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Ford Fusion vai à oficina

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1Ford Fusion vai à oficina Empty Ford Fusion vai à oficina Sex 4 Jun - 10:34

R8V

R8V
Administrador

Extraído de : http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/yahooNoticiaConteudo.vxlpub?hnid=44251





Revista

Ford Fusion vai à oficina LogoWebMotors

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Fusion vai à Oficina


O carrão agrada ao volante, mas cobra caro por este prazer


Texto: Arthur G. Rosseti/Oficina Brasil
Fotos: Do autor


(01-06-10) – Avaliamos dessa vez o Ford Fusion, modelo que ainda pode ser considerado como grande novidade para muitas oficinas do Brasil. Produzido em 2006 e equipado com o motor a gasolina (um Duratec 2.3 de 16 válvulas com 162 cv de potência), o veículo pertence a um cliente assíduo do Grupo Sahara, oficina integrante do Conselho Editorial do jornal Oficina Brasil.

Segundo o conselheiro do Jornal Oficina Brasil Aleksandro Viana, gerente da loja, o dono do Fusion possui também um Audi A4 da geração anterior, que está encostado. “Ele diz que adora o Ford”, conta Viana. “Mas não esperava pelo alto preço das peças, semelhante até mesmo aos do Audi”, comenta. Os problemas apresentados neste veículo foram praticamente todos relacionados ao sistema de suspensão.

Histórico

Desde que foi adquirido pelo atual proprietário, apenas a manutenção preventiva foi necessária para a perfeita conservação. Os principais itens trocados foram: óleo de motor, filtro de óleo (do tipo refil), velas de ignição, pastilhas e discos de freio.

Devido o veículo ter rodado uma boa quilometragem com as rodas de 17 polegadas amassadas e desbalanceadas, todo o conjunto da suspensão dianteira foi comprometido, destruindo as borrachas dos braços auxiliares.

O Fusion mostrou pouco a cara nas oficinas integrantes do Conselho Editorial, mas problemas de ruído na parte dianteira lideram o ranking de reclamações. Veja a seguir as dicas sobre este e outros sintomas.

Curiosidade: o Fusion chegou para suprir a demanda dos clientes compradores dos antigos Mondeo e Taurus.

Motor

O motor que equipa o Ford Fusion comercializado no Brasil durante a 1ª geração do modelo, de 2006 a 2009 é o Duratec 23, de 2.3 litros, quatro cilindros em linha, 16 válvulas a gasolina. Produzido inteiramente em alumínio, ele possui 162 cavalos de potência e 20,7 kgf.m de torque a 4.500 rpm. Estes podem ser considerados bons números para um motor pequeno, mas os 1.523 kg do carro limitam em muito o desempenho. Os pedidos para um motor mais potente e “torcudo” foram atendidos pela Ford, que a partir da 2ª geração passou a equipar o Fusion com o moderno Duratec 25 de 2.5 litros. Mas isto será assunto para uma próxima avaliação.

O reparador não sentirá maiores dificuldades em trabalhar, pois o cofre do motor foi projetado para abrigar também unidades V6 de 3.0 litros, que na 1ª geração foram comercializados em outros países.

Ao contrário dos demais motores Duratec, o 2.3 utiliza corrente para o sincronismo entre virabrequim e comando de válvulas.

O lubrificante recomendado pela Ford é o de especificação SAE 5W30 API SJ, ou superior, num total de 4,3 litros incluindo a troca do filtro do tipo cartucho. A codificação original é WSS-M2C913-B.

De maneira geral a acessibilidade dos itens mais corriqueiros a manutenção é boa, tais como bateria, bobinas individuais, velas de ignição, bicos injetores (localizados logo a frente do motor), correia dos acessórios, etc.

Transmissão

A caixa de marchas que equipa o Fusion é a automática FNR5, de cinco velocidades à frente mais a marcha à ré. Ela apresentou funcionamento suave e isenta de vazamentos de fluído hidráulico.

O porém ficou com o coxim superior do câmbio, que havia rompido. A peça é encontrada apenas em concessionária Ford ao preço de R$ 504. Para a troca o reparador terá de remover a bateria, caixa do filtro de ar, tubulação superior, e suspender o motor ligeiramente através do auxílio de um macaco hidráulico do tipo”girafa”.

Suspensão e direção

O andar do Ford Fusion caracteriza-se por ser macio e suave, bem ao gosto do motorista americano. As unidades que passaram pelas oficinas do Conselho Editorial mostraram fragilidade neste quesito, sendo que as buchas dos braços auxiliares são as primeiras a ficarem danificadas. A dianteira requer um total de quatro braços, e pode acreditar, pois cada um custa estratosféricos R$ 1.158. A pedido do proprietário do veículo, o Grupo Sahara foi obrigado a encontrar uma opção mais em conta, porém de equivalente qualidade. A decisão do Conselheiro Alex foi a de levar as peças para uma empresa especializada em embuchamentos para a devida recuperação. Desta maneira o custo caiu para R$ 200 a unidade.

Outro problema considerado crônico pelo Conselho se refere à baixa durabilidade da caixa de direção. Na Souza Car houve a necessidade por troca do componente por duas vezes antes mesmo de atingir 50 mil km rodados. Os retentores apresentaram vazamento de fluído hidráulico e na outra caixa o desgaste prematuro da cremalheira.

Freios e undercar

Outro item que lidera o ranking de reclamações do Fusion está relacionado a ruídos na região dianteira ao frear o veículo. O ruído costuma ser oriundo das pinças do sistema de freio (folga na região das pastilhas). A traseira também pode apresentar o ruído. Este pode ser considerado como um defeito crônico do carro, pois um dos clientes da Souza Car vivenciou o fato ainda quando dentro do prazo de garantia. Após dirigir-se por várias vezes a rede de concessionárias da marca, o problema não foi solucionado por completo.

Alex, gerente do Grupo Sahara arrisca que o material do pino de fixação e as molas do cavalete das pinças são fracos demais, apresentando folga e trepidação quando acionado o pedal de freio.

Na unidade avaliada os freios se mostraram em bom estado, e as pinças isentas de folgas excessivas.

Nos modelos produzidos após 2007 os pneus são equipados com sensores para o monitoramento da pressão interna. Como dica, o Conselheiro André Bernardo, da Design Mecânica, comenta que ao substituir os pneus do Fusion é necessário a configuração dos pneus com o aparelho da Ford PDS.

O problema é que ao realizar o reconhecimento dos novos pneus na concessionária com o PDS, após 15 a 20 dias a lâmpada de avaria no painel de instrumentos poderá acender, o que vai exigir uma nova calibração de reconhecimento dos pneus e enchimento dos mesmos até a pressão ideal. Para acabar de vez com este problema, substitua os pneus e não faça o reconhecimento! Após uns 100 km rodados, o sistema reconhecerá por si próprio os novos pneus, e a lâmpada de avaria não se acenderá.

Os comandos internos apresentaram funcionamento satisfatório e isento de falhas.

2Ford Fusion vai à oficina Empty Re: Ford Fusion vai à oficina Sex 4 Jun - 10:36

R8V

R8V
Administrador

Sinceramente? Ainda q seja um carro caro, esperava que as peças não fossem tão caras(é compatível com as de carro de segmento superior), e que a suspensão e caixa de direção fossem mais resistentes...

3Ford Fusion vai à oficina Empty Re: Ford Fusion vai à oficina Sex 4 Jun - 11:19

Fabiano

Fabiano

Bom, de certo modo, o preço de peças de suspensão são caras até porque ainda existe baixa procura e estoque reduzido, o que vai mudar dentro de alguns anos, o proprio A4 é um terror para os proprietarios quando tinha de ir a oficina, ja que sua suspensão é fragil da mesma forma, ja hoje compra-se peças de alta qualidade por preços muito mais baixo, o que faz de um A4 não ser mais um pesadelo na oficina como era quando foi lançado ou tinha la seus 4 anos.

Agora oq ueme assustou foi o lance da caixa de direção, bota fragil nisso....

http://www.oticainova.com.br

4Ford Fusion vai à oficina Empty Re: Ford Fusion vai à oficina Sex 4 Jun - 21:01

Domingos V


Administrador

E o preço da caixa de direção, qual é?

Os problemas lembram muito os dos Civics 2001 a 2002, só que com o grande complicador de peças muito mais caras. O carro não parece problemático, só fica devendo na suspensão. O que pega, no entanto, é que o carro custa um Civic ou Corolla equipados e na verdade tem preço de manutenção de um carro bem mais caro - como realmente ele é. Cabe a quem compra saber disso, tanto para não furar o bolso como para não acabar com o carro.

5Ford Fusion vai à oficina Empty Re: Ford Fusion vai à oficina Sáb 5 Jun - 9:43

Fabiano

Fabiano

Domingos V escreveu:E o preço da caixa de direção, qual é?

Os problemas lembram muito os dos Civics 2001 a 2002, só que com o grande complicador de peças muito mais caras. O carro não parece problemático, só fica devendo na suspensão. O que pega, no entanto, é que o carro custa um Civic ou Corolla equipados e na verdade tem preço de manutenção de um carro bem mais caro - como realmente ele é. Cabe a quem compra saber disso, tanto para não furar o bolso como para não acabar com o carro.

Boa pergunta, de um A4 na agencia gira em torno de 7 mil reais, inviavel, e como a caixa de direção é construida para ser recuperada infinitamente, o reparo dela fica na ordem de 1.500 reais dependendo do custo de mao de obra, e 7 mil reais nem seria nada absurdo, visto que na epoca de meu Astra Sedã, uma caixa de direção dele onde a bomba eletro-hidraulica era acoplada e não se vendia separada, custava 7.900,00 na agencia, por sorte se conseguia pora qui um motor eletrico usado em dsmanches por mil reais.
Neste ponto nada como a caixa de direção que troquei no meu Fiesta 1997, hehehehe custou na epoca 170 reais com mão de obra.

Mas problemas como estes da suspensão do Fusion, serão facilmente resolvidos quando ele começar a cair nas oficinas e tecnicas de recuperação será desenvolvidas, o que no final das contas ja vai virar comercio de partes de reposição....

http://www.oticainova.com.br

6Ford Fusion vai à oficina Empty Re: Ford Fusion vai à oficina Qui 30 Jun - 15:44

Grilo

Grilo
Administrador

Ford Fusion V6 - Trancos, quebras e um boletim

Em junho do ano passado, a Ford distribuiu um boletim técnico às concessionárias. Razão: desgaste do solenoide de pressão da transmissão do Fusion V6. Em unidades 2009 e 2010 do modelo, ocorreram casos de trancos, vazamento e quebra da transmissão automática. O boletim orientava a assistência técnica dos distribuidores da marca a reparar o módulo de controle do câmbio e, em casos mais graves, substituir a transmissão. Um ano se passou, mas proprietários da versão topo de linha do sedã continuam reclamando do câmbio e, como se não bastasse, de informações sobre o serviço feito nas autorizadas. Foi o que ocorreu com Leila Fernal Ferreira.

Proprietária de um Fusion V6 adquirido em março de 2010, a advogada descobriu a existência dos relatos envolvendo o câmbio do modelo por acaso. “Soube que o Fusion 2011 tinha incorporado novos itens de tecnologia e segurança e, interessada, fui até uma concessionária. Numa conversa informal, um vendedor me revelou as falhas envolvendo o câmbio e inclusive me incentivou a trocar o carro por um zero quilômetro”, conta. Leila, que já teve um Fusion 2006, ficou então interessada em saber maiores detalhes sobre os defeitos no câmbio e pesquisou a respeito do assunto no site de buscas Google. Como resultado, a advogada encontrou um grande número de reclamações, razão que a fez procurar a autorizada Forlan. “De início, um consultor técnico negou a existência do reparo. Mas, com muita conversa, ele acabou assumindo o problema, que já tinha levado vários Fusion V6 à assistência técnica”. Ao solicitar o reparo do câmbio à oficina da Forlan, no entanto, Leila teve o pedido negado. “Perguntaram se o meu Fusion já estava dando trancos e patinando. Disse que não. Mas e se eu quiser fazer o serviço em caráter preventivo?”, questiona a consumidora.

Para a Forlan, não há nenhum pedido de reparo registrado em nome de Leila. O gerente de serviços da concessionária, Alexandre Nader, afirma que não há registro formal de problema com o câmbio do carro da cliente e a orientação dada pela Ford é de verificar apenas os casos nos quais a transmissão apresente falhas. “Não temos nenhuma orientação do fabricante que demande verificação em todos os modelos que deem entrada em nossa assistência técnica”, defende o gerente.

ELOGIOS E MÁGOA Por outro lado, não é difícil encontrar na web relatos de insatisfação com o câmbio do Fusion V6. Proprietário de um modelo 2009, Philipe Heineken (que falou ao Veículos utilizando nome fictício), que mora em Brasília (DF) não economiza elogios ao modelo, mas lamenta que a transmissão do carro tenha quebrado duas vezes, aos seis meses e 12 meses de uso. “Nas duas ocasiões, o Fusion começou a engasgar tanto na aceleração quanto na redução de velocidade. Senti que o problema era extremamente grave, pois durante uma ultrapassagem, o carro deixou de acelerar repentinamente”, relata. O Ford foi consertado por uma concessionária do Distrito Federal, mas em ambas as ocasiões um carro reserva foi negado. “Sobre o problema, a marca se limitou a dar respostas padronizadas”, lamenta o proprietário, que também pretende trocar de carro.

No mesmo site onde Heineken reclama do câmbio, Luis Fernando Nogueira comenta que também passou pelo problema e incentiva os proprietários de Fusion V6 a entrar na justiça. “É um defeito de fabricação que está acontecendo em vários carros no Brasil. A Ford não dá a mínima. Duvido que nos EUA a marca ofereça esse mesmo tipo de atendimento”, opina.

TEMPO DE ATUAÇÃO O supervisor de serviços técnicos automóveis da Ford, Reinaldo Nascimbeni, reconhece a existência do boletim e do reparo durante revisões ou a pedido do cliente, mas atribui o conserto no módulo de controle do câmbio apenas à situações de tranco. “A reprogramação está sendo realizada no Brasil, EUA e demais mercados onde o Fusion é vendido, mas se limita a alterar o tempo de atuação da válvula do solenoide. Como o câmbio do Fusion V6 é igual ao do Fusion quatro cilindros e os donos do modelo V6 costumam acelerar mais, eles sentiam mais o tranco durante as trocas de marchas e reclamavam”, atribui o executivo.

Nos casos em que a assistência técnica verifica que o óleo da transmissão está escuro, Nascimbemi afirma que o reparo da caixa também é realizado. “Abrimos o câmbio, trocamos o jogo, embreagens, óleo e só. Vazamento e quebra são situações que nada têm a ver com a reprogramação”, conclui Nascimbeni.

Fonte: Vrum

http://www.autouniverso.com.br

7Ford Fusion vai à oficina Empty Re: Ford Fusion vai à oficina Qui 30 Jun - 18:35

Domingos V


Administrador

Hum, um carro com tração nas 4 com mais de 200 cavalos usando o mesmo câmbio de um 4 cilindros com tração dianteira faz suspeitar nesse caso se usaram um câmbio sub-dimensionado. Ou isso ou ele tem muita sobra na versão 4 cilindros e é só um erro de programação mesmo.

Mas o que mudaram na linha 2011?

8Ford Fusion vai à oficina Empty Re: Ford Fusion vai à oficina Qui 30 Jun - 22:22

R8V

R8V
Administrador

O ideal seria fazer fazer um recall, mesmo que branco.

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