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Recém-chegado Citroën C5 é avaliado

4 participantes

Qual sua opinião geral sobre o carro

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Fabiano

Fabiano

Apresentada no Salão de Bruxelas em janeiro de 2008, e no de Genebra
dois meses depois, a segunda geração do Citroën C5, respectiva­mente
sedã e station wagon (Tourer), só foi apresentada recentemente no
Brasil. Desta vez, num esquema bem diferente, durante uma exposição no
Rio de Janeiro patrocinada pela marca france­sa, longe dos cliques da
imprensa especializa­da. O carro vem repleto de novidades com relação
à qualidade construtiva e mostra a disposição da fabricante francesa em
enfrentar com mais armas um disputado segmento, onde a marca do duplo
chevron encara a Audi, BMW e Mercedes-Benz.
O carro é considerado especial para a Citroën e, por isso, as vendas
do sedã estão sendo feitas de maneira personalizada pelas 126
concessionárias da marca a partir da chegada das primeiras 50 unidades
(de um total de 150) que vieram da fábrica de Rennes, França. Desse
lote, 70% são sedã e 30% Tourer. E, de fato, o C5 é um carro
diferenciado. Nem é preciso entrar nele para perceber isso. Ao examinar
o modelo por fora antes de sair para as nossas impressões ao dirigir,
foi possível constatar que o novo C5 incorpora maior grau de esmero
agora.
Qualidade essa, diga-se de passa­gem, inaugurada na produção do C6
na Europa pelo grupo PSA Peugeot-Citroën. Os encaixes das portas, do
capô e da tampa do porta-malas são perfeitos, muito superiores aos dos
modelos nacionais ou vindos da Argentina. As portas se fecham com um
simples toque na maçaneta. Ao entrar no veículo, é possível notar o
requinte no acabamento dado ao C5. Tudo nele é de primeira linha, desde
o couro que reveste parcialmente os bancos até os materiais usados no
volante, no painel e nos frisos do console central.
Ao volante do sedã francês
Com um bom pacote de equipamentos de série, o novo C5 oferece muito
conforto e segurança. Como na geração anterior, lançada em 2000, o luxo
impera na cabine, que vem com ar-condicionado digital de duas zonas com
detector de poluição, controlador de velocidade, freio de
estacionamento elétrico automático que se solta ao arrancar com o carro
e ajuda a partida em ladeira (durante cerca de 2s após soltar o pedal
do freio, ele mantém o veículo inerte para que o carro arranque sem
recuar), regulagens longitudinal, de inclinação, de altura e lombar
elétricas dos
bancos dianteiros e computador de bordo. No quesito
segurança, este Citroën protege os ocupantes em caso de acidente com
nove airbags — frontais, laterais, de teto do tipo cortina e sob o
painel, traseiro para o tórax e para os joelhos.
Ao sair para a avaliação, a po­sição de dirigir foi facilmente
encontrada pelas inúmeras possibilidades de ajustes casados dos bancos
e do volante, mas, princi­palmente, pela regulagem do ângulo de
inclinação da parte superior do encosto, que proporciona conforto
excepcional e faz o motorista se sentir como se ele estivesse viajando
de primeira classe, só que dirigindo. O volante é o de cubo fixo
introduzido no C4, só que com algumas funções extras, como avançar e
retroceder com as estações do rádio CD/player.
A suspensão Hydractive III é um dos pontos altos do novo modelo. Ela
absorve bem as irregularidades do piso e controla com perfeição os
movimentos da carroceria, como a rolagem nas curvas. É possível elevar
a altura em relação ao solo, caso seja preciso trafegar sobre
superfícies imperfeitas. Para o Brasil, virá apenas o motor 2.0 16V
idêntico ao que equipa o C4 Pallas, de 143 cv de potência. O câmbio
automático de 4 marchas também é o mesmo, mas com programação de
gerenciamento do C4 Picasso.
O conjunto motor-transmissão mostrou-se bastante silencioso e suave
nas acelerações durante o nosso teste, mas também deixou claro que é
preciso usar mais giros para ganhar velocidade rapidamente. Já o
propulsor 3.0 V6 de 215 cv não está nos planos da marca para o mercado
brasileiro, o que é realmente uma pena.

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Ficha Técnica:
Motor 4 cilindros em linha, 16 válvulas, dianteiro, transversal, gasolina
Cilindrada 1 997 cm³
Potência 143 cv a 6 000 rpm
Potência específica 71,5 cv/l
Torque 20,4 Kgf.m a 4 000 rpm
Taxa de compressão -
Transmissão Automática, 4 marchas
Tração Dianteira
Direção Assistida - varíavel
Suspensão dianteira Hydractive III +
Suspensão traseira Hydractive III +
Freios dianteiros Discos ventilados com ABS, REF, AFU, ESP, ASR
Freios traseiros Discos rígidos com ABS, REF, AFU, ESP, ASR
Rodas Liga leve, 18 polegadas
Pneus 245/45 R18
Comprimento 4,77 m
Altura 1,45 m
Largura 1,86 m
Entreeixos 2,81 m
Porta-malas 439 Litros
Tanque 71 Litros
Peso 1 583 Kg
Peso/potência 11,06 Kg/cv


Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Ao vivo o que é realmente fantástico é a combinação de tecido com couro no interior. Muito bonita e bem executada. Os bancos são excelentes também.

Mas acredito que o motor seja muito fraco para o peso e porte do carro. Se tivessem pelo menos usado o câmbio do C6 com 6 marchas...

R8V

R8V
Administrador

Fantástico!!!! Mas o motor precisaria ser mais potente, creio q o C5 vai ter o desempenho de uma Picasso 1.6, o q é pouco p porte do carro.

leocouto

leocouto

esse carro é simplesmente maravilhoso

igual já disse uma vez, meu vizinho de prédio tinha um... babava toda vez
embora o motor nao seja lá essas coisas de potência, seus concorrentes tb são assim: Honda Accord e 407

R8V

R8V
Administrador

Fato.

Podíamos montar um comparativo entre eles.

Domingos V


Administrador

Mas o Accord é considerávelmente mais leve, tem câmbio de 5 marchas e é uma unidade bem mais moderna, com torque mais distribuído e um pouco mais de cavalos. Os Accords da geração anterior eram com o mesmo motor, mas com só 4 marchas e ainda mais leves, e tinham desempenho bem satisfatório.

Já o 407 acho que fica no mesmo barco realmente.

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