Motores e.torQ - Adeus boemia
Boris Feldman - Estado de Minas
Julio Cabral - Portal Vrum
Os novos motores 1.6 e 1.8 da Fiat farão a sua estréia no Punto, que também ganha opção de câmbio Dualogic
Flagra do Fiat Punto equipado com motor Tritec 1.8 16V E.torQ
A Fiat apresentará em junho o primeiro modelo com os motores da FPT (ex-Tritec). Os propulsores 1.6 16v e 1.8 16v receberão o nome comercial de E.torQ. Será o Punto, que também terá a opção do câmbio Dualogic, o primeiro modelo a ser equipado com a linha de propulsores. O jornalista Marlos Ney Vidal do Caderno de Veículos do Estado de Minas conseguiu flagrar em primeira mão um Punto equipado com o motor e.Torq 1.8 16V conjugado ao câmbio Dualogic. Outra novidade do carro é o novo sistema de som CD/MP3 de aspecto mais moderno.
O motor será usado gradualmente nos modelos da linha Fiat, com exceção do Stilo, que continuará usando o 1.8 Powertrain até a chegada do Bravo, seu substituto no segmento de hatch médio.
A nova linha de motores promete dar um fôlego extra. Originada em uma joint venture entre a Rover (na época pertencente ao grupo BMW) e a Chrysler, a companhia sediada em Campo Largo no Paraná. Nas mãos do grupo Fiat, a planta produz os motores que irão substituir os combalidos 1.8 da antiga aliança entre a marca italiana e a General Motors, mas também vai ocupar o lugar dos 1.4 Fire e do 1.9 16V.
O menos potente é um 1.6 16V Flex, capaz de render 115 cv e 117 cv a 5.500 rpm, com 16,2 e 16,8 kgfm de torque a 4.500 giros, respectivamente com gasolina e com álcool. Números capazes de enfrentar o 1.8 8V da GM, com 113/115 cv a 5.500 rotações, mas leva vantagem nos 18/18,5 kgfm de torque a 2.800 giros. Em relação ao 1.4 8V Fire, de apenas 85/86 cv a 5.750 rpm e 12,4/12,5 kgfm a 3.500 giros.
Além do câmbio Dualogic, o Punto também passa a contar com um novo rádio, mais moderno
O 1.8 16V pode ser o substituto do atual 1.9 16V utilizado pelo Linea - na prática um motor de 1.835 cm³. Com 130/132 cv a 5.250 rotações e 17,8/18,7 kgfm de torque a 4.500 giros, o propulsor repete os índices de potência do 1.9, mas ganha no regime, 500 rpm mais baixo, mas o torque é ligeiramente inferior aos 18,1/18,6 kgfm alcançados a mesma rotação. Além do novo motor, o Punto também vai contar com câmbio Dualogic, nunca antes oferecido para o compacto, como no flagra da versão Sporting. Ainda não é certo se o câmbio vai contar com borboletas no volante, como no Stilo, ou se vai seguir o esquema do Linea, com trocas manuais apenas pela alavanca.
Os motores também devem ser mais econômicos e de manutenção mais fácil, graças a recursos como o eixo de comando de válvulas simples roletado, bomba de água integrada à bomba da direção hidráulica, bomba de óleo acionada diretamente pelo eixo do virabrequim (sem correias) e, em vez de correias, como em outros motores Fiat, correntes.
Boris Feldman - Estado de Minas
Julio Cabral - Portal Vrum
Os novos motores 1.6 e 1.8 da Fiat farão a sua estréia no Punto, que também ganha opção de câmbio Dualogic
Flagra do Fiat Punto equipado com motor Tritec 1.8 16V E.torQ
A Fiat apresentará em junho o primeiro modelo com os motores da FPT (ex-Tritec). Os propulsores 1.6 16v e 1.8 16v receberão o nome comercial de E.torQ. Será o Punto, que também terá a opção do câmbio Dualogic, o primeiro modelo a ser equipado com a linha de propulsores. O jornalista Marlos Ney Vidal do Caderno de Veículos do Estado de Minas conseguiu flagrar em primeira mão um Punto equipado com o motor e.Torq 1.8 16V conjugado ao câmbio Dualogic. Outra novidade do carro é o novo sistema de som CD/MP3 de aspecto mais moderno.
O motor será usado gradualmente nos modelos da linha Fiat, com exceção do Stilo, que continuará usando o 1.8 Powertrain até a chegada do Bravo, seu substituto no segmento de hatch médio.
A nova linha de motores promete dar um fôlego extra. Originada em uma joint venture entre a Rover (na época pertencente ao grupo BMW) e a Chrysler, a companhia sediada em Campo Largo no Paraná. Nas mãos do grupo Fiat, a planta produz os motores que irão substituir os combalidos 1.8 da antiga aliança entre a marca italiana e a General Motors, mas também vai ocupar o lugar dos 1.4 Fire e do 1.9 16V.
O menos potente é um 1.6 16V Flex, capaz de render 115 cv e 117 cv a 5.500 rpm, com 16,2 e 16,8 kgfm de torque a 4.500 giros, respectivamente com gasolina e com álcool. Números capazes de enfrentar o 1.8 8V da GM, com 113/115 cv a 5.500 rotações, mas leva vantagem nos 18/18,5 kgfm de torque a 2.800 giros. Em relação ao 1.4 8V Fire, de apenas 85/86 cv a 5.750 rpm e 12,4/12,5 kgfm a 3.500 giros.
Além do câmbio Dualogic, o Punto também passa a contar com um novo rádio, mais moderno
O 1.8 16V pode ser o substituto do atual 1.9 16V utilizado pelo Linea - na prática um motor de 1.835 cm³. Com 130/132 cv a 5.250 rotações e 17,8/18,7 kgfm de torque a 4.500 giros, o propulsor repete os índices de potência do 1.9, mas ganha no regime, 500 rpm mais baixo, mas o torque é ligeiramente inferior aos 18,1/18,6 kgfm alcançados a mesma rotação. Além do novo motor, o Punto também vai contar com câmbio Dualogic, nunca antes oferecido para o compacto, como no flagra da versão Sporting. Ainda não é certo se o câmbio vai contar com borboletas no volante, como no Stilo, ou se vai seguir o esquema do Linea, com trocas manuais apenas pela alavanca.
Os motores também devem ser mais econômicos e de manutenção mais fácil, graças a recursos como o eixo de comando de válvulas simples roletado, bomba de água integrada à bomba da direção hidráulica, bomba de óleo acionada diretamente pelo eixo do virabrequim (sem correias) e, em vez de correias, como em outros motores Fiat, correntes.