilhão. Oficialmente, a montadora diz que espera um melhor momento da economia para fazer funcionar a fábrica, pois é necessário que a produção seja completamente suprida pelas duas unidades, o que dá em torno de 240.000 carros por ano. Em realidade, a empresa aponta para um mercado de 3 milhões de veículos.
No ano passado, o mercado brasileiro registrou pouco menos de 2,2 milhões de automóveis e comerciais leves. A Honda, por sua vez, vendeu 131.086 unidades. O volume ainda não justificaria a abertura de Itirapina, que seria de pelo menos um turno de 40.000 unidades. A expectativa é que a melhora da economia e das vendas em 2018, possa incentivar a reabertura da planta. Além disso, o país vem registrando sucessivos recordes de exportação, o que seria um impulso extra para a marca.
Por ora, a Honda diz que consegue manter o ritmo com a planta de Sumaré. A unidade de igual capacidade, situada na região metropolitana de Campinas, pode operar com horas extras se necessário, a fim de superar o volume padrão com três turnos, alcançando no máximo 140.000 carros por ano. Para a empresa, é rentável fazer isso nesse momento ao invés de abrir a nova fábrica.

[Fonte: Exame]

COMENTÁRIOS: Esta nota já tem algum tempo, mas acabei a deixando de lado por conta de postar outras notícias que julgava mais importantes para o momento.

KÜLL



Honda transferirá produção de automóveis para nova fábrica de Itirapina (SP)


product2018-04-03 20:21:33https://motor1.uol.com.br/news/238125/honda-producao-fabrica-itirapina/ Indústria
Abr 03, 2018 em 17:21

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Leo-fortunatti1
Por: Leo Fortunatti, Repórter

Mudança acontece a partir de 2019 e Sumaré terá nova função


Fruto de um investimento de R$ 1 bilhão, a fábrica da Honda de Itirapina (SP) é uma instalação moderna e pronta desde 2016 para operar. Mas um mercado fraco e com a planta de Sumaré (SP) dando conta de produzir HR-V, WR-V, City e Civic, ela ficou fechada deste então. Falamos sobre isso em uma reportagem específica. Mas, para a surpresa geral do mercado, a empresa japonesa anuncia o inicio da operação de Itirapina (SP) em 2019.

Segundo a Honda, a partir do ano que vem, a produção de automóveis será gradualmente transferida para Itirapina. "A nova unidade é o resultado de um projeto mais moderno e, consequentemente, mais eficiente do ponto de vista de produtividade, com melhor flexibilidade para atender às demandas tecnológicas para atualizações em nossa linha de automóveis", disse a marca em comunicado.
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Comparativo-vw-polo-x-fiat-argo-x-honda-fit-x-peugeot-208
As atividades começarão com o Fit, inclusive com a transferência de funcionários de Sumaré (SP) para a nova fábrica. Para a atual linha, se mantém a "produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem; Injeção Plástica; Ferramentaria; Engenharia da Qualidade; Planejamento Industrial e Logística. A unidade também manterá a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias".

Fotos: Arquivo Motor1


Honda Fit 2018

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-fit-2018
68 fotos
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-fit-2018Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-fit-2018Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-fit-2018Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-fit-2018

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-fit-2018Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-fit-2018Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 12 Honda-fit-2018

COMENTÁRIOS: Várias e várias vezes, o Fernando Calmon disse que o HR-V iria ser ao menos, MONTADO aqui no Brasil. Agora, vindo dos EUA e pagando o Imposto de Importação, isso faria ainda mais sentido. Será que tem chance?

R8V

R8V
Administrador

Hrv ou crv ?

KÜLL



R8V escreveu:Hrv ou crv ?

CR-V

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 12 de 13]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... , 11, 12, 13  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos