Para atrair mais clientes às suas concessionárias e, literalmente,
quebrar uma barreira, a BMW passa a oferecer no Brasil seu primeiro
modelo abaixo dos R$ 100 000. Trata-se do 118i, versão de entrada do
Série 1 que custará exatos R$ 95 000 com transmissão automática
sequencial Steptronic de 6 marchas (o câmbio não traz opção de trocas
no volante).
Mecanicamente, o novo 118i conta com o mesmo motor 2.0 de 4
cilindros do 120i, até então o modelo de entrada da BMW no país, mas a
potência e o torque foram reduzidos, respectivamente, de 156 cv e 20,3
kgfm para 136 cv e 18,3 kgfm. Por enquanto, segundo a fabricante, não
há previsão de importação ao Brasil do 118i com câmbio manual.
Se os valores não são tão discrepantes, é no interior que as
mudanças mais impactantes são observadas. Ao abrir a porta do motorista
e se ajeitar no banco, é estranho saber que você está ao volante de um
BMW, mas nota a ausência do ar-condicionado digital, do revestimento de
couro nos bancos e de alguns detalhes mais refinados de acabamento,
como aplicação de elementos em antracite no painel.
Fora esses detalhes, o 118i não foge à sua linhagem de marca premium
e traz de série, além do ar-condicionado manual, airbags frontais para
motorista e passageiro, laterais dianteiros e para cabeça tanto na
dianteira como na traseira. Completam a lista o trio elétrico, bancos
com regulagem de altura, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de
som BMW Professional com entrada auxiliar, teclas multifunções no
volante, bancos traseiros bipartidos 60/40 e coluna de direção
regulável em altura e profundidade. As rodas de liga leve são de 16” e
vem calçadas em pneus 205/55 R16.
Com qualidades inegáveis, a grande pergunta surge quando
analisamos a diferença de preço. Será que os R$ 23 000 de diferença
entre o 120i (R$ 118 000) e o 118i (R$ 95 000) não justificam o
investimento na opção mais potente? Vale destacar que o gasto maior
dará em troca – além de 20 cv a mais – ar-condicionado digital,
sensores de chuva, luminosidade e estacionamento, revestimento
interno de couro, faróis de xenon e teto solar. É algo para se pensar,
não?
A boa ajuda do câmbio
Filho de uma marca cujo slogan no Brasil é “Puro Prazer de
Dirigir”, é de se esperar que o novo carro de entrada da BMW no país
não deixe seu futuro comprador desiludido. Pois bem, para verificar se
isso é verdade, nada como encarar as retas e curvas de uma boa estrada
para testar a dirigibilidade do hatch. Chave pressionada no painel,
botão “Start” acionado, é hora de conferir o comportamento do pequeno
BMW.
Como é ponto de honra na marca alemã, e o que torna a
dirigibilidade de seus modelos tão cativante, o 118i conta com tração
traseira e eixo dianteiro de alumínio, conjunto que permite distribuir
melhor o peso do carro. Na prática, curvas são contornadas com sutileza
e o conjunto de suspensão multibraço na traseira apóia o modelo com
eficiência. Um ponto em que o 118i sente a falta de um bloco mais
potente é nas acelerações e retomadas quando o câmbio Steptronic está
no modo Drive. Porém, para quem gosta de sentir o carro, basta deslocar
a alavanca para esquerda e efetuar as trocas das 6 marchas manualmente.
Deixando o bloco 2.0 sempre cheio, o 118i revela uma tocada instigante.
Na pista de testes, o hatch acelerou de 0 a 100 km/h em 11s4 e
precisou de 193 metros para tanto, número relativamente bom levando em
conta que o modelo pesa 1 375 kg. Para cumprir a retomada de 60 a 120
km/h, o 118i levou 12s0, enquanto a mesma prova de 80 a 120 km/h foi
feita em 8s6. Com tanque de combustível com capacidade para 53 litros
de gasolina, a média de consumo na casa dos 8,3 km/l pode ser
considerada elevada, com parciais de 6,8 km/l na cidade e 9,8 km/l em
rodovia. Com a mecânica que possui, o modelo deveria percorrer pelo
menos mais de 10 km/l na estrada.
Silencioso, o 118i emite 45,4 dB em ponto morto, enquanto a 120 km/h o
conforto a bordo é realçado e os passageiros podem conversar
tranquilamente ou apreciar uma boa música, já que o carro emite apenas
64,8 dB. Na balança, o 118i é um carro cujas virtudes prevalecem
sobre suas poucas características que merecem crítica, por isso sua
chegada ao Brasil cumpre com louvor seu propósito: que cada vez mais
apaixonados possam carimbar seu passaporte para o mundo BMW.
quebrar uma barreira, a BMW passa a oferecer no Brasil seu primeiro
modelo abaixo dos R$ 100 000. Trata-se do 118i, versão de entrada do
Série 1 que custará exatos R$ 95 000 com transmissão automática
sequencial Steptronic de 6 marchas (o câmbio não traz opção de trocas
no volante).
Mecanicamente, o novo 118i conta com o mesmo motor 2.0 de 4
cilindros do 120i, até então o modelo de entrada da BMW no país, mas a
potência e o torque foram reduzidos, respectivamente, de 156 cv e 20,3
kgfm para 136 cv e 18,3 kgfm. Por enquanto, segundo a fabricante, não
há previsão de importação ao Brasil do 118i com câmbio manual.
Se os valores não são tão discrepantes, é no interior que as
mudanças mais impactantes são observadas. Ao abrir a porta do motorista
e se ajeitar no banco, é estranho saber que você está ao volante de um
BMW, mas nota a ausência do ar-condicionado digital, do revestimento de
couro nos bancos e de alguns detalhes mais refinados de acabamento,
como aplicação de elementos em antracite no painel.
Fora esses detalhes, o 118i não foge à sua linhagem de marca premium
e traz de série, além do ar-condicionado manual, airbags frontais para
motorista e passageiro, laterais dianteiros e para cabeça tanto na
dianteira como na traseira. Completam a lista o trio elétrico, bancos
com regulagem de altura, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de
som BMW Professional com entrada auxiliar, teclas multifunções no
volante, bancos traseiros bipartidos 60/40 e coluna de direção
regulável em altura e profundidade. As rodas de liga leve são de 16” e
vem calçadas em pneus 205/55 R16.
Com qualidades inegáveis, a grande pergunta surge quando
analisamos a diferença de preço. Será que os R$ 23 000 de diferença
entre o 120i (R$ 118 000) e o 118i (R$ 95 000) não justificam o
investimento na opção mais potente? Vale destacar que o gasto maior
dará em troca – além de 20 cv a mais – ar-condicionado digital,
sensores de chuva, luminosidade e estacionamento, revestimento
interno de couro, faróis de xenon e teto solar. É algo para se pensar,
não?
A boa ajuda do câmbio
Filho de uma marca cujo slogan no Brasil é “Puro Prazer de
Dirigir”, é de se esperar que o novo carro de entrada da BMW no país
não deixe seu futuro comprador desiludido. Pois bem, para verificar se
isso é verdade, nada como encarar as retas e curvas de uma boa estrada
para testar a dirigibilidade do hatch. Chave pressionada no painel,
botão “Start” acionado, é hora de conferir o comportamento do pequeno
BMW.
Como é ponto de honra na marca alemã, e o que torna a
dirigibilidade de seus modelos tão cativante, o 118i conta com tração
traseira e eixo dianteiro de alumínio, conjunto que permite distribuir
melhor o peso do carro. Na prática, curvas são contornadas com sutileza
e o conjunto de suspensão multibraço na traseira apóia o modelo com
eficiência. Um ponto em que o 118i sente a falta de um bloco mais
potente é nas acelerações e retomadas quando o câmbio Steptronic está
no modo Drive. Porém, para quem gosta de sentir o carro, basta deslocar
a alavanca para esquerda e efetuar as trocas das 6 marchas manualmente.
Deixando o bloco 2.0 sempre cheio, o 118i revela uma tocada instigante.
Na pista de testes, o hatch acelerou de 0 a 100 km/h em 11s4 e
precisou de 193 metros para tanto, número relativamente bom levando em
conta que o modelo pesa 1 375 kg. Para cumprir a retomada de 60 a 120
km/h, o 118i levou 12s0, enquanto a mesma prova de 80 a 120 km/h foi
feita em 8s6. Com tanque de combustível com capacidade para 53 litros
de gasolina, a média de consumo na casa dos 8,3 km/l pode ser
considerada elevada, com parciais de 6,8 km/l na cidade e 9,8 km/l em
rodovia. Com a mecânica que possui, o modelo deveria percorrer pelo
menos mais de 10 km/l na estrada.
Silencioso, o 118i emite 45,4 dB em ponto morto, enquanto a 120 km/h o
conforto a bordo é realçado e os passageiros podem conversar
tranquilamente ou apreciar uma boa música, já que o carro emite apenas
64,8 dB. Na balança, o 118i é um carro cujas virtudes prevalecem
sobre suas poucas características que merecem crítica, por isso sua
chegada ao Brasil cumpre com louvor seu propósito: que cada vez mais
apaixonados possam carimbar seu passaporte para o mundo BMW.