R8V escreveu:Rodas de liga ,rodas 16,ar automático, o painel optitron, bancos de couro, piloto automático, acendimento automático dos faróis,sensor de estacionamento, bancos elétricos com couro creme, os faróis xenon de série : firulas! Ou alguém vai morrer se o seu carro não possuir esses itens?
Esses itens são interessantes? Sim. Justificam pagar 28 /mil a mais?
28 mil a mais são para a Altis. O XEi é coisa de 12 mil a mais que o XLi compatível - o automático - além de ter o ABS, Airbag lateral e o motor como coisas que definitivamente não são firulas. E firulas é muito discutível. Nesse segmento, dessa lista de equipamentos uns 80% dessa lista são ou obrigação ou então tão desejados e compatíveis que se tornam itens semi-indispensáveis. Não é mais 2005 para pensar que só com ABS/Airbag e trio se faz um médio bom e procurado pelo público. Aliás, trio e rodas de liga por exemplo dá muito bem para viver sem em qualquer carro, mas tente vender um sedã médio sem....
Pessoalmente eu não compraria, só se tivesse um motivo especial como falta de orçamento. Na questão das rodas, por exemplo, um sedã médio aqui no Brasil fica tão discrepante e mesmo feio sem elas que elas se tornam indispensáveis também, assim como ar digital numa Classe E...
A Toyota e a Honda já aprenderam isso e hoje mesmo as versões básicas têm "firulas". Isso que tem feito elas não perderem muitas vendas para as francesas por exemplo. Antes um Corolla XEi - como o meu - tinha um abismo de equipamentos se comparado a um Mégane ou C4. Hoje ficam quase empatados, e devem ser assim pelo preço que cobram.
Faria até um ressalto quanto ao piloto automático e os sensores de farol e estacionamento que fazem muita diferença mesmo no conforto. Não são essenciais, mas muito úteis e obrigação pelo menos nas versões mais equipadas para esses carros.
Da questão do Fusion/Jetta, concordo com você na última frase. Mas não que qualquer um que possa pegar um Altis possa pegar um deles, afinal se entra em outro paradigma de gastos, revenda, etc. Novamente digo que o SE-G/Altis/Civic EXS são para o cara que está no máximo das possibilidades e quer ter o melhor carro possível sem os custos e riscos extras da categoria superior, ou então até tem mas quer um carro mais comum e menos chamativo. Por isso o SE-G costuma fazer sucesso entre executivos e mesmo frotas de empresa . Um Fusion ou um Jetta são um grande grito de "olá, tenho algum dinheiro" para sequestradores e ladrões.
Se vale a pena 28 mil reais - na verdade 12, pois a XLi nem se compara e nem tem o necessário para um médio hoje em dia apesar de ser boa como carro também - pelo Altis? Não e para mim também não, mas em alguns casos como esses que citei pode valer muito a pena sim. Foi o meu caso com o Clio, pois ele era o dobro do preço do básico. Mas o básico nem se comparava tamanha a diferença e com o que tinha era o máximo que podia ter em termos de carro - embora o custo/benefício não fosse dos melhores.
E sim: essas versões de topo quase sempre são pelo status ou uma esticada um pouco desproporcional para atender públicos muito específicos. Custo/benefício é o fraco delas, mas essa não é a idéia e nem todo mundo procura custo/benefício.