Fabiano escreveu:Estas querendo dizer que o 1.9 que tem no Linea pode dar adeus tão logo os novos Tritec entrem em comercialização?
Eu havia lido em algum lugar que a Fiat testou a exaustão esse 1.9, a ponto dela dizer que é o motor mais confiavel que ela tem, será que não seria um desperdicio investir tanto num motor e depois de pouco tempo abandonar ele?
Não dirigi o Linea 1.9, portanto, não vou traçar comparativos com um modelo que não conheço, mas este motor pode ser considerado de "baixa tecnologia", uma vez que não utiliza comandos variáveis, por exemplo, deficiência esta que a Fiat e a VW sanaram até agora na Europa com o uso de turbos. Mas se o motor é tão bom, por que até agora ele não teve seu uso expandido para outros modelos? Concorda que colocar o motor apenas no Linea que mesmo que vendesse as tais 1.500 unidades/mês esperadas pela Fiat, ainda assim, seria uma utilização extremamente baixa?
Se ele já existe em versão 1.9 Dualogic, o mais lógico seria expandir seu uso para outros modelos, no caso os Adventure Idea e Palio, que não são verdadeiramente "aventureiros" e, portanto, não fariam feio com o mesmo; tudo isso inclusive para rentabilizar o investimento feito no desenvolvimento da unidade.
Agora, com os Tritec, especialmente a unidade 1.6 turbo, abre-se a possibilidade da Fiat fazer aqui, como faz na Itália com o 1.4 turbo e já vai começar a fazer com o 1.8 (e como a VW tem feito com seus 1.4), uma "escala" com mais de uma potência e aí, cobrir o 1.9 com uma unidade 1.6 mais potente, provavelmente mais econômica e menos poluente (a PSA tem o 1.6 Prince em 150 e 170 cv, por exemplo). É uma possibilidade no horizonte...