22/06/2012
Chevrolet Ônix na reta final
Confira como ficará o hatch, que será apresentado no Salão do Automóvel, em outubro
Marlos Ney Vidal e Glauco Lucena
Desenvolvido para aposentar o Corsa, o Ônix terá versões hatch e sedã. Lançamento será no Salão deste anoO ano tem sido repleto de lançamentos para a GM no Brasil. Mas o principal deles será apenas em outubro, coincidindo com o Salão do Automóvel de São Paulo. Estamos falando do
Projeto Ônix, modelo que ficará entre o
Celta e o
Agile na tabela de preços, aposentando o
Corsa hatch. As primeiras fotos e projeções do carro foram publicadas por Autoesporte, na edição de novembro. Agora, com informações de fornecedores obtidas pelo site
Autos Segredos, foi possível refinar o desenho do modelo, que terá três versões de acabamento: LS, LT e LTZ.
O nome ainda está indefinido, mas várias fontes da GM garantem que será mesmo “
Ônix”, já com patente registrada no Brasil, além de dois domínios na internet. O projeto terá, além da carroceria hatch, a versão sedã, ambas construídas sobre a plataforma Gamma II, já utilizada pelo
Cobalt, pela minivan
Spin, pelo importado
Sonic (hatch e sedã) e, futuramente, pelo crossover
Chevrolet Trax.
As duas variações do Ônix sairão da fábrica de Gravataí (RS), onde hoje são produzidos
Celta e
Prisma. Quando isso ocorrer, o
Prisma deixará de ser fabricado, mas o
Celta vai continuar em linha, e até terá uma leve e derradeira reestilização. Com o
Prisma saindo de linha em setembro, a unidade passará a produzir somente
Celta,
Ônix hatch e
Ônix sedã – este será lançado somente no ano que vem. A partir de julho começam a ser produzidos as unidades pré-série do
Ônix hatch, que serão usadas para treinamento de rede, frota interna e frota de imprensa. A apresentação será no fim de outubro. No fim deste ano começam as vendas das versões LT e LTZ. A LS, mais barata, só chega no começo do ano que vem, na faixa de R$ 27 mil.
Versão mais barata do Ônix será apresentada este ano, mas só chega às lojas ano que vem, na faixa dos R$ 27 milApesar de usar a plataforma Gamma II, não esperem que o
Ônix tenha entre-eixos avantajado. Segundo o site
Autos Segredos, o hatch terá bom espaço interno, mas não muito mais que o
Celta. Em compensação, o teto será elevado, proporcionando bom espaço para a cabeça de quem viaja atrás. Os bancos são mais próximos do assoalho como os do
Celta,
Classic e
Corsa. E o porta-malas não será muito maior que o dos concorrentes.
Unidades de teste do ônix hatch foram flagrados no início do ano na Argentina Capa da revista Autoesporte de novembro de 2011Pelas projeções, pode-se observar que o
Ônix contará com um desenho bem jovial, a exemplo do
Sonic (e ao contrário de
Cobalt e
Spin, mais conservadores). A frente terá faróis bem espichados, e o capô será bem pequeno, assim como os para-lamas. Fontes do
Autos Segredos dizem que a frente do
Ônix é bem curta. A grade terá filetes, e não estilo colmeia como os irmãos. O contorno dos faróis na versão LTZ terá um filete de luz azul, acionado juntamente com as luzes de neblina.
Na traseira, o vidro curvo e os vincos da carroceria se encontram na tampa, simulando um X. Haverá ainda spoiler integrado. As lanternas invadem as laterais, com a parte de cima vermelha e a de baixo branca. As laterais são marcadas pelos vincos e as portas acompanham a caída do teto. As maçanetas são as do
Cobalt. No interior, o painel de instrumentos seguirá a linha dos irmãos
Cobalt,
Spin e
Sonic. As versões mais caras (LTZ) terão tela de multimídia sensível ao toque.
Inicialmente, os motores serão 1.0 e 1.4 Econo.Flex, de 78 cv e 97 cv. Mas espera-se uma evolução nesses blocos assim que a fábrica de motores de Joinville (SC) entrar em operação. As versões terão rodas de aro 14 ou 15 (esta, de liga-leve, só na topo de linha, LTZ).
O
Ônix sedã será idêntico ao hatch da dianteira até as portas traseiras. Atrás, a caída de teto lembra a do
Hyundai Elantra. Ele vai brigar no segmento do
VW Voyage, enquanto o hatch vai disputar clientes com os líderes
Gol e
Palio, entre outros.
Mas informações sobre os segredos da GM e de outras marcas você encontra na revista
Autoesporte de julho, já nas bancas
FONTE AUTO ESPORTE
COMENTÁRIOS: Só que todos os protótipos fotografados até agora, INFELIZMENTE, tem a antena NA FRENTE. Uma pena, pois é uma economia porca e que na minha opinião, quase sempre pioram o design geral dos carros. Ainda mais na GM, que insiste em usar aquela antena rombuda na base em seus carros