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Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil

5 participantes

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KÜLL



Honda transferirá produção de automóveis para nova fábrica de Itirapina (SP)


product2018-04-03 20:21:33https://motor1.uol.com.br/news/238125/honda-producao-fabrica-itirapina/ Indústria
Abr 03, 2018 em 17:21

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 13 Leo-fortunatti1
Por: Leo Fortunatti, Repórter

Mudança acontece a partir de 2019 e Sumaré terá nova função


Fruto de um investimento de R$ 1 bilhão, a fábrica da Honda de Itirapina (SP) é uma instalação moderna e pronta desde 2016 para operar. Mas um mercado fraco e com a planta de Sumaré (SP) dando conta de produzir HR-V, WR-V, City e Civic, ela ficou fechada deste então. Falamos sobre isso em uma reportagem específica. Mas, para a surpresa geral do mercado, a empresa japonesa anuncia o inicio da operação de Itirapina (SP) em 2019.

Segundo a Honda, a partir do ano que vem, a produção de automóveis será gradualmente transferida para Itirapina. "A nova unidade é o resultado de um projeto mais moderno e, consequentemente, mais eficiente do ponto de vista de produtividade, com melhor flexibilidade para atender às demandas tecnológicas para atualizações em nossa linha de automóveis", disse a marca em comunicado.
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 13 Comparativo-vw-polo-x-fiat-argo-x-honda-fit-x-peugeot-208
As atividades começarão com o Fit, inclusive com a transferência de funcionários de Sumaré (SP) para a nova fábrica. Para a atual linha, se mantém a "produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem; Injeção Plástica; Ferramentaria; Engenharia da Qualidade; Planejamento Industrial e Logística. A unidade também manterá a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias".

Fotos: Arquivo Motor1


Honda Fit 2018

Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 13 Honda-fit-2018
68 fotos
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 13 Honda-fit-2018Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 13 Honda-fit-2018Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 13 Honda-fit-2018Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 13 Honda-fit-2018

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COMENTÁRIOS: Várias e várias vezes, o Fernando Calmon disse que o HR-V iria ser ao menos, MONTADO aqui no Brasil. Agora, vindo dos EUA e pagando o Imposto de Importação, isso faria ainda mais sentido. Será que tem chance?

R8V


Administrador

Hrv ou crv ?

KÜLL



R8V escreveu:Hrv ou crv ?

CR-V

KÜLL



SEU AUTOMÓVEL


Honda prepara abertura da fábrica de Itirapina (SP), fechada desde 2016

Fábrica está pronta desde 2016, mas crise suspendeu início das atividades


Cleide Silva
Do Estadão Conteúdo
25/12/2018 11h14

Inauguração acontecerá no primeiro trimestre de 2019; tendência é que todos os modelos da marca sejam feitos lá até 2021

Pronta há quase três anos e mantida fechada por causa da queda de demanda durante a recessão, a fábrica da Honda em Itirapina (SP), projeto de R$ 1 bilhão, finalmente será inaugurada no primeiro trimestre de 2019.

A expectativa de geração de empregos na cidade de 17 mil habitantes, que mobilizou boa parte dos moradores no período das obras, está voltando. No entanto, a Honda vai começar inicialmente empregando apenas 200 funcionários, todos eles transferidos de sua fábrica de Sumaré (SP).

O número relativamente baixo de uso de mão de obra reflete tanto a cautela da montadora japonesa no País quanto uma mudança estrutural do emprego no setor automotivo, segundo especialistas.

"Antes, quando a produção de veículos aumentava, o emprego bombava", diz o presidente da consultoria Bright, Paulo Cardamone. "Isso não vai ocorrer mais pois a indústria está cada vez mais competitiva e eficiente com a digitalização da produção, a chamada indústria 4.0, que vem aumentando".

Ou seja: a tendência de geração de empregos em montadoras tende a ser menor. Hoje, as montadoras empregam atualmente 111,7 mil funcionários que devem produzir aproximadamente 3 milhões de veículos este ano, sem contar as máquinas agrícolas. Como base de comparação, em 1980, para uma produção de 1,1 milhão de unidades, as montadoras empregavam 133 mil pessoas.

Nos três piores anos da crise, de 2014 a 2016, o setor fechou 30,9 mil vagas. Nos dois anos de recuperação foram gerados, até novembro, 7,3 mil postos.

De olho
Mesmo assim, em Itirapina, muita gente está se preparando para uma vaga na Honda. Nesse contingente está Flaviane Estela Bressani, 33 anos, que conseguiu um emprego de analista de custos há um mês, em uma empresa na cidade vizinha de Limeira, após ficar desempregada por dois anos.

"Todos estão ansiosos novamente", afirma Flaviane, que mora com a mãe. "Aguardamos informações se será preciso atualizar os currículos já enviados e se teremos de fazer novo curso, mas até agora ninguém recebeu qualquer informação", diz ela, ciente de que as primeiras vagas ficarão com os funcionários atuais.

Entre 2015 e 2016, Flaviane e centenas de moradores do município fizeram cursos no Senai abertos para preparar mão de obra para a montadora, que havia anunciado potencial de 2 mil empregos quando a fábrica estivesse operando em capacidade plena.

Manter a fábrica fechada por tanto tempo foi muito caro, segundo o presidente da Honda, Issao Mizoguchi. O arranjo possível foi transferir toda a linha de carros para Itirapina e manter em Sumaré a produção de componentes, como motores e estamparia.

Quando confirmou a segunda fábrica, em agosto de 2013, o grupo japonês tinha a intenção de dobrar sua produção no País - mas isso deve demorar para acontecer. As duas unidades têm capacidade para 120 mil carros ao ano.

Inicialmente será transferida apenas a linha do Fit, que será produzido isoladamente pelo menos por dois anos, em um turno, informa Mizoguchi. Para essa atividade serão necessários cerca de 500 funcionários. Os demais modelos da marca (Civic, City, HR-V e WR-V) só deverão chegar à fábrica em 2021.

Vendas diretas

Pelo segundo ano seguido, o crescimento das vendas de veículos no Brasil está ancorado nas vendas diretas - feitas pelas montadoras a frotistas, locadoras, produtores rurais, taxistas, pessoas com deficiência física e pequenas empresas. Esse tipo de negócio, normalmente feito com descontos de 10% a 30%, tem sido a alternativa das montadoras para ocupar a capacidade das fábricas. Atualmente, essa modalidade responde por 43% das vendas de automóveis e comerciais leves, que até novembro somam 2,25 milhões de unidades. É a maior participação desde 2003, quando esse dado passou a ser divulgado.

Serão comercializados neste ano cerca de 340 mil veículos a mais do que em 2017. As vendas diretas colaboram com 62% desse crescimento. Os negócios diretos devem somar 1,1 milhão de unidades, 24% mais que em 2017. As vendas para pessoas físicas devem crescer 10%, para 1,48 milhão de unidades.

Alguns executivos do setor acreditam que essa relação vai mudar em 2019, previsão que não é compartilhada por Paulo Cardamone, presidente da consultoria Bright. "Há uma 'pejotização' no mercado pois, além dos grandes frotistas, qualquer pessoa que tenha CNPJ consegue comprar com desconto maior do que o oferecido ao consumidor normal", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Domingos V


Administrador

O Fit vai ficando mesmo para escanteio, sendo colocado como "teste de linha". A notícia é muito boa, mas se a marca quer mesmo dobrar as vendas aqui ela precisa voltar a dar atenção aos carros de menor custo, reduzir o preço dos modelos de maior destaque (ou torná-los muito mais atrativos) e ainda lançar modelos novos abaixo dos 100 mil Reais.

Hoje a Honda se porta quase como uma fabricante de luxo e não vejo como ela dobrar vendas desse jeito.

E a questão das vendas diretas tem de ser melhor trabalhada pelas concessionárias e marcas. Hoje esse tipo de venda sofre boicote, às vezes até nos setores de usados das revendedoras, no lugar de incentivo. Poucas concessionárias se interessam nesse tipo de venda e a maioria faz questão de desincentivar ou de tornar a negociação extremamente sem jogo - isso quando, por esse motivo, o preço não acaba sendo o mesmo ou quase o mesmo da venda para pessoa física!

Isso me lembra que uma das maiores barreiras para baixarem os preços dos carros no Brasil são as redes de concessionária, que por aqui parecem ter um apetite descomunal na sua participação nos lucros e nas vendas.

Ninguém parece satisfeito em ganhar alguns mil numa venda, a impressão que fica é que entre novo e usado num carro típico (dos seus 40 a 50 mil) eles querem o que seria equivalente a uns 20% do negócio. Num valor desses, é simplesmente muito. E metade da nossa defasagem de preço estaria aí!

KÜLL



Acho que fazer o Fit em Itirapina tem sentido, no caso de ser ele o originário de City e HR-V e assim, quando a fábrica estiver rodando "redondinho", os derivados citados vão para lá. Pessoalmente, ainda acho o Fit o melhor compacto do segmento. (É UMA MINIVAN? É! COMPETE COM OS COMPACTOS.)

Domingos V


Administrador

Me parece esse mesmo o plano, Küll. E aí ficaria o Civic e, se Deus quiser, algum outro carro interessante na fábrica antiga (Accord? CR-V? Um novo compacto?).

Mas mostra que hoje o Fit, modelo que também gosto muito, desde o lançamento da HR-V ficou sendo tratado como um carro meio que "sobrando" na linha.

Erro fatal, pois é justamente nessa faixa de preço e de proposta que a Honda está devendo e onde tem mais potencial de aumentar vendas. HR-V e Civic a mais de 100 mil são mais lucrativos, mas naturalmente possuem menos volume. O Fit só vende o pouco que vende hoje porque assim quiseram.

R8V

R8V
Administrador

Pois então , hoje a marca só dá atenção ao HRV.
Wrv é inútil e o City foi deixado mais de lado do que o Fit.

Domingos V


Administrador

A impressão que tenho é que com o WR-V eles tentariam enterrar de vez o Fit normal, mas como não deu certo acabou ficando no mesmo marasmo que o Fit.

O City hoje seria o carro para concorrer com Yaris, Virtus e Cronos nesse segmento dos sedans compactos que ressurgiram devido aos preços altos dos médios.

Mas a marca colhe a mesma desatenção e desinteresse que teve em relação ao Fit com ele. De fato, me lembro que o lançamento da geração atual do City foi nessa época próxima do lançamento da HR-V e o interesse em vendê-lo até era maior que de vender o Fit, mas era surpreendentemente baixo para um lançamento.

Agora esses carros estão tão mortos e precificados tão acima que só um "pecado" poderia salvá-los: baixa de preços. Mas isso aí no nosso mercado parece ser mesmo tratado como pecado. Quando KIA e Hyundai fizeram isso foi um show de críticas. Até gostaram, mas trataram os modelos em questão e as marcas como "desesperadas" ou "de baixa qualidade" por esse motivo.

Ver a Honda fazendo isso seria até difícil de acreditar. Mas a não ser que exista um Etios da Honda esse seria o único caminho.

Quem sabe a próxima geração de Fit e City venha com preços menores?

R8V

R8V
Administrador

Pois é.... acho que as vendas do Fit se sustentam com o PCD ...

Domingos V


Administrador

Deve mesmo ser o caso, já que acaba sendo o único da marca a se enquadrar (talvez o City em alguma versão também?). É um fim meio triste para um carro que vai estar aí por muito mais tempo que WR-V e HR-V...

Fizeram burrada mesmo, mas não foi sem merecimento. Agora só com um bom trabalho, inclusive justamente de mercado, na próxima geração para que o carro não vire um total esquecimento e se recupere. Caso contrário arrisca até a sair de linha, uma mancada a nível VW ou GM da década passada deixando morrer modelos como Polo, Golf, Vectra etc.

KÜLL



30/12/2018 - 11h34

NOTÍCIAS > INDÚSTRIA

[size=35]Honda deixa de fazer carros em Sumaré e enfim inaugura Itirapina

Sumaré será centro estratégico e de produção de motores e componentes
Luís Perez 
Publisher e editor-chefe do Carpress

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DivulgaçãoHonda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 13 D28855b5ec97d8ade8d2a60ae4f4aee4_LVista aérea da fábrica da Honda em Itirapina (SP), ainda em fase de construção

Encravada entre Rio Claro e São Carlos, a paulista Itirapina deve deixar de ser conhecida apenas por sua tradicional feira de aviação e pela promessa de uma linha de produção de automóveis da Honda no Brasil, anunciada há anos, mas paralisada pelo arrefecimento da economia brasileira.
É que, gradativamente, a partir do início de 2019, com conclusão prevista para 2021, a marca japonesa deverá realizar uma mudança na estrutura de produção de automóveis no Brasil tendo como foco o fortalecimento e a sustentabilidade dos negócios de automóveis.

Assim, visando reforçar a competitividade do negócio para os próximos anos, a Honda decidiu iniciar a operação da fábrica de Itirapina com a transferência da produção de automóveis de Sumaré para a nova planta. A unidade de Sumaré será então um centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de automóveis, estratégia e gestão dos negócios do grupo.

Segundo a empresa, apesar de o mercado local apresentar certa recuperação, as perspectivas de crescimento permanecem abaixo do volume projetado. Com base no cenário atual, será preciso fortalecer a estrutura de produção de automóveis para garantir a sustentabilidade do negócio.

Assim, a Honda Automóveis passará a produzir todos os modelos locais na fábrica de Itirapina, que será equipada com tecnologia mais atualizada. A unidade também apresenta ganhos em sustentabilidade. Exemplo disso é o processo de pintura a base d’água que, aliado ao uso de menor quantidade de tinta, é menos poluente.

Com capacidade produtiva nominal de 120 mil unidades por ano, em dois turnos, a fábrica iniciará as atividades com a produção do Fit. Os funcionários de Sumaré serão transferidos para Itirapina – uma distância de aproximadamente 120 km.

Em Sumaré permanecerão atividades que receberam investimentos recentes: produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem; Injeção Plástica; Engenharia da Qualidade; Planejamento Industrial e Logística. A unidade também mantém a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias.

KÜLL



[size=52]Honda finalmente inicia produção do Fit em Itirapina[/size]

Ricardo de Oliveira
2 Minutos de Leitura


Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 13 Honda-itirapina-2
Inaugurada em 2016, somente agora é que a fábrica da Honda em Itirapina, interior de São Paulo, começou sua operação industrial. A planta havia sido construída pela montadora japonesa para atender a crescente demanda do mercado brasileiro antes de sua conclusão. No entanto, o país entrou em crise econômica e a empresa decidiu terminar e fechar as portas da unidade.
Agora, mais de dois anos depois, a Honda finalmente inicia a produção de veículos com o Fit estreando a nova linha de montagem, distante 100 km da fábrica de Sumaré, região de Campinas. Projetada para um volume de 120 mil unidades por ano, em dois turnos, a instalação em Itirapina tem capacidade igual da planta mais antiga.
A Honda decidiu transferir a produção de veículos de Sumaré para a nova instalação em um processo que deve ser concluído até 2021, segundo a empresa. Junto com a fabricação de carros, a montadora vai transferir também os funcionários da unidade mais velha, que passa a produzir apenas peças e componentes, além de motores e câmbios.
Honda prepara investimento de R$ 1 bilhão no Brasil - Página 13 Honda-itirapina-1

As áreas de fundição e usinagem; injeção plástica; engenharia da qualidade; planejamento industrial e logística, assim como o centro de pesquisas e desenvolvimento, divisão de peças, centro de treinamento da rede e a sede administrativa, continuarão em Sumaré. Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America, diz:
“Este momento é uma grande alegria para todos. Pautados pelo compromisso de evolução constante, damos, hoje, mais um importante passo em direção ao fortalecimento dos nossos negócios no Brasil. Graças aos ganhos de produtividade, com uma atuação integrada entre as plantas de Sumaré e Itirapina, tornaremos nossa operação no País mais competitiva”.
A partir de março, toda a produção do Honda Fit sairá de Itirapina. Os modelos City, WR-V, HR-V e Civic continuam sendo feitos em Sumaré e serão transferidos no decorrer do período. Serão feitos 90 carros inicialmente para testes na linha.

COMENTÁRIOS: Não dá para dizer que é um avanço, uma vez que a mim parece uma conta de final ZERO, afinal, transfere produção de uma fábrica para outra e a primeira vira apenas fornecedora de partes e peças. Pelo visto, aquela conversa do Calmon de montarem o CRV aqui JÁ ERA MESMO.

Domingos V


Administrador

Montar o CRV aqui seria um bom sonho. Talvez quando as vendas do HR-V esfriarem mais e a Honda tiver que competir com o Compass com algo mais na categoria dele?

Por enquanto só significa que o Fit anda meio morto na marca mesmo e que a Honda virou a importada das nacionais...

R8V

R8V
Administrador

O Fit é uma segundo carro mais vendido da marca e terá uma nova geração em breve. O CRV , assim como o Accord, estão vindo só sob encomenda.

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