AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

BMW made in Brazil

+3
Grilo
Fabiano
KÜLL
7 participantes

Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 10]

1BMW made in Brazil Empty BMW made in Brazil Sáb 27 Nov - 15:55

KÜLL



Marca alemã define um plano para se consolidar no mercado nacional e acena com uma fábrica local

Por Hugo Cilo

Quando o britânico Ian Robertson, vice-presidente mundial de vendas da BMW, desembarca em um dos países onde a montadora atua é sinal de que algo muito sério está acontecendo. Ou a subsidiária está mal das pernas ou conquistou o respeito da matriz.
Dias atrás, ele visitou o Brasil pela primeira vez. Problemas? A julgar pelo desempenho da montadora no País, a segunda opção é mais plausível. Em 2009, a BMW cresceu 83,3% no País, com 5.375 unidades entregues. Nos primeiros nove meses de 2010, a expansão atingiu 91%, com a venda de mais de sete mil carros.

BMW made in Brazil Mi_1767690557679214
Ian Robertson, vice-presidente: "Incrível. Antes, o Brasil tinha um pequeno mercado premium.
Agora, esse público tem se multiplicado"


Isso chamou a atenção de Robertson, membro do board mundial e um dos homens mais fortes do grupo. “Incrível. Antes, o Brasil tinha um pequeno mercado premium. Agora, esse público tem se multiplicado, sem nenhum sinal de que vai parar”, disse o executivo, em entrevista exclusiva à DINHEIRO.

Indícios que fazem do País um dos favoritos para receber uma nova fábrica da montadora. Afinal, o executivo admite que recebeu sinal verde da matriz para escolher um país na América do Sul para construção de uma linha de montagem.

BMW made in Brazil Mi_1767771569198643
Fábrica de motos: montagem de motocicletas da marca em Manaus, a única fora da Alemanha,
serve de laboratório para a companhia no País


“O lugar ainda não está definido, mas será em um mercado consumidor em ascensão e de grande potencial de crescimento”, disse o executivo, ao descrever características que se encaixam perfeitamente no mercado brasileiro, que não é só um dos grandes do continente, mas sim o quarto no ranking mundial, com 3,4 milhões de unidades em 2010.

Sob o ponto de vista dos negócios, a unidade local faria todo sentido. Fora da matriz, a BMW mantém uma fábrica na Rússia, uma na Índia, duas na China e uma na África do Sul – nenhum desses países mantém com o Brasil acordo de livre comércio ou tratado automotivo, como existe com o México.

BMW made in Brazil Gr_1767879879322359

“Nosso foco é o mercado premium, mas estamos atentos às questões de custo. Para ser competitivo e garantir a liderança no mercado, precisamos estar perto dos consumidores”, afirmou o executivo.

A produção de um BMW made in Brazil reduziria, no mínimo, 35% do preço final – que é a alíquota de importação de veículos. Alguns outros indícios mostram que a fábrica, se sair do papel, dificilmente não será no Brasil. O País é o único mercado fora da Alemanha a produzir motos da marca.

BMW made in Brazil Mi_1767731344623925
Mercado Premium: o aumento do poder de consumo abriu espaço para os
modelos mais sofisticados, como o 750i, que custa mais de R$ 550 mil


Graças a uma parceria com a Dafra, a empresa monta em Manaus um modelo de luxo, o G650. Uma possível fábrica brasileira de carros da BMW, entretanto, não é garantia de sucesso. Suas compatriotas Audi e Mercedes-Benz já tiveram linhas de montagem no Brasil e não conseguiram emplacar seus produtos.

A Audi montou em São José dos Pinhais (PR) o A3, e a Mercedes, o Classe A, em Juiz de Fora (MG). “O mercado brasileiro vivia outro momento. Estava muito mais para os populares do que para os sofisticados”, diz o consultor José Rinaldo Caporal, da Megadealer Auto Management. “Hoje, a realidade é outra.”

Enquanto a fábrica da BMW não chega, a marca quer seduzir o consumidor com novidades. Em 2011, a montadora lançará seu primeiro carro elétrico com a promessa de replicar o sucesso dos híbridos (funciona com dois motores, um elétrico e outro a gasolina).

Em três anos, a BMW produziu dois milhões de carros com essa tecnologia no mundo. “Tenho certeza de que os híbridos e os elétricos serão sucesso também no Brasil, assim como tem sido a tecnologia bicombustível”, diz Robertson, que descarta ter carros flex no Brasil. “O etanol é válido, mas vamos nos concentrar no desenvolvimento dos elétricos. Essa é a tecnologia do futuro.”

FONTE:
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/42060_BMW+MADE+IN+BRAZIL

2BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Sáb 27 Nov - 20:29

Fabiano

Fabiano

Muito boa noticia, gostei mesmo e não minha opinião, deveriam fabricar a linha Serie 3 e X1 no Brasil.

Agora, me desculpem, o cara mordeu na lingua com o lance de o carro eletrico é a tecnologia do futuro, ta certo que é, mas só depois que os hibridos reinarem 200 anos na terra.....ele não vai viver para ver essa tecnologia ser a melhor escolha.

http://www.oticainova.com.br

3BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Seg 29 Nov - 8:30

KÜLL



A questão para mim é o que esta fábrica SIGNIFICA, independente de qual modelo vai fabricar. Mesmo que tal fábrica seja em boa parte uma montadora de CKD, muita coisa pode ser feita no Brasil, além de pneus e rodas, tipo airbags, painéis, parte da lataria/estrutura, partes do sistema elétrico, etc., inclusive para conseguir o índice de nacionalização. Mostra também e de novo que pode-se fabricar carros modernos e "tecnológicos" no Brasil, pois há mercado, SIM.
Por fim, falando de modelos, eu até apostaria no série 3, mas a lógica seria mais do série 1, o novo ainda a chegar, e até mesmo o X1.
Lembro que Mercedes vai ter novos Classe A e Classe B e que um dos integrantes desta família seria um sedan do tamanho do Civic, Corolla, Elantra. Até disseram que tal modelo poderia ser feito aqui, mas com a fábrica agora aproveitada para fazer caminhões... Um desperdício, se pensarmos que a mão de obra lá é ultra qualificada, padrão Mercedes Benz DE AUTOMÓVEIS.

4BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Seg 29 Nov - 16:01

Grilo

Grilo
Administrador

Eu apostaria no X1, pois é um produto recente e com bastante potencial de venda. Alias, ele usa a base do série 1 ou do série 3?

http://www.autouniverso.com.br

5BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Seg 29 Nov - 16:45

KÜLL



Grilo escreveu:Eu apostaria no X1, pois é um produto recente e com bastante potencial de venda. Alias, ele usa a base do série 1 ou do série 3?

Série 3.

6BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Seg 29 Nov - 21:08

R8V

R8V
Administrador

Ou o série 3 ou o X1.

Excelente notícia!

7BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Ter 30 Nov - 3:23

Domingos V


Administrador

Bom, realmente eles estão entrando num momento mais propício e com produtos mais prováveis de serem aceitos e desejados - uma pequena SUV/cross, um sedan médio e um hatch esportivo. Mas eles têm de tomar cuidado, afinal a Audi entrou com um produto certo e num momento também propício - embora menos - e mesmo assim deu errado. Sem atualizar, ter alguma variedade ou um produto que fique forte independente do tempo - como um sedan - e sem se diferenciar dos nacionais não-premium fica fadado ao fracasso também. Isso sem contar que tem de haver redução de preços e preços de peças, se não fica sem sentido e as vendas acabam indo para outros importados melhores e pelo mesmo preço que mantém os pontos positivos e o glamour dos importados.

A família da Série 3 atual seria um ótimo começo, tornando possível quase que naturalmente a Série 1 e a X1 pelo compartilhamento de peças. Poderia concorrer fortemente e seriamente com os japoneses, coreanos e mesmo os hatches médios novos e nacionais como Bravo e Focus em versões mais completas. Mas aí terão de ter infraestrutura para atender a um volume tão maior de vendas, caso contrário ocorre o mesmo que com o A3 (poucas revendas e prestadores de serviço para tantos donos e preços pouco competitivos desses serviços mesmo se comparados a modelos equivalentes nacionais). Aí no fim acaba só desvalorizando a marca e o valor dos carros.

8BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Ter 30 Nov - 9:16

Fabiano

Fabiano

No fim, parte do sucesso das BMW é o fato de ser importado.

http://www.oticainova.com.br

9BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Ter 30 Nov - 18:46

Domingos V


Administrador

Exatamente. Por isso que o preço e o serviço têm que serem ainda melhores, caso contrário corre o risco de ser apenas um nacional caro. A lista de equipamentos das versões mais baratas quase certamente vai ter que melhorar também.

10BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Qui 17 Mar - 17:59

KÜLL



GOZADO, ANTES DE COLOCAR AS NOVAS NOTAS SOBRE A FÁBRICA DA BMW NO BRASIL, PROCUREI MAS NÃO ACHEI ESTE TÓPICO. DEVE TER SIDO A PRESSA. Enfim, de novo e em um meio de comunicção confiável, a mesma nota:

UPDATE 3-BMW eyes first ever assembly plant in Latin America

Tue Mar 15, 2011 2:13pm EDT

Daimler was the first luxury carmaker to start car production in Brazil, where it began building the Mercedes-Benz A-Class in 1999. But it ceased car production in December and is re-fitting its Juiz de Fora plant to build heavy trucks.

SOUTH AFRICA A MODEL

Arndt said a key criteria in judging whether to expand BMW's motorcycle assembly in Manaus to include cars or to set up an all-new plant would be finding easy logistical links to a strong supplier base.

This is because BMW only accounts for some 20-30 percent of the manufacturing value-added in its vehicles.

If approved, BMW would initially start with a pure assembly operation where cars are made from "completely-knocked-down" kits comprised of major component groups -- a common first step when entering an untested market.

"In India, we started with a maximum capacity of 2,000 vehicles in two shift operations but you can imagine almost any size," Arndt said.

"This will more likely be determined by the number of models and derivatives you decide to build there than by the (sales) volume. The team there has to first deal with this complexity before it is able to guarantee the same quality found at any other BMW plant," he said.

Depending on the development in demand, BMW could then expand the plant to include anything from its own steel stamping operations to welding car bodies together and painting them -- which always means a higher fixed cost base and capital spending that can be 10 times the initial investment.

When asked whether this kind of decision would first require volumes of at least 100,000, he said: "For years, if not decades, we've done very well in South Africa with our Rossyln plant producing only around 50,000 cars a year, so I can imagine other increments as well."

BMW already runs CKD assembly sites in Cairo, Egypt; Chennai, India; Jakarta, Indonesia; Kulim, Malaysia; Kaliningrad, Russia; and Rayong; Thailand.

Often carmakers resort to these small-scale plants just to circumvent trade barriers that impose punitive import duties. (Editing by Hans Peters, Louise Heavens and Jane Merriman)

FONTE: http://www.reuters.com/article/2011/03/15/bmw-idUSLDE72E1DM20110315?pageNumber=2

11BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Sex 18 Mar - 1:44

Domingos V


Administrador

Bom, sem muitas surpresas. O CKD é mesmo uma boa opção inicial. Mas é bom saber que a ideia segue firme.

Agora, se com apenas 50 mil carros por ano eles conseguem manter uma operação com lucros confortavelmente carregando uma fábrica inteira, imagina como não conseguiria a VW com o Golf sozinho chegando perto desse número e sem ter que construir uma nova fábrica. Ainda mais com as nossas margens de lucro.

Enfim, essa mentira já deu o que tinha que dar. Até as outras das 4 grandes já abandonaram essa tática e estão investindo em trazer os modelos mais novos para cá. A VW vai ficar nessa de ser fabricante apenas de Gol e Fox por quanto tempo? Meio difícil segurar uma fabricante em 2º lugar no mercado nacional só com produtos importados fora esses dois modelos.

12BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Sex 18 Mar - 8:41

KÜLL



Acontece que é que marcas como VW, Ford e GM estão preferindo investir LÁ FORA e aí, trazer os carros para cá. Como já disse, creio que em boa medida para salvar da falência estas operações (vide prejuízos altos repetidamente ocorridos no México). A proximidade, ou facilidade de acesso, com os EUA justifica, mas o fato é que tais investimentos em muitos casos não se refletem em vendas robustas por lá (cadê números de venda do Fiesta por lá?).

13BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Sex 18 Mar - 8:48

KÜLL



BMW estaria desenvolvendo motores flex para o Brasil

Posted on 18. mar, 2011 by Henrique Rodriguez in BMW, Segredos

O Brasil se tornou um mercado promissor para a BMW nos últimos 2 anos, graças ao crescimento das vendas, impulsionado pelo lançamento de versões mais baratas dos Série 1 e 3 e com o crossover X1 – que tem fila de espera de meses. Com isso o País ganhou importância para a marca que, além de estar estudando uma fábrica de carros por aqui, também estaria trabalhando no desenvolvimento de versões flex de seus motores.

A informação é da revista Car And Driver, que teria colhido a informação com um engenheiro da BMW. Outros engenheiros estariam viajando constantemente ao Brasil para estudar a tecnologia, que estrearia a bordo do novo BMW Série 1. A nova geração do hatch médio tem apresentação aguardada para o Salão de Frankfurt, e terá seu design inspirado nos novos Série 5 e Série 6, e contará com interior mais espaçoso e, dimensões externas maiores do que o modelo atual. Seu lançamento no Brasil é previsto para acontecer até 2012, com preço inicial próximo dos R$ 100 mil. As versões cupê e conversível terão, pelo menos, mais um ano de vida.

Fonte | Car And Driver

FONTE: http://autossegredos.com.br/?p=8599

14BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Sex 18 Mar - 23:53

Domingos V


Administrador

Küll, verdade, mas algumas coisas estão sendo investidas aqui - em especial com a Fiat. E pelo menos recebemos os modelos novos.

Interessante essa nova Série 1. Já do Flex, se a Fiat conseguiu fazer os Tritec Flex, a BMW não deve ter problema em fazer os Prince e outros motores dessa forma. Até porque, no caso do Prince, a PSA deve estar bem interessada em colaborar para uma versão Flex - se é que já não tem uma.

15BMW made in Brazil Empty Re: BMW made in Brazil Seg 21 Mar - 11:49

KÜLL



Domingos V escreveu:Küll, verdade, mas algumas coisas estão sendo investidas aqui - em especial com a Fiat. E pelo menos recebemos os modelos novos.

Tá, mas e as outras? GMB no mínimo está bem atrasada no quesito atualização de linha e a Ford e VW? O Fiesta hatch ainda não deu as caras, sendo que vai vir de fora. VW então, vive do "é um VW". Já tomou a segunda traulitada do Uno e parece que investir aqui, nada.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 10]

Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos