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Jeep Compass 2.016

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61Jeep Compass 2.016 - Página 5 Empty Re: Jeep Compass 2.016 Qui 19 Jul - 17:29

KÜLL



Jeep Compass 2.016 - Página 5 DSCF7785


JEEP COMPASS NIGHT EAGLE DIESEL – 1ª SEMANA

 Roberto Agresti
 
 19/07/2018
 
 Destaques, RA, Testes de 30 dias
 
10 comentários


Jeep Compass 2.016 - Página 5 10-MAIS

O indiscutível sucesso do Jeep Compass fez dele uma escolha quase que obrigatória para mais este Teste de 30 Dias. Desde que esta última versão foi colocada à venda, no final de 2016, o SUV fabricado na moderníssima fábrica da FCA em Goiana, PE, superou a expectativa. A FCA previa comercializar entre 2 a 2,4 mil exemplares por mês mas fechou 2017 entregando nada menos que o dobro, performance que se manteve neste primeiro semestre de 2018. O segmento, até o surgimento deste novo Jeep, tinha no Honda HR-V seu nº 1, ora na vice-liderança.

O Compass compartilha estrutura com o irmão menor Renegade (e Fiat Toro) porém, segundo a FCA, apenas 25% dos componentes são comuns aos dois Jeep. Isso ficou logo bem evidente nesta primeira semana de uso, onde um breve mas intenso uso 100% urbano me fez entender que a “pegada” do Compass é outra. Ligeiramente maior que o Renegade (184 mm em comprimento, 66 mm em entre-eixos, 21 mm em largura da carroceria, mas 60 mm mais baixo) tem um acerto de suspensão mais para o macio, cabine mais espaçosa e porta-malas maior — 410 litros contra os 273 do Renegade.

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Desenho elegante que passa ideia do que o Compass é: robusto


O AE pediu à FCA um Compass Diesel, motorização igual à do Renegade do Teste de 30 Dias realizado entre agosto e setembro de 2016. Sempre que o Compass vem com o motor Diesel 2,0 Multijet a tração é 4×4 e o câmbio, automático de 9 marchas, ou seja, conjunto mais dispendioso em termos financeiros do que a combinação do motor flex 2,4-litros Tigershark, cuja transmissão prevê apenas a tração dianteira e câmbio automático de seis marchas.

Para minha surpresa, na retirada do Jeep Compass, a unidade reservada para o AE era a versão especial batizada de Night Eagle. Por nada módicos 150 mil reais leva-se para casa um Compass singular, com cromados praticamente abolidos na carroceria, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, faróis de descarga de gás (xenônio) com acendimento automático, sistema de som Beats, etc.  A base do Night Eagle é o Longitude só que com visual “machoman” do velho oeste americano. Além do acabamento Night Eagle, a unidade de teste ainda veio com opcionais como o teto solar e o “Pack Safety, que alia cinco bolsas infláveis às duas de lei, o que arremessa a conta para perto de 165 mil reais.

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Certamente esse não é o Compass que mais se vê nas ruas. Nem tanto pelo acabamento exclusivo e quantidade de opcionais, mas sim pelo motor Diesel, item que faz o preço pular significativamente. No entanto acho que é bem provável que 9 entre 10 compradores de Compass optaria pelo motor Diesel se este não onerasse tanto o preço final. E assim o Teste de 30 Dias serve como referência do Compass mais desejado, não do mais comprado.

Parêntese: tinha antipatia por motores Diesel, que morreu exatos 20 anos atrás quando, na sede da BMW em Munique, tomei “posse” de um sedã 530D. Na hora torci o nariz mas ao cabo de menos de 50 quilômetros rodados minha restrição havia caído por terra, estraçalhada pela eficiência dos Diesel da geração Common Rail. Com seus 190 e algo cavalos aquele BMW “foi meu” por 15 dias e cerca de 3 mil felizes quilômetros, me seduzindo pelo soberbo torque e ótimo desempenho global.

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O amplo espaço interno para todos é, sem dúvida, o grande atrativo do Compass


Este Compass do teste tem sob o capô um admirável motor italiano de quatro cilindros em linha de 2 litros batizado de Multijet II. Com 170 cv e vigorosos 35,7 m·kgf pode ser considerado moderníssimo, dotado de turbina de geometria variável e injeção Bosch direta na galeria (Common Rail…) a altíssima pressão, (1.600 bar). Acoplado a um câmbio automático de nove marchas mais ré se destaca pela suavidade. Quase não se ouve o motor em ação e só em marcha-lenta o (contido) ruído típico dos motores diesel é percebido na cabine.

Destaque merece o câmbio e seu escalonamento, onde a primeira é tão curta que jamais é usada em saídas normais, que sempre ocorrem em 2ª e, como poucos imaginam, apenas as rodas dianteiras tracionam a maior parte do tempo: apesar do logo 4×4 na tampa traseira, o sistema de tração integral só atua – e proporcionalmente – quando necessário, no momento em que sensores detectam que os pneus dianteiros perdem aderência e precisam do auxílio dos traseiros para mover o Compass, coisa quase que imperceptível.

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O saudável e torcudo “coração” do Jeep Compass Diesel é um dos seus destaques


No console, um botão permite selecionar modos nos quais a tração deixa de ser “on demand” para permitir que o motorista escolha o modo de tração desejada entre diversos cardápios. Como só rodei em cidade, deixo esta descrição para o momento oportuno, quando levarei o Compass para percursos off-road leves já que estamos falando de um Jeep SUV e não de um jipe, se é que me entendem…

Como veículo urbano o Compass agrada, e muito (para quem absorveu o conceito SUV): comandos suaves, boa ergonomia, empunhadura de aro grosso do volante lembrando ser ele quase um bruto. Mas um bruto de bons modos, com suspensão macia, facilitadores como câmera de ré, sensores de distância, chave presencial, ar-condicionado bizona e ele, aquele luminoso e belo teto solar que joga alegria para dentro de um ambiente todo preto. Ah, e para os adoradores do dispositivo há a central multimídia Uconnect, com telona de 8,4 polegadas e compatível com Apple Car Play e Android Auto, quase que totalmente comandável pelas teclas do volante, frontais e traseiras.

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Para quem é usuário de carros menores ou “não SUV”, o peso das portas chama a atenção, assim como se destacam as grossas colunas que sustentam o teto, especialmente as colunas dianteiras. O câmbio atua de maneira quase que imperceptível mas por vezes tive a sensação de que ele “segura” demais as marchas, levando a rotação até a casa dos 2 mil rpm em vias planas e sem carga no acelerador, situação na qual poderia estar girando a menos de 1.500 rpm. Tentei usar as borboletas de volante e até mesmo a alavanca para executar o comando de passar a uma marcha superior, mas raras vezes tive sucesso. Não se trata de problema, mas sim de característica sobre a qual vou pesquisar mais, eventualmente conversando com alguém da área técnica da FCA.

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Encerro este primeiro relato do Teste de 30 Dias com o Compass destacando o quanto ele é agradável de se levar na cidade esburacadíssima. O conjunto formado por suspensões macias, comandos idem, boa visibilidade, climatização adequada, ergonomia correta e eficácia do motor e câmbio é mais do que motivo para o sucesso de vendas. Bonito? Bem, feio não é. É um Jeep como tem que ser um Jeep: aparência sólida, tato idem, acabamento razoável. O consumo considerei correto no meu sobe e desce na parte alpina de São Paulo: 8,3 km/l de média.

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Para a segunda semana está prevista uma maratona incomum mesmo em um teste longo como o 30 Dias: uma viagem interestadual, com roteiro que dando certo acrescentará perto de 3 mil quilômetros (!!!) ao hodômetro com a bússola (em inglês, compass…) apontando para o Nordeste do Brasil. Imagino que poucos carros seriam tão adequados aos meus propósitos e roteiro. Até a volta!

RA

 

Jeep Compass Night Eagle Diesel

Dias: 7
Quilometragem total: 165 km
Distância na cidade: 165 km (100%)
Distância na estrada: 0 km (0%)
Consumo médio: 8,3 km/l
Melhor média: – km/l
Pior média: – km/l
Média horária: 17,1 km/h
Tempo ao volante: 9h38minutos


 

FICHA TÉCNICA JEEP COMPASS LONGITUDE 2,0 DIESEL 4X4
MOTOR
Denominação2.0 MultiJet II 948TE
Descrição4 cilindros em linha, Diesel, dianteiro transversal, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, atuação indireta de válvulas por alavanca-dedo com fulcrum hidráulico, superalimentado por turbocompressor com turbina de geometria variável (VGT) com interresfriador, arrefecido a líquido
CombustívelDiesel S-10
Taxa de compressão (:1)16,5
Diâmetro e curso (mm)83 x 90,4
Cilindrada (cm³)1.956
Potência máxima (cv/rpm)170/3.750
Torque máximo (m·kgf/rpm)35,7/1.750
Formação de misturaInjeção direta common-rail Bosch, pressão de injeção 1.600 bar
TRANSMISSÃO
Câmbio/rodas motrizesAutomático, 9 marchas à frente e uma à ré, 4 rodas motrizes (traseiras sob demanda), comando pela alavanca seletora e borboletas
Relações das marchas (:1)1ª 4,70; 2ª 2,84; 3ª 1,91; 4ª 1,38; 5ª 1,00; 6ª 0,81; 7ª 0,70; 8ª 0,58; 9ª 0,48; ré 3,80
Relação dos diferenciais (:1)4,33
SUSPENSÃO
DianteiraIndependente McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
TraseiraIndependente McPherson, 2 braços transversais, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO
TipoPinhão e cremalheira eletroassistida
Diâmetro mínimo de curva (m)11,3
FREIOS
Servoassistência/tipoA vácuo por bomba
Dianteiros (Ø mm)Disco ventilado/305
Traseiros (Ø mm)Disco/278
RODAS E PNEUS
RodasAlumínio, 7Jx18
Pneus225/55R18
CARROCERIA
ConstruçãoMonobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento4.416
Largura sem/com espelho1.819/2.033
Altura1.645
Distância entre eixos2.636
Bitola dianteira/traseira1.540/1.540
Distância mínima do solo218,3
DADOS OFF-ROAD
Ângulo de entrada (º)28,7
Ângulo de saída (º)31,9
Ângulo central (º)23,2
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg)1.717
Carga útil (kg)400
Rebocável sem/com freio (kg)400/1.500
Capacidade do porta-malas (L)410/1.191com banco rebatido
Capacidade do tanque (L)60
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s)10
Velocidade máxima (km/h)194
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE
Cidade (km/l)9,8
Estrada (km/l)11,4
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na última marcha (km/h)65,0
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm)1.850
Rotação à vel. máxima em 8ª (rpm)3.600

62Jeep Compass 2.016 - Página 5 Empty Re: Jeep Compass 2.016 Qua 10 Out - 17:47

KÜLL



NOTÍCIAS

Lançamentos | 09/10/2018 | 17h24

Jeep Compass 2019 terá pacote de condução autônoma mais barato

FCA quer ampliar as vendas do kit de recursos de assistência à direção

GIOVANNA RIATO, AB | De Goiana (PE)

Jeep Compass 2.016 - Página 5 X_noticia_28179

Nos próximos dias chega às lojas a linha 2019 do Jeep Compass. A principal novidade do modelo é que os consumidores vão pagar menos para levar o pacote que inclui uma série de recursos de assistência à direção para as versões topo da gama, Limited e Trailhawk. O kit que antes custava R$ 11 mil agora é oferecido por R$ 7,7 mil para as configurações flex e por R$ 8,7 mil nas opções com motor a diesel.

O pacote inclui tecnologias como frenagem automática de emergência, controle de velocidade adaptativo (ACC), monitoramento de pontos cegos e aviso de mudança de faixa de rodagem. O conjunto de soluções garante ao modelo o nível um na escala de autonomia de veículos, que vai até cinco. Atualmente, o modelo com mais autonomia produzido em série, o Audi A8, alcança o nível três da escala.

Rodrigo Amaral, que integra o time de engenharia da FCA, aponta que as soluções oferecidas no pacote opcional do Compass garantem melhora importante na segurança e no conforto dentro do SUV. “Com estes recursos conseguimos evitar um porcentual importante das colisões e garantir condução mais eficiente, com menor consumo de combustível”, enumera.

O pacote tecnológico inclui ainda ajuste elétrico para os bancos, sistema de som premium e abertura automática do porta-malas. Além do kit mais barato, tanto a versão Limited quanto a Trailhawk passam a contar com o sistema de estacionamento Park Assist de série.

IMPACTO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS VENDAS

Os preços da linha 2019 do Compass começam em R$ 111,9 mil na versão de entrada Sport e chegam a R$ 171,4 mil na opção Trailhawk com tração integral. Mesmo com os preços na casa dos três dígitos a FCA destaca que o modelo já ocupa a posição de SUV mais vendido do País, posto que contrariou até mesmo as expectativas iniciais da própria montadora, que começou a produzir o modelo em 2016 com volumes conservadores.

“Nestes dois anos já vendemos 100 mil unidades. Somos líderes entre os SUVs há mais de um ano”, conta Flávia Campelo, especialista da área de marketing da companhia. Só até setembro de 2018 foram emplacadas 45 mil unidades do modelo. Com o preço mais baixo na linha 2019, ela espera que o pacote de recursos tecnológicos passe a estar em 50% das versões Limited e Trailhawk do carro. Até então o kit tinha participação de 35% nas vendas das duas versões.

COMENTÁRIOS: Gosto muito do modelo. Agora, falta-lhe mesmo um motor mais potente (gasolina/flex) e assim, fica mais incompreensível a não vinda do 1.3 turbo para já.

63Jeep Compass 2.016 - Página 5 Empty Re: Jeep Compass 2.016 Qua 17 Out - 17:22

R8V


Administrador

Boa notícia!

O que surpreende nele é o bom comportamento no teste do alce :


https://youtu.be/xedNXk-kN3w

64Jeep Compass 2.016 - Página 5 Empty Re: Jeep Compass 2.016 Qui 31 Jan - 11:41

KÜLL



[size=52]Avaliação: Jeep Compass Limited Diesel e suas muitas surpresas[/size]

Nenhum comentário
Redação
13 Minutos de Leitura


O Jeep Compass realmente caiu no gosto dos brasileiros.
Adjetivos como “sucesso” e “fenômeno” constantemente são usados para definir seu papel entre os SUVs, o segmento da moda no país.
Jeep Compass 2.016 - Página 5 Jeep-Compass-Limited-Diesel-2018-19
O modelo é líder absoluto no mundo dos utilitários. Em 2018, o Jeep Compass acumulou 60.284 unidades vendidas, mais de 11.300 unidades acima do segundo colocado, o Hyundai Creta.
Além disso, impressiona o fato de que o best-seller da marca superou facilmente modelos mais baratos, o que inclui o próprio Jeep Renegade. No fim das contas, o Compass ficou entre os 10 carros mais vendidos do Brasil em 2018, ano em que chegou a ser o 6º mais vendido em dois meses seguidos (maio e junho).
Tudo isso mostra claramente a preferência momentânea de quem quer entrar no segmento dos SUVs. Para entender em detalhes os motivos por trás disso, o Notícias Automotivas ficou durante várias semanas com um Jeep Compass Limited 2.0 Diesel AT9 4×4, cedido pela própria marca.
Essa avaliação com o modelo mais equipado da gama nos ajudou a ver tudo o que o Jeep Compass tem para oferecer. No final, tivemos algumas surpresas, algumas boas e outras totalmente inesperadas.

[size=19]Índice



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  • Um carro cheio de problemas, uma avaliação que demorou para começar
  • Finalmente, começamos a avaliação
  • Tecnologia é um dos principais atributos
  • Motor diesel anda bem, mas é econômico?
  • Conclusão
  • Jeep Compass – Fotos

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[size=43]Um carro cheio de problemas, uma avaliação que demorou para começar[/size]

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A expectativa inicial era avaliar o Jeep Compass nas primeiras semanas de dezembro, mas não foi bem isso o que aconteceu. Após retirarmos o veículo em uma concessionária de São Paulo (SP), notamos um barulho diferente nas rodas dianteiras. Além disso, o volante estava torto e puxando para o lado.
Como havíamos retirado o carro poucos minutos antes da concessionária fechar, não dava tempo de retornar e verificar qual era o problema. Por isso, a única alternativa era seguir viagem com cautela redobrada.
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Não houve nenhum problema mais sério no caminho, mas logo cedo no dia seguinte entramos em contato com o departamento da FCA que nos cedeu o carro. A orientação foi levá-lo para a concessionária Jeep mais próxima e verificar o que estava acontecendo.
Feito isso, veio o laudo dos mecânicos da marca, que indicava a necessidade de trocar dois pneus (que estavam com pequenas bolhas) e o rolamento dianteiro esquerdo, além de fazer alinhamento e balanceamento.
Mas aí veio a pior notícia: a concessionária não tinha o rolamento e os pneus, sendo necessário encomendar esses itens.
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Como não seria seguro rodar nessas condições, tivemos que deixar o carro parado na concessionária por 17 dias. Após esse longo período, conseguimos retirar o Jeep Compass apenas com o rolamento substituído, pois os pneus ainda não haviam chegado. Mas as surpresas ainda não haviam acabado.
Pouco depois, outro pneu (que a princípio não precisava ser trocado) apresentou um vazamento. De início, o painel de instrumentos indicava pressão baixa, o que se repetia mesmo após ser calibrado várias vezes.
Voltamos à concessionária e foi constatado um rasgo no pneu (que havia aumentado nos dias anteriores, por isso não foi percebido anteriormente). A FCA solicitou, então, que os 4 pneus fossem trocados, juntamente com todos os sensores de pressão.
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Essa história cheia de surpresas nos fez pensar sobre o uso adequado que um SUV deve ter. Mesmo sendo movido a diesel, e tendo tração 4×4, todos esses problemas foram ocasionados por uso severo, provavelmente em testes inadequados fora de estrada. Pelo menos esse foi o parecer técnico que recebemos na concessionária da marca.
Ou seja, será que vale a pena colocar o Jeep Compass em situações extremas, mesmo nas versões 4×4? É verdade que não sabemos o que aconteceu com esse carro antes de chegar às nossas mãos, mas essa parece ser a realidade com a maioria dos utilitários de tração integral vendidos por aqui: eles não são feitos para “aventuras” muito radiciais.
Apesar de tudo isso, recebemos um atendimento muito bom em todo o processo. O departamento da FCA que cedeu o carro reconheceu que ele deveria ter sido verificado antes de ser cedido para teste, e o gerente de pós-vendas da concessionária fez de tudo e mais um pouco para que os vários problemas fossem resolvidos.
Agora sim, depois de várias semanas, poderíamos começar os testes.
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[size=43]Finalmente, começamos a avaliação[/size]

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Todo esse atraso não nos impediu de fazer a avaliação que havíamos planejado. A FCA prorrogou o período que ficaríamos com o carro, e isso nos deu a oportunidade de fazer várias viagens com o Jeep Compass, rodando um total de quase 3.000 km.
A versão cedida para essa avaliação, como já dito, foi a Limited 2.0 Diesel AT9 4×4, uma das mais caras da gama. O único opcional que o modelo não tinha era o teto solar panorâmico, que adiciona R$ 8.300 ao preço final.
Mesmo assim, era um modelo bem caro. Seu preço inicial atualmente é de R$ 176.990 (já com o aumento anunciado nesse mês), mas a versão avaliada ainda tinha o pacote opcional “Pack High Tech” (R$ 8.700), que adiciona piloto automático adaptativo, aviso de mudança de faixas, sistema de farol alto com comutação automática, aviso de colisão frontal, tomada auxiliar de 127 V, abertura eletrônica do porta-malas, banco do motorista elétrico (com 8 posições) e sistema de som Premium Beats de 506 W (8 alto-falantes + subwoofer).
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Ou seja, o preço final da versão avaliada é de R$ 185.690, o que nos faz pensar até onde as montadoras vão chegar com seus preços absurdos aqui no Brasil.
Mas esquecendo um pouco os valores (se é que isso é possível), esse é um pacote de opcionais que realmente vale a pena. Com quase o mesmo valor do teto solar panorâmico, você levar vários itens interessantes, que vamos falar mais a fundo nessa avaliação.
Dirigir o Jeep Compass era agradável, tanto nos trajetos urbanos quanto nas estradas. O modelo é mais estável do que parece, e seu motor 2.0 turbodiesel de 170 cv dá conta do recado tranquilamente.
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Além disso, o visual do utilitário (especialmente nessa versão) agrada à maioria das pessoas. A combinação de cores, com o teto e as colunas em preto, aliada às rodas de 19 polegadas dão ao Jeep Compass um visual invocado.
O insulfilm colocado nessa unidade, o que não é comum em carros cedidos para avaliação, melhorava ainda mais o visual, mas atrapalhou um pouco ao dirigir (especialmente em relação ao para-brisa).
Por dentro, existem aspectos positivos e negativos. O acabamento é bom, com materiais de qualidade e bom encaixe. Muitos questionam o fato de vários componentes serem compartilhados com a Fiat, o que tornaria o interior mais simples. Mas, na prática, isso não é percebido quando você entra no Jeep Compass.
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Além disso, os vários comandos estão sempre ao alcance das mãos. Uma solução inteligente (que também aparece em modelos da Fiat) foi colocar os botões para controle do áudio atrás do volante, já que na frente não haveria espaço.
A central multimídia de 8,4 polegadas agrega todas as funções necessárias, incluindo o controle do ar-condicionado. Aliás, tudo pode ser alterado por comandos de voz, função acionada através de um botão no lado esquerdo do volante. No painel de instrumentos, o computador de bordo em TFT de 7 polegadas também apresentava todas as funções necessárias, incluindo a pressão dos pneus.
Por outro lado, notamos que o interior poderia ser mais confortável e ergonômico. Falando sobre a posição do motorista, por exemplo, o apoio de braço na porta é muito alto e incomodava nas viagens mais longas. Os bancos em si também poderiam ser mais largos, o que acomodaria melhor o corpo.
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No caso do passageiro havia ainda outro ponto negativo, pois o banco não tem regulagens elétricas. Isso parece estranho, pois é de se esperar que um carro de quase R$ 200.000 tenha regulagens elétricas nos dois bancos dianteiros, não apenas para o motorista.
Quem viajou no banco de trás (fizemos algumas viagens com o carro cheio) também achou o Jeep Compass apenas razoável em conforto. É claro que a maioria dos carros só acomoda 4 adultos e 1 criança, mas o desconforto citado era em relação ao banco em si, não apenas ao espaço lateral.
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Os ocupantes traseiros contam com tomada de 127 V e uma saída do ar-condicionado, mas ela parecia ineficiente quando havia cinco pessoas no carro. No final, apenas as pernas do quinto passageiro que ficavam geladas.
Apesar disso, o espaço para as pernas é bom, graças aos 2,64 m de entre-eixos. No caso do porta-malas, que conta com a facilidade de abertura e fechamento elétricos (através de botão na chave, no interior do veículo ou dentro do próprio porta-malas), a capacidade é de 410 litros, o que não é ruim.
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[size=43]Tecnologia é um dos principais atributos[/size]

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Tanto nas viagens como no uso urbano, a tecnologia presente nessa versão do Jeep Compass tornava tudo mais agradável e interessante, o que facilitava bastante a vida do motorista. Esse é, inclusive, um dos pontos destacados pela marca, que faz questão de mencionar que o utilitário é o primeiro carro semi-autônomo fabricado no Brasil.
Na estrada, por exemplo, vimos a eficiência do piloto automático adaptativo. Você seleciona a velocidade desejada e também a distância que o veículo deve permanecer dos carros à frente (são 4 níveis diferentes).
Se um veículo entrar na mesma faixa, o Jeep Compass diminui a velocidade. Assim que o veículo dá passagem, ele retoma a velocidade programada, tudo isso automaticamente.
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Mesmo sendo um sistema já conhecido por aqui, percebemos que o SUV é mais esperto para perceber que a pista está livre e retomar a velocidade programada. Após algumas centenas de km rodados, é incrível como esse sistema faz a viagem ser mais tranquila e menos cansativa.
Aliado a esse sistema, o Jeep Compass conta com o Sistema de Monitoramento de Mudança de Faixa para tornar a viagem mais segura. Usando uma câmera frontal, o utilitário detecta as faixas da pista e aplica um leve força contrária no volante caso o veículo comece a sair da pista.
Apesar de ser um sistema moderno e que aumenta a segurança dos passageiros, na prática ele torna a viagem mais cansativa, pois você sente o tempo todo que o volante está sendo levemente movimentado para um lado ou para outro.
Por isso, em nossas viagens optamos por deixar esse sistema desligado.
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Outro sistema interessante, focado na segurança, é o Sistema de Aviso de Colisão Frontal de Emergência. Com a ajuda de um radar e uma câmera, o sistema detecta a aproximação de qualquer objeto, não apenas outros veículos, e avisa o motorista através de alertas visuais e sonoros. Os freios também podem ser acionados de forma autônoma para evitar ou amenizar a colisão.
Mas o sistema que todos perguntavam ao andar no Jeep Compass era o Park Assist. Apesar de ser um item cada vez mais comum nos veículos vendidos por aqui, é incrível a quantidade de pessoas que nunca viu o sistema em funcionamento.
Além de matar a curiosidade de nossos passageiros, também testamos o quanto esse sistema era eficiente. Ele está disponível para vagas perpendiculares ou paralelas, e ainda ajuda o motorista a sair de uma vaga (apenas no caso das paralelas).
Nosso teste visava saber qual a menor vaga que o Jeep Compass consegue entrar sozinho. Utilizando outros dois veículos, fomos diminuindo o espaço até o sistema não conseguir detectá-lo.
No final, o Park Assist conseguiu atuar em vagas com no mínimo 5,30 m de comprimento, tanto para entrar quanto para sair (o SUV tem 4,41 m de comprimento).
Jeep Compass 2.016 - Página 5 Jeep-Compass-Limited-Diesel-2018-interior-6
E a lista de itens de tecnologia não para por aí. Nessa versão, e com esse pacote de opcionais, o Jeep Compass ainda conta com farol alto automático, monitoramento de ponto cego, partida remota (muito útil em dias quentes, pois liga o ar-condicionado) e sensores crepuscular e de chuva.
Além disso, o modelo ainda conta com ar-condicionado dual zone, central multimídia com tela de 8,4 polegadas e Android Auto (com Waze) e Car Play, freio de estacionamento eletrônico, faróis e lanternas em LED, direção elétrica, câmera de ré, bancos em couro, entre outros.
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[size=43]Motor diesel anda bem, mas é econômico?[/size]

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É verdade que o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv parece casar melhor com o Renegade, que é mais leve. Mas ele não deixa a desejar quando colocado no irmão maior. Em acelerações mais fortes ou retomadas, o Jeep Compass anda bem, mesmo totalmente carregado.
Pelos problemas citados no início da matéria, nos limitados a fazer esses testes apenas em áreas urbanas e nas estradas. Mas a impressão que fica é que o SUV também se sai bem em situações fora de estrada.
Mas o que dizer de seu consumo de combustível? A verdade é que a economia maior aparece na estrada. Em viagens por estradas mais tranquilas, onde não era necessário fazer muitas ultrapassagens, o Jeep Compass conseguiu médias entre 13 km/l e 14 km/l.
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Mesmo em estradas de pista simples ou mais sinuosas, a média não caiu muito. Em uma de nossas viagens fomos até a turística Monte Verde (MG), cujo acesso é por uma estrada desse tipo. Mesmo com cinco ocupantes e ar-condicionado sendo usado o tempo todo, a média foi de 12,1 km/l.
O problema maior aparecia nos trechos urbanos. O anda e para de uma cidade derruba as médias do Jeep Compass, uma situação que pode ser ainda pior nas grandes capitais.
O melhor consumo que conseguimos foi de 9 km/l, mas a média ficou entre 7,5 km/l e 8 km/l. Lembrando que sempre abastecíamos com o diesel S-10, como indicado para esse motor.
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[size=43]Conclusão[/size]

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O período que ficamos com o Jeep Compass nos ajudou a entender algumas de suas qualidades. O porte do SUV agrada ao dirigir e ainda chama atenção nas ruas, mesmo sendo um modelo que vende tanto no Brasil.
Os itens de segurança e tecnologia também são outro ponto forte, mas isso se limita às versões mais caras. Aquelas que representam mais dentro do mix de vendas do modelo talvez tenham uma dificuldade maior para justificar seu preço diante da concorrência.
Existe ainda outro ponto que ficou muito claro nesse teste, diferente do que vemos nas ruas: o Jeep Compass é uma opção muito melhor nas versões a diesel.
Essas versões do SUV tem um motor mais moderno (esqueça aqueles motores barulhentos, pois esse diesel é bem silencioso), câmbio automático de 9 marchas (contra 6 velocidades das versões flex) e um torque de 35,7 kgfm logo a 1.750 rpm.
Mesmo assim, as versões flex ainda vendem mais. E o motivo é bem simples: o preço.
Na versão Longitude, a diferença entre as versões flex e diesel é de R$ 29.000, enquanto na Limited ela sobe para R$ 30.000. Mesmo com tantos pontos positivos, não é fácil encarar essa diferença e optar pelas versões 4×4.
De qualquer maneira, o Jeep Compass continua nadando de braçadas no mercado brasileiro, e isso parece que não vai mudar tão cedo.
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65Jeep Compass 2.016 - Página 5 Empty Re: Jeep Compass 2.016 Qui 28 Mar - 11:47

KÜLL



Estava dando uma olhada no configurador da Jeep e confirmei a minha suspeita, de que essa versão S é um belíssimo ENGANA TROUXA. Considerando um Compass Limited Diesel branco perolizado com pacote Tech, já temos exatamente o mesmo valor da versão S. Ou seja, poderia ser simplesmente mais um formato a ser oferecido no carro, pois fora a pintura "exclusiva", DEVIDAMENTE COBRADA COMO PEROLIZADA COM TETO PRETO, como a branca citada e os tais acabamento grafite, O QUE, DE FATO TAL VERSÃO OFERECE DE MAIS? Nada, absolutamente nada.

66Jeep Compass 2.016 - Página 5 Empty Re: Jeep Compass 2.016 Qui 28 Mar - 14:14

Domingos V


Administrador

Küll, talvez sirva como forma de não ter espera ou ágio pela cor branca? Considerando que isso é normal em vários carros e marcas...

67Jeep Compass 2.016 - Página 5 Empty Re: Jeep Compass 2.016 Qui 28 Mar - 17:57

KÜLL



Domingos V escreveu:Küll, talvez sirva como forma de não ter espera ou ágio pela cor branca? Considerando que isso é normal em vários carros e marcas...

Não acho. A mim parece apenas um empurra que, a rigor, tem como "novidade" apenas e tão somente a cor, que poderia simplesmente ser oferecida como mais uma. Cheira a factóide, já que até agora, nada de motor novo.
Versão especial sempre teve como função "dar um gás" em vendas de determinados modelos, o que não é o caso, uma vez que o modelo vende bem. Em geral, são carros de uma determinada versão oferecendo mais itens a preço convidativo, abaixo daquela topo, o que não é o caso, ou uma versão que ofereceria com sobrepreço, algo que outras versões não tem, o que também não é o caso. Se for falta de tinta branca, por favor....

68Jeep Compass 2.016 - Página 5 Empty Re: Jeep Compass 2.016 Qui 28 Mar - 21:06

Domingos V


Administrador

Claro, falta de tinta branca não. Mas talvez seria uma forma de combater o ágio/sobre-preço geralmente praticado nas concessionárias em cima da cor branca. E talvez uma forma de ter mais carros nessa cor disponíveis ao público.

Caso contrário, realmente, no máximo serviu para gerar notícia...

69Jeep Compass 2.016 - Página 5 Empty Re: Jeep Compass 2.016 Sex 29 Mar - 11:49

KÜLL



Com apenas alegadas 250 unidades, não vai fazer diferença em algo, tipo ágio, se for o caso.

70Jeep Compass 2.016 - Página 5 Empty Re: Jeep Compass 2.016 Sex 29 Mar - 13:03

Domingos V


Administrador

Hum, pensei que fosse "série especial" que iria durar alguns meses, como comum nesses casos.

Realmente, deve ter sido só para gerar cobertura e talvez cobrar um pouco mais então...

Nem sei porque perderam tempo com isso, já que o carro vende bem. Teste de mercado?

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