Após ser reestilizado
na Europa, o Punto, que recebeu o sobrenome Evo, já passou pelas mãos
dos engenheiros da Abarth, divisão esportiva da Fiat. A apresentação do
modelo acontecerá no Salão de Genebra, Suíça, que abre ao público entre
os dias 4 e 14 de março. A novidade, além do visual reformulado, é a
adoção do sistema Multiair no motor 1.4 turbo, o que fez sua potência subir de 155 cv para 165 cv.
O motor revisado também ganhou mais torque. Segundo a Abarth, o pico
máximo da força de 25,5 kgfm (o modelo anterior atingia 23,4 kgfm a
3.000 rpm) é disponibilizado em 2.250 rpm. Tal performance permite ao
esportivo, de acordo com a marca italiana, acelerar de 0 a 100 km/h em
7s9. Comparado ao Abarth Punto anterior, houve uma melhora de 0s3 na
prova de arrancada. Já o consumo médio de gasolina melhorou 10% em
relação ao modelo anterior, cravando 16 km/l.
A Abarth também revela que o Punto esportivo ficou mais aerodinâmico
com o emprego de novos spoilers e aerofólio traseiro atualizado. Além
disso, o veículo pode ter seu comportamento alterado ao toque de um
botão, modificando as respostas de motor, freios e direção entre os
modos Sport e Normal. Outro recurso é o sistema TTC (Controle de
Transferência de Torque), que varia a distribuição do torque entre as
rodas (liga leve aro 17”) frontais, melhorando o desempenho do carro
nas curvas em alta velocidade.
Seguindo a risca a esportividade, o modelo possui freios a disco nas
quatro rodas com pinças Brembo, que também fornece sistemas para a
Ferrari. A suspensão também tem ajuste esportivo. Segundo a divisão
esportiva, em relação ao Punto convencional, o sistema de amortecedores
é 20% mais rígido no modelo esporte, o que permite, segundo informe da
marca, melhor comportamento na utilização mais esportiva do carro sem
comprometer o conforto dos ocupantes.
Aos que considerarem todo esse aparato insuficiente, a Abarth
oferece ao modelo o kit esseesse (SS), cujo motor 1.4 T tem a potência
elevada a 180 cv. Não só isso, a versão ainda mais apimentada do Punto
Evo vem com rodas de alumínio aro 18” e freios de alto desempenho. A
fabricante, no entanto, ainda não divulgou os preços do carro, que
chega às revendas na Europa a partir de maio.
Fonte: CarroOnline
na Europa, o Punto, que recebeu o sobrenome Evo, já passou pelas mãos
dos engenheiros da Abarth, divisão esportiva da Fiat. A apresentação do
modelo acontecerá no Salão de Genebra, Suíça, que abre ao público entre
os dias 4 e 14 de março. A novidade, além do visual reformulado, é a
adoção do sistema Multiair no motor 1.4 turbo, o que fez sua potência subir de 155 cv para 165 cv.
O motor revisado também ganhou mais torque. Segundo a Abarth, o pico
máximo da força de 25,5 kgfm (o modelo anterior atingia 23,4 kgfm a
3.000 rpm) é disponibilizado em 2.250 rpm. Tal performance permite ao
esportivo, de acordo com a marca italiana, acelerar de 0 a 100 km/h em
7s9. Comparado ao Abarth Punto anterior, houve uma melhora de 0s3 na
prova de arrancada. Já o consumo médio de gasolina melhorou 10% em
relação ao modelo anterior, cravando 16 km/l.
A Abarth também revela que o Punto esportivo ficou mais aerodinâmico
com o emprego de novos spoilers e aerofólio traseiro atualizado. Além
disso, o veículo pode ter seu comportamento alterado ao toque de um
botão, modificando as respostas de motor, freios e direção entre os
modos Sport e Normal. Outro recurso é o sistema TTC (Controle de
Transferência de Torque), que varia a distribuição do torque entre as
rodas (liga leve aro 17”) frontais, melhorando o desempenho do carro
nas curvas em alta velocidade.
Seguindo a risca a esportividade, o modelo possui freios a disco nas
quatro rodas com pinças Brembo, que também fornece sistemas para a
Ferrari. A suspensão também tem ajuste esportivo. Segundo a divisão
esportiva, em relação ao Punto convencional, o sistema de amortecedores
é 20% mais rígido no modelo esporte, o que permite, segundo informe da
marca, melhor comportamento na utilização mais esportiva do carro sem
comprometer o conforto dos ocupantes.
Aos que considerarem todo esse aparato insuficiente, a Abarth
oferece ao modelo o kit esseesse (SS), cujo motor 1.4 T tem a potência
elevada a 180 cv. Não só isso, a versão ainda mais apimentada do Punto
Evo vem com rodas de alumínio aro 18” e freios de alto desempenho. A
fabricante, no entanto, ainda não divulgou os preços do carro, que
chega às revendas na Europa a partir de maio.
Fonte: CarroOnline