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Novo 118i: bem-vindo ao mundo BMW

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Qual sua opinião geral sobre o carro

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Fabiano

Fabiano

Para atrair mais clientes às suas concessionárias e, literalmente,
quebrar uma barreira, a BMW passa a oferecer no Brasil seu primeiro
modelo abaixo dos R$ 100 000. Trata-se do 118i, versão de entrada do
Série 1 que custará exatos R$ 95 000 com transmissão automática
sequencial Steptronic de 6 marchas (o câmbio não traz opção de trocas
no volante).

Mecanicamente, o novo 118i conta com o mesmo motor 2.0 de 4
cilindros do 120i, até então o modelo de entrada da BMW no país, mas a
potência e o torque foram reduzidos, respectivamente, de 156 cv e 20,3
kgfm para 136 cv e 18,3 kgfm. Por enquanto, segundo a fabricante, não
há previsão de importação ao Brasil do 118i com câmbio manual.

Se os valores não são tão discrepantes, é no interior que as
mudanças mais impactantes são observadas. Ao abrir a porta do motorista
e se ajeitar no banco, é estranho saber que você está ao volante de um
BMW, mas nota a ausência do ar-condicionado digital, do revestimento de
couro nos bancos e de alguns detalhes mais refinados de acabamento,
como aplicação de elementos em antracite no painel.

Fora esses detalhes, o 118i não foge à sua linhagem de marca premium
e traz de série, além do ar-condicionado manual, airbags frontais para
motorista e passageiro, laterais dianteiros e para cabeça tanto na
dianteira como na traseira. Completam a lista o trio elétrico, bancos
com regulagem de altura, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de
som BMW Professional com entrada auxiliar, teclas multifunções no
volante, bancos traseiros bipartidos 60/40 e coluna de direção
regulável em altura e profundidade. As rodas de liga leve são de 16” e
vem calçadas em pneus 205/55 R16.

Com qualidades inegáveis, a grande pergunta surge quando
analisamos a diferença de preço. Será que os R$ 23 000 de diferença
entre o 120i (R$ 118 000) e o 118i (R$ 95 000) não justificam o
investimento na opção mais potente? Vale destacar que o gasto maior
dará em troca – além de 20 cv a mais – ar-condicionado digital,
sensores de chuva, luminosidade e estacionamento, revestimento
interno de couro, faróis de xenon e teto solar. É algo para se pensar,
não?

A boa ajuda do câmbio
Filho de uma marca cujo slogan no Brasil é “Puro Prazer de
Dirigir”, é de se esperar que o novo carro de entrada da BMW no país
não deixe seu futuro comprador desiludido. Pois bem, para verificar se
isso é verdade, nada como encarar as retas e curvas de uma boa estrada
para testar a dirigibilidade do hatch. Chave pressionada no painel,
botão “Start” acionado, é hora de conferir o comportamento do pequeno
BMW.

Como é ponto de honra na marca alemã, e o que torna a
dirigibilidade de seus modelos tão cativante, o 118i conta com tração
traseira e eixo dianteiro de alumínio, conjunto que permite distribuir
melhor o peso do carro. Na prática, curvas são contornadas com sutileza
e o conjunto de suspensão multibraço na traseira apóia o modelo com
eficiência. Um ponto em que o 118i sente a falta de um bloco mais
potente é nas acelerações e retomadas quando o câmbio Steptronic está
no modo Drive. Porém, para quem gosta de sentir o carro, basta deslocar
a alavanca para esquerda e efetuar as trocas das 6 marchas manualmente.
Deixando o bloco 2.0 sempre cheio, o 118i revela uma tocada instigante.

Na pista de testes, o hatch acelerou de 0 a 100 km/h em 11s4 e
precisou de 193 metros para tanto, número relativamente bom levando em
conta que o modelo pesa 1 375 kg. Para cumprir a retomada de 60 a 120
km/h, o 118i levou 12s0, enquanto a mesma prova de 80 a 120 km/h foi
feita em 8s6. Com tanque de combustível com capacidade para 53 litros
de gasolina, a média de consumo na casa dos 8,3 km/l pode ser
considerada elevada, com parciais de 6,8 km/l na cidade e 9,8 km/l em
rodovia. Com a mecânica que possui, o modelo deveria percorrer pelo
menos mais de 10 km/l na estrada.

Silencioso, o 118i emite 45,4 dB em ponto morto, enquanto a 120 km/h o
conforto a bordo é realçado e os passageiros podem conversar
tranquilamente ou apreciar uma boa música, já que o carro emite apenas
64,8 dB. Na balança, o 118i é um carro cujas virtudes prevalecem
sobre suas poucas características que merecem crítica, por isso sua
chegada ao Brasil cumpre com louvor seu propósito: que cada vez mais
apaixonados possam carimbar seu passaporte para o mundo BMW.

http://www.oticainova.com.br

Fabiano

Fabiano

Ficha Técnica

Motor 4 cilindros em linha, 16 válvulas, dianteiro, longitudinal, gasolina
Cilindrada 1 995 cm³
Potência 136 cv a 5 750 rpm
Potência específica 68 cv/l
Torque 18,0 Kgf.m a 3 250 rpm
Taxa de compressão 10,5:1
Transmissão Automática, 6 marchas
Tração Traseira
Direção Hidráulica
Suspensão dianteira Independente tipo McPherson
Suspensão traseira Independente Multi-Braço
Freios dianteiros Discos ventilados com ABS e ESP
Freios traseiros Discos rígidos com ABS e ESP
Rodas Liga leve, 16 polegadas
Pneus 205/55 R16
Comprimento 4,23 m
Altura 1,42 m
Largura 1,74 m
Entreeixos 2,66 m
Porta-malas 330 Litros
Tanque 53 Litros
Peso 1 375 Kg
Peso/potência 10,1 Kg/cv

Medições
Velocidade máxima 204 Km/h*
Aceleração 0-60 km/h 4s9
Aceleração 0-80 km/h 7s6
Aceleração 0-100 km/h 11s4
Aceleração 0-120 km/h 15s7
Aceleração 0-140 km/h 22s3
0-400 m 17s8
Retomada 40-100 km/h 9s5
Retomada 60-120 km/h 12s0
Retomada 80-120 km/h 8s6
Frenagem 100-0 km/h 38,8 m
Frenagem 80-0 km/h 24,8 m
Frenagem 60-0 km/h 14,1 m
Ruído interno 0 km/h 45,4 dB
Ruído interno 50 km/h 56,1 dB
Ruído interno 80 km/h 60,3 dB
Ruído interno 120 km/h 64,8 dB
Consumo cidade 6,8 Km/L
Consumo estrada 9,8 Km/L
Consumo médio 8,1 Km/L

Fotos

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Novo 118i: bem-vindo ao mundo BMW 118i_motor_640x408

Novo 118i: bem-vindo ao mundo BMW 118i_roda_farol_640x408

Fonte: CarroOnline

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leocouto

leocouto

nesse preço/nível tempo o A3, C30 e B da Mercedes

Acho o BMW melhor

Fabiano

Fabiano

No geral se trata de um BMW, tração traseira, suspensão independente nas 4 rodas, motor e cambio posicionados no centro do carro, dando um belissimo equilibrio, mesmo com tudo isso a e36 ainda goza da melhor distribuição de peso na casa da Fabrica de Motores da Baviera, chegando em 51/49.

Foi por este motivo que a série 1 foi lançada, para conseguir novamente o mesmo nivel de dirigibilidade e esportividade que as Serie 3 de 1990-1999 conseguiram com o chassi e36.

Vale lembrar que, apesar de jamais exisitir uma M1 novamente(isso para não haver confusão com o lendario M1) existe o pacote M para a série 1 denominada de 130M que entrega "parcos 286cv" e pode ser vista pela foto abaixo.

Novo 118i: bem-vindo ao mundo BMW Bmwmsport_hi_03

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

De que adianta ser BMW com um 0-100 pior que de Palio 1.8? Máxima pequena também pra um carro desses. Assim como a Audi, a BMW adora colocar preços fora das categorias em seus carros. Mais triste que essa 118i é o A3 novo custando 100mil com motor 1.6 8v.

Ok, tração traseira, boa distribuição de peso, suspensão em alumínio e o status. Mas tudo isso pra ir num track day e perder tudo o que fez nas curvas pra carros 30 ou mesmo 40 mil reais mais baratos? Fora o consumo mais pra 6 cilindros do que pra 4...

Nesse caso prefiro um C30 2.4 pelo mesmo preço, é um pacote mais equilibrado e por compartilhar boa parte da mecânica com os Focus ainda deve ser o de manutenção menos puxada dos importados. É o carro tração dianteira que mais faz curvas atualmente e confirmo isso pessoalmente. A série 1 não deve ser tão distante assim, se é que nessa versão mais básica não é igual - afinal não é tão baixa e nem tão dura.

Ainda, pra quem não colocar o status em primeiro lugar, tem o Si. Também é um bom curvador e só uma C30 T5 ou uma Série 1 6 cilindros vai puxar mais em retas.

Fabiano

Fabiano

Mas Sunday, desculpa ai, mas não da para comprar um Si ou um Golf em qustão de curvas a uma BMW, vai por mim, nunca dirigi um carro de rua que faz curva e é estavel como uma BMW.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

O Si não, mas o C30 pode confiar que é comparável. E falando em tração traseira ou total, tem vários outros carros que concorrem facilmente com os BMW, não acho que eles sejam intocáveis não.

E não esqueça que o Série 1 é um modelo de entrada deles. Pode ter a melhor distribuição de peso, mas talvez não use tanto alumínio na suspensão, tenha menos braços, seja mais mole, etc.

E, agora me desculpe, mas por 95 mil não espero um carro que seja bom só em uma coisa, muito menos que seja ruim em alguma delas (como na aceleração) hehe. Tem opções muito mais equilibradas em desempenho, jamais compraria só porque é BMW - seja pela marca em si ou pelo status. Já acho a Série 1 feia, por esse preço ela é mal equipada tendo menos itens que um Civic EXS, ainda com mal desempenho ela pode fazer o tanto que fizer de curva... smilbg

Grilo

Grilo
Administrador

Interessante. Poderiam oferecer uma versão mecânica.

Domingos, por mais 'manco' que o desempenho tenha ficado, as vezes é uma chance para quem sempre gostou do carro, ou sempre quis a marca, poder ter um. O desempenho acaba sendo detalhe.

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Grilo, estive pensando nessa possibilidade e realmente pra quem quer uma BMW de qualquer forma ou sempre sonhou ter um é uma opção interessante mesmo. Mas pessoalmente acho que o cara que comprar nessa condição deve ter muito bem na cabeça o que ele procura, pois se ele comprar um pensando que só porque é BMW é excelente ou comprar só pelo status pode acabar se arrependendo amargamente pelos problemas que essa versão tem.

Fabiano

Fabiano

Mas eu ja penso que aquele cara que tem uma 335, uma 550 geralmente quer um carro menor pra trabalhar, ou compra um carro assim para a esposa dele, assim todos tem BMW.

É desta forma que vejo um A3, um carro menor para donos de Audis grandalhoes, e não querem sair da marca.

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Na boa? Curti , mas :

- Nessa faixa de preço e porte : cd o automático ??? Pq tá claro q essa versão não se caraxteriza pelo desempenho ( o q "justificaria" o câmbio manual);
- Ainda acho q o antigo Compact era mais interessante e bem resolvido.

Fabiano

Fabiano

O cambio é um Automatico de 6 marchas, segundo o que a imprensa comenta, esse cambios são estremamente ageis.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Fabiano escreveu:Mas eu ja penso que aquele cara que tem uma 335, uma 550 geralmente quer um carro menor pra trabalhar, ou compra um carro assim para a esposa dele, assim todos tem BMW.

É desta forma que vejo um A3, um carro menor para donos de Audis grandalhoes, e não querem sair da marca.

Também é uma possíbilidade. Mas isso que é fidelidade à marca hein! hehehe

R8V

R8V
Administrador

Fabiano escreveu:O cambio é um Automatico de 6 marchas, segundo o que a imprensa comenta, esse cambios são estremamente ageis.

Caraca, dormi bonito nessa bad .
Mas ainda acho o Compact mais fiel à proposta,heheh

Domingos V


Administrador

O Compact tinha certo desempenho pelo menos, ainda que em baixa fosse um pouco morto, e era mais harmonioso no desenho. Ela pesava muito menos e tinha um 1.8 com cerca de 140cv, ou seja, praticamente a mesma cavalaria pra uns 200 quilos a menos de peso. Tem proprietário de Compact que ainda diz que, ao ser tocado com calma, se conseguem médias razoáveis com ele.

Não sei porque a BMW inventou de tirar potência de um motor que, na versão de 156cv, já não era o que se espera de uma BMW. Que tirassem só os equipamentos extras como fizeram também e cobrassem 100mil. Ficou um carro só pra dizer que custa menos que 100mil...



Última edição por Domingos V em Dom 19 Jul - 16:11, editado 1 vez(es)

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