Após conquistar o direito de apresentar o BMW X1
antes mesmo de sua estreia mundial durante o Salão de Frankfurt, em
setembro de 2009, a subsidiária brasileira da companhia promoveu na
manhã desta sexta-feira (26) o lançamento propriamente dito do modelo
em nosso mercado, o qual começará a ser vendido nas concessionárias da
marca já na próxima semana.
Para mostrar do que seu SAV, ou Sport Activity Vehicle, como é
classificado pela marca, é capaz, a BMW importará inicialmente a opção
top de linha xDrive28i, com motor 3.0 de 6 cilindros em linha com 258
cv de potência a 6.600 rpm e 31,6 kgfm de torque a 2.600 rpm. Ele é
acoplado a uma transmissão automática sequencial de 6 marchas com opção
de trocas no volante por meio de borboletas, a qual atua em conjunto
com o moderno sistema de tração integral da marca que, apesar de não
possuir reduzida, conta com bloqueio de diferencial e o HDC, que
interrompe a força do propulsor para a roda sem tração, dentre outros
refinamentos tecnológicos.
Além do que já é “obrigatório” na categoria premium, como
ar-condicional digital, direção hidráulica e trio elétrico, o X1 conta
com oito airbags (frontais, laterais e de cabeça), sistema de som HiFi
com entradas auxiliar e USB, controles de estabilidade e tração,
sistema iDrive para controle das funções de mídia e entretenimento e
faróis de xenônio adaptáveis. Outro item de destaque será o sistema de
navegação embutido no painel totalmente adaptado para funcionar no
Brasil.
Segundo nos explicou Celso Fogaça, gerente nacional de vendas da
BMW, as primeiras unidades do X1 xDrive28i custarão R$ 174.900 ainda
como linha 2010 e sem o dispositivo GPS. Entretanto, é bom destacar que
a partir de junho chegarão as primeiras unidades 2011, já com o
navegador de série, o que elevará o preço do xDrive28i para R$ 198.000.
No mês em questão as lojas da BMW começarão a receber o X1 sDrive18i,
que é movido pelo mesmo bloco 2.0 de 150 cv a 6.400 rpm presente no
Série 1, porém terá tração somente nas rodas traseiras. O preço ainda
não foi definido, mas conforme antecipamos ele deverá ficar na faixa dos R$ 120.000 a R$ 130.000.
Pelo menos para a BMW, um de seus concorrentes em termos de porte
e proposta será o Volkswagen Tiguan, que ficou mais barato e agora tem
preço tabelado em R$ 99.900 com motor 2.0 TSI de 200 cv e tração
integral 4Motion. Para valer a diferença de R$ 75 000, o X1
contra-ataca com acabamento sensivelmente mais refinado e com soluções
de praticidade louváveis, como um compartimento para abrigar livros no
porta-malas e um local para colocar garrafas de até um litro nas
laterais das portas.
O porta-malas, aliás, transporta 420 litros de bagagem, mas pode
ter a capacidade ampliada para 480 litros com uma regulagem no ângulo
de inclinação do encosto do banco traseiro. Um dos únicos
problemas em termos de versatilidade é o elevado túnel central traseiro
por onde passa o eixo cardã, que praticamente anula o espaço para as
pernas de um terceiro passageiro adulto no local. A BMW aposta que suas
principais rivais não deixarão o X1 sozinho e aponta o surgimento de
concorrentes como o Audi Q3 e o Mercedes-Benz BLK, suposições da BMW
para um futuro próximo.
Em Interlagos de X1
O Carro Online teve a oportunidade de avaliar o
X1 no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e o resultado a primeira
vista agradou. Com as quatro rodas sempre tracionadas e a boa ajuda da
eletrônica, fica difícil perder o controle do veículo pelas retas e
curvas da pista. Sua direção não é tão direta, mas para fazer a
carroceria do utilitário inclinar é preciso muita vontade – e
velocidade também. Isso é mérito da suspensão multilink na traseira,
cujo 5º braço tem a função justamente de segurar o conjunto nas
situações mais agressivas.
Apesar do bom torque de 31,6 kgfm oferecido pelos 6 cilindros, nas
saídas de curva, principalmente na subida dos boxes, ele levou um tempo
além do esperado para movimentar os 1.685 kg do carro, número que, por
si só, já sacrifica parte do desempenho. De acordo com medições da BMW,
o X1 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6s8, enquanto a velocidade máxima
pode ser limitada em 205 km/h ou 230 km/h em uma configuração opcional.
O X1 conta com aprimoramentos mecânicos da família
EfficientDynamics, que pretende aumentar a eficiência dos modelos da
BMW com a introdução de diversos elementos do carro, que incluem desde
componentes aerodinâmicos até o sistema de regeneração da energia gasta
nas frenagens. Com isso, ainda segundo a BMW, o X1 xDrive28i realiza um
consumo médio de 10,6 km/l com gasolina.
Com uma proposta na medida, nem tão grande como o X5 e com apelo
semelhante ao do X3 em um “corpo” mais enxuto, o BMW X1 sabe conciliar
de forma adequada o que se espera de um carro: conforto, desempenho,
praticidade e versatilidade. Mas bem que podia ser mais barato, não?
Fonte: CarroOnline
antes mesmo de sua estreia mundial durante o Salão de Frankfurt, em
setembro de 2009, a subsidiária brasileira da companhia promoveu na
manhã desta sexta-feira (26) o lançamento propriamente dito do modelo
em nosso mercado, o qual começará a ser vendido nas concessionárias da
marca já na próxima semana.
Para mostrar do que seu SAV, ou Sport Activity Vehicle, como é
classificado pela marca, é capaz, a BMW importará inicialmente a opção
top de linha xDrive28i, com motor 3.0 de 6 cilindros em linha com 258
cv de potência a 6.600 rpm e 31,6 kgfm de torque a 2.600 rpm. Ele é
acoplado a uma transmissão automática sequencial de 6 marchas com opção
de trocas no volante por meio de borboletas, a qual atua em conjunto
com o moderno sistema de tração integral da marca que, apesar de não
possuir reduzida, conta com bloqueio de diferencial e o HDC, que
interrompe a força do propulsor para a roda sem tração, dentre outros
refinamentos tecnológicos.
Além do que já é “obrigatório” na categoria premium, como
ar-condicional digital, direção hidráulica e trio elétrico, o X1 conta
com oito airbags (frontais, laterais e de cabeça), sistema de som HiFi
com entradas auxiliar e USB, controles de estabilidade e tração,
sistema iDrive para controle das funções de mídia e entretenimento e
faróis de xenônio adaptáveis. Outro item de destaque será o sistema de
navegação embutido no painel totalmente adaptado para funcionar no
Brasil.
Segundo nos explicou Celso Fogaça, gerente nacional de vendas da
BMW, as primeiras unidades do X1 xDrive28i custarão R$ 174.900 ainda
como linha 2010 e sem o dispositivo GPS. Entretanto, é bom destacar que
a partir de junho chegarão as primeiras unidades 2011, já com o
navegador de série, o que elevará o preço do xDrive28i para R$ 198.000.
No mês em questão as lojas da BMW começarão a receber o X1 sDrive18i,
que é movido pelo mesmo bloco 2.0 de 150 cv a 6.400 rpm presente no
Série 1, porém terá tração somente nas rodas traseiras. O preço ainda
não foi definido, mas conforme antecipamos ele deverá ficar na faixa dos R$ 120.000 a R$ 130.000.
Pelo menos para a BMW, um de seus concorrentes em termos de porte
e proposta será o Volkswagen Tiguan, que ficou mais barato e agora tem
preço tabelado em R$ 99.900 com motor 2.0 TSI de 200 cv e tração
integral 4Motion. Para valer a diferença de R$ 75 000, o X1
contra-ataca com acabamento sensivelmente mais refinado e com soluções
de praticidade louváveis, como um compartimento para abrigar livros no
porta-malas e um local para colocar garrafas de até um litro nas
laterais das portas.
O porta-malas, aliás, transporta 420 litros de bagagem, mas pode
ter a capacidade ampliada para 480 litros com uma regulagem no ângulo
de inclinação do encosto do banco traseiro. Um dos únicos
problemas em termos de versatilidade é o elevado túnel central traseiro
por onde passa o eixo cardã, que praticamente anula o espaço para as
pernas de um terceiro passageiro adulto no local. A BMW aposta que suas
principais rivais não deixarão o X1 sozinho e aponta o surgimento de
concorrentes como o Audi Q3 e o Mercedes-Benz BLK, suposições da BMW
para um futuro próximo.
Em Interlagos de X1
O Carro Online teve a oportunidade de avaliar o
X1 no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e o resultado a primeira
vista agradou. Com as quatro rodas sempre tracionadas e a boa ajuda da
eletrônica, fica difícil perder o controle do veículo pelas retas e
curvas da pista. Sua direção não é tão direta, mas para fazer a
carroceria do utilitário inclinar é preciso muita vontade – e
velocidade também. Isso é mérito da suspensão multilink na traseira,
cujo 5º braço tem a função justamente de segurar o conjunto nas
situações mais agressivas.
Apesar do bom torque de 31,6 kgfm oferecido pelos 6 cilindros, nas
saídas de curva, principalmente na subida dos boxes, ele levou um tempo
além do esperado para movimentar os 1.685 kg do carro, número que, por
si só, já sacrifica parte do desempenho. De acordo com medições da BMW,
o X1 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6s8, enquanto a velocidade máxima
pode ser limitada em 205 km/h ou 230 km/h em uma configuração opcional.
O X1 conta com aprimoramentos mecânicos da família
EfficientDynamics, que pretende aumentar a eficiência dos modelos da
BMW com a introdução de diversos elementos do carro, que incluem desde
componentes aerodinâmicos até o sistema de regeneração da energia gasta
nas frenagens. Com isso, ainda segundo a BMW, o X1 xDrive28i realiza um
consumo médio de 10,6 km/l com gasolina.
Com uma proposta na medida, nem tão grande como o X5 e com apelo
semelhante ao do X3 em um “corpo” mais enxuto, o BMW X1 sabe conciliar
de forma adequada o que se espera de um carro: conforto, desempenho,
praticidade e versatilidade. Mas bem que podia ser mais barato, não?
Motor | 6 cilindros em linha, 24 válvulas, dianteiro, gasolina |
Cilindrada | 2 996 cm³ |
Potência | 258 cv a 6 600 rpm |
Potência específica | 86,1 cv/l |
Torque | 31,6 kgfm a 2 600 rpm |
Taxa de compressão | 10,7:1 |
Transmissão | Automática sequencial, 6 marchas |
Tração | Integral |
Direção | Elétrica |
Suspensão dianteira | Eixo de dupla articulação |
Suspensão traseira | Multibraços |
Freios dianteiros | Discos ventilados com ABS e DSC |
Freios traseiros | Discos ventilados com ABS e DSC |
Rodas | Liga leve, 17 |
Pneus | 225/50 R17 |
Comprimento | 4,45 m |
Altura | 1,54 m |
Largura | 1,79 m |
Entreeixos | 2,76 m |
Porta-malas | 420 Litros |
Tanque | 63 Litros |
Peso | 1 685 Kg |
Peso/potência | 6,5 kg/cv |
Fonte: CarroOnline
Última edição por Fabiano em Dom 28 Fev - 9:23, editado 1 vez(es)