Parecia óbvio que o fim dos subsídios governamentais para incentivo da
indústria automobilística poderia resultar em um aumento do preço dos
carros zero km. A tendência, segundo analistas, era uma elevação de 5%,
como um meio de “repor” o valor abatido pelo IPI que voltou a ser
cobrado em abril deste ano. No entanto, a forte concorrência do mercado
manteve o aumento abaixo da expectativa: 2,68% no primeiro semestre. E
desta vez, indo na contramão das perspectivas, o preço médio do carro
zero caiu 0,68% em julho, conforme estudo da AutoInforme/Molicar.
Este
foi o primeiro registro de redução nos preços neste ano. A última vez
que isso ocorreu foi em outubro de 2009, mês no qual as empresas
responsáveis pela pesquisa relataram baixa de 0,01%. Mas antes disso, em
agosto também do ano passado, a diminuição já havia sido de 0,26%. Este
novo desconto, porém, segunda explica a AutoInforme/Molicar,
não representa uma estagnação do mercado ou se a queda no valor no mês
anterior foi algo pontual. Mas a agência aponta que o resultado do
balanço de agosto dará um indicativo mais preciso sobre o comportamento
do preço do carro zero.
Em julho, os carros da Volkswagen e Ford
tiveram queda de preço acima da média do mês, com reduções de 1,49% e
1,24%, pela ordem. A Fiat também reduziu ligeiramente seus preços em
0,08%. Os carros da GM, por outro lado, ficaram 0,15% mais caros no
mesmo período. Em tabela elaborada pela agência consultada, a Agrale
ocupa o topo da lista como fabricante que mais aumentou seus valores,
com acréscimo de 2,69%. No final da planilha vem a Lexus, que reduziu os
valores de seus produtos em 4,79%.
Fonte: CarroOnline
indústria automobilística poderia resultar em um aumento do preço dos
carros zero km. A tendência, segundo analistas, era uma elevação de 5%,
como um meio de “repor” o valor abatido pelo IPI que voltou a ser
cobrado em abril deste ano. No entanto, a forte concorrência do mercado
manteve o aumento abaixo da expectativa: 2,68% no primeiro semestre. E
desta vez, indo na contramão das perspectivas, o preço médio do carro
zero caiu 0,68% em julho, conforme estudo da AutoInforme/Molicar.
Este
foi o primeiro registro de redução nos preços neste ano. A última vez
que isso ocorreu foi em outubro de 2009, mês no qual as empresas
responsáveis pela pesquisa relataram baixa de 0,01%. Mas antes disso, em
agosto também do ano passado, a diminuição já havia sido de 0,26%. Este
novo desconto, porém, segunda explica a AutoInforme/Molicar,
não representa uma estagnação do mercado ou se a queda no valor no mês
anterior foi algo pontual. Mas a agência aponta que o resultado do
balanço de agosto dará um indicativo mais preciso sobre o comportamento
do preço do carro zero.
Em julho, os carros da Volkswagen e Ford
tiveram queda de preço acima da média do mês, com reduções de 1,49% e
1,24%, pela ordem. A Fiat também reduziu ligeiramente seus preços em
0,08%. Os carros da GM, por outro lado, ficaram 0,15% mais caros no
mesmo período. Em tabela elaborada pela agência consultada, a Agrale
ocupa o topo da lista como fabricante que mais aumentou seus valores,
com acréscimo de 2,69%. No final da planilha vem a Lexus, que reduziu os
valores de seus produtos em 4,79%.
Fonte: CarroOnline