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VW Bora vira flex e ganha novo fôlego

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Fabiano

Fabiano

Abra o capô do Volkswagen Bora e note que no lugar da tradicional
haste há um amortecedor para segurar a peça, o que facilita e torna
mais segura a abertura e o fechamento do compartimento do motor. Na
outra extremidade do carro, repita o mesmo processo, dessa vez com a
tampa do porta-malas. Como nos sedãs mais requintados, as dobradiças
são pantográficas e não roubam o espaço destinado às bagagens. Até
mesmo uma tomada 12V permite ao dono do carro instalar equipamentos
como uma geladeira portátil, por exemplo, sem deixá-la dentro do
veículo.

Será o Bora um sedã injustiçado? Pode até ser, mas o fato é que os
altos preços que a Volkswagen praticava na época de seu lançamento, em
2000, acabaram por estigmatizar o modelo como um automóvel caro demais.
Nove anos depois, a fabricante preparou uma boa novidade para o
veterano: a inclusão do bloco EA 113, dotado da tecnologia Total Flex e
já aplicado no "primo" Golf, modelo do qual o Bora herda a boa
dirigibilidade e o excelente acerto da suspensão.

Com o novo motor, o Bora 2.0 Total Flex passa a contar com 120 cv
de potência a 5 250 rpm ou 116 cv quando abastecido com álcool ou
gasolina, respectivamente. Já o torque é de 17,3 kgfm a 2 250 rpm
independentemente do combustível utilizado. Para saber o resultado das
mudanças no sedã importado do México, o Carro Online testou sua configuração top de linha, dotada de câmbio automático sequencial Tiptronic de 6 marchas.

Por R$ 57 990, o Bora conta de série com ar-condicionado digital
Climatronic, airbag duplo, freio a disco nas quatro rodas com ABS e
distribuidor eletrônico da força de frenagem (EBD), trio elétrico, MP3
player com entradas USB e para iPod, direção hidráulica, alarme e
coluna de direção com regulagem de altura e profundidade. Seu único
opcional é o teto solar elétrico, vendido por R$ 2 825. Quem prefere
trocar as marchas na mão, saiba que a versão manual com a mesma lista
de equipamentos custa R$ 53 990. Tudo bem, leitor, você pode questionar
que trata-se de um modelo com projeto antigo e há quase uma década nas
revendas da marca, mas analisando sem preconceitos é um belo pacote,
não?


Na pista com o novo flex

No Campo de Provas da TRW, em Limeira, SP, o sedã precisou de 12s1
para acelerar de 0 a 100 km/h e as retomadas de 60 a 120 km/h e 80 a
120 km/h foram cumpridas em 11s8 e 9s5, respectivamente. Pode não ser
um desempenho descomunal, mas quem conduz o Bora sente que até “sobra
carro”. Levando em conta que ele é 2.0, automático e rodando com
álcool, seu consumo de 6,2 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada
resultou em uma média razoável de 8,4 km/l.

Um inconveniente para quem trafega no Bora é o ruído que invade o
habitáculo nas acelerações, um detalhe que a Volkswagen poderia
melhorar no revestimento acústico do modelo. Apesar disso, quando o
motor fica em uma rotação estável, é possível ouvir somente o barulho
do pneu em contato com o solo.

Nos pontos a favor, o Bora destaca-se pelo conjunto versátil. Seu
porta-malas tem espaço para 455 litros de bagagem, mas para viajar com
conforto mesmo é bom não levar mais que quatro adultos, já que o espaço
na traseira não é dos melhores. Estável e bom de curva, esta versão
sedã do Golf de quarta geração (o Jetta vendido por aqui é baseado na
quinta geração do hatch) transmite confiança na hora de uma condução
mais rápida e a boa atuação do sistema de freios permite que o modelo
pare vindo a 80 km/h em 29,6 metros.


Se você busca por um modelo sedã no amplo espectro dos R$ 50 000, não
deixe de ponderar o Bora. Pelo mesmo valor da opção automática é
possível comprar a recém-lançada versão HLX do Fiat Linea, modelo mais
moderno, porém equipado com câmbio automatizado Dualogic, recurso que
não chega perto da suavidade das trocas do Tiptronic da VW. Por essas e
outras, o Bora Total Flex poderá surpreender você.



Última edição por Fabiano em Ter 28 Jul - 14:01, editado 2 vez(es)

http://www.oticainova.com.br

Fabiano

Fabiano

Ficha Técnica
Motor 4 cilindros em linha, 8 válvulas, dianteiro, transversal, flex
Cilindrada 1 984 cm³
Potência 120 cv a 5 250 rpm (a) / 116 cv a 5 250 rpm (g)
Potência específica 60 cv/l (a) / 58 cv/l (g)
Torque 18,0 Kgf.m a 2 250 rpm (a) / 17,4 Kgf.m a 2 250 rpm (g)
Taxa de compressão 11,5:1
Transmissão Manual, 5 marchas (opc. automático Tiptronic)
Tração Dinateira
Direção Hidráulica
Suspensão dianteira Independente tipo McPherson
Suspensão traseira Interdépendente com braço longitudional
Freios dianteiros Discos ventilados
Freios traseiros Discos rígidos
Rodas Liga leve, 16 polegadas
Pneus 205/55 R16
Comprimento 4,37 m
Altura 1,44 m
Largura 1,73 m
Entreeixos 2,51 m
Porta-malas 455 litros
Tanque 55 litros
Peso 1 229 Kg
Peso/potência 10,2 Kg/cv (a) / 10,5 Kg/cv (g)

Medições
Velocidade máxima 201 km/h (dado de fábrica)
Aceleração 0-60 km/h 5s2
Aceleração 0-80 km/h 8s2
Aceleração 0-100 km/h 12s1
Aceleração 0-120 km/h 17s3
Aceleração 0-140 km/h 24s8
0-400 m 18s3
Retomada 40-100 km/h 9s8
Retomada 60-120 km/h 11s8
Retomada 80-120 km/h 9s5
Frenagem 100-0 km/h 39,5 m
Frenagem 80-0 km/h 29,6 m
Frenagem 60-0 km/h 14,4 m
Ruído interno 0 km/h 47,6 dB
Ruído interno 50 km/h 57,7 dB
Ruído interno 80 km/h 61,6 dB
Ruído interno 120 km/h 65,9 dB
Consumo cidade 6,2 km/l
Consumo estrada 10,7 km/l
Consumo médio 8,4 km/l
Fotos
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Fonte: CarroOnline

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leocouto

leocouto

apesar de ter uma ótima relação custo x benefício esse carro é um mico.
infelizmente.

agora, esse som RD4 não combna, tinha que ser o RD5 igual ao Golf/polo

ps: teremos o New Beetle flex?

Fabiano

Fabiano

Era um carro que eu compraria nesta versão, mas sei lá, falta alguma coisa para eu meu apaixonar por ele.

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Pelo que vi, o acabmento do Bora pós-facelift piorou consideravelmente;

É um carro com comportamento/dirigibilidade que ainda dá para considerar referência, mas como o leo disse, é um mico. Talvez quando ele foi lançado, se tivesse valores mais em conta e mais equipamentos (Ar condicionado era opcional), a históra hoje poderia ter sido bem diferente.

Acho que é apenas questão de tempo para o Beetle virar flex..

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

No fim é a mesma politica sendo usada no Jetta(Golf V sedã) atualmente, os preços dele poderiam ser facilmente 10 mil mais baixo.

http://www.oticainova.com.br

KÜLL



Parece que a VW continua acreditando piamente que seus carros valham mais do que os de outras marcas apenas "porque é um Volkswagen". Ou acha que os consumidores ainda acreditam nisso.

Fabiano

Fabiano

KÜLL escreveu:Parece que a VW continua acreditando piamente que seus carros valham mais do que os de outras marcas apenas "porque é um Volkswagen". Ou acha que os consumidores ainda acreditam nisso.

Mas VW nón é só Botoes bonitos no painel, tém muita tecnolochia, eles sóm muito rrigorrôsas..... smilbg

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Fabiano escreveu:
KÜLL escreveu:Parece que a VW continua acreditando piamente que seus carros valham mais do que os de outras marcas apenas "porque é um Volkswagen". Ou acha que os consumidores ainda acreditam nisso.

Mas VW nón é só Botoes bonitos no painel, tém muita tecnolochia, eles sóm muito rrigorrôsas..... smilbg


HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAH

pausa p tomar ar

HAAHAHHAHAHAHAHAH
HAHAHAHAHAHAHAH

Falando sério : é uma boa opção p quem gosta da marca ( não é o meu caso), gosta do Golf ( definitivamente não é o meu caso, até pq qdo vejo um, ao menso por aqui, está transportando manos e manés, a pura bandidagem) e quer fugir do seguro caro.

E como já foi dito : é um mico.

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