Projeções dos novos Fiat Palio e Siena 2012Posted on 22. jun, 2010 by
Marlos in
UncategorizedNa semana passada o site
Notícias Automotivas (veja
aqui)divulgou imagens
exclusivas de partes da
carroceria da linha Palio (leia-se Projeto 326). As imagens comprovam que o visual do modelo seguirá as projeções produzidas pelo jornal
Estado de Minas/Vrum e da revista
Auto Esporte. Pelas imagens do projeto dá para observar que as projeções das publicações estão bem próximas do modelo final que a Fiat lançará no ano que vem. Confiram as imagens e o primeiro flagra do modelo feito no mês passado (veja
aqui). Inclusive na época em que reproduzi o material da publicação mineira (veja
aqui) muitos desconfiaram que as projeções estavam próximas do modelo final. Agora com a comprovação opinem e digam se o novo Palio enfim fará frente ao novo Volkswagen Gol.
Porém, o modelo, diferentemente do noticiado, usará sim uma nova plataforma, sendo que será a mesma que estreou no novo Uno. A única peça que é a mesma do antigo Palio é uma pequena parte do assoalho dianteiro. Depois, do desenvolvimento da plataforma que deu origem ao novo Uno, a engenharia italiana percebeu que poderia adaptar parte do assoalho dianteiro do Palio na nova plataforma. Por isso, muitos pensam que se trata da antiga usada no Palio, mas, tal informação não procede. Tanto que o novo Palio terá dimensões bem maiores do que o atual, ou seja, podemos esperar maior capacidade de
carga e maior espaço interno. A nova geração do compacto italiano terá
carroceria de duas e quatro portas.
Na dianteira, os faróis serão parecidos com os do Punto, porém, mais largos. Assim como no Uno, o novo Palio não terá grade entre os faróis, mas apenas um grande vinco com o símbolo do fabricante no meio. A entrada de ar será feita pela enorme abertura que ficará entre os faróis de neblina.
Nas laterais, as maçanetas serão semelhantes às do modelo atual, sendo que serão posicionadas no meio das portas com um grande vinco que se estende por toda a lateral. A linha de cintura será alta como no Punto. Na traseira, as lanternas estão na coluna C, começando finas na parte de cima e em formato redondo na inferior.
SIENA O novo Siena também já segue em desenvolvimento. Em relação ao hatch, o sedã terá pequenas mudanças no conjunto frontal. Diferentemente de hoje, em que os modelos são idênticos até as portas traseiras, no novo Siena a semelhança termina na porta dianteira. Na nova geração, o Siena terá portas traseiras diferentes para que o desenho fique mais harmônico. Além disso, a distância entre-eixos maior do que a do hatch otimiza o espaço interno. Sendo que na coluna C o modelo ainda terá uma janela espia que deve melhorar a visibilidade traseira. As lanternas manterão a sintonia com os modelos da Alfa Romeo e invadem a tampa, cujo formato mantém certa semelhança com as do atual.
MOTORES Com exceção do propulsor 1.4 Fire EVO Tetrafuel que será usado somente no sedã, Palio e Siena terão as opções 1.0 Fire EVO, 1.4 Fire EVO, 1.6 16V E.torQ e o 1.8 16V E.torQ.
WEEKEND Na nova geração da linha Palio a perua deixará de existir, sendo sustituída por um crossover, nossas fontes, inclusive já afirmam que o modelo terá porte parecido com o do Hyundai ix35, o projeto já está em desenvolvimento e os primeiros protótipos devem ganhar em breve as ruas para os testes de durabilidade. O modelo será construído em cima da mesma plataforma da nova geração do Palio.
PICAPE Já a picape também deverá seguir por outro caminho, porém, diferentemente dos irmãos a Strada usará a plataforma do Doblò que tem muitos elementos da plataforma do Stilo e do Bravo, o que reduz muito os custo de produção. A picape ficaria com maior tamanho, a ideia do fabricante é situar o novo modelo entre as picapes compactas e as médias.
Projeções João Kleber Amaral/
Garagem do João/
Revista Auto Esporte e Paulinho Miranda/
Estado de Minas/VrumFotos Marlos Ney Vidal/
Autos Segredos FONTE AUTOS SEGREDOS
COMENTÁRIOS: O carro vai ficar maior e bem atual e bonito. Ainda sobre o item plataforma, pelo que se lê, o esquema é o mesmo que está sendo usado no novo Alfa, que usa uma plataforma NOVA, que permite aumento tanto das bitolas, quanto do entre eixos, mas que usa parte do assoalho da atual, ainda em uso no Bravo. Sobre o visual do carro, isso deve abrir espaço para que o Punto receba o visual EVO, trazendo um
family feeling e um novo interior, espero eu, melhor.