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Agile: como anda a nova aposta da GM

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Fabiano

Fabiano

“Um carro para atender necessidades e gostos de diferentes tipos
de públicos”. Assim Gustavo Colossi, diretor de marketing da General
Motors do Brasil, define o novo Chevrolet Agile (pronuncia-se Ágile).
Mais bonito ao vivo do que nas fotos, o carro, que começa a ser vendido
a partir da primeira quinzena de outubro no mercado brasileiro, chega
bem equipado nas versões LT (R$ 37 708) e LTZ (R$ 39 601), ambos
somente com motor 1.4 Econo.Flex 8 válvulas de até 102 cavalos de
potência com álcool no tanque. “Esta é a nova cara da GM no
Mercosul”, afirmou Jaime Ardilla, presidente da fabricante para o
Brasil e Mercosul. Para conferir essa mudança de paradigmas, o Carro Online foi até Mendoza, na Argentina, a convite da marca, conferir como anda a novidade.

Primeiro membro do chamado projeto Viva, o Agile visualmente é
muito parecido com o conceito GPiX, apresentado no Salão de São Paulo,
em outubro de 2008. No entanto, apesar de inédito, o modelo parece uma
mistura de Corsa com Celta, Vectra GT e até mesmo Meriva. A grade
frontal segue a mais recente identidade estética da marca, que no
Brasil já se mostra presente no utilitário Captiva, enquanto a parte
traseira tem lanternas cujas linhas acompanham com harmonia o desenho
do conjunto traseiro. Na lateral, o destaque é o enxerto plástico que
dá continuidade aos traços das janelas. Em ruas e estradas argentinas,
repletas de carros antigos, o hatch tem forte presença e já torce o
pescoço de muitos “hermanos”.

“O Agile foi feito de dentro para fora”, explica Carlos Barba,
diretor de engenharia da GMB. Ao entrar na cabine, nota-se que a
ergonomia foi umas das prioridades no desenvolvimento do carro. Há
espaço suficiente para quatro passageiros, porém, a presença de um
quinto elemento compromete o conforto na fileira da traseira, que, por
sinal, tem assentos muitos curtos. Segundo Barba, os bancos nesse
formato são mais cômodos para passageiros de grande estatura. Outros
destaques do habitáculo são os 27 porta-objetos, o assento do
passageiro totalmente rebatível e a maleabilidade dos bancos traseiros.
“Carrega uma prancha de surf sem problemas”, garante o engenheiro.

Para o motorista há regulagem manual da altura do banco e volante,
que é levemente torto para esquerda. Herança do Celta? Talvez. Ainda
seguindo a árvore genealógica da GM, o painel é inspirado no do
Corvette, guardadas as proporções. Esse conceito é chamado pela empresa
de “dual cockpit” e, segundo a marca, foi projetado para aumentar a
sensação de espaço interno e criar uma maior individualidade entre
motorista e passageiro. Segundo a análise de Colossi, responsável pelo
marketing GM, a cabine é “luxuosa”. No entanto, do ponto de vista
crítico, o acabamento que mistura plástico de diferentes tonalidades e
textura é simples.

Acelerando o Agile

O Agile é um carro agradável de dirigir. A posição é boa e os
comandos são extremamente suaves. O pedal de embreagem, por exemplo, é
uma “manteiga”, e o câmbio manual de 5 marchas é bem escalonado e
proporciona boas trocas para quem gosta de dirigir de forma mais
esportiva. Porém, o modelo disponibilizado para o test-drive segue as
especificações argentinas: roda somente com gasolina pura (a gasolina
brasileira tem entre 20% a 25% de etanol anidro), o que o deixa com 10
cv a menos de potência e 1,2 kgfm de torque mais fraco em relação ao
modelo destinado ao mercado brasileiro, segundo a GM. Ainda assim,
mesmo transportando quatro ocupantes, o modelo demonstra boas respostas
em baixa rotação e também retoma bem.

Seguindo pela Rota 7 de Mendoza, uma estrada que acompanha de
perto os picos nevados das Cordilheiras dos Andes, o Agile mostrou-se
sensível a ventos laterais. A rajada de vento da região, chamada de
Zonda, é forte o suficiente para balançar o carro e mudar levemente seu
curso. É preciso estar atento e segurar corretamente o volante nessa
hora, mas não chega a ser algo que comprometa seriamente a segurança do
automóvel. De acordo com Barba, o homem de design da Chevrolet, isso
acontece por conta do elevado centro de gravidade do carro. Por outro
lado, apesar dessa característica, o modelo é muito bom de curva.

Bem recheado

Um dos trunfos do Chevrolet Agile é sua interessante lista de
equipamentos de série. Na versão de entrada (LT), o modelo já vem com
ajuste de altura do banco do motorista, direção hidráulica, limpador e
desembaçador do vidro traseiro, computador de bordo, acendimento
automático dos faróis, travas e vidros (dianteiros) elétricos, alarme e
ar-condicionado. Como opcional, o Agile LT ainda pode ser equipado com
airbags frontais, o que eleva seu preço a R$ 38 930.

A variante LTZ sai da fábrica com todos os itens da versão LT e
ganha espelhos retrovisores com ajuste elétrico, rádio CD/MP3 player
com conectividade USB, iPod e Bluetooth e faróis de neblina. Quem
quiser incrementar ainda mais a versão pode optar por vidros elétricos
traseiros, lanterna de neblina, airbags frontais e freio ABS
(antitravamento) com EBD (sistema eletrônico de distribuição de
frenagem por demanda). Com isso, a Chevrolet espera comercializar em
torno de 3 500 unidades por mês.


Atributos para dar certo não faltam ao Agile. O design, tão defasado na
linha GM nacional, é novo, o motor é bom e a lista de equipamentos vai
fazer executivos de outras fabricantes se coçarem, além de acirrar a
briga do segmento, representado por carros como Renault Sandero, Fiat
Punto e Volkswagen Fox (que muda em breve). Seu preço também é bastante
competitivo, mas o modelo como um todo ainda pode melhorar.

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Fabiano

Fabiano

Motor 4 cilindros em linha, 8 válvulas, dianteiro, transversal, flex
Cilindrada 1 389 cm³
Potência 102 cv a 6 000 rpm (a) / 97 cv a 6 000 rpm (g)
Potência específica 72,8 cv/l (a) / 69,2 cv/l (g)
Torque 13,5 kgf.m a 3 200 rpm (a) / 13,2 Kgf.m a 3 200 rpm (g)
Taxa de compressão 12,4:1
Transmissão Manual, 5 marchas
Tração Dianteira
Direção Hidráulica
Suspensão dianteira Independente tipo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseira Semi-independente com braços oscilantes
Freios dianteiros Discos ventilados
Freios traseiros Tambores
Rodas Aço estampado, 15 polegadas (opc. Liga leve, 15 polegadas)
Pneus 185/60 R15
Comprimento 3,99 m
Altura 1,47 m
Largura 1,68 m
Entreeixos 2,54 m
Porta-malas 327 Litros
Tanque 54 Litros
Peso 1 032 kg / 1 075 kg (c/ ar-condicionado)
Peso/potência 10,1 Kg/cv / 10,5 Kg/cv (c/ ar-condicionado)

Fotos:
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Fonte: CarroOnline

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Fabiano

Fabiano

Corvette é?

Hahahahaha eu me estrago com essas afirmações, eu vejo que eles tiveram mais trabalho para achar desculpas como estas para um interior ridiculo assim como o externo do que o projeto do carro em si.

Dizer que o interior é luxuoso é no minimo Utopia, pois como se nota o Painel é realmente feio e desproporcional como a dianteira, e esta errado dizer que ele é um Hatch pois ele não o é, e sim um jipe como a EcoSport, não tem mais desculpa para ter um carro com essa altura do chão e chamar de hatch, daqui a pouco teremos sedãs Off-Roads e querem continuar a chamar se simples sedãs.

E façam o meu favor jogar o Punto como concorrente desta "Coisa" é ser irresponsavel, tenho pena da GM ao afirmar este tipo de coisa, ele pode concorrer com Fox e Sandero que na minha visão o Sandero ainda leva a melhor em questão de chassi e espaço, mas perde por hora em equipamentos e no custo beneficio.

Se o comprador não se inportar em levar um carro desgraçado a sua imagem, estará levando um belo conunto, mas por favor longe de mim essa aberração.....e para quem me conhece, tenho medo de trocar de carro agora pois todo carro odiado por mim acaba naminha garagem....parece perseguição.

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R8V

R8V
Administrador

Logo logo o Fabiano troca o A4 pelo Agile Agile: como anda a nova aposta da GM 959658

Falando sério, pode ter um custo benefício interessante ,e espero q faça a Renault e a VW equiparem seus carros, mas até o Doblô fica lindo perto dessa....coisa!

Grilo

Grilo
Administrador

''Ótimo'' custo-benefício, muito feio e vai vender bem.

Continuo achando a traseira o maior problema do carro.
Tenho certeza que logo logo o novo Fox 'detona' essa coisa

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Domingos V


Administrador

Fabiano escreveu:eu vejo que eles tiveram mais trabalho para achar desculpas como estas para um interior ridiculo assim como o externo do que o projeto do carro em si.

Foi o que senti também. Mas numa coisa eles estão certos ao chamar o Punto para a briga: nos equipamentos. Pegar um Punto condizente com a imagem e a proposta dele custa bem caro. Um com airbags e abs fica só pouca coisa mais barato que um Fit ou mesmo um Stilo e isso falando das versões normais - a Sporting é muito cara pelo que oferece.

Fabiano

Fabiano

Eu acho que vai ser tiro no pé querer pegar o Punto de frente, seu aspecto é de uma solidez mais apurada que esse AgÍle(porque Ágile é outra adaptação sem proporções), fora que o desenho e acabamento do Punto faz notar que ele é de categoria superior e assim o mesmo é.

De nada adianta querer bater de frente com o Fox que inferior ao Polo, que por consequente é concorrente do Punto.

Eles tem que se descidir, ou eles entra numa categoria ou em outra, não tem como estar nas duas, o Polo ja tentou e se deu mal.

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Grilo

Grilo
Administrador

R$ 43.915 um Punto 1.4 ELX com Ar, Dh, Trio, Airbag e ABS (R$ 46.790 no caso do 1.8 ).
Comparado com o Agile é bem mais caro, mas não há duvida que o Punto é bem mais carro.

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Fabiano

Fabiano

Grilo escreveu:R$ 43.915 um Punto 1.4 ELX com Ar, Dh, Trio, Airbag e ABS (R$ 46.790 no caso do 1.8 ).
Comparado com o Agile é bem mais caro, mas não há duvida que o Punto é bem mais carro.

Claro, não consigo ver uma atrocidade como o Agile ser competidor do Punto, é insanidade isso.

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R8V

R8V
Administrador

Vai dizer Fabiano : o A4 dará lugar ao Agile, vc já deve ter reservado o seu.

Agile: como anda a nova aposta da GM 959658

Olha, o Punto é menor por dentro e no porta malas e mais lerdo, porém, mesmo com suas falhas de acabamento, o interior dá sensação de categoria superior, além de ter um belo desing.

Domingos V


Administrador

Grilo, no site da Fiat um ELX 1.4 com airbags e abs sai lá pelos 47 e o 1.8 lá pelos 49. Não dá pra colocar o kit HSD sem colocar junto o o kit attractive que custa uns 3 mil reais. Não sei se pelas autorizadas dá pra comprar sem o kit ou se é erro do site.

leocouto

leocouto

Olha

paguei 47.800 no Polo
6mil a mais que o Fragile 1.4 completo, acho que vale cada centavo a mais
(lembrando que ainda tem um polo mais barato, o plus)

Domingos V


Administrador

Bom, ainda não andei no Agile, mas pelo que ele aparenta e pelo que sei que o Polo é realmente acho que vale a pena sim cada centavo a mais. O problema é que um Agile é na faixa dos 40 e poucos mil, bem mais amigável no bolso que a faixa dos quase 50mil. 6 mil reais são 6 mil reais, vale a pena mas nem todo mundo vai estar disposto a gastar isso a mais.

Grilo

Grilo
Administrador

Domingos V escreveu:Grilo, no site da Fiat um ELX 1.4 com airbags e abs sai lá pelos 47 e o 1.8 lá pelos 49. Não dá pra colocar o kit HSD sem colocar junto o o kit attractive que custa uns 3 mil reais. Não sei se pelas autorizadas dá pra comprar sem o kit ou se é erro do site.

Domingos, acabei de montar o Punto. Ele nunca teve equipamentos atrelados ao Airbag/ABS, tenta montar um pra vc ver.

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Fabiano

Fabiano

E tem outra, se o preço foi anunciado em 42 mil, podem ter certeza que ele irá custar 5 mil amais na hora de vender.

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