Fusion híbrido chegará em dezembroO mercado de carros híbridos começa a surgir no Brasil. O pioneiro foi o sedã Mercedes-Benz Classe S 400 Hybrid,que custa US$ 253.500 (cerca de R$ 445.000, já com impostos brasileiros
e taxas de importação). A próxima opção será mais acessível. Quem vem
por ai é o Ford Fusion Hybrid, que começará a ser vendido por aqui a
partir de dezembro deste ano, segundo revelou Jorge Chear, diretor de
marketing e vendas da Ford no país, em entrevista à
Carro Online nos Estados Unidos.
Antes de chegar às lojas, a versão híbrida do Fusion será apresentada ao
público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo, entre 27 de
outubro a 7 de novembro. O preço ainda não foi definido, mas certamente
passará da casa dos R$ 100.000. O modelo, à venda nos EUA desde 2009,
possui o mesmo motor 4 cilindros 2.5 da série de entrada, mas ciclo
Atkinson, em vez do tradicional Otto. Já o propulsor elétrico desenvolve
mais 36 cv.
Segundo a Ford, o motor alimentado por baterias de
íons de lítio (posteriormente recarregadas pelo motor a combustão) se
encarrega de impulsionar o veículo de maneira independente até os 75
km/h. Após essa velocidade, entra em ação o 2.5, que, por ter ciclo
diferenciado, gera 158 cv, 15 cv a menos que o bloco do modelo
convencional. Porém, a vantagem dos motores Atkinson é o torque alto em
baixa rotação, reduzindo o consumo.
Outro recurso diferenciado do
carro para a redução do consumo de combustível é o câmbio continuamente
variável, sistema que a Ford chama de “iVCT”. Falando ainda sobre
gastos, a Ford declara que o Fusion Hybrid percorre 17,4 km/l na cidade e
15,3 km/l na estrada. Outro dado de fábrica chamativo é a autonomia do
sedã, que chega a 1.120 km.
Sobre o Ciclo Atkinson que achei na internet: