SEGREDO - Projeto 327, o novo Uno, é revelado em projeção
Uma das principais novidades para o ano que vem promete ser o fruto do projeto 327, da Fiat. O carro já foi flagrado por nossos leitores, como Thiago Rodrigues, mas estava coberto de camuflagens, evidentemente. Tentativa de esconder o que nosso amigo Marlos Ney Vidal, do blog Autos Segredos,
já conseguiu desvendar, com acesso a imagens do veículo finalizado. Ele
despiu o carro para seus leitores, autorizando-nos a mostrar aos nossos
o que ele revelou em primeira mão: projeções de como será o novo Uno, com lançamento previsto para o ano que vem.
Segundo
Vidal, o carro não terá grade aberta entre os faróis, como algumas
projeções já mostraram, mas sim uma placa com três aberturas quadradas
do lado esquerdo (direito de quem o vê de frente), com o emblema da
Fiat no meio. As entradas de refrigeração, duas, horizontais, ficarão
mais abaixo.
Criado sobre a plataforma do Fiat Panda, vendido na
Europa, o novo Uno pode vir a ter outro nome, mas nenhum tão
carismático. O nome, aliás, não é mais usado desde que o modelo antigo
foi rebatizado como Mille. Por coincidência, o Uno antigo também se
inspirou no Panda.
As referências em relação ao modelo europeu
param por aí. O projeto 327 não terá lanternas que seguem até o
para-choque, como o Panda atual. Elas ficarão apenas nas colunas C (as
traseiras) do veículo, emoldurando o vidro traseiro. Também não haverá
as janelinhas traseiras atrás das portas, apenas lata, com uma porta
provavelmente maior, para evitar uma coluna muito larga.
Segundo o Autos Segredos,
o projeto 327 será o primeiro modelo a usar os motores Tritec, os
mesmos da primeira geração do MINI. A Fiat comprou a fábrica de
propulsores paranaense no ano passado.
A melhor novidade destes
novos motores é que eles bem provavelmente virão equipados com a
tecnologia MultiAir, que ajuda a aumentar a potência e a economizar
combustível. Segundo Vidal, o motor 1,4-litro, um dos que o novo Uno
deve utilizar, terá cerca de 100 cv.
Em termos de dimensões, o
Panda atual tem 3,54 m de comprimento, 1,58 m de largura, 1,58 m de
altura (quase um quadrado) e 2,30 m de entreeixos. Na versão mais
forte, a 1,4-litro, ele pesa apenas 975 kg. Como o novo Uno vem sendo
desenvolvido sobre uma nova plataforma, chamada de EVO, o modelo
nacional pode ser um pouco maior do que o Panda.
Se você,
leitor, souber de algo a respeito disso ou conseguir flagrar qualquer
novidade antes que ela seja oficialmente lançada, não hesite em entrar
em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br
e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra
remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros
leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das
fotos e também de nos contar a história do flagrante em detalhes. A
comunidade de leitores agradece!
Fonte: Webmotors