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VW busca seu espaço entre as picapes

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Fabiano

Fabiano

Quando se fala em um comparativo de picapes, convenhamos, existem dois
itens praticamente obrigatórios: caçamba e capacidade de carga. Só que,
antes de fazer essa análise, pense conosco: apesar de a Amarok (R$
119.490) ainda não desfilar pelas ruas, quantas vezes você já viu
proprietários de Hilux (R$ 119.630) ou Frontier (R$ 112.590) fazendo
pleno uso de todo o espaço e da capacidade de carga que essas picapes
têm disponíveis além da cabine? (Veja todos os valores na ficha
técnica).

Seja nos dados estatísticos das fabricantes, ou em
nossa análise empírica no trânsito cotidiano, a trinca mostrada aqui
raramente chega a ter a sua capota marítima removida para levar grandes
volumes. Sendo assim, o que seria legal utilizarmos para se saber do que
elas são capazes nesse quesito? A ajuda veio do diretor de redação da
MOTOCICLISMO Magazine, Raul Fernandes Jr. “Olha, o que eu vejo o pessoal
com esse tipo de carro levar é uma moto para um passeio no fim de
semana, por exemplo”.

Dica dada, fomos fazer o mesmo com Amarok,
Hilux e Frontier. Na hora de carregar a Yamaha TTR, as representantes
de VW e Nissan foram as mais camaradas. Como a altura da caçamba em
relação ao solo é menor nelas que na Hilux, não foi preciso fazer tanta
força para acomodar a moto no compartimento.

Se medirmos apenas a
área do assoalho das três, levando em consideração a maior largura
possível, a Amarok é a mais espaçosa, com 2,37 m², seguida pela Frontier
(2,19 m²) e Hilux (2,17 m²). Na prática, isso ajudou na acomodação da
TTR. Na Volkswagen, até sobrou espaço entre a roda traseira da moto e a
tampa fechada. Outro ponto a favor da Amarok está na distância entre as
caixas de roda (1,22 m, de acordo com as nossas medições, contra 1,09 m
da Frontier e 1,07 m da Toyota).

“A partir de 2005 — chegada da
atual geração da Hilux no mercado —, notamos que as picapes médias
começaram a virar ‘veículos de classe’ e a tendência é que passem a
incorporar, cada vez mais, conforto e tecnologia”, explicou Carlos
Leite, gerente de vendas e marketing da VW, no lançamento da Amarok.

De
fato, quem conduz utilitários dessa categoria percebe que eles já não
devem nada, em termos de requinte, para os sedãs. Descansa-braço
central, porta-objetos espalhados pela cabine e até bancos traseiros
rebatíveis estão entre os seus atributos de praticidade e versatilidade.
As três possuem revestimento de couro, enquanto Hilux e Amarok trazem
de série ar-condicionado digital.

Apesar de um acabamento que
peca em alguns detalhes pontuais, como a estrutura do banco traseiro à
mostra e pinos de fixação do forro no teto, a Amarok Highline faz jus à
palavra do executivo no item tecnologia e aposta em diferenciais como o
rádio RCD 510. Além da capacidade para seis CDs, ele conta com visor
touch screen que exibe alguns dados do sistema de climatização, tais
como a distribuição do fluxo de ar.

Das três, a Hilux possui o
interior mais bem cuidado, enquanto a Frontier segue os preceitos da
Nissan, com boa ergonomia e peças mais bem encaixadas, mas sem
extravagâncias estéticas.

O avanço em busca do conforto também se
estende para a mecânica da Amarok. Para melhorar a absorção de
irregularidades do piso no eixo traseiro, principalmente ao rodar sem
carga, o feixe de molas possui configuração 3+2, o que melhora a
eficiência do conjunto. Já a alavanca de câmbio, como toda boa ideia,
adota uma solução simples, mas brilhante. Ela é bipartida e praticamente
anula qualquer vibração do conjunto para as mãos do motorista.

Entre
Amarok, Frontier e Hilux, uma coisa é certa: o que não falta é
vitalidade em seus motores diesel. Modernos, os três contam com injeção
direta eletrônica do tipo common rail e são sobrealimentados por
turbocompressores, sendo que a VW possui dois. Exceto pela Hilux, que
conta com câmbio de 5 marchas, Frontier e Amarok colocam à sua
disposição 6 velocidades para você comandar a entrega de torque que
chegará às rodas.

Das três, a Frontier é a mais forte. O seu 2.5
16V entrega 172 cv a 4 000 rpm e 41,1 mkgf a 2 000 rpm. As suas reações
são um meio-termo entre as da Amarok e Hilux. O Nissan se destaca pelo
baixo nível de ruído, só que lhe falta a progressivi¬dade do propulsor
VW.

Nas acelerações, quando a Frontier atinge cerca de 2 500
rpm, ela parece ser “catapultada” à frente no momento em que o turbo
sopra mais ar para os cilindros. Há quem goste, mas, em um
congestionamento, isso chega a incomodar. Nos dados de desempenho, ela
confirmou o seu ímpeto e levou 12s1 para acelerar de 0 a 100 km/h. Na
sequência, estão Amarok (12s9) e Hilux (13s4).

A estreante
empata em potência com a Hilux, ambas possuem 163 cv, só que a vantagem
no caso da VW é conseguir o mesmo com 1 014 cm³ a menos na cilindrada.
Além disso, enquanto a curva de torque da Toyota estaciona nos 35 mkgf a
1 400 rpm, a da Amarok segue até 40,7 mkgf em 1 500 rpm. Uma
característica negativa de ambas é o nível de ruído elevado de seus
propulsores. É curioso notar que até mesmo o vidro elétrico, quando
acionado, treme ligeiramente dentro das canaletas na Hilux.

Como a
unidade cedida pela VW só pôde rodar na pista de testes, infelizmente,
não conseguimos aferir o consumo das picapes.

A ideia foi apenas
testar a praticidade dessas picapes, mas, se for preciso encarar uma
trilha fora-de-estrada antes de começar o passeio com a moto, a Amarok
dá uma mão aos menos experientes. O seu controle de estabilidade (ESP),
vendido como opcional em conjunto com o ABS Off-road pode controlar a
velocidade em uma descida, impedindo que a picape acelere demais. Já no
caso de um aclive, um assistente de arranque não deixa que ela recue.

Tudo
isso é bem-vindo, mas o problema é que a caçamba mais baixa da Amarok
faz com que ela tenha o pior ângulo de saída do comparativo, 22° ante
24° da Frontier e 26° da Hilux. A diferença cai quando analisamos o
ângulo de ataque, com vantagem para os 32° da Frontier contra 30° de
Hilux e Amarok.

O sistema de acionamento da tração também é uma
peculiaridade nessas picapes. Enquanto a Hilux mantém a tradicional
alavanca e conta com o sistema ADD de roda-livre automática, Frontier e
Amarok realizam o ajuste por meio de um seletor no console, bem mais
simples e suave. Em contrapartida, os amantes da trilha podem argumentar
que o recurso da Toyota garante um acoplamento preciso. Entretanto, é
bom destacar que, nas três, uma luz no painel se acende sempre que a
tração selecionada está, de fato, cumprindo o seu papel.

Em 2010.
a VW pretende comercializar 10 000 unidades da Amarok, sendo que uma
configuração mais barata que a Highline é esperada até dezembro. Nos
quatro primeiros meses do ano, a Toyota somou 10 035 Hilux vendidas
entre as 11 opções de catálogo. A Frontier, em 5° lugar no segmento,
segundo a Fenabrave, emplacou 2 098 modelos até abril. No mundo, as
picapes médias atingem dois milhões de unidades/ano, segundo uma
pesquisa da VW.

Na hora de avaliar esses três produtos, a
proximidade entre suas notas finais usadas em nossa análise mostra
quanto este segmento é equilibrado. No fim, contudo, a Volkswagen Amarok
é a campeã entre as picapes deste comparativo. Em desempenho, ela ficou
atrás da Frontier e poderia ter um acabamento mais esmerado, como o da
Hilux. O que faz a balança pender definitivamente a seu favor é a
sensação de leveza para quem assume o seu volante. Às vezes, você vai
até esquecer que se trata um veículo de 2 t, mérito de uma estrutura que
“transpira” rigidez e um câmbio macio e preciso. O projeto moderno,
único a contemplar ESP, e a maior caçamba da categoria em dimensão e
capacidade de carga também são dois importantes aliados da novidade da
VW.

Comentários

Para
os leitores que questionaram a falta da Mitsubishi L200 Triton,
informamos que ela é concorrente sim tanto da Amarok quanto das outras
duas picapes. Ela só não foi reunida aqui pois a Mitsubishi não tem o
veículo à disposição para testes.

Quanto ao câmbio automático, a
marca não informa uma previsão, mas apuramos que ela ainda trabalha na
melhor alternativa dessa transmissão para a picape, assim como também
estão nos planos uma opção com tração integral permanente (alternativa à
selecionável 4Motion) e uma versão bicombustível. A cabine simples,
denominada SingleCab, chegará ao mercado no próximo ano.

VW busca seu espaço entre as picapes Nova_frontier2_138x88 VW busca seu espaço entre as picapes SRV_138x88 VW busca seu espaço entre as picapes _63C1288_138x88

Nissan Frontier LE 4x4

Toyota Hilux Cab. Dupla SRV

Volkswagen Amarok Highline



Motor 4 cilindros em linha, dianteiro,
longitudinal, turbodiesel
4 cilindros em linha, dianteiro,
turbo, diesel
4 cilindros em linha, 16
válvulas, dianteiro, longitudinal, turbo, diesel
Cilindrada 2488 cm³ 2 982 cm³ 1 968 cm³
Potência 172 cv a 4 000 rpm 163 cv a 3 400 rpm 163 cv a 4 000 rpm
Potência
específica
68,8 cv/l 54,3 cv/l 81,5 cv/l
Torque 41,1 kgf.m a 2 000 rpm 35 Kgf.m a 1 400 - 3 200 rpm 40,7 Kgf.m a 1 500 rpm
Taxa
de compressão
16,5:1 17,9:1 -
Transmissão Manual, 6 marchas (opc.
Automática, 5 marchas)
Automática Manual, 6 marchas
Tração 4x4 4X4 4X4
Direção Hidráulica Hidráulica Hidráulica
Suspensão
dianteira
Braços triangulares duplos Independente, braços duplos
triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora
Independente, braços duplos
triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão
traseira
Eixo rígido com feixe de molas Eixo rígido, molas
semi-elípticas de duplo estágio
Eixo rígido com feixe de molas
Freios
dianteiros
Discos ventilados Discos ventilados com ABS Discos ventilados
Freios
traseiros
Tambores Tambores com ABS Tambores
Rodas Liga leve,16 polegadas Liga leve, 15 polegadas Liga leve, 18 polegadas
Pneus 255/70 R16 255/70 R15 255/60 R18
Comprimento 5,23 m 5,25 m 5,32 m
Altura 1,78 m 1,81 m 1,83 m
Largura 1,85 m 1,83 m 1,95 m
Entreeixos 3,20 m 3,08 m 3,09 m
Porta-malas 1 015 kg (caçamba) 1 038 Litros (Caçamba) 1 280 Litros (caçamba)
Tanque 80 litros 80 Litros 80 Litros
Peso 2 005 kg 1 735 Kg 2 082 Kg
Peso/potência 11,65 kg/cv 10,6 Kg/cv 12,7 Kg/cv
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Nissan Frontier LE 4x4

Toyota Hilux Cab. Dupla SRV

Volkswagen Amarok Highline



Velocidade
máxima
- N/D N/D
Aceleração
0-60 km/h
5s2 5s7 5s1
Aceleração
0-80 km/h
8s5 9s1 9s1
Aceleração
0-100 km/h
12s7 14s1 12s9
Aceleração
0-120 km/h
19s6 20s3 19s6
Aceleração
0-140 km/h
- N/D 27s9
0-400
m
18s5 19s1 18s8
Retomada
40-100 km/h
9s6 10s7 10s1
Retomada
60-120 km/h
13s3 14s3 14s7
Retomada
80-120 km/h
10s6 11s4 10s4
Frenagem
100-0 km/h
45,9 m 46,7 m 40,9 m
Frenagem
80-0 km/h
27,9 m 29,4 m 25,4 m
Frenagem
60-0 km/h
15,1 m 16,1 m 12,3 m
Ruído
interno 0 km/h
48,4 dB 48,4 dB 49,3 dB
Ruído
interno 50 km/h
60,3 dB 58,5 dB 58,3 dB
Ruído
interno 80 km/h
62,4 dB 63,8 dB 60,2 dB
Ruído
interno 120 km/h
68,7 dB 65,7 dB 65,5 dB
Consumo
cidade
7,4 km/l N/D N/D
Consumo
estrada
10,4 km/l N/D N/D
Consumo
médio
8,9 km/l N/D N/D

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Fonte: CarroOnline

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Fabiano

Fabiano

Meu voto vai para Hilux, Frontier, Amarok, nesta exata ordem, tenho muita dó da Amarok, que protejam o caminho de quem compre esta picape.

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Domingos V


Administrador

Fabiano, porque?

Eu acho que foram muito rápidos em colocarem a Amarok em 1º lugar. O acabamento é notávelmente mais simples e de menos qualidade que das outras duas - com destaque para o porta-copos adaptado e perigoso em colisões - e a falta de protetor de caçamba no modelo mais caro é imperdoável. O motor parece mesmo fantástico, mas só isso e uma capacidade pouco maior de carga não fazem uma picape vencedora e não compensam uma falha de praticidade tão grande quanto a falta do protetor de caçamba ou mesmo da versão automática. Ficou negativamente estranho não citarem esse dois grandes problemas.

Quanto a questão de parecer um carro ao andar, a Hilux por exemplo já faz um bom trabalho nessa parte. Parece que a Amarok vai ainda mais além, mas novamente não é suficiente para ganhar um comparativo. E o pacote com o ESP sendo opcional na versão mais cara também não deveria ser algo que fosse levado em conta na avaliação final, valeria ao menos uma ressalva. Ainda fico com a impressão que muitas vezes diversos jornalistas especializados se impressionam com as novidades muito facilmente e se esquecem do resto do carro.



Última edição por Domingos V em Seg 19 Jul - 23:41, editado 1 vez(es)

Grilo

Grilo
Administrador

Vou de Hilux - mas tem tanta na rua, qua a minha escolha seria uma cor bem diferente - a vinho por exemplo. Gosto muito da Amarok, mas falta câmbio automático. A Frontier tem um acabamento bem fraco e o espaço interno é reduzido.

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Fabiano

Fabiano

Domingos V escreveu:Fabiano, porque?

Eu acho que foram muito rápidos em colocarem a Amarok em 1º lugar. O acabamento é notávelmente mais simples e de menos qualidade que das outras duas - com destaque para o porta-copos adaptado e perigoso em colisões - e a falta de protetor de caçamba no modelo mais caro é imperdoável. O motor parece mesmo fantástico, mas só isso e uma capacidade pouco maior de carga não fazem uma picape vencedora e não compensam uma falha de praticidade tão grande quanto a falta do protetor de caçamba ou mesmo da versão automática. Ficou negativamente estranho não citarem esse dois grandes problemas.



Quanto a questão de parecer um carro ao andar, a Hilux por exemplo já faz um bom trabalho nessa parte. Parece que a Amarok vai ainda mais além, mas novamente não é suficiente para ganhar um comparativo. E o pacote com o ESP sendo opcional na versão mais cara também não deveria ser algo que fosse levado em conta na avaliação final, valeria ao menos uma ressalva. Ainda fico com a impressão que muitas vezes diversos jornalistas especializados se impressionam com as novidades muito facilmente e se esquecem do resto do carro.

Exato, lambem demais o carro, é nitido a superioridade das duas outras sobre a Amarok, não é uma TTR que vai fazer o cara comprar ou não uma Amarok, e no que me refiro a cuidar do caminho dos que comprarem a Amarok é justamente porque vão ver que fizeram um péssimo negocio, vão estar com um abacaxi nas mãos, quero ver quando esse motor precisar de revisões e reparos......

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Domingos V


Administrador

Nessa parte da manutenção tem que ver se a VW vai honrar as tradições ou vai tratar ela como típico produto temporário, onde as peças depois ficam muito caras mesmo.

R8V

R8V
Administrador

Na verdade, prefiro a L200 ou mesmo a Ssanyoung Action, mas entre essas 3, apesar da Frontier dever em acabando, fico com ela em 1º lugar e depois a Hilux.

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