A Volvo divulgou informações sobre o desenvolvimento de seu novo
sistema de segurança para pedestres, que equipará a nova versão do S60,
prevista para ser lançada em 2010. Trata-se de um equipamento que
detecta, por meio de um radar, a existência de pedestres à frente e
freia automaticamente o veículo caso o motorista não tenha reação em
tempo hábil.
Segundo a empresa, a tecnologia vem sendo desenvolvido há dez anos
e foi testada em diversos locais do mundo. Recentemente, o sistema tem
sido avaliado em Copenhagen (Dinamarca). “Fatores como o comportamento
do tráfego, condições de estrada e clima precisam ser levados em conta
para a projeção do sistema. No total, temos mais de 500 000 quilômetros
rodados e arquivados”, disse Thomas Broberg, conselheiro sênior de
segurança da Volvo.
“Os sistemas já existentes foram desenvolvidos para ajudar a
evitar colisões com outros veículos. Agora, estamos dando um enorme
passo para frente com essa tecnologia que também colabora na segurança
daqueles que estão desprotegidos nas ruas”, informou o especialista em
segurança da Volvo. “Essa tecnologia nos ajuda a planejar os próximos
passos para projetar carros que não colidirão. Nossa meta é que em 2020
ninguém seja morto ou seriamente ferido em um Volvo”, completou Broberg.
Como funciona
O sistema é composto por dois radares que ficam integrados na
grade frontal do veículo, uma câmera posicionada abaixo do espelho
retrovisor e uma central de controle. Enquanto a câmera monitora
continuamente a rua à frente do automóvel, reconhecendo quais tipos de
objetos se encontram à frente, o radar calcula a distância e o tamanho
dos corpos à frente.
Em uma situação de emergência, o motorista é alertado por um sinal
sonoro em conjunto com uma luz vermelha (parecida com uma luz de freio)
que é projetada no vidro com o objetivo de despertar a reação
instintiva de frear o automóvel. Se a reação não for como esperada – ou
não ocorrer –, o sistema de freio é aplicado automaticamente. Confira o
vídeo abaixo e as fotos do funcionamento da tecnologia ao lado.
Fonte: CarroOnline
sistema de segurança para pedestres, que equipará a nova versão do S60,
prevista para ser lançada em 2010. Trata-se de um equipamento que
detecta, por meio de um radar, a existência de pedestres à frente e
freia automaticamente o veículo caso o motorista não tenha reação em
tempo hábil.
Segundo a empresa, a tecnologia vem sendo desenvolvido há dez anos
e foi testada em diversos locais do mundo. Recentemente, o sistema tem
sido avaliado em Copenhagen (Dinamarca). “Fatores como o comportamento
do tráfego, condições de estrada e clima precisam ser levados em conta
para a projeção do sistema. No total, temos mais de 500 000 quilômetros
rodados e arquivados”, disse Thomas Broberg, conselheiro sênior de
segurança da Volvo.
“Os sistemas já existentes foram desenvolvidos para ajudar a
evitar colisões com outros veículos. Agora, estamos dando um enorme
passo para frente com essa tecnologia que também colabora na segurança
daqueles que estão desprotegidos nas ruas”, informou o especialista em
segurança da Volvo. “Essa tecnologia nos ajuda a planejar os próximos
passos para projetar carros que não colidirão. Nossa meta é que em 2020
ninguém seja morto ou seriamente ferido em um Volvo”, completou Broberg.
Como funciona
O sistema é composto por dois radares que ficam integrados na
grade frontal do veículo, uma câmera posicionada abaixo do espelho
retrovisor e uma central de controle. Enquanto a câmera monitora
continuamente a rua à frente do automóvel, reconhecendo quais tipos de
objetos se encontram à frente, o radar calcula a distância e o tamanho
dos corpos à frente.
Em uma situação de emergência, o motorista é alertado por um sinal
sonoro em conjunto com uma luz vermelha (parecida com uma luz de freio)
que é projetada no vidro com o objetivo de despertar a reação
instintiva de frear o automóvel. Se a reação não for como esperada – ou
não ocorrer –, o sistema de freio é aplicado automaticamente. Confira o
vídeo abaixo e as fotos do funcionamento da tecnologia ao lado.
Fonte: CarroOnline