Para entender melhor o assunto, o Carro Online
entrou em contato com oficinas especializadas na solução do problema.
Segundo Evilácio Souza, proprietário da Papa Grillos, localizada na
cidade de São Paulo, antes de iniciar o trabalho é preciso primeiro dar
uma volta com o veículo para encontrar a localização exata do “ninho de
grilos”. “Opto sempre por vias irregulares, de preferência com
paralelepípedo. Esse tipo de piso evidencia o ruído e nos oferece
condições de fazer um diagnostico mais preciso”, explica Souza.
De acordo Márcio Silva, da Ruído Zero, também de São Paulo, o barulho
quase sempre vem de fios elétricos soltos dentro do painel e de partes
internas das portas, que, com o movimento do automóvel, acabam batendo
em outros componentes e superfícies das peças. Outras fontes de ruídos
indesejáveis são os trilhos de apoio dos vidros mal lubrificados. “Com o
passar do tempo, as borrachas que sustentam essas peças tendem a
ressecar, causando os incômodos rangidos”, explica Silva. Em casos mais
graves, o problema pode ser um ponto de solda desfeito (uma falha
estrutural do carro), como nos explica Evilácio Souza, da Papa
Grillos. “Esse tipo de problema é identificado na forma de um estalo
causado pelo atrito direto entre as chapas metálicas do chassi ou da
carroceria.”
Para eliminar o barulho causado pela fiação solta, é preciso
embrulhá-la com espuma fina e maleável e, em seguida, aplicar um
estofamento, também de espuma, mas desta vez de 12 milímetros, nas
partes internas do componente barulhento. A técnica permite manter os
fios fixos. No caso de algum movimento interno, o material elimina os
ruídos de contatos. Já os problemas de rangidos causados por vincos sem
lubrificação são resolvidos com a aplicação de graxa comum.
No caso de falhas estruturais, o mais recomendável é buscar um
serviço de funilaria. A Papa Grillos, porém, oferece a eliminação do
problema com uma injeção de componentes químicos, que vão desde silicone
asséptico a compostos desengripantes. “Ruídos oriundos do para-choque e
capô algumas vezes requerem apenas um bom aperto nos parafusos”,
assegura Souza.
Porém, antes de fazer tudo isso é preciso desmontar completamente a
parte do veículo afetada. “Tomamos cuidado especial com carros equipados
com airbags. Antes de tirar o painel, desligamos a bateria para não
alterar a configuração do software”, explica Márcio Silva, o
especialista da Ruído Zero. Segundo o profissional da Papa Grillos,
carros conversíveis e modelos blindados requerem atenção redobrada, em
especial na hora da remontagem dos itens, devido à sofisticação de seus
interiores e presença de mais peças em relação aos modelos comuns.
Anti-ruído autorizado
Concessionárias autorizadas de praticamente todas as marcas
disponíveis no país também realizam o serviço de eliminação de ruídos
indesejáveis. No entanto, o reparo tem de ser agendado com antecedência e
a finalização também costuma ser mais demorada e cara.
Nos pontos de assistência técnica da Honda, por exemplo, o serviço
completo pode custar até R$ 5.000, valor cobrado pela concessionária
Dealer para desmontar todo o interior do veículo, colocar revestimento
extra nas peças barulhentas e verificar para-choques e colunas. Na Fiat,
o conserto leva até três dias.
Beetle e Pajero: problemas com menos de 1.000 km
Quem pensa que ruído interno é um problema restrito a veículos mais
simples ou já com longa quilometragem se engana. A Papa Grillos, por
exemplo, já atendeu carros importados marcando menos de 1.000 km no
hodômetro. “Recentemente eliminei barulhos das portas de um Volkswagen
New Beetle com 700 km e de uma Pajero Full com 400 km, que apresentou
‘grilo’ no teto”, revela Souza. “As falhas e descuidos das montadoras
com acabamento são nosso ganha pão”, brinca Silva, da Ruído Zero.
Segundos os profissionais entrevistados, a maioria das pessoas que
procuram seus serviços são donos de carros importados, em grande parte
SUVs. “O tamanho de suas estruturas e seu uso off-road é a fórmula
perfeita para o aparecimento de grilos”, revela Evilácio Souza.
Além de aumentar o conforto para os ocupantes, acabar com os ruídos
internos também valoriza o veículo na hora de revendê-lo. O reparo, que
pode demorar cerca de uma hora, no caso do conserto de portas, a três
dias, quando todo interior do veículo é revisto, custa entre R$ 70 e R$
2.000, dependendo do tamanho do automóvel. Seu ouvido agradecerá.
Serviço
Papa Grillos
Rua Clélia, 1743 – Lapa
Fone:
(11) 3865-8144
www.papagrillos.com.br
Ruído Zero
Rua do Oratório, 2255 – Mooca
Fone: (11) 6965-1101
www.autoruidozero.com.br
Fonte: CarroOnline
entrou em contato com oficinas especializadas na solução do problema.
Segundo Evilácio Souza, proprietário da Papa Grillos, localizada na
cidade de São Paulo, antes de iniciar o trabalho é preciso primeiro dar
uma volta com o veículo para encontrar a localização exata do “ninho de
grilos”. “Opto sempre por vias irregulares, de preferência com
paralelepípedo. Esse tipo de piso evidencia o ruído e nos oferece
condições de fazer um diagnostico mais preciso”, explica Souza.
De acordo Márcio Silva, da Ruído Zero, também de São Paulo, o barulho
quase sempre vem de fios elétricos soltos dentro do painel e de partes
internas das portas, que, com o movimento do automóvel, acabam batendo
em outros componentes e superfícies das peças. Outras fontes de ruídos
indesejáveis são os trilhos de apoio dos vidros mal lubrificados. “Com o
passar do tempo, as borrachas que sustentam essas peças tendem a
ressecar, causando os incômodos rangidos”, explica Silva. Em casos mais
graves, o problema pode ser um ponto de solda desfeito (uma falha
estrutural do carro), como nos explica Evilácio Souza, da Papa
Grillos. “Esse tipo de problema é identificado na forma de um estalo
causado pelo atrito direto entre as chapas metálicas do chassi ou da
carroceria.”
Para eliminar o barulho causado pela fiação solta, é preciso
embrulhá-la com espuma fina e maleável e, em seguida, aplicar um
estofamento, também de espuma, mas desta vez de 12 milímetros, nas
partes internas do componente barulhento. A técnica permite manter os
fios fixos. No caso de algum movimento interno, o material elimina os
ruídos de contatos. Já os problemas de rangidos causados por vincos sem
lubrificação são resolvidos com a aplicação de graxa comum.
No caso de falhas estruturais, o mais recomendável é buscar um
serviço de funilaria. A Papa Grillos, porém, oferece a eliminação do
problema com uma injeção de componentes químicos, que vão desde silicone
asséptico a compostos desengripantes. “Ruídos oriundos do para-choque e
capô algumas vezes requerem apenas um bom aperto nos parafusos”,
assegura Souza.
Porém, antes de fazer tudo isso é preciso desmontar completamente a
parte do veículo afetada. “Tomamos cuidado especial com carros equipados
com airbags. Antes de tirar o painel, desligamos a bateria para não
alterar a configuração do software”, explica Márcio Silva, o
especialista da Ruído Zero. Segundo o profissional da Papa Grillos,
carros conversíveis e modelos blindados requerem atenção redobrada, em
especial na hora da remontagem dos itens, devido à sofisticação de seus
interiores e presença de mais peças em relação aos modelos comuns.
Anti-ruído autorizado
Concessionárias autorizadas de praticamente todas as marcas
disponíveis no país também realizam o serviço de eliminação de ruídos
indesejáveis. No entanto, o reparo tem de ser agendado com antecedência e
a finalização também costuma ser mais demorada e cara.
Nos pontos de assistência técnica da Honda, por exemplo, o serviço
completo pode custar até R$ 5.000, valor cobrado pela concessionária
Dealer para desmontar todo o interior do veículo, colocar revestimento
extra nas peças barulhentas e verificar para-choques e colunas. Na Fiat,
o conserto leva até três dias.
Beetle e Pajero: problemas com menos de 1.000 km
Quem pensa que ruído interno é um problema restrito a veículos mais
simples ou já com longa quilometragem se engana. A Papa Grillos, por
exemplo, já atendeu carros importados marcando menos de 1.000 km no
hodômetro. “Recentemente eliminei barulhos das portas de um Volkswagen
New Beetle com 700 km e de uma Pajero Full com 400 km, que apresentou
‘grilo’ no teto”, revela Souza. “As falhas e descuidos das montadoras
com acabamento são nosso ganha pão”, brinca Silva, da Ruído Zero.
Segundos os profissionais entrevistados, a maioria das pessoas que
procuram seus serviços são donos de carros importados, em grande parte
SUVs. “O tamanho de suas estruturas e seu uso off-road é a fórmula
perfeita para o aparecimento de grilos”, revela Evilácio Souza.
Além de aumentar o conforto para os ocupantes, acabar com os ruídos
internos também valoriza o veículo na hora de revendê-lo. O reparo, que
pode demorar cerca de uma hora, no caso do conserto de portas, a três
dias, quando todo interior do veículo é revisto, custa entre R$ 70 e R$
2.000, dependendo do tamanho do automóvel. Seu ouvido agradecerá.
Serviço
Papa Grillos
Rua Clélia, 1743 – Lapa
Fone:
(11) 3865-8144
www.papagrillos.com.br
Ruído Zero
Rua do Oratório, 2255 – Mooca
Fone: (11) 6965-1101
www.autoruidozero.com.br
Fonte: CarroOnline